1990: Cachorro ou alarme?
15 de março de 1990 foi o dia que o cinema brasileiro (quase) morreu. Collor toma posse e no dia seguinte extingue a Embrafilme, a FCB, o Concine e a Lei Sarney, e com isso toda a estrutura de apoio à produção audiovisual no Brasil. Em compensação, a Adobe lança a primeira versão do Photoshop, Nelson Mandela é libertado depois de 27 anos de prisão, e a homossexualidade deixa de ser tratada como doença pela OMS. O Reino Unido comemora o fim da era Thatcher e o Brasil chora a morte de Cazuza.
|
Na Casa de Cinema, como em quase todas as produtoras do país, os projetos empacavam (os curtas "A velha" e "Baby Scott", os médias "Rain forest" e "O príncipe e a feiticeira", os longas "O Jardim do diabo" e "Deus"), e o assunto mais recorrente nas reuniões passou a ser como garantir que o prédio não seja roubado mais uma vez: cachorro ou alarme? Mesmo assim, conseguimos realizar o segundo Curso de Introdução ao Fazer Cinema, e chegar ao Festival de Gramado com 3 curtas na competição nacional: "A coisa mais importante da vida", "O corpo de Flávia" e "Memória". |
"Memória", atualmente distribuído pela Prana Filmes, foi filmado no segundo semestre de 1989 e finalizado em junho de 1990, com direção de Roberto Henkin. Em 21 de outubro, o crítico Aramis Millarch escreveu: "Pode-se considerar MEMÓRIA, em sua forma, o primeiro filme que se exibe no Brasil como oposição a Collor e seu projeto político."
*****
1990 / MEMÓRIA (14 min)
Direção: Roberto Henkin
Produção Executiva: Luciana Tomasi
Roteiro: Roberto Henkin e Jorge Furtado
Direção de Fotografia: Christian Lesage
Direção de Arte: Fiapo Barth
Música: Leo Henkin
Direção de Produção: Nora Goulart
Montagem: Giba Assis Brasil
Assistente de Direção: Ana Luiza Azevedo
Elenco Principal: João Batista Diemer (Narração masculina), Maria Verbena de Souza (depoimento)
Disponível de 23 a 29/nov
Legendas em inglês, espanhol, francês e português.
**********
MOSTRA CASA DE CINEMA: 30 ANOS, 30 FILMES
1987 / O dia em que Dorival encarou a guarda (disponível até 26/nov)
1988 / Barbosa (disponível até 27/nov)
1989 / Ilha das flores (disponível até 28/nov)
1990 / Memória (disponível até 29/nov)