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ANCHIETANOS
episódio da série
A COMÉDIA DA VIDA PRIVADA
roteiro de Jorge Furtado,
Carlos Gerbase
e Giba Assis Brasil
sexto tratamento - 29/06/1997
(formato de especial de TV)
produção: Casa de Cinema de Porto Alegre
para TV Globo
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[BLOCO 1]
CENA 01 - ESTÚDIO DA PRODUTORA - INTERIOR/NOITE
A luz de um estúdio se acende. CHICO entra caminhando lentamente.
Põe uma cadeira no centro do estúdio. Posiciona uma câmera,
acerta o quadro, liga um equipamento de vídeo, põe a fita no
gravador. Chico senta na cadeira. Olha para a câmara.
CHICO
Bom... Para começar, esta história não é uma
comédia. Tem umas partes que talvez você ache
engraçadas mas não é uma comédia. Esta história
terminou agora (olha o relógio), duas horas atrás,
com o resultado da eleição. Alguém tinha que
ganhar. Mas eu não sei exatamente quando esta
história começou. Talvez tenha sido no colégio
Anchieta, há muito tempo.
CENA 02 - PORTÃO DO COLÉGIO - EXTERIOR/DIA
Os ALUNOS chegam para as aulas: descem de ônibus escolares,
kombis e carros e vão entrando na escola.
CHICO (OFF)
O ano era mil novecentos e setenta e dois e quase
todas as pessoas que existiam tinham treze anos.
Enquanto a ditadura tomava conta do país, nós
vivíamos num mundo protegido, aprendendo o que
podíamos sobre amizade, sexo e movimento retilíneo
uniforme. Mais sobre amizade e sexo. Nós éramos o
futuro do país do futuro.
CENA 03 - SALA DE AULA - INTERIOR/DIA
A PROFESSORA DE INGLÊS, escreve "Elephant" no quadro. Ela bate
uma caneta na mesa para chamar a atenção dos alunos.
PROFESSORA
Atention, please...
CHICO (OFF)
A primeira vez que eu vi o Luciano foi numa aula
de inglês. A gente se entendeu rápido.
PROFESSORA
(com forte sotaque) Que animal é este? Listen:
(marcando bem a pronúncia) élefant!
LUCIANO e CHICO, 13 anos cada, levantam a mão, sérios.
LUCIANO
Pingüim!
PROFESSORA
(rindo) No, no, no.
CHICO
Urubu!
LUCIANO
Capivara!
PROFESSORA
No, no, no.
EMÍLIO, 13 anos, levanta a mão.
CHICO (OFF)
O mais católico, quase sempre o Emílio, acabava
com a tortura.
EMÍLIO
Elefante.
Chico e Luciano se olham, aborrecidos. A professora aponta para
Emílio.
PROFESSORA
That's it! (Escrevendo "Hippopotamus" no quadro)
And now... Ráipopótamusss...
Luciano levanta a mão. A professora vira-se para a classe e
aponta para Luciano.
LUCIANO
Vaca!
CHICO
Égua!
LUCIANO
Jumenta!
CENA 05 - CAMPO DE FUTEBOL - EXTERIOR/DIA
Campo de futebol. O juiz pede que eles escolham cara ou coroa e
sorteia o início do jogo. Andrew ganha o sorteio e pega a bola.
CHICO (OFF)
A primeira vez que eu vi o Andrew foi na semifinal
do Interescolar Pérola, um campeonato de futebol
patrocinado por um óleo de soja. O Andrew, é
claro, não era anchietano. Ele jogava no gol do
outro time, a Escola Técnica de Viamão.
Chico e Andrew se cumprimentam e trocam flâmulas.
CENA 04 - MUSEU DO COLÉGIO - INTERIOR/DIA
A turma de Chico entra, caminhando em fila, no salão de
exposições do museu da escola. Chico troca olhares com Cristina
através das vitrines. Eles se cruzam várias vezes, sempre
separados por aves empalhadas. Atrás de Cristina, um relógio de
parede marcando 5:24.
CHICO (OFF)
A primeira vez que eu vi a Cristina eu me
apaixonei. Eram cinco e vinte e quatro da tarde de
um dia de março, numa aula de ciências, no museu
do colégio. Cristina era linda como uma Heliconius
Phyllis, pura como um Troquilídeo. Eu acho que
agora bicho empalhado deve ser politicamente
incorreto, mas na época ainda não tinham inventado
a ecologia.
CENA 42 - BIBLIOTECA DO COLÉGIO - INTERIOR/DIA
Chico (criança) está sentado na biblioteca, lendo uma revista em
quadrinhos. Cristina (criança) senta na outra ponta da mesa.
Chico levanta os olhos e olha para Cristina.
CHICO (OFF)
A primeira vez que eu falei com a Cristina foi na
biblioteca... alguns anos depois.
Chico (adulto) olhando. Cristina (adulta) sorri. Chico sorri e
volta a olhar para o livro.
CHICO (OFF)
Ela está lendo um livro em francês. Acho que é em
francês. Vou perguntar. Vou perguntar nada, vou
ficar na minha. Vou fingir que ela nem está aqui.
Chico ergue os olhos outra vez. Cristina está lendo,
aparentemente compenetrada. Cristina pega da bolsa, meio
escondida, uma bolacha.
CHICO (OFF)
Pelo menos ela podia me oferecer uma bolacha.
Estou morrendo de fome.
Chico volta a prestar atenção no livro.
CRISTINA
Tem horas?
CHICO
(nervoso) Não, obrigado. Ah, horas?... Faltam
cinco.
CRISTINA
Cinco o quê?
CHICO
Cinco minutos pra acabar o recreio. São dez e
vinte e cinco.
CRISTINA
Quer uma bolacha?
CHICO
Não, obrigado.
Chico volta a ler.
CHICO (OFF)
Por que você disse não, sua anta? A guria
ofereceu, você estava a fim. Agora azar, vou ficar
na minha.
Chico volta a erguer os olhos. Pelo decote de Cristina, percebe
uma nesga de sutiã preto.
CHICO (OFF)
Ela está de sutiã. Sutiã preto! Ai meu deus do
céu, ai meu deus do céu... Sutiã preto, ela nem
tem muito peito. Ou será que tem?
Cristina olha para ele e fecha o último botão da blusa. Chico
baixa os olhos rapidamente, constrangido.
CHICO (OFF)
Ela se deu conta que eu estava olhando os peitos
dela. Azar, quem mandou usar sutiã preto. Vou
ficar na minha.
Cristina surge ao lado de Chico.
CRISTINA
Você já fez o trabalho de física?
CHICO
Do pêndulo? Não.
CRISTINA
A gente podia fazer junto, lá em casa.
Chico tenta, e consegue, disfarçar a excitação.
CHICO
Legal. Quando?
CRISTINA
Hoje à tarde.
CHICO
Tudo bem.
Cristina pega um papel e anota um endereço. Entrega para Chico.
CRISTINA
É bem aqui perto, conhece a rua?
Chico faz que sim.
CRISTINA
Duas horas?
CHICO
Duas horas.
CRISTINA
Legal.
Cristina levanta e vai saindo. Luciano chega.
LUCIANO
Oi, Cristina.
Luciano senta ao lado de Chico.
LUCIANO
Essa mina é louca mas é muito gostosa. O Emílio te
mostrou o cavador?
CHICO
(ainda em estado de choque) Acho que não.
LUCIANO
O Emílio comprou um cavador bárbaro. Tá dizendo
que hoje ninguém ganha dele.
CHICO
(lembrando-se) O campeonato de botão! Não vai
poder ser hoje.
LUCIANO
Como? Você disse que estava tudo certo!
CHICO
É que a minha mãe tem novena e elas vão usar a
garagem.
LUCIANO
Novena??? Pô, Chico, hoje de manhã eu ainda falei
contigo do campeonato, você esqueceu que...
Cristina volta.
CRISTINA
Esqueci minhas bolachas. (para Luciano) Você já
fez o trabalho de física?
LUCIANO
Não. Por quê?
CRISTINA
A gente podia fazer um grupo de três. Eu e o Chico
vamos trabalhar lá em casa, às duas.
LUCIANO
Hoje? (olhando para Chico) Hoje. Tudo bem. Eu vou
com o Chico.
CRISTINA
Legal.
Cristina sai. Luciano e Chico ficam olhando Cristina se afastar,
enquanto Emílio chega, excitado.
EMÍLIO
(abrindo a pasta) Chico, aposto que você nunca viu
um cavador de acrílico com três camadas...
(mostra)
CHICO
(distraído) Não...
LUCIANO
(cortando) Não vai ter campeonato hoje, Emílio.
EMÍLIO
Por quê???
Chico olha para a porta da biblioteca, por onde Cristina vai
saindo.
LUCIANO
Novena. Eu e o Chico temos novena.
Emílio fica olhando para eles, com o cavador na mão. Neste
momento, toca a campainha que indica o final do recreio.
CENA 43 - CASA DE CRISTINA - INTERIOR/DIA
Cristina, de pés descalços sobre um pufe cor-de-rosa, segura um
pêndulo, que se move lentamente. Chico e Luciano, sentados no
chão da sala, entre papéis e gráficos espalhados, ficam parados,
sem conseguir tirar os olhos dela.
CHICO (OFF)
Se ela não tivesse esquecido aquelas bolachas
talvez a nossa vida fosse completamente diferente.
(rindo) Sem falar que o prefeito da cidade podia
até ser outro.
CENA 06 - ESCADARIA DA FACULDADE - INTERIOR/DIA
Escadaria da faculdade, apinhada de gente e forrada de cartazes.
Andrew, de braços cruzados, ouve com ar sério. LUCIANO, de
pijama, faz um discurso. Por trás dele, CHICO, com OUTRO0
ESTUDANTE, segura uma faixa de pano onde está escrito: "FAIXA DE
PANO".
CHICO (OFF)
O Andrew eu só reencontrei na faculdade de
comunicação, em setenta e nove. O Luciano e eu
formamos uma chapa na eleição do centro acadêmico.
Andrew concorria pela situação.
LUCIANO
(BG) Exigimos anistia ampla, geral e irrestrita a
todos os presos políticos. (sobe o áudio) Exigimos
que todos os congressos da UNE se realizem em
cidades com praia. Exigimos a renúncia imediata do
presidente dos Estados Unidos da América. Se
nossas exigências não forem atendidas em quarenta
e oito horas nós ficaremos bastante chateados.
