2º Curso de Introdução ao Fazer Cinema (1990)

2º Curso prático-teórico de introdução à realização cinematográfica.
07 de maio a 18 de junho de 1990

1º dia: seg 07/05 - 19:30 as 23:00
INTRODUÇÃO
1ª Parte: Projeção do Curta 1
          Objetivos do curso (todos presentes)
          Apresentação das pessoas
2ª Parte: Introdução: AE-1 com slides, polígrafo
Expositor: Carlos Gerbase
Observador: Roberto Henkin
- O que é cinema, o que é vídeo
- Bitolas: Super-8, 16 mm, 35 mm, VHS, U-Matic
- Formatos: standard, tela panorâmica, processos anamórficos
- Câmara e projetor: princípios de funcionamento
- Princípios de óptica cinematográfica
- A câmara escura e o controle da luz
- Lentes, obturadores e diafragmas
- Material sensível: opaco e transparente
- Filmes: grão, sensibilidade, pb/color, pos/neg/reversível
- Sincronia filmagem-projeção: 16 qps, 24 qps, slow, fast

2º dia: ter 08/05 - 19:30 as 23:00
LINGUAGEM
1ª Parte: Projeção do Curta 2
          Resumo prático: AE-2 com slides, polígrafo
Expositor: Giba Assis Brasil
Observador: Luciana Tomasi
2ª Parte: Linguagem: AE-3 com slides, polígrafo
Expositor: Werner Schunemann
Observador: Jorge Furtado
- Conceitos fundamentais: plano, corte
- Conceitos acessórios: sequência, cena, tomada
- Tipos de planos: geral, médio, close, outros
- Nomenclaturas dos planos
- Posições de câmara: plongê, contra-plongê
- Movimentos de câmara: panorâmica e travelling
- Carrinhos, gruas, câmara na mão e steadicam
- Movimentos de lente: zoom, correção de foco, combinações
- Movimentos em quadro
- Câmara objetiva e subjetiva, ponto de vista e determinante
- Tipos de corte: interno, espacial, temporal; continuidade
- Efeitos: fades, sobreposição, fusão, cortinas, etc.
- Efeitos computadorizados em vídeo e em cinema

3º dia: qua 09/05 - 19:30 as 23:00
EXERCÍCIO
1ª Parte: Exercício coletivo com vídeo (2 grupos - 4 orientadores)
          Decupagem e gravação de um mesmo argumento simples
Orientadores: Carlos Gerbase, Werner Schunemann,
              Luciana Tomasi, Jorge Furtado
2ª Parte: Avaliação dos resultados
          Argumento do filme do curso

4º dia: qui 10/05 - 19:30 as 23:00
ARGUMENTO E ROTEIRO
1ª Parte: Argumento e Roteiro: AE-4 com polígrafo, vídeo
Expositor: Jorge Furtado
Observador: Werner Schunemann
- Idéia, storyline, argumento, roteiro
- Adaptações literárias, etc
- Personagens e objetivos: protagonista e antagonista
- Ação dramática: conflito, desenvolvimento e solução
- Apresentação dos personagens e da situação dramática
- Unidade temporal, espacial, dramática; variações
- Estrutura temporal: cronológica, em flash-backs, em saltos
- Foco narrativo, histórias paralelas, convergência
2ª Parte: Discussão de roteiro do filme do curso (com monitores)
          Distribuição material escrito do Curta 3

5º dia: sex 11/05 - 19:30 as 23:00
DECUPAGEM
1ª Parte: Projeção do Curta 3
          Decupagem: AE-5 com polígrafo, vídeo
Expositor: Carlos Gerbase
Observador: José Pedro Goulart
- Decupagem e montagem: diferenças históricas e práticas
- Visão histórica da decupagem/montagem
- Significado relativo de cada plano ou movimento
- Por que cortar, quando cortar
- Perseguição: eixo de movimento
- Diálogo: plano e contraplano, eixo óptico
- Mais de dois personagens: mudança, pulo e quebra de eixo
- Plano master e insert x montagem (ou decupagem) construtiva
- Decupagem fluida x decupagem de atração
2ª Parte: Divisão em 5 grupos (com monitores)
          (em 5 grupos) Discussão de roteiro
Monitores: Carlos Gerbase, Werner Schunemann, Ana Luiza Azevedo,
           Angel Palomero, Jorge Furtado

