Em 29 de maio de 1983, Maria da Penha sofreu uma dupla tentativa de homicídio dentro de sua própria casa por parte de seu marido e pai de suas três filhas. Após mais de 15 anos do crime, não havia uma solução definitiva para o caso e o agressor permanecia em liberade. Em 1998, CLADEM, CEJIL e Maria da Penha iniciaram uma luta para que a violência doméstica fosse tratada como uma violação aos direitos humanos. O documentário recupera essa história.
O CLADEM, por meio da produção e divulgação deste filme, pretende afirmar a importância do uso do Sistema Interamericano de Direitos Humanos como mecanismo de proteção dos direitos humanos das mulheres e acesso à justiça tanto no Brasil como em todos os países da região.
A presença do video na 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul contribui com a reflexão sobre os direitos das mulheres e marca os 16 dias de ativismos pelo fim da violência contra as mulheres no Brasil. Confira aqui a data de exibição e endereços das salas em todas as capitais brasileiras.
DIA INTERNACIONAL PELA NÃO VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Em 25 de novembro, no próximo domingo, na programação da 7ª Mostra, as integrantes do CLADEM Brasil Ingrid Leão, Tamara Gonçalves (São Paulo) e Virgínia Feix (Porto Alegre) estarão na apresentação do filme para saudar a tod@s neste dia de luta pelos direitos humanos das mulheres.
AGENDA:
Porto Alegre/RS: Cine Santander Cultural - R. Sete de Setembro 1028, subsolo – Praça Alfândega
Horário: 15h
São Paulo/SP: Cinemateca Brasileira/Sala Petrobras – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino.
Horário: 18h
Realização: CLADEM, THEMIS, IPA e Casa de Cinema de Porto Alegre.