Muito obrigado!
A platéia ri, vaia e aplaude.
ANDREW
O inimigo mais perigoso não está na direita,
companheiros. O inimigo mais perigoso (aponta para
Luciano) está camuflado de progressista e tenta
ridicularizar a luta dos estudantes.
Luciano segura um travesseiro. Parte da platéia se diverte.
ANDREW
Operários foram presos em São Paulo por lutar pelo
direito de greve. (olhando para Luciano) E isso
não é engraçado. A luta dos camponeses por terra,
a luta dos trabalhadores por melhores salários...
LUCIANO
Engraçado é chamar alguém de camponês. No Brasil
não existe camponês. Chama um agricultor de
camponês e ele acerta o seu pé com a enxada.
A platéia se manifesta ruidosamente.
ANDREW
Eu não lhe concedi aparte!
LUCIANO
O seu discurso é importado e a tradução é muito
ruim!
ANDREW
E o seu discurso serve à ditadura. O anarquismo é
a direita vestida de palhaço.
LUCIANO
O que serve à direita é a incompetência da
esquerda.
Os dois gritam ao mesmo tempo. Luciano pega um grande
despertador. O despertador toca, aumentando o caos. A platéia
vaia, grita e aplaude.
CENA 07 - TEATRO/BASTIDORES - INTERIOR/NOITE
Chico caminha com dificuldades pela coxia de um teatro. Ao fundo,
placas indicam erradamente ESQUERDA e DIREITA. Chico pede
informações a um COELHO, que lhe indica o caminho.
CHICO (OFF)
A Cristina, que também adorava uma platéia, foi
fazer teatro. Ela me convidou para uma sessão de
sensibilização, onde a gente ia explorar os nossos
sentidos em busca do autoconhecimento. Por via das
dúvidas, escovei bem os dentes.
CENA 08 - TEATRO/PALCO - INTERIOR/NOITE
Chico entra no palco e é recebido por Cristina, Abraão e outros
atores, todos nus. Chico fica num constrangimento total.
CHICO
Cristina?
CRISTINA
Chico! Pessoal, este é o Chico.
CHICO
Tudo bem?
CRISTINA
Que bom que você veio. Eu sempre achei que a gente
devia fazer alguma coisa juntos.
Chico fica olhando para ela, hipnotizado. Abraão se aproxima.
CRISTINA
Chico, este é o Abraão.
ABRAÃO
A Cristina fala muito de você.
CHICO
Legal. (olhando para cima) Interessante estas
luzes...
ABRAÃO
É verdade. Ela lhe falou sobre o exercício?
CHICO
Falou, falou. Eu... acho super interessante esta
história de autoconhecimento e tudo, mas é que...
Eu posso ficar de cueca?
Chico e Cristina, frente a frente, muito próximos. Eles tocam o
rosto um do outro. Chico tenta controlar-se
ABRAÃO
Você é um ser vivo. Um animal, uma árvore. Você é
um corpo. Você é o seu corpo. Explorem os
sentimentos do outro com a ponta dos dedos. Toquem
os sentimentos do outro.
CHICO
Cristina, tem um sentimento meu que está ficando
fora de controle.
CRISTINA
Deixe os sentimentos crescerem.
CHICO
Pois é, é exatamente disso que eu estou falando...
CRISTINA
Qual é o problema? Relaxe. Não tenha medo de
demostrar o que você sente. Não tente se
controlar.
Chico olha para Cristina alguns segundos e então a agarra, tasca-
lhe um beijão.
CRISTINA
Chico! Controle-se!
CHICO
Eu sou um animal! Eu sou uma árvore! Eu sou uma
árvore enorme! Eu sou um jequitibá!
CRISTINA
Socorro!
CENA 09 - REDAÇÃO DA TV - INTERIOR/DIA
Luciano, na sala de redação, batendo a máquina.
CHICO (OFF)
O Luciano conseguiu um emprego numa estação local
de tevê. Ele escrevia os textos da madame Mirna.
LUCIANO
(falando sozinho) Câncer...
CENA 10 - ESTÚDIO DE TV/CENÁRIO ASTRAL - INTERIOR/DIA
Cenário de um programa de horóscopo na TV. MADAME MIRNA fala com
leve sotaque castelhano. Luciano opera a dália, com o texto.
MADAME MIRNA
Aos nativos de Câncer a recomendação é cautela e
caldo de galinha. O posicionamento de Marte em
Virgem e a frente fria argentina favorecem a gripe
e os distúrbios pulmonares. Tome cuidado com
pessoa invejosa. Cor bege, número vinte e três.
CENA 11 - REDAÇÃO DA TV - INTERIOR/DIA
Luciano está em sua mesa numa sala de redação. É um lugar meio
decadente. Chico está sentado em uma cadeira à frente. Luciano
põe sobre a mesa um roteiro.
LUCIANO
"Seis Personagens à procura de um país", roteiro
inédito de Luciano de Almeida, para um programa de
televisão que você vai dirigir. A Cristina faz a
Primeira Atriz. Você já viu a peça?
Chico pega o roteiro, folheia.
CHICO
Não.
LUCIANO
Eu dei pro Velho ler, ele achou "interessante",
que é o máximo que ele acha de qualquer coisa.
CHICO
Por que você mesmo não dirige?
LUCIANO
Não, obrigado. Eu só escrevi este roteiro por
causa da Cristina. Eu fui falar com ela depois da
peça, no camarim. Ela estava especialmente linda,
tirando a maquilagem...
CENA 12 - CAMARIM - INTERIOR/NOITE
Cristina, no camarim, tirando a maquilagem. Luciano, de pé ao
lado dela, só observa, tentando aparentar naturalidade.
LUCIANO (OFF)
Me olhou com aqueles olhos profundos e disse que
sempre quis fazer alguma coisa junto comigo.
VOLTA PRA CENA 11 - REDAÇÃO DA TV - INTERIOR/NOITE
Chico olha pra Luciano, disfarçando a surpresa.
CHICO
Sei.
LUCIANO
Escrevi o roteiro numa noite. Eu não quero ser
diretor, nem jornalista, nem trabalhar em
televisão.
CHICO
E o que você está fazendo aqui?
LUCIANO
Juntando dinheiro pra abrir a minha produtora, a
Lucky Vídeo.
Chico acha graça.
LUCIANO
É sério. Já tenho até um sócio uruguaio. Pra
ganhar dinheiro um sujeito precisa de um sócio
uruguaio.
O VELHO, um sujeito de uns quarenta e cinco anos, aparência
cansada, abre a porta que dá para a sala de redação. Faz um sinal
para Luciano. Ele levanta.
LUCIANO
Vamos lá. Cadê a fita?
Chico tira da mochila uma fita de vídeo U-Matic.
CENA 13 - PÁTIO DE ESCOLA (MONITOR) - EXTERIOR/DIA
Chico, no pátio de uma escola, entrevista algumas crianças.
Edição de imagens com trilha. Sobem os créditos. Roteiro e
Direção: Francisco Freire... (Trilha: "Como o Diabo Gosta", do
Belchior)
CENA 14 - SALA DO VELHO - INTERIOR/DIA
O velho está sentado a uma velha escrivaninha. O Velho acende um
cigarro. Durante todo o diálogo ele divide a atenção entre Chico
e o jornal aberto sobre a mesa.
VELHO
(não muito animado) Interessante.
CHICO
O equipamento de vídeo da faculdade não é muito
bom.
VELHO
Deve ser melhor que o nosso. Você já sabe o
salário?
CHICO
O Luciano me disse.
VELHO
E o horário?
CHICO
Madrugada, tudo bem.
VELHO
(para Luciano) O Andrew já terminou a edição?
LUCIANO
Deve estar terminando.
VELHO
Diz pra ele dar uma chegada aqui.
Luciano sai. O Velho procura uma xícara de cafezinho que esteja
limpa. Não encontra, despeja o conteúdo de uma xícara usada em
outra, serve-se de café na garrafa térmica.
VELHO
A audiência do jornal é mínima, mas sempre tem
alguém que acorda às sete da manhã e liga a tevê,
não me pergunte por quê. A editora chefe é a Dona
Miriam Junqueira, conhece?
Chico faz que não.
VELHO
Ela não dá a mínima pro texto das matérias, desde
que não tenha três linguodentais fricativas na
mesma frase. Eu já vi ela trocar "os assaltantes
são sete" por "os ladrões eram oito".
Andrew entra na sala.
VELHO
Andrew, este é o Chico.
ANDREW
A gente já se conhece da faculdade. Tudo bem?
Cumprimentam-se.
VELHO
O Chico vai segurar a outra alça da mala.
ANDREW
Já avisou das linguodentais fricativas?
VELHO
Já. (para Chico) Passa no departamento de pessoal
pra acertar tudo. Tem certificado de reservista?
CHICO
(levantando) Tenho.
VELHO
Meu pai dizia que tudo que um homem precisa é um
pênis, um emprego e um certificado de reservista.
CHICO
Então tá tudo em ordem.
CENA 15 - VILA POPULAR - EXTERIOR/DIA
Numa ruela, Chico, Andrew e um CINEGRAFISTA descem da caminhonete
com o equipamento. Na porta de uma casa de madeira, Andrew
entrevista uma MULHER, que fala emocionada. Chico interrompe,
Andrew não entende. Chico posiciona a mulher na luz e manda
recomeçar o depoimento.
CHICO (OFF)
Eu e o Andrew logo formamos uma dupla. A gente
fazia reportagens sobre demissões, desemprego,
violência, poluição. Ele dizia que toda matéria
tinha que ter um opressor e um oprimido.
CENA 16 - ILHA DE EDIÇÃO TV - INTERIOR/NOITE
Andrew opera a ilha. Chico, ao lado, sugere modificações. Os dois
parecem satisfeitos com o trabalho.
CHICO (OFF)
Eu não entendia disso: pra mim eram sempre o
mocinho e o bandido. E o mocinho tinha que estar
bem iluminado. A gente se entendeu rápido.
CHICO
Você lembra da semifinal do Interescolar Pérola de
setenta e três?
ANDREW
Semifinal? Não. Mas eu lembro que a gente perdeu a
final pro Colégio Militar. Foi tudo armado.
CHICO
(achando graça) Você acha que a ditadura estava
preocupada com o resultado do Interescolar Pérola?
ANDREW
Você não acredita? O juiz e um bandeirinha eram
militares da reserva.
CHICO
Andrew, eu vi a final. Vocês levaram cinco a um.
