TODA A CRIATIVIDADE DO CUIDADO QUE MANCHA
Karla Dunder
Estado de São Paulo, 15/01/2007
http://txt.estado.com.br/editorias/2007/01/15/cad-1.93.2.20070115.15.1.xml
O grupo de Porto Alegre apresenta suas inusitadas peças, que exploram o universo musical e radiofônico, em DVD e ao vivo, no Sesc Vila Mariana
O que acontece quando um grupo de músicos decide gravar um CD para crianças? Além da surpresa de encontrar um público carinhoso e sedento por canções de qualidade, descobre que este é um divertido mercado de trabalho. Foi o que aconteceu com os músicos do Cuidado Que Mancha, quando resolveram apresentar o espetáculo Mulher Gigante. O que seria apenas um show, se transformou em bem-sucedida temporada, que depois virou CD e agora, por meio das mãos habilidosas e do olhar aguçado de Ana Luiza Azevedo, ganha o formato de DVD. O formato vídeo reúne outras duas peças do grupo, O Natal de Natanael e A Família Sujo.
A gravação do DVD é fruto de uma parceria com a Casa de Cinema de Porto Alegre e pode ser adquirido aqui: www.casacinepoa.com.br/loja por R$ 35. 'No vídeo estão reunidos os três primeiros trabalhos da Cuidado Que Mancha. Eles foram gravados na íntegra e têm como objetivo mostrar o espetáculo do ponto de vista da platéia', explica a diretora da companhia, Raquel Grabauska. De fato, ao assistir ao vídeo parece que estamos nas poltronas do teatro e a imaginação voa solta.
Uma das características do grupo é estimular a criatividade da platéia, seja composta por pequenos atentos ou velhinhos curiosos. Cores vibrantes, bonecos e objetos do cotidiano compõem o cenário desse espetáculo repleto de muita música e boas histórias. Com uma linguagem própria, que parte de uma pesquisa séria que envolve teatro e rádio, Raquel e sua turma criam uma atmosfera diferente. 'Substituímos o cenário convencional por um sonoro. As histórias são interpretadas e toda a sonoplastia é realizada no palco. Os personagens são identificados por características vocais. Os figurinos não são explícitos, procuramos chamar a atenção do público, em muitas apresentações contamos com os bonecos do grupo Gente Falante', explica a diretora.
A linguagem radiofônica nas criações atrai os saudosistas e, ao mesmo tempo, apresenta um universo diferente para uma geração que nasceu com toda a parafernália tecnológica. 'Sempre aprendemos com as coisas que vemos. Participamos de um programa de rádio semanal para crianças de uma rádio em Porto Alegre, o que reverteu em idéias para o grupo. Outra experiência marcante foi a participação na Rádio Maluca, da Rádio Nacional. Pudemos conhecer os estúdios e reviver a história.' Outra referência para eles é o grupo Roda Peão. 'A inspiração vem de artistas com sensibilidade e que não subestimem a inteligência das crianças.'
Quem prefere a animação de uma apresentação ao vivo, não pode perder a temporada de quatro domingos que o Cuidado Que Mancha fará no Sesc Vila Mariana. A partir do próximo domingo e até o dia 11 de fevereiro, os pequenos poderão se divertir com a Quem não Dança Balança a Criança. O show é interativo, o público pode participar das canções, com trava-línguas entre outras atrações. 'Temos uma ligação muito forte com o Sesc Vila Mariana, porque foi o primeiro lugar onde nos apresentamos fora de Porto Alegre', diz. Raquel ressalta que o trabalho que será apresentado no Sesc tem muito humor. No dia 10 de fevereiro, o Sesc Sorocaba recebe Ouvindo Coisas de Esportes.
Cuidad que Mancha