Saiu nesta terça-feira, 29 de setembro, o resultado do edital do Ministério da Cultura para curta-metragem nos gêneros ficção e documentário. A comissão julgadora escolheu 20 projetos de filmes entre 10 e 15 minutos, que receberão R$ 80 mil cada para a sua realização.
O projeto apresentado pela Casa de Cinema de Porto Alegre, AMORES PASSAGEIROS, foi um dos contemplados. O curta terá direção de Augusto Canani, a partir de um roteiro do próprio Canani em parceria com Lucas Gonzaga, e a produção será de Luciana Tomasi.
A Comissão Julgadora do edital esteve reunida nesta terça-feira na sede do Ministério da Cultura, em Brasília, onde foram selecionados nove estreantes e 11 não estreantes de todo o país. Também foram escolhidos dez projetos reservas.
Os projetos contemplados são os seguintes: A Grande Viagem do Vovô (SP); A Poeira e o Vento (MG); Amores Passageiros (RS); A Cachoeira (AM); Casa Afogada (RS); Cineasta Ambulante (SP); Dona Morte(SP); Espelhos, Papagaios e Corações de Jesus (CE); Eu Não Quero Voltar Sozinho (SP); Igrejas de Olinda (PE); Ivan Cineminha - O Contador de Filmes (PB); Juliana contra o Jambeiro do Diabo pelo Coração de João Batista (PA); Lápis-de-Cor (RJ); Mar do Poeta (RS); Medo (SP); Os Kalungas (DF); Praça Walt Disney (PE); Promessa em Azul e Branco (PA); Romero (BA) e Tem um Vidro Sob Minha Pele (SP).
De acordo com o sítio do MinC, o resultado das inscrições prova que o Brasil está cada vez mais querendo filmar histórias com a marca de suas múltiplas identidades. Foram 873 inscritos, sendo 813 deferidos. Na pré-seleção, foram escolhidos 123 projetos com a seguinte distribuição regional: 74 do Sudeste, 25 do Nordeste, 11 do Sul, sete do Norte e seis do Centro-Oeste. No total de filmes, 83 projetos são de diretores estreantes e 40 de não estreantes.
Um dos critérios da comissão foi baseado na descentralização regional - escolher pelo menos dois projetos de cada região -, além da aposta nos novos talentos, escolhendo, no mínimo, sete diretores estreantes. Os projetos selecionados deverão ser concluídos num prazo máximo de um ano, de acordo com o edital.
Mais informações sobre o edital no sítio do Ministério da Cultura.