ANDREW
Veja bem, a imagem que a direita tentava passar
dos militares era a de...
CHICO
Tudo bem, Andrew. (apontando pro monitor) Fade
out.
FADE OUT.
CENA 17 - CORREDORES DA TV - INTERIOR/NOITE
Chico, Andrew, Luciano e Cristina entram na televisão. Salas
vazias. Chico e Luciano acendem luzes e equipamentos.
CHICO (OFF)
Na madrugada, nós tomávamos conta da televisão.
Enquanto todos dormiam, a gente sonhava.
CENA 18 - CENTRAL TÉCNICA DA TV - INTERIOR/NOITE
Chico está na central técnica, com cara de sono, mexendo nos
controles da mesa. O relógio na parede marca 3:47.
CENA 19 - ESTÚDIO DE TV/MONITOR - INTERIOR/NOITE
Cristina, interpretando "Alice no país das maravilhas", agita os
braços na frente de um fundo azul.
CRISTINA
Dinah vai sentir muito a minha falta esta noite,
eu acho...
No monitor, graças ao "chroma-key", Cristina-Alice parece estar
caindo em um poço sem fundo.
CRISTINA
Dinah, eu queria que você estivesse comigo aqui.
Não tem nenhum rato no ar, infelizmente, mas bem
que você podia pegar um morcego...
De repente, o fundo do "chroma-key" termina, e Alice fica
sacudindo os braços no ar sobre as imagens de uma tv fora do ar.
CRISTINA
... é igualzinho a um rato, sabe? Mas, gatos comem
morcegos? Gatos comem morcegos?
CHICO (OFF)
(no microfone) Parou. Terminou a base do chroma.
São quase quatro da manhã, eu reedito depois.
Ficou ótimo.
De repente, a imagem do estúdio surge em outro monitor. Neste
monitor está escrito "NO AR". Chico se assusta.
CHICO
O que é isso?
Luciano entra em cena, seguido por Andrew. Luciano tem um baseado
na mão e faz sinais para Chico, apontando para o lado. Cristina e
Andrew morrem de rir. Chico liga uma tv comum, muda de canal, daí
encontra a imagem do Luciano.
CHICO
(erguendo-se) O Luciano enlouqueceu! A tevê está
no ar!
Chico verifica a mesa.
CHICO
(assustado, grita no comunicador) Porra, Luciano,
você é louco! Desliga esta merda, Luciano!
CRISTINA
Que foi?
CHICO
(levantando) Ele ligou o transmissor. A tevê tá no
ar! (sai)
Cristina fica rindo. Luciano pega o livro "Alice no país das
maravilhas" na mão, dá uma tragada e segura a fumaça nos pulmões.
Abre o livro.
LUCIANO
"Era briluz. As lesmolisas touvas roldavam e
relviam nos gramilvos. Estavam mimsicais as
pintalouvas e os momirratos davam grilvos". E
agora com vocês, nosso comentarista comunista e
pobre, Andrew Silva Ribeiro Terceiro.
Luciano passa o baseado para Andrew. Ele dá uma tragada e vem
para frente da câmara.
ANDREW
Trabalhadores do Brasil! Pão, orgasmo e maconha
para todos! Hay que endurecerse, pero sin faltar
la marijuana jamás!
Chico desliga o transmissor. O monitor "NO AR" se apaga. Chico
entra no estúdio e desliga a luz. Luciano entra em cena.
LUCIANO
Camaradas! Mercenários a soldo do capitalismo
ianque estão invadindo nossos estúdios. Querem
calar a nossa voz, camaradas! A Tele Rebelde,
canal nove, uma emissora da Fundação Raul
Seixas...
Luciano fica falando mas não se ouve o que ele diz. Chico cortou
o som dos microfones. Chico entra em cena, ainda irritado,
gesticulando muito. Luciano estende o baseado para Chico. Ele
pára de discutir, pega o cigarro e fuma.
CENA 20 - TEATRO/CENÁRIO DE ALICE - INTERIOR/NOITE
Um cenário de teatro infantil. Cristina dá o texto final de
"Alice no País das Maravilhas".
CRISTINA
Ela estava cercada de outras crianças e fazia os
olhos delas brilharem quando lhes contava
histórias curiosas, talvez até mesmo o sonho do
País das Maravilhas, de há muito tempo atrás.
Chico, mais Andrew com sua mulher SÍLVIA e uma FILHA no colo, 2
anos, no meio de uma platéia de mães com seus filhos, batem
palmas.
CENA 21 - CAMARIM - INTERIOR/NOITE
No camarim lotado, clima de alegria, confusão, todos falando ao
mesmo tempo. Chico abraça Cristina. Chico apresenta Abraão para
Andrew.
ABRAÃO (OFF)
Eu não tenho orgulho nenhum de ter sido preso. Eu
nem era comunista.
CENA 22 - CAMARIM (MONITOR) - INTERIOR/NOITE
Reportagem sobre Abraão: se maquilando, no palco, dando aulas.
Fotos de Abraão em outras peças.
ABRAÃO
Eu só não gostava do que os militares faziam:
torturar gente, prender músicos, proibir filmes. E
eu fazia teatro, dava aula de filosofia, estas
coisas. (...) Os caras que me torturaram me
chamavam de "judeu!", "veado!", "atorzinho!".
Abraão, sentado no cenário da peça, termina de tirar a
maquilagem.
ABRAÃO
Tinha um lado irônico: era tudo verdade, eu era
mesmo um atorzinho veado e judeu. Irônico, mas não
engraçado. (...) Eu continuo querendo mudar o
mundo, eu continuo acreditando nas pessoas, eu
continuo sendo... esquerdo.(...) Tem uma frase no
Orlando... "Eu estou crescendo. Estou perdendo
algumas ilusões. Talvez para adquirir outras."
Tomara que sim.
CENA 23 - ILHA DE EDIÇÃO TV - INTERIOR/DIA
Chico dá pause no VT. O Velho fica olhando para o monitor
apagado. Chico e Andrew ficam esperando uma resposta do Velho.
VELHO
(muito sério) Interessante. Muito interessante. Só
que não vai ao ar.
Chico ri, como quem não acredita. Andrew não esboça uma reação.
CHICO
Por quê?
VELHO
Ele é muito gordo.
CHICO
Velho...
VELHO
(levantando) Chico, por favor, não vamos começar
uma conversa adolescente a esta hora. Ele fala de
tortura. Não é o momento de provocar os militares,
você sabe disso.
Andrew ri.
ANDREW
Como é que você se conforma com um papel desses,
Velho?
VELHO
Da mesma maneira que vocês: eu sou pago pra isso.
Andrew levanta, começa a pegar suas coisas, papéis, livros.
ANDREW
Eu não. Não mais. Já aprendi o que tinha pra
aprender nessa tevê. Eu vou sair e botar a boca.
VELHO
Onde? No bar? Ou no jornalzinho do sindicato? Não
seja ridículo, Andrew.
ANDREW
Sabe qual é o seu problema, Velho? É que você
cansou. Cansou, de tanto levar porrada, e resolveu
colaborar. Tudo bem, dá pra compreender. Mas eu
ainda nem comecei e não vou me submeter aos seus
critérios nazistas. Eu tô fora.
Andrew sai. Chico senta e fica olhando para o Velho.
VELHO
E você Chico? Vai pegar ou vai continuar? O prêmio
está acumulado em dez milhões.
CHICO
Deixa de ser cínico, Velho.
VELHO
Deus me livre! Ser cínico é que me faz suportar
idiotas como vocês dois. Vocês querem comover meia
dúzia de donas de casa que acordam cedo para fazer
o café pro marido. "Ele foi torturado? Pobrezinho,
que maldade..." São as mesmas donas de casa que
bateram panela na rua, rezando e pedindo o golpe
militar. O Ibope de vocês é zero, Chico! Não se
faz revolução nenhuma dando zero no Ibope.
O Velho vai saindo. Chico senta na cadeira do editor. Apóia a
cabeça com a mão.
VELHO
Termina de editar o jornal e vai dormir. Você tem
uma entrevista amanhã cedo. (pausa) O Andrew te
falou que recebeu uma proposta pra trabalhar numa
rádio?
CHICO
(surpreso) Não.
VELHO
Três vezes o salário daqui. Ele quer sair dando
uma de ofendido. E você quer perder o emprego e
quer que eu arrisque o meu pelas bichices de um
atorzinho?
CHICO
Você esqueceu de dizer que ele é judeu.
VELHO
Podia ser pior. Ele podia ser negro. Boa noite.
CENA 44 - SAGUÃO DO AEROPORTO - INTERIOR/DIA
Chico entra apressado no saguão do aeroporto. Encontra Luciano,
que vem em sentido contrário. Eles procuram Cristina em meio a um
grupo de passageiros que acaba de desembarcar.
CHICO
Já chegou o vôo dela?
LUCIANO
Não tenho certeza.
CHICO
O que ela foi fazer na Índia?
LUCIANO
Você lembra que ela tava se tratando num analista?
CHICO
Indiano?
LUCIANO
Não. Freudiano. Ela ficava muito ansiosa por não
lembrar dos sonhos, para contar pro analista.
CENA 45 - BANCA DE REVISTAS - EXTERIOR/DIA
Cristina compra uma revista numa banca. O nome da revista é "BONS
SONHOS".
LUCIANO (OFF)
Aí ela comprou uma revista de interpretação de
sonhos, pra decorar um sonho qualquer que era dado
como exemplo.
CENA 46 - CENTRO DA CIDADE - EXTERIOR/DIA
Cristina caminha quase nua pelo centro da cidade. Tenta se
esconder com um jornal. As PESSOAS passam por ela mas não prestam
atenção. Um GUARDA se aproxima.
LUCIANO (OFF)
Ela leu e contou pro analista que tinha sonhado
que estava nua no centro da cidade quando um
guarda aparecia e pedia uma informação. O guarda
queria saber onde ele podia pegar o ônibus para
Passo Fundo.
CENA 47 - CONSULTÓRIO - INTERIOR/DIA
Cristina, numa poltrona, conta o sonho pro analista.
LUCIANO (OFF)
O analista disse que ela estava se sentindo
exposta, que eles precisavam falar sobre o pai
dela. A revista disse que sonhar com guarda é
sinal de sorte e que sonhar com ônibus é camelo.
CENA 48 - PIRÂMIDES - INTERIOR/DIA
Cristina, em meio às pirâmides do Egito, encontra o ARGENTINO, um
homem de mãos fortes e de cabeça raspada.
