Foram anunciados hoje os filmes que participarão das mostras competitivas do 33º Festival de Cinema de Gramado, que acontece de 15 a 20 de agosto na serra gaúcha. SAL DE PRATA, produção da Casa de Cinema de Porto Alegre com direção de Carlos Gerbase, é um dos concorrentes aos troféus Kikito, na categoria longa-metragem. O filme tem no elenco Maria Fernanda Cândido, Camila Pitanga, Marcos Breda e Bruno Garcia, e conta uma história de cinema.
Outros dois filmes feitos no Rio Grande do Sul concorrem na categoria longa-metragem brasileiro: "Diário de um novo mundo", de Paulo Nascimento e "Cerro do Jarau", de Beto Souza. Também concorrem "Cafundó" de Paulo Betti, "Carreiras" de Domingos de Oliveira e mais um filme a ser indicado na próxima semana.
Para a categoria curta-metragem em 35 mm, foram selecionados dois filmes gaúchos: "Kactus Kid", de Lancast Mota e "Os Olhos do Pianista", de Frederico Pinto. E ainda: "Balaio", de Luiz Montes (SP); "Cavalhadas de Pirenópolis", de Adolfo Lachtermacher (RJ); "Como se Fosse Ontem", de Gustavo Moraes e Roberto Seba (ES); "Desejo", de Anne Pinheiro Guimarães (RJ); "Desventuras de Um dia ou a Vida não é um Comercial de Margarina", de Adriana Meirelles (SP); "Entre Paredes", de Eric Laurence (PE); "Eu Te Darei o Céu", de Afonso Poyart (SP); "Ímpar Par", de Esmir Filho (SP); "Tempo Real", de Mino Barros Reis e Joana Lima Verde (RJ); "Visita Íntima", de Joana Nin (SC);
Na mostra latina, participam o venezuelano "Punto y raya", de Elia Schneider, o português "Kiss me", de António da Cunha Teles, o argentino "Buenos Aires 100 km", de Pablo José Meza, o mexicano "Un Dia sin mexicanos", de Sergio Arau e o cubano "Roble de olor", de Rigoberto López.