Nesta última semana de janeiro, a Casa de Cultura Mário Quintana exibe uma série de filmes realizados no Rio Grande do Sul nos últimos anos, e que tiveram participação do Banrisul - ou por aportes financeiros do banco, ou através da Banrisul Corretora de Valores, que negocia papéis dos filmes via Lei do Audiovisual e retém um percentual do valor arrecadado.
A mostra chama-se "Festival de Cinema Banrisul" e, a partir deste ano, pretende fazer parte do calendário de exibições local. Em sua primeira edição, a mostra hojmenageia o cineasta gaúcho Jorge Furtado, da Casa de Cinema de Porto Alegre. A premiação ocorreu na noite de terça-feira, dia 22, durante a abertura do evento, na Casa de Cultura Mario Quintana – Espaço Cultural Banrisul, onde o Festival ocorre.
Durante a cerimônia, o vice-presidente do Banrisul, Rubens Bordini, ressaltou a importância da iniciativa. "Temos plena consciência da nossa responsabilidade social. Pretendemos ser agentes de preservação e fomento da cultura no Rio Grande do Sul. Acreditamos que o cinema é fundamental nesse processo."
Ao receber o Troféu "Festival de Cinema - Cinemateca Paulo Amorim/ Espaço Banrisul de Cinema", o premiado cineasta Jorge Furtado agradeceu à instituição pelo apoio prestado à produção cinematográfica gaúcha. "Ao longo dos anos, o Banrisul tem sido um grande parceiro para a concretização de alguns de nossos projetos." Após a homenagem foi exibido o filme SANEAMENTO BÁSICO, O FILME, o mais recente longa dirigido por Furtado.
O "Festival de Cinema Banrisul" ocorre até sábado, com sessões às 14h, 16h, 18h e 20h, nas salas de cinema da Casa de Cultura Mário QUintana. Os ingressos são vendidos no local.
O premiado cineasta Jorge Furtado