Depois de São Paulo, Natal e Porto Alegre, o livro "Além das Redes de Colaboração", registro do seminário de mesmo nome realizado ano passado, será lançado em Belém, no próximo dia 17 de outubro. O lançamento acontecerá no "Computer Hall" de Belém, dentro do VI Seminário Paraense de Software Livre, cujo lema é "um outro software é possível".
Reunindo acadêmicos de várias áreas do conhecimento, ativistas e artistas, "Além das Redes de Colaboração" trabalha a contradição entre as possibilidades de criação e disseminação culturais inerentes às redes informacionais e as tentativas de manter a inventividade e a interatividade sob o controle dos velhos modelos de negócios construídos no capitalismo industrial. O livro pretende jogar luz sobre essas batalhas biopolíticas para decifrar as disputas sociotécnicas em torno da definição de códigos, padrões e protocolos.
O livro, editado pela Editora da Universidade Federal da Bahia, foi organizado pelos professores Sérgio Amadeu da Silveira (Cásper Líbero-SP) e Nelson Pretto (Faculdade de Educação da Ufba), como resultado de seminários realizados pela Casa de Cinema de Porto Alegre e pela Associação de Software Livre, ocorridos no segundo semestre de 2007, como parte do Programa Cultura e Pensamento do Ministério da Cultura.
Fruto dos amplos debates ocorridos nos seminários realizados em Porto Alegre-RS e Natal-RN no ano passado, o livro está sob uma licença Creative Commons. Em versão digital, pode ser baixado a partir do blog "Além das Redes", neste endereço.
O livro "Além das Redes de colaboração - Internet, Diversidade Cultural e Tecnologias do Poder" reúne textos de Alessandra Assis, Alex Primo, BNegão, Bruno Magrani, Carlos Eduardo C. Freire Batista, Carlos Gerbase, Ézyo Lamarca, Giba Assis Brasil, Guido L. de Souza Filho, Imre Simon, João Brant, Léa Fagundes, Lena Zúñiga, Luciana Tomasi, Luiz Fernando Soares, Marcelo Tas, Marijane Vieira Lisboa, Miguel Said Vieira, Nelson De Luca Pretto, Pedro Antônio Dourado de Rezende, Pedro Paranaguá, Sérgio Amadeu da Silveira e Thiago Falcão. A organização é de Nelson Pretto e Sérgio Amadeu, com texto de apresentação de Jorge Furtado.
Lançamento em Belém ocorrerá no Fórum Paraense de Software Livre