LUCIANO (OFF)
Ela largou a análise e embarcou pro Egito no dia
seguinte.
CHICO (OFF)
Egito? Não era Índia?
LUCIANO (OFF)
Acontece que no Egito ela encontrou um argentino.
Disse que era o homem da vida dela. Eles viajaram
juntos pra Calcutá.
VOLTA PRA CENA 44 - SAGUÃO DO AEROPORTO - INTERIOR/DIA
Chico e Luciano esperando Cristina.
CHICO
Mas então o argentino vem junto?
LUCIANO
Não, ela foi tomar banho no Ganges, teve uma
infecção por estafilococos e voltou pro Brasil. Me
ligou hoje de manhã do Rio.
CHICO
(aponta uma mulher) É ela?
LUCIANO
Muito alta!
Por trás deles, chega uma mulher com um traje krishna completo.
Luciano e Chico se viram e olham direito para o rosto da krishna:
é Cristina. Os dois ficam pasmos.
CHICO
Cristina...
CRISTINA
(sorrindo) Hare-krishna.
CHICO
(tentando aparentar normalidade) Igualmente.
Chico, depois de um momento de hesitação, decide cumprimentá-la à
maneira ocidental, com um beijo, mas Cristina o detém com um
gesto.
CRISTINA
(sempre sorrindo) Desculpe, Chico, mas o beijo é
maia. Nós não somos casados.
Chico fica sem saber o que fazer.
LUCIANO
Apertar a mão pode?
CRISTINA
(sorrindo) Pode.
Os três apertam as mãos.
CENA 49 - FRENTE DO TEMPLO - EXTERIOR/DIA
Cristina e seus COMPANHEIROS KRISHNA abanam para Chico e Luciano,
que estão no carro, em frente ao templo.
CENA 25 - REDAÇÃO DA TV - INTERIOR/DIA
Luciano trabalhando na redação da TV. Ele segura o telefone no
ombro e fala com Chico. Sobre a mesa, mapa astral.
CHICO (OFF)
Foi nesta época que o Luciano começou a utilizar
seus conhecimentos astrológicos para investir na
bolsa de valores.
LUCIANO
(para Chico) Você tem o ascendente em peixes e
peixes é água e a cor simbólica das águas
primordiais é o verde. Verde. É óbvio, você deve
comprar dólar. Poupança é coisa de
capricorniano.(ao telefone) Sim? (...)Setenta e
dois. (...) Sei. (...) Davi, o Ibarri tá me
dizendo isso desde março... (...) Certeza? (...)
Isso daria uns quarenta e cinco por cento numa
semana... (...) E dá pra acreditar? (...) Claro,
Davi, nem precisa falar. Sigilo absoluto.
CENA 26 - PARQUE - EXTERIOR/DIA
Um parque florido, cenário de piquenique, toalha estendida na
grama, entre as flores. Em destaque, uma cesta de vime com pães
de diferentes tipos. Ao lado, RENATA, uma modelo muito bonita,
com um roteiro na mão, tenta decorar o texto. Em volta dela, a
EQUIPE DE PRODUÇÃO prepara a gravação. Luciano fala com ela e vem
até a câmara, onde está Chico.
RENATA
Gostosos, deliciosos e... Não. (olhando o texto)
Gostosos, macios e fofinhos. (pra câmara,
sorrindo) Gostosos, fofios e... Não. (volta o
olhar o texto).
CHICO (OFF)
Foi esta não tão improvável mistura de astrologia
e mercado futuro que mudou a vida do Luciano. E a
nossa também. O primeiro trabalho da Lucky Vídeo
foi um comercial de pão. E eu comecei a descobrir
o poder que tem um diretor.
Afastado dela, olhando por monitor, Chico pensa em voz alta.
Luciano se aproxima.
CHICO
Podia ter um pipoqueiro lá no fundo...
LUCIANO
Um pipoqueiro lá no fundo! Rápido!
PRODUTOR (OFF)
Um pipoqueiro!
CHICO
Essa guria não vai conseguir dar o texto.
LUCIANO
Claro que vai, Chico, olha que gracinha.
(oferecendo a Chico) Quer uma bala?
CHICO
Eu odeio esse negócio, eu odeio publicidade.
Chico pega a bala. Um pipoqueiro, que parece não estar entendendo
nada, surge na cena.
LUCIANO
Claro. Você já me disse isso. Acontece que você
aceitou fazer este comercial e acontece que a
gente só tem mais uma hora de equipamento.
CHICO
Fica melhor sem o pipoqueiro.
LUCIANO
Sem o pipoqueiro! Tirem esse pipoqueiro daí!
PRODUTOR (OFF)
Tirem esse pipoqueiro daí!
O pipoqueiro é arrastado para fora da cena.
LUCIANO
Chico, o sol tá caindo, Chico... Olha lá a Renata.
Ela é linda. Ela vai comer o pão e dizer que é
gostoso, macio e fofinho. Todo mundo vai acreditar
nela, porque ela é linda. Publicidade é isso aí.
Chico fica olhando para Luciano. Depois dá uma olhada para
Renata. Ela dá um sorriso simpático para Chico. Chico retribui.
CENA 27 - PARQUE (MONITOR) - EXTERIOR/DIA
Na tela de uma tevê, Renata começa a comer o pãozinho, linda e
simpática. Detalhes do pão, que parece delicioso. Musiquinha no
fundo. Ela fica comendo o pão, com mordidas pequenas.
LOCUTOR 1
Cláudia foi contratada para dizer que os pãezinhos
Ibarri são gostosos, macios e fofinhos. Cláudia
foi escolhida porque ela também é gostosa, macia e
fofinha. Ela está ganhando um ótimo cachê só para
dizer isso, que os pãezinhos Ibarri são gostosos,
macios e fofinhos. É um serviço fácil. Cláudia...
Por favor, Cláudia: o texto! Cláudia!
Ela ainda está comendo. Entra a assinatura da Lucky Bread, com a
locução final.
LOCUTOR 2
Pãezinhos Ibarri. Gostosos, macios e fofinhos.
CENA 28 - APARTAMENTO DE LUCIANO - INTERIOR/NOITE
Chico, Luciano e Renata estão na sala do apartamento de Luciano,
assistindo televisão. Luciano aplaude, entusiasmado.
LUCIANO
Ficou ótimo!
CHICO
É...
RENATA
(sem entender) Cadê o meu texto?
LUCIANO
(beijando Renata) Era um subtexto.
Renata continua sem entender.
LUCIANO
Subtexto... um texto que fica por baixo do outro,
não aparece, eles usam muito nos Estado Unidos.
Under-text. (Dá outro beijo.) Cláudia, você tá
linda.
Renata fica mais contente.
RENATA
Renata! Obrigado.
LUCIANO
Isso vai vender montanhas de pão. (abre o
champagne) Parabéns, Chico.
CHICO
(sem muita convicção) Eu detesto publicidade.
LUCIANO
(erguendo o copo de champagne) Longa vida ao
Chico, um publicitário que detesta publicidade.
Brindam, alegres. Luciano dá um beijo em Renata.
CENA 29 - BAR - INTERIOR/NOITE
O Velho está numa mesa de bar, sozinho. Na sua frente, um copo
com um resto de chope, várias "bolachas" e um copinho de cachaça.
Ele faz sinal para CHUMBO, o garçom, que passa sem lhe dar
atenção. Chico entra no bar, procura e encontra o Velho. Vai até
a mesa.
CHICO
Tá sozinho?
Velho vira-se com a dificuldade natural dos bêbados, olha para
cima, reconhece Chico.
VELHO
(discursando) Sozinho, não! Com os trabalhadores
na luta pelo socialismo!
Chico puxa uma cadeira e senta.
CHICO
Eu preciso falar com você.
VELHO
Quando alguém que JÁ está falando com você diz que
precisa falar com você, pode ter certeza que tem
sacanagem no meio. Tem, teve ou vai ter.
CHICO
Eu vou sair da tevê.
VELHO
Não te falei? Eu não disse? No caso, VAI TER
sacanagem.
CHICO
Eu e o Luciano, a gente fez uns comerciais, o
Luciano vai abrir uma produtora, me convidou pra
trabalhar com ele.
VELHO
Você vai virar publicitário. (chamando) Ôoo...
Chumbo! Pelo amor de deus, Chumbo, faz duas horas
que eu pedi um conhaque e um chope! Quer o pedido
por escrito?
CHICO
Velho, eu quero é fazer os meus projetos. A minha
condição pra trabalhar na produtora é não fazer SÓ
comerciais.
VELHO
Você vai virar publicitário, Chico. Se você quer
virar publicitário, tudo bem, eu entendo.
Publicitário vive cercado de modelos maravilhosas,
trabalha pouco, se diverte muito... Em compensação
ganha uma fortuna. Tudo bem, Chico. Vai fundo.
Chumbo chega e larga dois copos de chope na mesa.
VELHO
E o conhaque? Ôoo... Chumbo! E o conhaque?
Chumbo já foi. Chico faz menção de devolver o copo, o Velho não
deixa.
VELHO
Deixa aí! Vamos fazer um brinde...
CHICO
Não, Velho. Amanhã cedo eu começo a trabalhar no
meu roteiro.
VELHO
Claro. Mas primeiro um brinde. Um brinde... ao
Chumbo! Um brinde ao Chumbo, que não vai virar
publicitário e, um dia, vai me trazer o conhaque.
CENA 30 - PISCINA DE COMERCIAL/MONITOR - EXTERIOR/DIA
Uma modelo loura pula na água. A entrada na água é desastrosa, de
barriga. A modelo morena pula e entra na água com perfeição.
Planos submarinos da loura. Planos submarinos da morena.
A loura sai da água e experimenta o iogurte. A morena sai da água
e experimenta o iogurte. As duas saem da água e experimentam dois
iogurtes.
CENA 31 - ILHA DE EDIÇÃO PRODUTORA - INTERIOR/NOITE
Luciano está sentado ao lado de Chico e fala sem olhar para o
monitor. Chico, ao contrário, não tira os olhos da tela. No
monitor, uma modelo loura, num trampolim, prepara-se para
mergulhar na piscina. A modelo loura pula do trampolim e cai de
barriga na água. O EDITOR congela o quadro, volta lentamente a
imagem até o ponto em que a modelo loura quase toca na água.