6º dia: sab 12/05 - 14:00 as 18:00
ROTEIRIZAÇÃO 1
Reunião de cada grupo com seu monitor
Início do trabalho de roteirização do filme do curso

7º dia: dom 13/05
ROTEIRIZAÇÃO 2
dia livre para os grupos que quiserem continuar o trabalho de roteirização do filme do curso (sem monitores)

8º dia: seg 14/05 - 19:30 as 23:00
EQUIPE
1ª Parte: Assist. de Direção: AE-6 com slides, polígrafo, planilhas
Expositor: Ana Luiza Azevedo
Observador: Angel Palomero
          Direção de Arte: AE-7 com slides, polígrafo
Expositor: Fiapo Barth
Observador: Ana Luiza Azevedo
- Pré-produção: divisão de funções no planejamento
- Produção: divisão de funções no set
- Assistência de Direção: defesa do roteiro, controle do set
- Utilização de planilhas e claquete
- A equipe do Assistente de Direção: Continuísta, Operador de som, Operador de vídeo, Fotógrafo de cena
- A equipe do Diretor de Fotografia: Assistente de câmara, Eletricistas, Maquinistas
- A equipe do Diretor de Produção: Assistentes de Produção
- Direção de Arte: concepção plástica do filme
- Escolha de locações, construção de cenários
- A equipe do Diretor de Arte: Cenógrafo, Figurinista, Maquilador, Cabeleireiro, Carpinteiros
2a Parte: (em 5 grupos) Divisão de funções
          Planejamento da filmagem

9º dia: ter 15/05 - 19:30 as 23:00
PRODUÇÃO
1a Parte: Projeção do Curta 4
          Produção: AE-8 com slides, polígrafo, planilhas
Expositor: Monica Schmiedt
Observador: Luciana Tomasi
- Montagem de um projeto
- Orçamento: equipe, elenco, equipamento, material
- Levantamento de recursos
- Produtor Executivo e Diretor de Produção
- Análise técnica de um roteiro
- Planejamento de filmagens
- Produção de set
2ª Parte: Marcação de dias e horários de filmagem de cada grupo
          (em 5 grupos) Planejamento de cada episódio (com monitores)

10º dia: qua 16/05 - 19:30 as 23:00
FOTOGRAFIA
1ª Parte: Projeção do Curta 5
          Fotografia: AE-9 com slides, polígrafo
Expositor: Roberto Henkin
Observador: Sergio Amon
- Câmara e acessórios
- Lentes e filtros
- O Fotômetro
- Composição, cor, enquadramento
- Conceitos fundamentais de iluminação
- Tipos de fontes luminosas, utilizações
- Iluminação com luz natural
2a Parte: Iluminação e filmagem de um plano (Orientação específica)

11º dia: qui 17/05 - 19:30 as 23:00
DIREÇÃO
1ª Parte: Projeção do Curta 6
          Direção: AE-10 com polígrafo, vídeo
Expositor: José Pedro Goulart
Observador: Angel Palomero
- Coordenação da pré-produção: escolha dos elementos
- Articulações com AssDir, DirProd, DirFoto, DirArte
- Direção de atores
- Direção da câmara
- Direção do tempo e espaço cinematográficos
- Transposição/destruição do roteiro
- O que fica pra decidir na montagem
2ª Parte: Tempo livre para roteirização (com monitores)

12º dia: sex 18/05 - 19:30 as 23:00
ROTEIRIZAÇÃO 3
Reunião dos grupos (com monitores) para planejamento final de roteiro, decupagem, divisão de funções, produção, locações, funcionamento de set durante a filmagem

13º ao 17o dias: sab 19/05 a qua 23/05
FILMAGEM
Cada grupo fará um episódio (2 a 3 minutos) de um curta-metragem
1 grupo por dia: 8 horas de filmagem
Equipe: o grupo mais o seu monitor, 1 fotógrafo, 1 assistente de câmara e 2 eletricistas
Fotógrafos: Roberto Henkin, Sergio Amon

