1986-87 / O dia em que Dorival encarou a guarda

1987: O cinema gaúcho agora tem endereço

1986 foi o ano do cometa que ninguém viu, da Constituinte que era pra ser exclusiva e não foi, da Copa que nós perdemos nos pênaltis e o Maradona ganhou com a mão, mas também com os pés.

A Casa de Cinema de Porto Alegre começou a funcionar em outubro de 1987, e foi inaugurada oficialmente dia 22 de dezembro. Mas ela foi o resultado da articulação de um grupo de (então) jovens cineastas, que já vinham trabalhando juntos há algum tempo, agrupados nas produtoras Invideo, Luz Produções, Roda Filmes e Um Produções: por ordem alfabética, Ana Luiza Azevedo, Angel Palomero, Carlos Gerbase, Christian Lesage, Giba Assis Brasil, Heron Heinz, Jorge Furtado, José Pedro Goulart, Luciana Tomasi, Monica Schmiedt, Roberto Henkin, Sérgio Amon e Werner Schünemann.

Quem tem hoje 30 anos de Casa de Cinema (Ana Luiza Azevedo, Giba Assis Brasil, Jorge Furtado e Nora Goulart) sabe que essa história passou pelo trabalho de um bando de gente, o "grupo dos 13" original e muitos outros. Mas, nessa hora, cabe uma homenagem especial à Monica Schmiedt, que em março de 2016 foi produzir em outras bandas.
 
Nada melhor pra resumir esse período inicial, e pra começar essa Mostra de 30 anos, que o curta-metragem dirigido por Jorge Furtado e José Pedro Goulart em 1986, "O dia em que Dorival encarou a guarda", a partir do texto de Tabajara Ruas. Assim como Dorival, a gente achava que provocar, dar a cara a tapa pra conseguir um direito, era necessário pra superar 20 anos de ditadura.

*****

1986-87 / O DIA EM QUE DORIVAL ENCAROU A GUARDA (14 min)
Direção: Jorge Furtado e José Pedro Goulart

Numa prisão militar, numa noite de muito calor, o negro Dorival tem apenas uma vontade: tomar um banho. Para consegui-lo, vai ter que enfrentar um soldadinho assustado, um cabo com mania de herói, um sargento com saudade da namorada, um tenente cheio de prepotência - e acabar com a tranqüilidade daquela noite no quartel.

Roteiro: Giba Assis Brasil, José Pedro Goulart, Jorge Furtado e Ana Luiza Azevedo
Direção de Fotografia: Christian Lesage
Direção de Arte: Fiapo Barth
Música: Augusto Licks
Direção de Produção: Gisele Hiltl e Henrique de Freitas Lima
Montagem: Giba Assis Brasil
Assistente de Direção: Ana Luiza Azevedo

Elenco Principal: João Acaiabe (Dorival), Pedro Santos (Soldado), Zé Adão Barbosa (Cabo), Sirmar Antunes (Sargento), Lui Strassburger (Tenente)

Disponível de 20 a 26/nov
Legendas em inglês, espanhol, francês e português.

MAIS INFORMAÇÕES