Roteiro em modo texto: [ Download ]
               AEROPLANOS
	               episódio da série
	               CONTOS DE INVERNO 2002
	               argumento e roteiro de
	               Marcelo Pires
	               Versão 28/03/2002
	               coordenação de texto da série
	               Jorge Furtado
	               e Giba Assis Brasil
	               produção: Casa de Cinema de Porto Alegre
	               para RBS TV
*******************************************************************
CENA 1 - SAGUÃO DO AEROPORTO / NOITE
Tião espera no saguão do aeroporto. Olha o relógio.
	               VOZ DO AEROPORTO
	               Informamos a chegada do vôo 2341 procedente do Rio
	               de Janeiro, com escala em Curitiba.
CENA 2 - ARQUIVO / NOITE
Avião aterriza.
CENA 3 - SAGUÃO DO AEROPORTO / NOITE
Tião arruma o cabelo com a mão.
CENA 4 - SALA DAS BAGAGENS / NOITE
Alice entra na sala das bagagens.
CENA 5 - SAGUÃO DO AEROPORTO / NOITE
Tião bota a camisa pra dentro das calças.
CENA 6 - SALA DAS BAGAGENS / NOITE
Alice espera no lado da esteira de bagagens.
CENA 7 - SAGUÃO DO AEROPORTO / NOITE
Tião coloca um Halls na boca.
CENA 8 - SALA DAS BAGAGENS / NOITE
Esteira de bagagens pára. Alice está sozinha na sala.
	               ALICE
	               Cadê a minha mala?
CENA 9 - SAGUÃO DO AEROPORTO
Tião espera no saguão do aeroporto. Olha o relógio.
CENA 10 - SALA DAS BAGAGENS
Alice no balcão, fala com a moça da companhia.
	               MOÇA
	               A senhora poderia descrever a sua mala?
	               ALICE
	               É triste.
	               MOÇA
	               A sua mala é triste?
	               ALICE
	               Esta situação é triste.
	               MOÇA
	               Eu sei, mas a senhora poderia descrever a sua
	               mala?
	               ALICE
	               É horrível.
	               MOÇA
	               Isso acontece, tenho certeza que nós...
	               ALICE
	               A minha mala é horrível. Pesadona. Difícil de
	               carregar. Um suplício. Detesto malas. Detesto
	               aeroportos. A senhora é do pessoal de terra, né?
	               Pois é: eu também. Eu sou do pessoal de terra. E
	               quero a minha mala! A minha mala horrível. Mas, eu
	               quero.
CENA 11 - SAGUÃO DO AEROPORTO / NOITE
	Alice, com papelzinho na mão, sai pela porta da sala de
	desembarque. Carrega o papelzinho como se ele fosse precioso, o
	único papelzinho do mundo.
	Tião está dormindo na cadeira. Alice chega ao lado dele, vê ele
	ressonar.
	               ALICE
	               (grita) Curitiba!
Tião toma um susto. Levanta-se.
	               ALICE
	               A minha mala horrível está em Curitiba. Chega em
	               mais ou menos duas horas. Temos que esperar.
	               TIÃO
	               Boa noite (pausa)... meu amor.
	               ALICE
	               Boa noite pra quem?
	               TIÃO
	               Vamos tomar um café (pausa)... meu bem?
CENA 12 - SAGUÃO / NOITE
Tião e Alice caminham pelo saguão.
	               ALICE
	               Café preto e pão de queijo, café preto...
	Tião e Alice param na frente do elevador. Tião chama o elevador,
	aperta o botão.
	               ALICE
	               ... e pão de queijo, a dieta típica de quem vive
	               em aeroporto.
O elevador chega. Tião segura a porta e dá passagem pra Alice.
	               TIÃO
	               Você primeiro (pausa), minha querida.
CENA 13 - ELEVADOR
	Interior do elevador. O elevador pára, estraga entre dois
	andares.
	               ALICE
	               O que é isso?
	               TIÃO
	               Parou.
	               ALICE
	               Isso eu sei. Parou por quê?
	               TIÃO
	               Isso eu não sei. Calma.
	               ALICE
	               Eu não acredito.
	               TIÃO
	               Já vai andar, calma.
	               ALICE
	               Eu não acredito. Presa em um relacionamento que
	               está preso em um elevador que está preso em um
	               aeroporto. Eu não vou suportar ficar aquiþ sem
	               decolarþ nem aterrissarþ sem decolar... nem
	               aterrissar... elevador é uma espécie de nave....
	               sim: é uma aeronave... elevador é um tipo de
	               avião... só que mais apertado... mais abafado...
	               mais enlouquecedor... mais...
	               TIÃO
	               Quem me dera estar dentro de um avião. A gente
	               teria poltronas. E serviço de bordo.
	               ALICE
	               Você é engenheiro, Tião, faça alguma coisa.
Pausa.
	               TIÃO
	               (grita) Socorro! Alguém aí do aeroporto...
	               socorro... nós estamos presos no elevador...
	               socorro!
	               ALICE
	               A faculdade de engenharia ensina a berrar? Você
	               tem graduação em grito?
	               TIÃO
	               Alice, fique quieta. Deste jeito ninguém vai ouvir
	               os meus gritos. Calma, eles já estão
	               providenciando tudo.
	               ALICE
	               Eles quem, Tião?
	               
