O curta-metragem ILHA DAS FLORES, uma das primeiras produções da Casa de Cinema de Porto Alegre (1989), com roteiro e direção de Jorge Furtado, será exibido nesta segunda-feira, 15 de março, às 21h30, na TV SESC, como parte da coleção "20 anos do Festival Internacional de Curtas de São Paulo".
Tendo como fio condutor a trajetória de um tomate, o documentário ILHA DAS FLORES mostra um panorama das desigualdades que podem surgir em um processo de geração de riqueza. O filme tem início na plantação de tomates do sr. Suzuki, que vende os frutos para um supermercado, onde dona Anete, vendedora de perfumes, os compra. Um desses tomates, tido por Anete como impróprio para o consumo, vai parar no lixo de um lugar chamado Ilha das Flores, em Porto Alegre - RS, entre porcos, mulheres e crianças. A atração é narrada pelo ator Paulo José.
A Coleção "20 Anos do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo" expõe diversos trabalhos apresentados no evento durante as duas décadas de sua existência. Idealizado por Zita Carvalhosa, com correalização do Sesc SP desde 1996, o festival foi criado em 1989 com o intuito de exibir, divulgar e ampliar o público desse gênero de produção.
ILHA DAS FLORES ganhou prêmios como: Melhor Filme de Curta-metragem no 17º Festival do Cinema Brasileiro, em Gramado, RS, em 1989; Urso de Prata para curta-metragem, no 40º Internacional Filmfestival, em Berlim, Alemanha, em 1990; e Melhor Filme no 7º No-budget Kurzfilmfestival, em Hamburgo, Alemanha, 1991.
O próximo curta a estrear na TV SESC na mesma mostra será "Amassa que elas gostam", filme de animação em massinha do paulista Fernando Coster.
Em Porto Alegre, assim como São Paulo e Rio de Janeiro, a TV SESC é sintonizada no Canal 3 da Sky.
Após esta primeira exibição no dia 15 às 21h30, ILHA DAS FLORES será reprisado mais quatro vezes na TV SESC:
- na terça-feira 16/3, às 15h30
- quarta-feira 17/3, às 9h30
- sábado 20/3, às 13h
- e na outra segunda 22/3, às 3h