A mostra "Premiere Brazil 2008", que acontece no MoMA (Museum of Modern Art) de Nova York de 17 a 28 de julho, irá exibir 10 filmes brasileiros inéditos nos Estados Unidos.
SANEAMENTO BÁSICO, O FILME, produção da Casa de Cinema de Porto Alegre com direção de Jorge Furtado, faz parte da mostra e será exibido em duas sessões: nesta sexta-feira, 18 de julho, às 18 horas na sala 1; e no domingo, 27 de julho, às 14 horas na sala 2. O MoMA de Nova York fica na rua 53, número 11 Oeste.
O sítio do MoMa definiu o filme como "bem interpretado e intencionalmente não sofisticado", acrescentando que ele "proporciona deliciosas lições de como fazer cinema e de como ser eficiente no ativismo social".
Já o crítico Martin Tsai, do jornal "The New York Sun" da última terça-feira, escreveu que "SANEAMENTO BÁSICO, O FILME é uma divertida comédia sobre cidadãos que tomam uma atitude desesperada para resolver o problema de esgoto de sua cidade, recorrendo a uma subvenção do governo que deveria ser usada em um projeto cinematográfico, o que, é claro, obriga esses amadores a fazerem um filme."
Esta é a sexta edição da mostra "Premiere Brazil", desta vez realizada numa colaboracão entre o Museu de Arte Moderna de Nova York e o Festival do Rio. A curadoria é dividida entre Jytte Jensen, do Departmento de Cinema do MoMa, e Ilda Santiago, diretora do Festival do Rio.
Os demais filmes selecionados são:
- Estômago, de Marcos Jorge
- Os Desafinados, de Walter Lima Jr
- O homem que engarrafava nuvens, de Lírio Ferreira
- Andarilho, de Cao Guimarães
- O signo da cidade, de Carlos Alberto Riccelli
- O mistério do Samba, de Carolina Jabor e Lula Buarque de Hollanda
- Estratégia Xavante, de Belisário Franca
- Pindorama–A verdadeira história dos sete anões, de Roberto Berliner, Lula Queiroga e Leo Crivelare.
- Meu nome não e Johnny, de Mauro Lima
MoMA exibe a mostra "Premiere Brazil 2008"