Vai ao ar neste domingo à noite, na RBS TV (com exibição logo após o TeleDomingo), o terceiro episódio de teledramaturgia da série Cinco vezes Erico: O resto é silêncio. A série, que tem patrocínio exclusivo de Nacional Supermercados, homenageia os 100 anos de nascimento do escritor gaúcho.
O resto é silêncio começa quando uma mulher (Luciana Rossi) cai de um edifício em pleno centro de Porto Alegre. Muitas pessoas assistem ao acontecimento. Entre elas, o escritor Antônio Santiago - interpretado por Jairo Andrade, em caracterização que se associa diretamente a Erico Verissimo (como se vê na foto acima). A partir daí, começa uma incessante busca pela verdade dos fatos. O jornalista Roberto (Leonardo Barison), genro de Antônio, vai atrás de informações que esclareçam o caso.
A cada nova pista encontrada, tudo se direciona para um único caminho. Seria mesmo possível que Antônio Santiago seja amante da estranha mulher? Ainda mais depois que a filha do escritor acha uma carta da mulher na mesa de trabalho do pai.
- Erico declarou alguns anos depois de ter escrito o romance (datado de 1943) - diz o roteirista Angel Palomero - que essa investigação mereceria um pouco mais de atenção do autor, com a aplicação inclusive de técnicas de investigação policial. Seguindo a sugestão do nosso autor maior, o roteiro carrega nessas tintas.
Com direção de Marcio Schoenardie - que realizou o episódio De 10 a 14 anos, grande vencedor do prêmio Histórias Curtas no ano passado -, O resto é silêncio tem no elenco ainda Ida Celina, Cristina Kessler, Rodrigo Pessin e Nadya Mendes. A produção é da Casa de Cinema de Porto Alegre.
A TVCOM reapresenta o programa no sábado, dia 29, à meia-noite. No próximo domingo, a série chega ao fim com a exibição de Noite, episódio dirigido por Gilson Vargas e estrelado por Rafael Sieg, Alexandre Vargas e Renata de Lélis, entre outros, com participações especiais de Sandra Dani e Mutuca.