	               TIÃO
	               Sei lá. A guarda costeira. A cruz vermelha. A ONU.
	               O Greenpeace. Os super-amigos. Enfim, o pessoal do
	               aeroporto. Não vai levar nem um minuto, você vai
	               ver.
	               
	               ALICE
	               (olha o relógio) Quando passar o minuto, eu aviso.
	               
	               TIÃO
	               Alice, fique quieta, ok?
	               
	               ALICE
	               Ok.
Alice dá as costa pra ele. Tião dá as costas pra ela.
CENA 14 - ELEVADOR / NOITE
Eles em outra posição, se evitando dentro do elevador.
passagem de tempo.
Eles em outra posição, se evitando dentro do elevador.
passagem de tempo.
Eles em outra posição, se evitando dentro do elevador.
	passagem de tempo. Alice repara em um pacote que Tião trouxe
	consigo.
	               ALICE
	               O que é isso?
	               TIÃO
	               Um presente.
	               ALICE
	               Já que não tem mais ninguém por aqui, presumo que
	               seja para mim.
	Ele dá o presente, ela abre, é um vestido. Vermelho. Ela gosta.
	Vai tirando a roupa.
	               ALICE
	               Vou experimentar. Isso aqui parece um provador
	               mesmo.
Ela fica de calcinha e sutiã.
	               ALICE
	               Olhe pro outro lado.
Tião se vira, mal humorado.
	               TIÃO
	               Não é a primeira vez que você se troca na minha
	               frente.
	               