CHICO (OFF)
Eu não comecei a trabalhar no meu roteiro na manhã
seguinte. Nem na outra. Nem nos próximos cinco
anos. Em compensação, fiz mais de trezentos
comerciais, ganhei alguns prêmios e um monte de
dinheiro. Eu vendia de tudo. Quase tudo.
LUCIANO
Um candidato é um produto como qualquer outro,
Chico. Um cigarro, um iogurte...
CHICO
(irônico) Tá bom... Isso. Agora põe a morena.
O monitor agora mostra a imagem submarina da modelo morena
mergulhando, em câmara lenta. O editor congela a imagem no
momento em que se percebe claramente que o cabelo dela é preto.
Ele recua a imagem alguns quadros antes. Ele aciona a máquina,
que faz a edição. No monitor, a modelo loura pula no trampolim, a
modelo morena mergulha, a modelo loura sai da água.
LUCIANO
Qual a diferença?
CHICO
A diferença é que o iogurte não quer ser prefeito
da cidade.
LUCIANO
O Davi vai ser candidato de qualquer jeito, você
não pode impedir isso.
CHICO
Mas não preciso ser cúmplice. (para o editor) O
plano submarino ficou um pouco curto.
O editor começa a refazer a edição.
LUCIANO
O Davi tem direito de ser candidato. Vota nele
quem quer.
CHICO
E compra iogurte quem quer, vê televisão quem
quer... Você sabe que não é assim, Luciano. As
pessoas querem acreditar em alguma coisa. A gente
diz pra elas que comendo este iogurte, cheio de
conservantes ela vai ser forte, saudável e
sexualmente atraente. (imagens do comercial) A
gente diz e elas acreditam, porque elas tão super
a fim de acreditar em qualquer coisa que tire elas
da vida medíocre que levam, seja um iogurte, um
cigarro ou um candidato a prefeito. Só que um
candidato a prefeito pode ser mais cancerígeno que
qualquer cigarro. Um candidato NÃO é um produto
qualquer.
LUCIANO
Chico, a verba da campanha do Davi pra televisão é
de dois milhões de dólares.
No monitor, a edição completa do comercial: a modelo loura pula
do trampolim, o plano submarino mostra a modelo morena, a modelo
loura sai da água, pega uma embalagem do iogurte e toma um gole.
Entra a assinatura em computação gráfica.
Luciano oferece uma bala para Chico. Chico aceita.
CENA 32 - ESTÚDIO PRODUTORA - INTERIOR/NOITE
PINTORES, OPERÁRIOS e CENOTÉCNICOS aprontam o estúdio de
gravação. Numa parede terminam de ser colocadas, em frente a um
grande céu aerografado, as letras que formam a palavra "DAVI".
Chico supervisionando alguma coisa, assina papéis. Alguém chama
atenção para a TV. Chico aumenta o som.
CENA 33 - ESTÚDIO DE TV (MONITOR) - INTERIOR/NOITE
Apresentadora de telejornal no estúdio.
APRESENTADORA
O candidato da Aliança Liberal, Davi Capitelli,
continua subindo nas pesquisa. Ele esteve hoje
falando às donas de casa.
CENA 33A - RUA - EXTERIOR/NOITE
Davi aparece na TV, dando uma entrevista.
DAVI
Os governos municipais são omissos, transferindo a
questão da segurança para o governo estadual e
federal. Enquanto isso a população se tranca em
suas casas, entrincheirada nesta guerra sem
fronteiras em que estão mergulhadas as grandes
cidades brasileiras.
VOLTA PRA CENA 33 - ESTÚDIO DE TV (MONITOR) - INTERIOR/NOITE
APRESENTADORA
E o último candidato na corrida para a prefeitura
foi definido hoje...
(32) Chico aumenta o volume. Alguém vem falar com ele.
CHICO
Só um pouquinho.
APRESENTADORA
...na tumultuada convenção da Frente Democrática.
As candidaturas do economista Joaquim Canhette e
do deputado Luiz Renato ameaçavam rachar a Frente.
A solução acabou sendo a terceira via,
representada pelo azarão da noite e agora
candidato a prefeito, o radialista e líder
comunitário Andrew Ribeiro.
CENA 34 - COMITÊ DE ANDREW (MONITOR) - EXTERIOR/DIA
Repórter falando pra câmara.
Andrew (identificado por caracteres) dá entrevista, vários
microfones na frente.
ANDREW
A Frente Democrática tem todas as condições de
conquistar a prefeitura porque tem o melhor
programa de governo. A Frente defende os
interesses...
CENA 35 - SALA DE DAVI - INTERIOR/DIA
Chico assiste ao jornal na sala aparentemente vazia.
ANDREW
...da imensa maioria da população. Nossos
oponentes defendem os interesses das elites, que
estão em menor número. Na hora da eleição a gente
vale o mesmo que eles.
Davi desliga o VT.
DAVI
Ele era seu amigo, não era?
CHICO
Era.
DAVI
Isso faz diferença?
CHICO
Eu assinei um contrato, não assinei?
Davi fica alguns segundos observando Chico.
[BLOCO 2]
VOLTA PRA CENA 1 - ESTÚDIO DA PRODUTORA - INTERIOR/NOITE
Chico continua sentado na cadeira, olhando pra câmara.
CHICO
Eu podia ter me recusado a fazer a campanha do
Davi: era só dizer que o Andrew era meu amigo, que
isso mudava tudo. Mas não mudava.
CENA 37 - SALA DE DAVI - INTERIOR/DIA
Chico continua sentado na mesma posição. Alguns ASSESSORES entram
na sala, junto com Luciano. Davi apresenta Chico.
DAVI
Fulano, esse é o Chico, nosso mago das telinhas.
Graças a ele, eu nunca vendi tanto iogurte.
FULANO
(rindo) Prazer.
DAVI
Ele já me deixou mais rico. Agora vai me deixar
mais famoso.
Luciano senta ao lado de Chico. Davi se dirige aos dois.
DAVI
Nós fomos colegas no Anchieta, não da mesma turma,
eu era um pouco mais velho que vocês. Não sou
mais.
Os assessores riem muito.
DAVI
No colégio me chamavam de Luis, meu nome é Luis
Davi, mas eu não queria que pensassem que eu era
judeu. Agora eu quero.
Os assessores riem muito.
DAVI
O Luciano vai expor rapidamente qual é a nossa
estratégia de marketing, nosso target, e qual é o
recall esperado com a primeira fase da campanha.
Luciano começa a falar e põe sobre a mesa alguns gráficos. Chico
finge que presta muita atenção. Um GARÇOM serve cafezinho para
todos.
CENA 38 - ESCRITÓRIO DE DAVI - INTERIOR/DIA
Passagem de tempo. Copos de café e cigarros atestam que a reunião
já dura algumas horas. As pessoas gritam e gesticulam mas Chico
não escuta mais.
CHICO (OFF)
Eu tenho que ter uma idéia, uma idéia só. Todo
mundo já disse as obviedades de sempre, já marcou
posição, já puxou o saco, já pediu café. Agora é
hora de alguém ter realmente alguma idéia.
Chico escreve o nome DAVI, uma, duas, muitas vezes, num pedaço de
papel.
CHICO (OFF)
Uma idéia... A maioria vai esperar pra ver o que o
Davi acha pra depois achar alguma coisa. De
qualquer maneira, no máximo em quinze minutos,
todos vão concordar que é melhor pensar com calma
e voltar a conversar amanhã e eu vou poder pegar
um vídeo e ir para casa, tomar banho e dormir na
frente da televisão. Pra tudo isso acontecer,
basta eu ter uma idéia, uma idéia de verdade.
Chico rasga a folha de papel, isolando o nome DAVI num papelzinho
bem pequeno. Chico rasga o nome DAVI ao meio, inverte as sílabas
e lê: VIDA. Volta a inverter: DAVI. Chico fica olhando para
aquele pedacinho de papel. Levanta os olhos, encara Davi.
CHICO
Eu tive uma idéia.
CENA 39 - ESTÚDIO DE SOM - INTERIOR/DIA
Num estúdio de som, quatro cantores e alguns músicos gravam o
jingle da campanha de Davi. A palavra "Vida" cantada várias vezes
se transforma em "Davi". Chico acompanha a gravação.
CENA 40 - GRÁFICA - INTERIOR/DIA
Uma máquina imprime um cartaz com a marca "DAVIDAVIDAVI". Um
FUNCIONÁRIO corta uma folha com várias tiras, em que a marca
"DAVIDAVIDAVI" aparece em um padrão ligeiramente diferente.
QUATRO CEGOS colocam presilhas na parte anterior de alguns
buttons, todos com a marca "DAVIDAVIDAVI". MULHERES colam
adesivos com a marca "DAVIDAVIDAVI" em caixas de fósforos.
CENA 41 - VÍDEO-LOCADORA - INTERIOR/NOITE
Chico está agachado, tentando ler o título dos filmes na lombada
das caixinhas de vídeo nas prateleiras mais baixas, numa
coreografia meio ridícula. Cristina se aproxima e reconhece
Chico.
CRISTINA (OFF)
Chico...
Chico olha pra cima. Levanta-se.
CHICO
Cristina!
Beijam-se, carinhosos e realmente felizes por terem se
encontrado. O cartaz indica a sessão de vídeos: þCLÁSSICOSþ
CENA 44A - ARQUIVO
Um avião desce.
CHICO (OFF)
Como você já percebeu, a Cristina está sempre
entrando e saindo desta história.
CENA 44B - SAGUÃO DO AEROPORTO - INTERIOR/DIA
Chico entra apressado no saguão do aeroporto. Encontra Luciano,
que vem em sentido contrário.
CHICO (OFF)
E eu estou sempre esperando por ela. Não sozinho,
é claro.
Chico e Luciano procuram Cristina em meio a um grupo de
passageiros que acabam de desembarcar.
CHICO
Já chegou o vôo dela?
LUCIANO
Não tenho certeza.
Chico aponta para uma mulher, de costas, juntando uma mala.
CHICO
É ela?
LUCIANO
Não pode ter engordado tanto.
CHICO
O que ela foi fazer na Austrália?
LUCIANO
Você lembra que ela tava fazendo sonoterapia?
CHICO
Australiana?
LUCIANO
Não. Você não vai acreditar, mas numa sessão ela
sonhou com o antigo analista dela montado num
camelo.
CENA 48A - BANCA DE BICHO - INTERIOR/DIA
Cristina conversa com o CAIXA DO BAR. Ele anota o palpite dela no
bicho: camelo.
