O Instituto Estadual de Cinema (Iecine-RS) e a Cinemateca Paulo Amorim promovem no domingo, 24 de abril, às 19h30min, uma sessão comemorativa aos 30 anos de lançamento do curta-metragem O DIA EM QUE DORIVAL ENCAROU A GUARDA. É a mesma data e o mesmo cinema onde o filme foi exibido ao público pela primeira vez, depois de arrebatar os principais Kikitos do Festival de Gramado de 1986: melhor filme, direção, fotografia e montagem da Mostra de Curtas Gaúchos; e melhor curta, prêmio da crítica, júri popular e melhor ator na Mostra Nacional de Curtas-Metragens.
A sessão será na Sala Eduardo Hirtz, com projeção em 35mm - o formato original do filme. Depois da exibição, a equipe do filme participa de um bate-papo com o público.
O filme foi realizado com recursos do primeiro Prêmio Iecine de Curtas-Metragens, criado pela Secretaria da Cultura do RS em 1986 para incentivar o cinema gaúcho. A sessão também integra a programação de 30 anos da Cinemateca Paulo Amorim, criada oficialmente em 1986. O ingresso para a sessão será de R$ 7,00 (meia entrada), revertido para a Associação de Amigos da Cinemateca Paulo Amorim.
* O DIA EM QUE DORIVAL ENCAROU A GUARDA (14min, 1986) foi dirigido por Jorge Furtado e José Pedro Goulart e é a adaptação de um episódio do livro “O Amor de Pedro por João”, de Tabajara Ruas. Dorival está detido em uma prisão militar e pede para tomar um banho. Com as negativas constantes dos militares, Dorival resolve enfrentá-los.