	               ALICE
	               Talvez seja a última. Vire-se. Mesmo dentro de um
	               elevador, tenho direito à um mínimo de liberdade.
Fica linda no vestido. Tião se vira. Olha pra ela.
	               TIÃO
	               Você ficou linda. A mulher mais linda deste
	               elevador.
	               ALICE
	               É pouco.
	               TIÃO
	               A mulher mais linda deste aeroporto.
Eles se beijam. Pinta o maior climão.
	               ALICE
	               Ainda é pouco.
	               TIÃO
	               A mulher mais linda da cidade.
	               ALICE
	               Melhorou. Mas... ainda... sei lá... poderia ser
	               melhor.
Eles se agarram pra valer.
	               TIÃO
	               A mulher mais linda do Brasil. Não: do mundo.
	               ALICE
	               Parabéns. Agora ficou razoável.
Neste agarro, toca música (do Jorge Mautner): Aeroplanos
	               você faz tantos planos
	               fica voando em aeroplanos
	               da imaginação
	               porque não faz seu campo de pouso
	               no aeroporto do meu coração
	               você voa com as nuvens
	               que são penugens
	               cor de algodão
	               e só retorna pra terra com a chuva
	               como gotas negras que batem no chão
	Alice e Tião transam. A câmera deriva e mostra o sinal de "pra
	cima" e o sinal de "pra baixo", mostra o sinal de "pra cima" e o
	sinal de "pra baixo", mostra o sinal de "pra cima" e o sinal de
	"pra baixo" mostra o sinal de "pra cima" e o sinal de "pra
	baixo".
CENA 15 - ELEVADOR / NOITE
	Alice e Tião, sentados no chão do elevador, a cabeça dela no
	ombro dele.
	               ALICE
	               Sabe o que eu mais detesto em aeroporto? Aeroporto
	               parece uma enorme sala de reunião. Um monte de
	               homens, homens de terno e gravata tomando
	               cafezinho, um monte de pastas, um monte de
	               agendas, um monte de celulares. E poucas mulheres.
	               TIÃO
	               Tem mais homem, mas tem mulher também.
	               ALICE
	               São minoria, sempre. E quase todas estão de
	               taillers. Taillers e escarpans. Taillers com
	               enchimento nos ombros. E escarpans de salto alto.
	               Aeroporto tem mármore por todos os cantos, e
	               cadeiras de plástico, e detalhes em aço. Por quê
	               não existe um aeroporto rústico? Só vou gostar de
	               um aeroporto quando tiver taboão no chão. E móveis
	               de vime. Com grandes almofadões. E lareira!
Alice levanta, espia para fora do elevador.
	               ALICE
	               Não suporto mais esta vidaþ eu sou jornalista, não
	               sou comissária de bordo... quando é que a gente
	               vai morar junto?
	               TIÃO
	               Não sei, estou no 14§ piso de uma obra de 20
	               andares.
	               ALICE
	               Não, Tião, você está preso entre o térreo o e 1§
	               andar do aeroporto, em um elevador, só comigo.
	               Seja sincero: algum dia nós vamos morar juntos?
	               TIÃO
	               Não quero ir pro Rio.
	               ALICE
	               Eu venho pra cá.
	               TIÃO
	               Não sei, Alice. Travei. Como o elevador.
	Ela se afasta, vai para o outro lado do elevador. Com raiva,
	Alice bate o pé na parede e, neste momento, o elevador se
	movimenta.
CENA 16 - SAGUÃO / NOITE
	As portas abrem. Um pequeno grupo vê o casal sair do elevador. No
	grupo está JOANA (o travesti da história do "Dr.Genarinho")). O
	grupo assusta Alice. Acuada, ela sai gritando, passando entre os
	curiosos.
	               ALICE
	               Perdi um ano e meio da minha vida!
	               JOANA
	               Mulher é assim: fica quinze minutinhos presa, já
	               diz que é uma vida inteira. Exageraada...
CENA 17 - BANHEIRO FEMININO/ NOITE
	Alice entra no banheiro feminino. Surge a senhora da limpeza.
	Alice tira o vestido vermelho e recoloca a roupa com a qual
	chegou.
	               SENHORA
	               Já sei, briga com o namorado.
	               ALICE
	               Ex! Ex-namorado.
	               SENHORA
	               Isso mesmo... como é mesmo o seu nome?
	               ALICE
	               Alice.
	               SENHORA
	               Isso mesmo, Alice. Homem é que nem avião. Se a