LUCIANO (OFF)
Ela resolveu jogar uma grana no camelo, invertido
do primeiro ao quinto. Juntando com aquele sonho
de dois anos antes, que ela tinha inventado, mas
que também tinha camelo, sei lá.
Cristina deixa cair a carteira. Vai juntar e é ajudada pelo
ASTRÓLOGO.
LUCIANO (OFF)
Deu elefante, mas ela conheceu um cara na banca do
bicho.
CHICO (OFF)
Australiano?
LUCIANO (OFF)
Não. Astrólogo. Ela largou a sonoterapia e foi com
ele prum congresso de astrologia em Sidney.
VOLTA PRA CENA 44B - SAGUÃO DO AEROPORTO - INTERIOR/DIA
Chico e Luciano esperando Cristina.
CHICO
Mas então o australiano vem junto?
LUCIANO
Não sei. Ela me disse que vinha sozinha, mas que
tinha uma surpresa.
CHICO
Como se eu ainda fosse me surpreender com a
Cristina.
Por trás deles, chega uma mulher com um cabelo punk e uma jaqueta
de couro. Luciano e Chico se viram e olham direito para o rosto
dela: é Cristina. Chico faz um ar de quem não se surpreende.
CHICO
Cristina...
Cristina abre a jaqueta e mostra um barrigão de grávida.
CRISTINA
(sorrindo) Chico, Luciano. Esse é o José.
Os dois ficam pasmos. Cristina agarra Luciano e lhe dá um super
beijo na boca. Em seguida, ela larga Luciano, agarra Chico e
repete a dose.
CENA 50 - CASA DE PRAIA - INTERIOR/NOITE
Chico, Luciano e Cristina estão sentados em volta de uma mesa,
com roupas de inverno, cabeça baixa. Silêncio absoluto, como se
estivessem num ritual religioso. Em volta deles, velas, velas e
mais velas. Luciano está enrolado num cobertor.
CHICO (OFF)
Em menos de dois anos ela deixou de ser punk e
virou mãe e Rajneesh. Felizmente, a vó era
católica e adorava criança.
CRISTINA
(gritando) STOP!
Os três, que estavam estáticos, se agitam muito.
CHICO
Não acredito! Você conseguiu animal com "ene"?
CRISTINA
Animal com "ene" é fácil. Difícil foi novela com
"ene". Nino, o Italianinho.
LUCIANO
Ene? Não era "Eme"?
CRISTINA
Não, Luciano, tá brincando que você fez tudo com
"Eme"! Eu falei dez vezes, e-ne, e-ne, e-ne!
LUCIANO
Acho que o meu cérebro congelou com o frio.
CRISTINA
(encarando Chico) Quem teve a idéia de vir para a
praia com esse frio?
CHICO
Eu gosto. Não tem ninguém pra encher o saco. A
gente pode fazer qualquer coisa.
CRISTINA
Qualquer coisa?
CENA 51 - PRAIA - EXTERIOR/DIA
Chico e Luciano, sentados na areia da praia, morrendo de frio.
Olham para a frente.
CHICO
Qual é a diferença entre krishna e Rajneesh?
LUCIANO
Na prática, é o seguinte: antes ela não beijava
ninguém, e agora ela dá pra todo mundo.
CHICO
(impressionado) Ah, é?
Cristina sai correndo do mar e chega perto deles. Ela está
vestindo uma roupa vermelha de borracha completa. Cristina dá um
beijo em cada um.
CRISTINA
O último a chegar em casa é um pingüim!
E sai correndo. Os dois se olham por um instante. Depois, também
saem atrás.
CENA 53 - RUA DESERTA - EXTERIOR/NOITE
Luciano, andando por uma rua deserta, procurando alguma coisa.
CRISTINA (OFF)
O Bhagwan ensina que, quando a gente quer alguma
coisa, tem que lutar por ela...
CENA 52 - CASA DE PRAIA - INTERIOR/NOITE
Cristina e Chico, sentados lado a lado em frente à mesa,
separando baralhos.
CRISTINA
... Não pode abrir mão daquilo que te leva ao
prazer.
CHICO
O Luciano me explicou rapidamente.
CRISTINA
Como se ele entendesse... O Luciano é uma criança.
Ele precisa é de uma mãe.
CHICO
Todo mundo precisa.
CRISTINA
Você também?
CHICO
Por que não?
CRISTINA
Não sei. Você sempre me pareceu tão forte, tão
seguro.
CHICO
(confere o baralho) Tá faltando a dama de copas.
CRISTINA
(mostrando a dama de copas) Está aqui.
VOLTA PRA CENA 53 - RUA DESERTA - EXTERIOR/NOITE
Luciano bate na porta fechada de um bar.
VOLTA PRA CENA 52 - CASA DE PRAIA - INTERIOR/NOITE
Um beijo longo, quente e apaixonado entre Cristina e Chico.
VOLTA PRA CENA 53 - RUA DESERTA - EXTERIOR/NOITE
Luciano conversa com o dono do bar.
LUCIANO
... e eu tinha uma seqüência de ouros, só faltava
o sete, e esse meu amigo estava como o sete,
esperando o oito, que estava comigo, mas isso,
claro, não importa. Só que esse meu amigo ele tem
um tipo meio raro de hipoglicemia e PRECISA comer
um chocolate, se não comer um chocolate ele tem
uma crise horrível. Eu sei que são mais de meia-
noite e que... (olha a placa) isso é uma peixaria,
mas será que o senhor, por acaso, não teria, em
algum lugar, um chocolate?
CENA 56 - CASA DE PRAIA - INTERIOR/NOITE
Chico e Cristina sentados lado a lado.
CRISTINA
Este fim-de-semana aqui foi muito importante pra
eu poder me decidir.
CHICO
Sei.
CRISTINA
Eu sempre achei que não precisava de ninguém. Mas
descobri que eu preciso.
CHICO
Claro.
CRISTINA
Eu preciso de alguém que precise de mim. Acho que
foi isso que me fez decidir.
Chico fica olhando alguns segundos para Cristina. Luciano,
sentado ao lado dela, oferece um pedaço de ovo de páscoa aos
dois.
LUCIANO
Querem mais chocolate?
Chico aceita.
CENA 57 - AEROPORTO - INTERIOR/NOITE
Chico abana no aeroporto. Luciano abana no aeroporto. Na escada
rolante, Cristina, com José no colo, abana para os dois.
VOLTA PRA CENA 41 - VÍDEO-LOCADORA - INTERIOR/NOITE
Chico e Cristina agora estão em frente à sessão "NOVIDADES".
CHICO
Alguém me falou que você tinha voltado...
CRISTINA
Já faz um tempo.
CHICO
E o José?
CRISTINA
Tá na escola. Segundo ano já.
CHICO
Já? Que loucura...
CRISTINA
Precisa ver que gracinha ele falando alemão. Tem
visto o Luciano?
CHICO
Tenho. Tá igual. Tudo bem com você?
CRISTINA
Tudo. Estou voltando a fazer teatro.
CHICO
É mesmo?
CRISTINA
Uma peça infantil. Bem legal, direção do Abraão.
Ele sempre fala naquele roteiro dos "Seis
Personagens". Você ainda pensa em dirigir?
CHICO
Penso, claro... Problema é arranjar tempo.
CRISTINA
(animada) Ah, eu vi a sua foto no jornal. Você
está fazendo a campanha do Andrew.
Chico, meio desconfortável, em frente à prateleira de "SUSPENSE",
tenta não olhar diretamente para Cristina.
CHICO
Não, não... Do outro. O Davi.
CRISTINA
Ah... O Davi é aquele...?
CHICO
É.
CRISTINA
Ele é legal?
CHICO
Político, né? Estou fazendo pela grana. Pelo menos
ele é melhor que esses caras que estão aí.
CRISTINA
Claro. Publicidade é assim mesmo.
CHICO
Eu até pensei em ligar para você. A gente está
testando umas apresentadoras.
CRISTINA
Quem sabe? O José está louco por uma bicicleta.
CHICO
Então? Quer uma bala?
Cristina aceita a bala.
CENA 58 - ESTÚDIO DA PRODUTORA (MONITOR) - INTERIOR/NOITE
Cristina como apresentadora da campanha, no monitor.
CRISTINA
A prioridade número um da Aliança Liberal é a
saúde, o trabalho, a educação e a segurança da
cidade. Você já sabe: vida melhor com Davi.
CENA 61 - APARTAMENTO DE CHICO - INTERIOR/NOITE
Chico e Cristina na cama, seminus, semiabraçados, olhando
Cristina na TV. Chico tem o controle remoto na mão.
CHICO
Você está ótima.
CRISTINA
A prioridade número um são quatro? Você tem
certeza?
CHICO
(beijando-a) Você está linda.
CRISTINA
Publicidade é isso aí.
Eles se beijam.
[BLOCO 3]
CENA 60 - ESTÚDIO DE TV - INTERIOR/DIA
Na TV, um VENDEDOR fala olhando para a câmara, muito sério.
VENDEDOR
Eu acordava de manhã e não via motivo pra sair da
cama. Eu me irritava com o trânsito, com os meus
colegas e com o meu chefe. E quando eu voltava do
trabalho eu me irritava com a minha mulher, com
meus filhos, com o jornal e com a novela.
O vendedor abre um grande sorriso. Ao seu lado há uma caixa de um
produto chamado "Happy Life".
VENDEDOR
Tudo isso mudou quando eu conheci "Happy Life".
Com "Happy Life"...
VOLTA PRA CENA 61 - APARTAMENTO DE CHICO - INTERIOR/NOITE
Chico aciona o controle remoto e troca de canal. Chico e Cristina
estão na cama, nus. Cristina está abraçada em Chico, ele assiste
televisão.
CENA 62 - SALÃO DE FESTAS - EXTERIOR/NOITE
Um APRESENTADOR vestido como mergulhador entrevista uma SOCIALITE
em traje de gala. Ela está de braço dado com um SUJEITO DE
SMOKING que, durante a entrevista, fica abanando para algumas
pessoas fora de quadro.
APRESENTADOR
...você poderia explicar em poucas palavras o que
é neurolingüística?
SOCIALITE
(gritando) O quê?
APRESENTADOR
(gritando) Eu estou pedindo para você explicar
para o público o que é o seu trabalho, o que é
neurolingüística!
SOCIALITE
Ah..! É que por trás de tudo que você faz, cada
gesto, cada ação, existe um procedimento
programado, como se você fosse um computador...
