Responder a este comentário

Enviado por Hélio Sassen Paz em 28 de julho de 2009.

Caríssimo Giba,

Sou aquele gremista que foi substituto na Fabico e estava no mestrado na Unisinos até março. Motivos não me faltariam pra te cornetear, mas prefiro te poupar das tristezas vermelhas e evitar me vangloriar das parcas virtudes tricolores pra falar sério. ;)

Acho que o seguinte texto do Júlio Valentim (jornalista capixaba doutorando na UFRJ) tem parte da chave do fracasso do atual modelo político, econômico e representativo. Sugiro a ti e aos demais interagentes deste excelente blog uma leitura atenta e minuciosa: http://www.trezentos.blog.br/?p=2193

Enquanto a maioria seguir pensando que a democracia representativa é o sistema mais justo, os desmandos, a incompetência generalizada, a falta de ética e a facilidade da corrupção e do tráfico de influência vão ser perpetuados. Não jogo pessoas na vala comum: o que está em xeque é o modelo. Pouca gente para pra discutir uma mudança nas leis, se satisfazem ou com a omissão, ou em mendigar por um Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, por exemplo.

A gente precisa parar de perder tempo e dinheiro discutindo Severinos, Amazoninos, Sarneys, Brittos, Yedas, Simons e outros menos votados pra tocar em frente modelos mais participativos de democracia. Afinal de contas, o cidadão precisa participar o tempo inteiro de todos os processos decisórios e, quando houver necessidade de um representante, ele precisa ser mais especializado, menos ritualístico, menos tecnocrático e, acima de tudo, transitório.

[]'s,
Hélio

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta permite que nosso sistema saiba que é realmente um humano enviando esta informação, e não um destes softwares que fazem isso automaticamente.
Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.