	               gente perde um, logo pega outro.
	Tião tenta entrar no banheiro. A senhora da limpeza não deixa.
	Empurra ele com a vassoura.
	               TIÃO
	               Alice, eu quero falar com você.
	               SENHORA
	               Homem não entra aqui.
	               TIÃO
	               Alice, manda esta mulher sair da minha frente...
	               SENHORA
	               Quem manda neste banheiro sou eu. Desinfeta.
	               ALICE
	               Exato, Tião. Desinfeta.
CENA 18 - SAGUÃO / NOITE
Tião do lado de fora do banheiro. Joana chega.
	               JOANA
	               Não deixaram você entrar no banheiro feminino?
	               TIÃO
	               Não.
	               JOANA
	               Não liga, fazem isso comigo o tempo todo.
CENA 19 - BANHEIRO FEMININO
	               ALICE
	               Tião é daqui, eu sou do Rio. Não agüento mais
	               aeroporto.
	               SENHORA
	               Eu trabalho há 10 anos neste serviço. Também não
	               agüento mais aeroporto.
	               ALICE
	               Ele não quer viver comigo. Não quer ter (faz um
	               gesto mostrando o ambiente em volta) um banheiro
	               em comum comigo, entende?
	               SENHORA
	               Viver junto, tudo bem, Alice, mas, acredite em
	               mim, é melhor cada um ter o seu banheiro. Homem
	               nunca levanta a tampa do vaso. Deixa toalha
	               molhada em qualquer lugar.
	               ALICE
	               Aperta a pasta de dente sem método nenhum.
	               SENHORA
	               Molha toda a pia quando faz a barba. E ainda
	               reclama quando a gente deixa a calcinha secando no
	               registro. Vai pendurar a calcinha aonde? No lustre
	               da sala?
	               ALICE
	               A senhora me convenceu.
As duas riem. A senhora dá um beijo maternal na testa dela.
CENA 20 - BANHEIRO MASCULINO
Joana no mictório. Tião na pia.
	               JOANA
	               Você vai esperar por ela?
	               TIÃO
	               Vou.
	               JOANA
	               Tem certeza?
	               TIÃO
	               Tenho.
	               JOANA
	               Não quer, por exemplo, pegar um elevador comigo?
	               TIÃO
	               Não.
	               JOANA
	               Eu conheço um elevador ótimo ... espaçoso... com
	               piscina... cama redonda... churrasqueira...
	               TIÃO
	               Eu preferia ficar sozinho. Se você não se importa.
	               JOANA
	               Se você quer ficar sozinho, vai conseguir. Quando
	               ela sair deste banheiro, não vai nem olhar na sua
	               cara. Tchau!
Tião olha-se no espelho.
	               TIÃO
	               (para a câmera) Pior que ele tem razão.
CENA 21 - BANHEIRO FEMININO
Alice, no espelho, se recompõe.
	               ALICE
	               Brigada, viu? Eu não sei o que seria de mim se eu
	               não tivesse encontrado a senhora. Eu seria capaz
	               de usar todas estas folhas de papel... de tanto
	               chorar... e aqui, olha só, recomendam que a gente
	               só use duas folhas...
	               SENHORA
	               Quem escreveu isso nunca chorou num banheiro de
	               aeroporto.
	               ALICE
	               Nunca... gente contida... gente mesquinha... só se
	               permite duas folhinhas de choro... eu não... eu
	               juro... juro que nunca mais ponho meu pé aqui... a
	               senhora e Salgado Filho que me perdoem... vou
	               agora pro Rio... (dá um cartão pra senhora)...este
	               é o meu telefone...me liga, por favor...
	               SENHORA
	               Ligo, minha filha, mas a cobrar. Esse tal de
	               Salgado Filho me paga uma miséria!
	               ALICE
	               Tá combinado. Deu pra ti, baixo astral... Porto
	               Alegre, tchau.
	               SENHORA
	               Tchau, Alice.
	Alice já trocou de roupa. Sai do banheiro, esquecendo o vestido
	vermelho lá, em cima da pia. A senhora percebe o vestido, sai
	atrás dela.
CENA 22 - SAGUÃO / AMANHECER
	Surge a senhora, atrás de Alice. Mas, estanca. Percebe Tião
	tentando acalmar Alice. Alice está comprando uma passagem no
	balcão da companhia.
	               TIÃO
	               Alice, vamos conversar. Fica comigo.
	               