APRESENTADOR
Até pra namorar?
Eles acham graça.
APRESENTADOR
Por falar nisso, você não me apresentou o seu
namorado.
SOCIALITE
(rindo) Ele não é meu namorado.
APRESENTADOR
E televisão? É verdade que você vai fazer uma
novela?
VOLTA PRA CENA 61 - APARTAMENTO DE CHICO - INTERIOR/NOITE
Chico muda de canal. Dá de cara com o comercial que ele fez,
aquele da piscina. Volta para o canal da socialite e aciona o
"mute".
CRISTINA
Eu acho legal que isso tenha acontecido agora e
não quando a gente se conheceu. (pausa) Você não
tinha certeza que isso um dia ia acontecer?
CHICO
O quê?
CRISTINA
A gente.
CHICO
Ah...
CRISTINA
Você achava que podia acontecer?
CHICO
Achava, sim.
CRISTINA
Eu tinha certeza. A minha médica disse que eu
confundo desejo com destino. (pausa) Você não
perguntou o que é que eu fiz nos últimos cinco
anos.
CHICO
O que é que você fez nos últimos cinco anos?
CRISTINA
Fiquei tentando entender o que aconteceu nos
últimos trinta anos. (pausa) Eu só queria ter a
idade do José sabendo o que eu sei hoje.
Chico continua olhando para a tevê, onde a socialite continua
dando entrevista. Ela gesticula muito. Ele troca de canal.
CENA 63 - RUA - EXTERIOR/DIA
Davi é entrevistado na rua. (61) Chico tira do "mute".
DAVI
... do cidadão consciente. O eleitor não se deixa
mais levar por frases de efeito, por palavras de
ordem. Talvez por isso a nossa proposta esteja
atingindo tanto os corações quanto as mentes.
CENA 64 - ESTÚDIO DE TV - INTERIOR/NOITE
Apresentador com fundo em chroma-key: ELEIÇÕES.
APRESENTADOR
Com uma campanha mais modesta e um discurso mais
agressivo, o jornalista Andrew Ribeiro subiu mais
seis pontos na pesquisa. Ele explica.
CENA 65 - RUA - EXTERIOR/DIA
Andrew fala pra câmara.
ANDREW
Antigamente, as elites dominavam as eleições na
retórica, manobrando a massa analfabeta. Hoje,
essas mesmas elites controlam a linguagem
audiovisual e conseguem...
Chico aciona o "Mute". Imagens da campanha de Andrew, que parece
muito simpático.
VOLTA PRA CENA 61 - APARTAMENTO DE CHICO - INTERIOR/NOITE
Cristina, na cama, falando pra Chico.
CRISTINA
Às vezes eu pensava que era ruim ser tão amiga do
Luciano e de você. Amizade de meninos e meninas só
funciona antes dos treze anos. Depois fica tudo
esquisito. Tem umas coisas que a gente ganha. Mas
tem muitas que a gente perde. Você não acha?
Chico fica alguns segundos vendo Andrew na tevê.
CHICO
Acho.
CENA 66 - CASA DE ANDREW - EXTERIOR/DIA
Chico bate palmas em frente à casa de Andrew. Sílvia aparece na
porta. Um cachorrinho late muito.
SÍLVIA
Sim?
CHICO
Sílvia? Lembra de mim? Eu sou o Chico, amigo do
Andrew.
SÍLVIA
(não muito animada) Ah...
CHICO
O Andrew... ele está?
SÍLVIA
O Andrew não mora mais aqui. Faz mais de um ano.
CHICO
Ah... E você não sabe o novo endereço ou...
SÍLVIA
Eu não sei do Andrew. Só pelo jornal. Mas eu não
vou dar nenhuma entrevista, muito menos para
ajudar aquele Davi, se é isso que você quer.
CHICO
Não, Sílvia, claro que não. (pausa) Eu só queria
conversar com o Andrew, fora do comitê... (pausa)
O filho de vocês deve estar grande...
SÍLVIA
Filha. Clarissa. Agora ela está melhor.
CHICO
Ela esteve doente?
SÍLVIA
Teve meningite, quase morreu. O Andrew não te
falou?
CHICO
Na verdade eu não vejo o Andrew há algum tempo...
SÍLVIA
Mas ela ficou boa, graças a deus. Depois teve
rubéola, mas rubéola tudo bem.
CHICO
Claro. O José, filho da Cristina, também teve
rubéola. Tudo bem.
CENA 67 - ESTÚDIO PRODUTORA - INTERIOR/DIA
O céu aerografado, no estúdio. Davi está sentado em frente ao
cenário, olhando diretamente para a câmara.
CHICO (OFF)
Você já usou drogas?
DAVI
(rindo) Não. Mas eu conheço...
Chico está sentado num banquinho, ao lado da câmara. Um grande
número de assessores observa a cena.
CHICO
Por favor, Davi, não ria quando responder
perguntas. Você fica parecendo pedante.
Davi fica sério, um pouco seguindo instruções, um pouco porque
não gostou da objetividade agressiva de Chico.
CHICO (OFF)
Você já usou drogas?
DAVI
Não. Mas eu conheço pessoas que usam.
CHICO (OFF)
Você é amigo de drogados?
DAVI
Não é isso, é que eu acho que..
CHICO
Diga que você não usa, nunca usou, ponto. Se ele
perguntar mais, diga que você não é juiz de
ninguém, que os viciados devem ser tratados, que
os traficantes devem ser presos, enfim, o óbvio.
Davi acha graça.
CHICO
E não diga "eu acho". Achar, qualquer um acha,
parece chute, palpite. Você quer ser o prefeito.
Diga "eu penso" ou "eu acredito". Se você se
comportar no debate e subir dez pontos nas
pesquisas eu deixo você usar "eu creio".
Os assessores riem.
DAVI
(achando graça) Tudo bem.
CHICO (OFF)
Você já usou drogas?
DAVI
Não.
CHICO (OFF)
Acredita em Deus?
DAVI
Eu sou católico.
CHICO
Diga que acredita, mas acha que religião é uma
opção pessoal, íntima. Diga exatamente aquilo que
todos já disseram, que é exatamente aquilo que
todos querem ouvir. Não tente ser original. Isso
assusta as pessoas.
DAVI
Certo.
CHICO (OFF)
Qual sua opinião sobre o aborto?
DAVI
Eu acho que... Eu acredito que... o aborto é crime
e portanto... (pausa) O que eu devo dizer?
Chico desce do banquinho e aproxima-se de Davi.
CHICO
(para o cinegrafista, fora de cena) Chega, pode
parar. (para Davi) Não sei. Qual a sua opinião
sobre o aborto?
A luz do estúdio é desligada. Chico e Davi ficam silhuetados
contra o céu do estúdio.
DAVI
Não sei, nunca pensei nisso. O que a prefeitura
tem a ver com isso? Por que interessa a minha
opinião sobre deus, drogas ou aborto?
CHICO
Não sei, Davi. Não tenho a menor idéia. (olha o
relógio) Nós temos que ir. E por favor, não fala
mais naquele negócio das trezentas mil casas
populares.
DAVI
Por que não? É uma estimativa muito simples. Se
cada habitante da cidade tiver acesso a um
financiamento...
CHICO
(cortando) Cada habitante da cidade? Pelo amor de
Deus, Davi...
DAVI
Tudo bem, tudo bem.
CENA 68 - COMITÊ DA VILA/MONITOR - EXTERIOR/DIA
Davi, pilchado, discursa na frente do "Comitê da Vila Caixa
D'Água pela vitória de Davi", que é um casebre caindo aos
pedaços. Umas TRINTA PESSOAS à sua frente. Algumas bandeiras de
Andrew ao fundo. A equipe de TV registra, sob o comando do Chico.
DAVI
(empolgado, no final do discurso) ... Podem dizer
que eu sonho, que é demagogia, mas quando eu falo
em trezentas mil casas populares eu não sonho com
casas prontas que caem do céu. Eu sonho com o
material de construção, com os terrenos, com o
dinheiro a juros baixos, com a capacidade de cada
um erguer, a partir de seus sonhos, uma morada
mais digna, mais saudável...
CENA 69 - ILHA DE EDIÇÃO PRODUTORA - INTERIOR/DIA
Na ilha de edição, estão sentados Chico, Cristina e um editor. No
monitor, seguem as imagens da Vila, com o jingle de Davi ao
fundo. O telefone da ilha toca, Cristina atende.
CRISTINA
É para você.
CHICO
Agora eu não posso atender.
CRISTINA
Ele não pode atender. (...) Tudo bem.
Cristina desliga o telefone. Ela aparece no monitor.
CENA 69A - ESTÚDIO PRODUTORA (MONITOR) - INTERIOR/DIA
CRISTINA
Davi esteve hoje na Vila Cai-Cai ouvindo as
necessidades dos moradores. (FAST até o final da
frase.) (68)
DAVI
...morada mais digna, mais saudável e mais humana.
Muito obrigado.
Uma grande vaia responde ao final do discurso. Há alguns aplausos
e "muito bens", mas a reação da maioria é nitidamente negativa.
Davi reage bem: ergue as mãos, aponta os que o aplaudem e
agradece. (69) Logo que as vaias começam, Chico interrompe:
CHICO
Dá pause aí. Tira esse muito obrigado.
Chico alcança uma fita ao editor. Confere a ficha da fita.
CHICO
Dez minutos e trinta segundos. Edita esse aplauso
no final do discurso.
CENA 70 - OUTRA VILA (MONITOR) - EXTERIOR/DIA
O editor coloca a fita: é uma pequena multidão começando a
aplaudir um discurso de Davi. Muitas bandeiras. Clima festivo.
VOLTA PRA CENA 69 - ILHA DE EDIÇÃO PRODUTORA - INTERIOR/DIA
Toca o telefone outra vez. Cristina atende.
No monitor, Davi termina o discurso e a reação das pessoas,
agora, é positiva.
CRISTINA
Chico...
CHICO
Publicidade é isso aí.
Chico pára e percebe que Cristina não está com a cara boa.
CHICO
Que foi, Cristina? Morreu alguém?
Cristina fica parada olhando para Chico.
CENA 71 - PONTE DO GUAÍBA - EXTERIOR/DIA
Ponte sobre o Rio Guaíba. Chico aproxima-se de dois policiais que
estão na beira da ponte. Eles apontam para o chão, lá embaixo.
Chico olha para baixo.
