Responder a este comentário

Enviado por Silvio Da-Rin em 05 de novembro de 2011.

Giba nos brinda com mais um texto lúcido e oportuno, a contrapelo do neoudenismo reinante. Na minha puderdade, anos 1960, dois candidatos à presidência da República brandiam seus símbolos, ostentados por eleitores mais fiéis até em forma de broche. O marechal Lott ía de espada. Jânio ía de vassoura, "para varrer a corrupção da política". Jânio empolgou a classe média e ganhou as eleições, para renunciar pouco tempo depois, agravando uma crise institucional que desaguou no golpe civil-militar de 1964. Após 21 anos de ditadura surgiu Collor, o "caçador de marajás", assessorado financeiramente por PC Farias. Mais uma vez, arrebanhou os votos da classe média moralista e foi eleito, para ser expulso da presidência pouco tempo depois, acusado de acobertar a corrupção de seus asseclas.
Não conheço quem seja a favor da corrupção. Mas, é fácil reconhecer que esse é um dos muitos terrenos da cidadania em que estamos avançando velozmente, nos últimos anos -alguns outros são o ambientalismo, o antitabagismo, a antihomofobia, o antirracismo e a Lei Seca. Nunca houve tanta investigação e punição de políticos corruptos na história brasileira. Sou do tempo do Adhemar de Barros, aquele que "rouba, mas faz"; não imaginava que veria um governador atrás das grades por mais de um mês, como Arruda, recentemente.
A oposição, sem plataforma, sem programa, agita a velha bandeira udenista e tenta desgastar o governo derrubando ministros, um a um, com base em acusações nem sempre consistentes. O resultado dessa histeria é o desgaste generalizado da atividade política. Esse é o germe do fascismo, do autoritarismo. Precisamos estar atentos, ler e reler o artigo do Giba, para não aderir a campanhas que, no fundo, são antidemocráticas.
Silvio Da-Rin

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta permite que nosso sistema saiba que é realmente um humano enviando esta informação, e não um destes softwares que fazem isso automaticamente.
Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.