	               ALICE
	               (cantarola) ...aperte o cinto, vamos chegar
	               dentro de mais um minuto estaremos no Galeão...
	               pa-ra-pa-ram!
	               
	               TIÃO
	               Alice, deixa de bobagem, fica até manhã.
Alice pega a passagem e mostra pra Tião.
	               ALICE
	               Tião, eu nunca tive tanto prazer em voar. Na
	               verdade, eu nunca tive prazer em voar. Será a
	               primeira vez. Adeus, Tião.
	               
	               TIÃO
	               E a sua mala?
	               
	               ALICE
	               Fica com ela, Tião. Vocês foram feitos um para o
	               outro.
	Embarca imediatamente. Tião fica sem reação, fica olhando Alice
	ir embora. A senhora, ainda com o vestido na mão, se aproxima e
	diz pra Tião.
	               SENHORA
	               Entendeu?
	               
	               TIÃO
	               O quê?
	               
	               SENHORA
	               O comentário sobre a mala.
	               
	               TIÃO
	               Entendi. Ela insinuou que eu sou um tremendo mala
	               e combino com a aquela mala horrível...
	               
	               SENHORA
	               Não, ela quis dizer que você... e a horrível
	               mala... estão perdidos.
	Alice passa pela porta de embarque. Não olha pra trás. A moça
	confere as passagens, na porta do Embarque.
	A senhora vai embora. A moça lá do começo, a moça da sala de
	embarque, aparece e traz a mala, horrível realmente, e deixa do
	lado de Tião.
	               MOÇA
	               Ela já foi?
	               
