Bookmark and Share

MARIA DA PENHA na 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

O filme Maria da Penha: um Caso de Litígio Internacional (2011) - com a produção geral do Comitê da América Latina e do Caribe para Defesa dos Direitos da Mulher – CLADEM, dirigido por Felipe Diniz e realizado pela Casa de Cinema de Porto Alegre, está na 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, em todas as capitais brasileiras. 
 

Em 29 de maio de 1983, Maria da Penha sofreu uma dupla tentativa de homicídio dentro de sua própria casa por parte de seu marido e pai de suas três filhas.  Após mais de 15 anos do crime, não havia uma solução definitiva para o caso e o agressor permanecia em liberade. Em 1998, CLADEM, CEJIL e Maria da Penha iniciaram uma luta para que a violência doméstica fosse tratada como uma violação aos direitos humanos. O documentário recupera essa história.
 
O CLADEM, por meio da produção e divulgação deste filme, pretende afirmar a importância do uso do Sistema Interamericano de Direitos Humanos como mecanismo de proteção dos direitos humanos das mulheres e acesso à justiça tanto no Brasil como em todos os países da região. 
 
A presença do video na 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul contribui com a reflexão sobre os direitos das mulheres e marca os 16 dias de ativismos pelo fim da violência contra as mulheres no Brasil. Confira aqui a data de exibição e endereços das salas em todas as capitais brasileiras.
 
DIA INTERNACIONAL PELA NÃO VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Em 25 de novembro, no próximo domingo, na programação da 7ª Mostra, as integrantes do CLADEM Brasil Ingrid Leão, Tamara Gonçalves (São Paulo) e Virgínia Feix (Porto Alegre) estarão na apresentação do filme para saudar a tod@s neste dia de luta pelos direitos humanos das mulheres.
 
AGENDA:
Porto Alegre/RS:  Cine Santander Cultural - R. Sete de Setembro 1028, subsolo – Praça Alfândega
Horário: 15h
 
São Paulo/SP: Cinemateca Brasileira/Sala Petrobras – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino.
Horário: 18h
 
Realização: CLADEM, THEMIS, IPA e Casa de Cinema de Porto Alegre.