Aos 15 anos, Daniel (Pedro Tergolina) vive cercado por problemas que parecem sem solução. Além da namorada que não sabe se gosta dele ou do amigo, o garoto acaba de receber uma carta do pai que nunca conheceu. Direto da Tailândia, essa carta causa uma reviravolta na vida de Daniel e ele se vê diante da necessidade de fazer suas primeiras escolhas adultas.
Essa é a trama do filme inédito ANTES QUE O MUNDO ACABE, produção de 2010 da Casa de Cinema de Porto Alegre, com direção de Ana Luiza Azevedo, que a Rede Globo exibe, em HD, na Sessão Brasil desta segunda-feira, dia 24 de setembro, logo após o Programa do Jô.
Os amigos Daniel e Lucas são exatamente o oposto um do outro. Enquanto o primeiro é impulsivo e temperamental, o segundo é mais introspectivo. Junto com as cartas que começam a chegar, Daniel recebe também algumas fotos do pai, um fotógrafo que se separou de sua mãe para poder viajar pelo mundo. Agora, após contrair uma doença na Tailândia, ele decide conhecer o garoto.
Atormentado pelo súbito aparecimento do pai e com ciúmes da namorada que parece estar cada vez mais interessada por seu melhor amigo, Daniel se torna um garoto rebelde e precisa decidir se enfrenta seus problemas ou continua sendo levado pelos últimos acontecimentos.
	 Elenco
Elenco
	Pedro Tergolina - Daniel
	Eduardo Cardoso - Lucas
	Bianca Menti - Mim
	Caroline Guedes - Maria Clara
	Janaína Kremer - Elaine
	Eduardo Moreira - Daniel-pai
	Murilo Grossi - Antônio
	Participação especial
	Irene Brietzke - Dona Glória
	Carlos Cunha - Padre Euzébio
	Adriano Basegio - Marcelo
	Mirna Spritzer - Irmã Olívia
	Sérgio Lulkin - Professor
	Ficha Técnica
	Direção - Ana Luiza Azevedo
	Roteiro - Paulo Halm, Ana Luiza Azevedo, Jorge Furtado, Giba Assis Brasil
	Produção Executiva - Nora Goulart e Luciana Tomasi
	Montagem - Giba Assis Brasil
	Direção Musical - Leo Henkin
	Direção de Fotografia - Jacob Solitrenick
	Direção de Arte - Fiapo Barth
	Figurinos - Rosângela Cortinhas
	Cenografia - Rita Faustini
	Técnica de Som - Rafael Rodrigues
	Produção de Elenco - Patrícia Faria e Sheila Amaral
	Preparação de Elenco: Mirna Spritzer e Ângela Gonzaga
	Prêmios
	17 prêmios, entre eles Melhor Filme de Ficção – prêmio da crítica  2º Festival Paulínia, Prêmio Itamaraty de Melhor Longa de Ficção Brasileiro na 3ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo/2009, Gran Premio "GURI",Mejor Largometraje de Ficción,Premio Opera Prima no 19º DIVERCINE, Grande prêmio do júri no 15º SCHLINGEL - Chemnitz/Alemanha,  Melhor Filme Brasileiro de Ficção / APCA 2010
	Críticas
"ANTES QUE O MUNDO ACABE trata de afeto, família, globalização, mas principalmente de responsabilidade. Graves questões éticas são colocadas sem que a diretora e seus corroteiristas abram mão da simplicidade."
	(Luiz Carlos Merten, Agência Estado, 04/10/2009)
	"O comovente e divertido ANTES QUE O MUNDO ACABE, de Ana Luiza Azevedo (...), narra a descoberta do mundo por um garoto de 15 anos que divide com o melhor amigo o amor por uma garota. É um 'Jules e Jim' adolescente, combinando o humor esperto de Jorge Furtado (um dos roteiristas) com a notável delicadeza da diretora."
	(José Geraldo Couto, Folha de São Paulo, 17/07/2009)
	"O elenco é harmonioso, visivelmente bem preparado, contribuindo de maneira decisiva para a credibilidade dos personagens e das situações. O resultado é um filme a que se assiste com muito prazer, um sorriso no canto dos lábios, e uma lágrima no canto dos olhos."
	(Celso Sabadin, 100% Vídeo, 12/04/2010)
	"É um encantador filme gaúcho, de uma veterana realizadora de curtas que acabou de dirigir uma série para a HBO. (...) É rural (feito no Sul, onde os campos são verdes e tudo fica muito mais fotogênico), romântico, alegre e muito agradável de ver. (...) Uma delícia. Recomendado."
	(Rubens Ewald Filho, 13/05/2010)
	"Quem rouba a cena no filme é a meia-irmã caçula de Daniel, interpretada por Caroline Guedes, que fez o público rir sempre que apareceu na tela."
	(Eduardo Tardin, UOL Cinema, 15/07/2009)
	"Sem queimar sutiãs em praça pública, Ana Luiza Azevedo reposiciona a mulher no mapa amoroso. Mim, a personagem, não quer ter um amor só. Os homens não entendem isso!"
	(Anna Virginia Balloussier, Rolling Stone, 16/07/2009)