	               TIÃO
	               Já.
Entrega um papel e uma caneta a ele.
	               MOÇA
	               Eu preciso da sua assinatura.
	Tião assina. A moça vai embora. Tião senta na mala e fica ali,
	abandonado.
CENA 23 - SAGUÃO / NOITE
	Passagem de tempo. Uma semana depois. Tião está na porta da sala
	de desembarque do aeroporto. Liga pra Alice do celular.
	               TIÃO
	               Alice, tô aqui no Aeroporto, te esperando.
INTERCALADO COM
CENA 24 - QUARTO DE ALICE
Alice, em seu quarto, no Rio.
	               ALICE
	               E eu tô aqui, linda, cheirosa, esperando um amigo
	               pra sair.
	               TIÃO
	               Que amigo?
	               ALICE
	               A Beth.
	               TIÃO
	               Mas, a Beth é amiga.
	               ALICE
	               Meu ombro amigo. Por sinal, ele chegou. Vou
	               desligar.
	               TIÃO
	               Eu vou esperar por você, Alice, toda sexta-feira.
	               Aqui, no aeroporto.
	               ALICE
	               Eu sempre soube que você tem tara por aeroporto.
	               Tchau, Tião.
Ele fica lá, parado, magoado, sozinho ali.
CENA 25 - SAGUÃO / NOITE
	Passagem de tempo. Uma semana depois. Tião está na porta da sala
	de desembarque do aeroporto. Nada.
CENA 26 - SAGUÃO / NOITE
	Passagem de tempo. Uma semana depois. Tião está na porta da sala
	de desembarque do aeroporto. Nada.
CENA 27 - SAGUÃO / NOITE
	A senhora da limpeza está falando ao telefone. Ao fundo, Tião
	espera.
	               SENHORA
	               Sério, Alice, ele tá lá esperandoþ vem toda sextaþ
	               traz até a tua mala.... horrível... não, não tô
	               falando da mala... tô falando da situação do
	               Tião... ele só vai embora quando desce a última
	               pessoa do vôo... o quê? Bonitinho? Olha, Alice,
	               emagreceu, mas tá bonitinho.
CENA 28 - SAGUÃO / NOITE
	Passagem de tempo. Uma semana depois. Tião está na porta da sala
	de desembarque do aeroporto. O celular dele toca. Ele atende.
INTERCALADA COM
CENA 29 - QUARTO / NOITE
Alice, na janela do quarto, luzes ao fundo.
	               ALICE (MUITO NERVOSA)
	               Tião, você está bem, Tião?
	               TIÃO
	               Alice, o que foi?
	               ALICE
	               Eu tive um pesadelo, (ela chora) um pesadelo
	               horrível.
	               TIÃO
	               Que pesadelo?
	Alice olha para a rua, a imagem de Tião, de quepe, surge
	refletida no vidro.
	               ALICE
	               Eu sonhei que você era piloto de avião... (ela
	               chora) você usava um quepe ridículo... (ela chora
	               mais)
	               TIÃO
	               Você ligou porque eu estava usando quepe?
	Um acidente aéreo, refletido no vidro, funde-se à imagem do rosto
	dela.
	               ALICE
	               Não, Tião... o avião caiu... (ela chora) você era
	               péssimo piloto...
	               TIÃO
	               Alice, foi só um sonho.
	Um caixão e uma coroa de flores se sobrepõe por fusão ao rosto
	dela.
	               ALICE
	               Você morreu, Tião, e apesar do quepe... (ela
	               chora) apesar de ser péssimo piloto... (ela chora)
	               TIÃO
	               A ligação tá péssima!
	               ALICE
	               Eu fiquei arrasada... eu não posso viver sem você,
	               Tião, você morreu...
	               TIÃO
	               Eu tô vivo, Alice, mais magro, mas tô vivo.
	               ALICE
	               Como é que eu vou saber que isso ainda não é o
	               sonho?
	               TIÃO
	               Deita de novo. Deitou?
Alice deita.
	               ALICE
	               Deitei.
	               TIÃO
	               Eu vou cantar pra você dormir... (ele canta, sem
	               jeito, no saguão do aeroporto, mas com muita
	               doçura) "você faz tantos planos, fica voando em
	               aeroplanos da imaginação, porque não faz seu campo
	               de pouso, no aeroporto do meu coração".
A Senhora se aproxima, fecha os olhos, fica ouvindo Tião cantar.
Alice fecha os olhos, o rosto fica tranqüilo.
Tião desliga o telefone. A Senhora abre os olhos.
	               TIÃO
	               (para a Senhora) Dormiu.
	A Senhora volta a varrer. Tião vai saindo do aeroporto. Toca o
	telefone de novo.
	               ALICE
	               Você ainda tá guardando a minha mala?
	               TIÃO
	               Claro.
	               
	               ALICE
	               Então tô chegando aí amanhã.
	               TIÃO
	               (emocionado) Eu vou estar aqui. Te esperando.
CENA 30 - SAGUÃO DO AEROPORTO
	Outro dia. No saguão do aeroporto, ele espera. Ninguém chega. Já
	saíram todas as pessoas do vôo. Suspense. Ninguém chega. Ele se
	desilude.
	Surge a senhora da limpeza (está com o vestido vermelho no
	corpo). Tião olha pra ela.
	               TIÃO
	               Ela não vem.
	               SENHORA
	               Vem sim, Sebastião. Ela decidiu duas coisas: nunca
	               mais perder você, nunca mais pegar um avião.
	Tião olha para a Senhora, pensa um pouco, sorri. Ele dá um beijo
	na Senhora e sai correndo.
CENA 31 - RODOVIÁRIA
	Alice e Tião estão se abraçando na rodoviária. Maior clima de
	love story. É um dia de neve em Porto Alegre.
	Toca a música "Nuvem Passageira" de Hermes Aquino. Na versão
	original.
FIM
*******************************************************************
	(c) Marcelo Pires, 2002
	Casa de Cinema de Porto Alegre
	http://www.casacinepoa.com.br
06/07/2002
| Anexo | Tamanho | 
|---|---|
| aeroplan.txt | 22.94 KB |