18º dia: qui 24/05
(Envio do material filmado para o laboratório)
Dia livre

19º dia: sex 25/05 - 19:30 as 23:00
MONTAGEM E SOM
1a Parte: Projeção do Curta 7
          Montagem: AE-11 com polígrafo, vídeo, slides
Expositor: Giba Assis Brasil
Observador: Jorge Furtado
2ª Parte: Som: AE-12 com vídeo
Expositor: José Pedro Goulart
Observador: Carlos Gerbase
- Conceito de montagem: único processo original do cinema
- Elementos: ordenação (narrativa), escolha (ênfase), duração (ritmo), corte (fluência)
- Princípios de ritmo
- Raccord, pontos de corte
- O que não dá pra prever na decupagem
- Equipamento: Mesa de montagem, ilha de edição, coladeira
- Fases: Desmontagem, Ordenação, Escolha, Montagem
- Histórico do uso do som no cinema
- Dublagem e som direto
- Uso prático e uso expressivo
- Edição de som e montagem
          Marcação de dias e horários de montagem e sonorização (monitores presentes)
          Prazo final para definição de créditos do filme

20º e 21º dias: sab 26/05 e dom 27/05
(Execução e Filmagem dos créditos)
Dias livres

22o dia: seg 28/05 - 19:30 as 23:00
FINALIZAÇÃO
1ª Parte: Projeção do copião
          Avaliação dos resultados (com monitores)
          Planejamento da montagem
2a Parte: Finalização: AE-13 com slides
Expositor: Giba Assis Brasil
Observador: Monica Schmiedt
- Transcrição magnética
- Trabalho com várias pistas de som
- Mixagem e transcrição óptica
- Marcação de luz
- Copiagem

23º ao 28º dia: ter 29/05 a sab 02/06
MONTAGEM
1 grupo por dia: 8 horas de montagem
Planejamento da sonorização
Equipe: o grupo mais o seu monitor e 1 montador
Montador: Giba Assis Brasil

24º ao 30º dia: qua 30/05 a ter 05/06
SONORIZAÇÃO
1 ou 2 grupos por dia: 3 horas de gravação
Equipe: o grupo mais o seu monitor

31º dia: qua 06/06 - 19:30 as 23:00
ANÁLISE DA MONTAGEM
(Envio dos sons gravados para transcrição magnética)
Projeção do copião montado
Avaliação dos resultados (com monitores)
Planejamento da edição de som
Marcação de dias e horários para edição de som de cada grupo

32º dia: qui 07/06
Dia livre

33º ao 37º dia: sex 08/06 a ter 12/06
EDIÇÃO DE SOM
1 grupo por dia: 8 horas de edição de som
Equipe: o grupo mais o seu monitor e 1 editor
Editor: Giba Assis Brasil

38º dia: qua 13/06
(Viagem a São Paulo, Mixagem, Transcrição óptica, entrega do copião montado e óptico para revelar no laboratório)
Dia livre

39º dia: qui 14/06
(Revelação do óptico, montagem do negativo)
Dia livre

40º dia: sex 15/06
(Marcação de luz, primeira cópia)
Dia livre

43º dia: seg 18/06 - 19:30 as 23:00
CONCLUSÃO
Projeção da primeira cópia
Avaliação geral do curso e dos filmes (todos presentes)
Entrega dos certificados de conclusão do curso
 

ALUNOS

Adriana Gomes
Alvaro Fraga
Alvaro Opperman
André Gustavo de Oliveira
Angela Rafaela Grandi
Arines Ibias
Beto Costa Souza
Carlida Emerim
Cid Costa
Cristiano Wiggers
Daniel Bramatti
Denise Adams
Denise Zelmanovitz
Diego Romero de Godoy
Duda Haussen
Eduardo Peixoto
Fabiano Homem del Rey
Fernanda Martins Costa
Flavio Gonçalves
Francisco Carlos Ribeiro
Gerson Andrade
Gerson Machado
Inara Zanuzzi
Isabel Miotto Juchem
José Tachenco
Leo Henkin
Leopoldo Plentz
Luciano Leonardo
Luis Alberto Kley
Luis Reni Coutinho Marques
Luiz Paulo Vasconcellos
Magda Rosi Ruschel
Marcela Rabello
Marcio Pinheiro
Marcos Freitas
Maria Amélia Mamede
Marília Costa Mattos
Mauro Dorfman
Melina Paiva Coronel
Moacyr Aquistapace Neto
Mylena Fiori
Norton Simões
Patrícia Flesch da Silva
Paula Lordello
Pedro Serra
Plinio Assis Brasil Neto
Rafael Ferretti
Roberta Maestri
Roberto Bechstedt
Samara Gonzaga
Sheron Neves
Sidnei Antonioli
Tatiana Mora Kuplich
Tilmo Albuquerque
Vera Elizabeth da Costa
Vera Lúcia Senott
Vitor Knijnik