Fernanda Montenegro venceu o 41º Emmy Internacional, considerado o Oscar da televisão mundial, na categoria melhor atriz por sua atuação no especial de fim de ano "Doce de mãe", co-produção Casa de Cinema de Porto Alegre e TV Globo. Segundo o site oficial da premiação, Fernanda é a primeira brasileira a receber o prêmio.
Fernanda concorreu com a chinesa Li Sun, de "The Back Palace: Legend of Zhen Huan"; com a britânica Sheridan Smith, de "Mrs. Biggs"; e com a sueca Lotta Tejle, de "30 Degrees in February". A cerimônia de premiação aconteceu na segunda-feira (25), em Nova York, nos Estados Unidos.
"Gostaria de dividir este Emmy com meus queridos diretores, Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado, e com todo o elenco, meus amigos, maravilhosos e estupendos atores do Brasil. Muito obrigada", disse a atriz, visivelmente emocionada, usando um elegante vestido preto de veludo. "Achava-me fora do páreo. Eu vim tranquila porque achava que não iria acontecer nada. Agora eu estou nervosa (...) Estou feliz", afirmou Fernanda após receber o prêmio.
"Estamos muito felizes, toda a equipe de 'Doce de mãe'. Comemoramos até tarde ontem. Fernanda merece mais, muito mais ainda. É uma atriz extraordinária. Fizemos o personagem para ela e tentamos não atrapalhar", comentou Jorge Furtado, diretor do especial.
Viúva quer morar sozinha
Em "Doce de mãe", a atriz interpreta Dona Picucha, uma viúva de 85 anos que tem quatro filhos e gosta de escutar música e cozinhar. Como tem lapsos de memória, espalha lembretes em casa para não se esquecer das obrigações. Quando a Picucha anuncia que quer morar sozinha, já que a empregada e amiga com quem vive há 27 anos vai se casar, a família tenta fazer a matriarca desistir da ideia.
Em declarações à agência "EFE", a atriz reconheceu que o segredo da personagem que interpretou, com grande satisfação, é que ela representa "uma lição de vida, sobre como envelhecer sem muito drama e com muito senso de humor".
"Não é boba, nem louca, é simplesmente uma mulher consciente de sua idade que continua achando graça da vida", disse ela sobre a personagem Dona Picucha.
"É o reconhecimento de uma estrela maior da nossa cultura. É a nossa dama maior do teatro, da TV e do cinema brasileiro. E justamente recebeu essa homenagem e reconhecimento internacional", afirmou Carlos Henrique Schroder, diretor-geral da Rede Globo.
Fernanda Montenegro nasceu em 1929 no Rio de Janeiro. Começou a atuar nos anos 1940, adaptando obras de teatro para o rádio e, desde então, manteve uma trajetória artística no país, rejeitando todas as ofertas de Hollywood. A respeito disso, ficou famosa pelas frases: "meu inglês não é bom, mas minha alma é melhor" e "no Brasil tenho uma carreira, nos Estados Unidos tenho um sotaque".
Um dos grandes nomes da teledramaturgia e do teatro no Brasil, Fernanda Montenegro foi a única brasileira já indicada ao Oscar de melhor atriz, pelo seu trabalho no filme "Central do Brasil" (1998). Além do Emmy Internacional, Fernanda já foi vencedora do Urso de Prata do Festival de Cinema de Berlim, de um prêmio no Festival de San Sebastián e do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, entre outros.
Fonte: G1