O programa CurtaDOC, da SESCTV, tem um formato único na TV brasileira: a cada semana, são exibidos 3 ou 4 documentários nacionais de curta metragem e de produção recente, com tema comum, intercalados com comentários de um cineasta ou crítico convidado. Esta semana, vai ao ar o episódio 23, que mostra 3 filmes sobre TEATRO, e que tem a participação do montador da Casa de Cinema de Porto Alegre Giba Assis Brasil. Os comentários foram gravados pela equipe do programa em novembro, na ilha de montagem da Casa de Cinema.
O programa vai ao ar pela primeira vez nesta terça-feira, 30 de março, às 21 horas, pela SESCTV, canal 3 da Net, com mais 5 reprises durante a semana (ver abaixo). A produção é da Contraponto TV, de Florianópolis, com direção de Kátia Klock e produção executiva de Mauricio Venturi.
Um paiol de pólvora transformado em teatro, atores com formação acadêmica no picadeiro de um circo e uma peça ambientada na ditadura militar resumem as sinopses dos três documentários realizados em 2008 e selecionados para o próximo episódio do CurtaDoc. Com o título *Teatro*, o programa vai ao ar para todo o Brasil na terça-feira 30, às 21 horas, no SESCTV, e com reapresentações até domingo.
"O cinema desde o seu início sempre esteve relacionado com o teatro. Os primeiros críticos de cinema faziam questão de comparar o cinema com o teatro para diminuir a qualidade do cinema, para dizer que ele jamais atingiria o nível de arte do espetáculo teatral", avalia o montador e professor de cinema Giba Assis Brasil, convidado especial para mediar o CurtaDoc da semana.
No século 20 houve uma tentativa de criar um cinema de arte na França e esta produção de filmes se baseava em peças teatrais. "Quase todos esses filmes acabaram sendo esquecidos", diz Giba. Segundo o mediador, havia a ingenuidade diante de uma linguagem que estava em construção e se pensava que o caminho era apenas transportar o teatro para o suporte cinematográfico.
O filme programado para abrir o episódio *Teatro *do CurtaDoc é *Paiol*, realizado por João Marcelo Gomes. Inaugurado em 1971 em um antigo paiol de pólvora e em plena ditadura militar, o Teatro Paiol, de Curitiba, é uma referência nacional para músicos e atores brasileiros que passaram pelo seu palco. O filme é feito em tom de memória com depoimentos de algumas pessoas que têm alguma relação com o espaço, como o compositor João Bosco, o arquiteto Jaime Lerner e o historiador Maços Napolitano.
Já o curta *Sobre atores e palhaços*, com direção de Gláucia Grigolo e Renato Turnes, é um incursão pelo mundo do circo. Gláucia e Renato, atores de formação acadêmica, estabelecem uma relação de companheirismo profissional. Durante as filmagens, eles interpretam personagem da trupe do Circo-Teatro Biriba, que tem mais de quatro décadas de atuação em Santa Catarina.
O último filme do programa é *64/83 – Histórias de quem passou pela curva*, de Rodrigo Duarte e Jaques Machado, que narra a trajetória da peça *Bailei na Curva*, um dos maiores sucessos do teatro gaúcho. Com mais de 40 montagens pelo Brasil, o texto teatral percorre o período de 1964, ano do golpe militar, a 1983, início das campanhas das eleições diretas para presidente.
Programado para ir ao ar com episódios inéditos até julho de 2010, o CurtaDoc está exibindo 125 filmes selecionados de um total de 520 inscritos. As inscrições continuam e podem ser feitas no site em www.curtadoc.tv, que será transformado em um banco de dados do documentário brasileiro em curta-metragem. No ar semanalmente, o CurtaDoc é realizado pelo SESCTV e com produção da Contraponto.
*O QUÊ*: Programa CurtaDoc
*EPISÓDIO 23*: Teatro
*QUANDO*: 30 de março, terça-feira, 21 horas.
*REPRISES*: quarta (31) à 1h e às 15h; quinta (1) às 9h; sábado (3) às 22h; e domingo (4) às 19h.
*ONDE*: SESCTV, canal 3 da Sky em todo o Brasil.
Outras operadoras, consulte: www.sesctv.org.br.