CENA 72 - ESCADAS DA PONTE - EXTERIOR/DIA
Chico desce as escadas da ponte. Aproxima-se de um pequeno grupo
que está junto a um terreno cheio de lixo e montes de areia. Há
um plástico cobrindo um corpo, no chão. Chico se aproxima e ergue
o plástico.
CENA 73 - CEMITÉRIO - INTERIOR/NOITE
Chico examina (73A) o rosto do Velho no caixão. Velório. Algumas
PESSOAS ocupam uma capela do cemitério. Os rostos são tristes e
encaram Chico, que passa por eles em direção à capela, com aquele
respeito excessivo dos velórios. Madame Mirna aproxima-se de
Chico.
MADAME MIRNA
Ninguém pode saber ao certo se ele pulou ou foi
empurrado. Gente pra fazer uma maldade é que não
falta. Ele saiu do restaurante naquele estado,
você sabe...
Chico se distrai e começa a olhar em volta, mas Madame Mirna
continua falando, compulsivamente.
MADAME MIRNA (OFF)
Coitado, um homem de tanto talento. Ele já tinha o
físico muito enfraquecido. Capricórnio e álcool
não se dão bem. Coitado, descansou.
Andrew entra na sala. Sua chegada causa alguma agitação. Andrew
cumprimenta as PESSOAS. Chico sai da sala, tentando evitar um
encontro.
CENA 74 - CORREDORES DO CEMITÉRIO - INTERIOR/NOITE
Chico sai do banheiro dos homens. Caminha pelo corredor do
cemitério, meio perdido. As paredes estão cobertas por túmulos,
com as fotos dos mortos e algumas flores de plástico. Chico dobra
uma esquina e se vê a poucos passos de Andrew, que se aproxima.
ANDREW
Chico.
CHICO
Tudo bem?
ANDREW
Tudo bem. E você?
CHICO
Tudo bem.
Andrew passa por Chico, vai se afastando, pára.
ANDREW
Eu queria te avisar de uma coisa, como é que se
diz... em nome dos velhos tempos. Esse Davi é uma
fria. Eu nem comecei a usar o que eu tenho contra
ele. Você já fez um grande trabalho trazendo ele
até aqui. Caia fora antes do último debate, se
puder.
CHICO
(rindo) Andrew, você me conhece o suficiente pra
saber que eu só jogo pra ganhar.
ANDREW
Principalmente se o jogo for a dinheiro.
CHICO
Engano seu, o dinheiro é só uma desculpa. Eu não
gosto é de perder. Me ensinaram que os mocinhos
sempre ganham.
ANDREW
E você acreditou? (rindo) Na vida real os mocinhos
perdem quase todas. Quase. Esta eleição os
mocinhos vão ganhar. E os anchietanos vão perder.
Vai saindo. Chico sai atrás dele, irritado.
CHICO
Você não entende nada de vida real, Andrew. A vida
real tem pessoas e você não gosta muito das
pessoas. Elas às vezes não se encaixam na sua
lógica perfeita. Aí você pega as pessoas,
classifica e se livra delas. O Velho era um
"nazista", lembra? O Abraão "um desbundado", a
Cristina e o Luciano eram uns "porra-loucas". E eu
sou "anchietano" E você, Andrew? O que você é?
Andrew não pára de caminhar e fala sem olhar para Chico.
ANDREW
Mantenha a discussão no plano político,
companheiro. Você está sem argumentos.
CHICO
Plano político! Plano político é muito bom. Eu
procurei você, muitas vezes, telefonei, deixei
recado. Mas os anchietanos não faziam mais parte
da sua estratégia. (pausa) Eu falei com a Sílvia,
lembra dela?
ANDREW
O que é, Chico? O que você quer? Aliviar sua culpa
cristã em cima de mim?
CHICO
Ela me disse que há um ano você não vê a sua
filha. Pediu pra avisar que a Clarissa teve
rubéola.
ANDREW
Você escolheu o seu lado, Chico, e está sendo
muito bem pago pra isso. Vá em frente.
CHICO
Você só consegue raciocinar dividindo o mundo em
dois, Andrew, e isso não tem nada a ver com a vida
real.
Andrew pára e encara Chico.
ANDREW
Quem dividiu o mundo em dois não fui eu. Quando eu
nasci ele já era assim. E eu nasci no lado errado,
no lado sujo, sem água, sem esgoto, sem ar
condicionado. Sem futuro. Mas o futuro a gente
inventa, Chico. Fique com o Davi. De qualquer
jeito, os anchietanos acabam jogando sempre no
mesmo time.
Andrew se afasta. Chico fica parado, olhando.
[BLOCO 4]
CENA 75 - CAMPO DE FUTEBOL - EXTERIOR/DIA
DOIS TIMES DE FUTEBOL de adolescentes e um JUIZ esperam a
cobrança de um pênalti. O batedor é Chico. O goleiro é ANDREW.
Chico ajeita a bola. Andrew chuta a trave para limpar a chuteira.
Chico toma distância. Andrew coloca-se no centro do gol. Chico
olha para um canto da goleira. Andrew olha para a bola. Chico
olha para o outro canto da goleira. Andrew olha para os pés de
Chico. Chico e Andrew se olham. Chico corre para a bola.
CHICO (OFF)
Interescolar Pérola, mil novecentos e setenta e
dois. Para chegar à final o nosso time precisava
ganhar da escola do Andrew. Ele jogava no gol. O
time deles tinha melhor saldo e jogava pelo
empate. A gente teve um pênalti a nosso favor bem
no fim do jogo. Eu bati o pênalti.
Chico aproxima-se da bola. Andrew flexiona os joelhos. Chico
chuta a bola. Andrew salta. A bola dirige-se para o canto
esquerdo do gol. Andrew pulou para a direita. A bola continua seu
caminho para as redes. Andrew tenta inverter a direção do seu
salto. É muito tarde. Andrew estica a perna para a esquerda,
inutilmente. A bola aproxima-se das redes. Andrew cai junto ao
poste direito. A bola bate no poste esquerdo. O time de Andrew
comemora. Chico fica parado, mãos na cintura. Andrew levanta e é
abraçado. Luciano dá um tapinha de consolo nas costas de Chico. O
juiz apita o final da partida.
CENA 76 - ESTÚDIO DE TV/MONITOR - INTERIOR/NOITE
Andrew e Davi preparam-se para o debate final na TV. Cada um está
de pé em um púlpito. O cenário tem um logotipo "DEBATE FINAL".
Chico está próximo de Davi e lhe dá algumas instruções. O
ASSISTENTE DE ESTÚDIO faz sinal de que o programa vai recomeçar.
Chico e os ASSESSORES saem. O APRESENTADOR fala.
APRESENTADOR
Conforme as regras estabelecidas para o debate,
neste bloco os candidatos fazem perguntas um para
o outro. A primeira pergunta, por ordem de
sorteio. É do candidato da Frente Democrática,
jornalista Andrew Ribeiro.
ANDREW
Eu gostaria de perguntar ao candidato da Aliança
Liberal qual a opinião dele sobre as drogas.
DAVI
Não uso e nunca usei drogas de nenhum tipo, mas eu
não sou juiz de ninguém. Acho que os viciados
devem ser tratados e que o tráfico deve ser
combatido. O tráfico resiste porque é acobertado
pelos políticos tradicionais. Se o estado se
preocupasse mais com a segurança, a saúde, a
educação, e menos em manter empresas deficitárias,
poderia combater mais diretamente o narcotráfico.
ANDREW
Muito bem. E como o senhor explica a apreensão
pela polícia federal, em sua propriedade
(mostrando um documento), a fazenda Santa Fé, na
fronteira com a Argentina, de oitenta quilos de
cocaína num avião bimotor de propriedade de
Domingo Alvarez Ibarri, (mostrando foto do Ibarri
junto com Luciano) sócio na empresa "Lucky Vídeo
Limitada", de um dos patrocinadores de sua
campanha e seu amigo, o empresário Luciano de
Almeida. Eu tenho aqui todos os documentos que
comprovam a apreensão. Os jornais, talvez
atendendo a pedidos de um grande anunciante como o
senhor, não noticiaram. Isso foi em maio do ano
passado. O senhor poderia esclarecer o fato aos
seus eleitores.
DAVI
(um pouco tenso) É muito simples. Um avião de um
sujeito que eu não conheço, com o qual eu não
tenho ou tive qualquer relação, pessoal ou
comercial, este avião, transportando drogas,
invadiu o espaço aéreo brasileiro e pousou na
pista de pouso de um sítio, uma fazenda que eu
tenho. A polícia federal apreendeu a droga e o
avião e os traficantes estão presos. Eu não tenho
nada a ver com isso, não fui acusado de nada. O
senhor está me acusando de alguma coisa? (pausa)
Porque se o senhor está me acusando eu vou lhe
exigir que prove suas acusações.
CENA 77 - ILHA DE EDIÇÃO PRODUTORA - INTERIOR/NOITE
Cristina chega. Chico está vendo o debate, agora reproduzido num
telejornal.
DAVI
(gritando) ...ou então eu vou processá-lo por
calúnia, injúria e difamação!
CENA 78 - ESTÚDIO DE TV (MONITOR) - INTERIOR/NOITE
Entra o apresentador do jornal, que faz uma cara de desconfiado e
depois sorri.
APRESENTADOR
Amanhã é o último dia da campanha na televisão e a
vantagem de Davi caiu de...
VOLTA PRA CENA 77 - ILHA DE EDIÇÃO PRODUTORA - INTERIOR/NOITE
Chico tira o som da TV.
CRISTINA
O que você achou?
CHICO
Bem ruinzinho.
CRISTINA
Você encontrou o Luciano?
CHICO
Não. Ele sumiu.
CRISTINA
Sumiu como?
CHICO
Sumiu. Não está em casa, ninguém sabe. Tem um
monte de gente atrás dele.
CRISTINA
Você acha que ele sabia do cara? Eu não acredito.
Chico ri.
CHICO
Não sei.
CRISTINA
Saiu a pesquisa?
Chico faz que sim.
CRISTINA
E aí?
CHICO
O Andrew ficou na mesma. O Davi caiu um pouco.
CRISTINA
Um ponto?
CHICO
Um POUCO. Quatro pontos.
CRISTINA
Quatro! A diferença ficou...
CHICO
Três pontos.
CRISTINA
Isso foi antes do debate?
CHICO
Antes do debate.
CRISTINA
Então já era. O Davi acabou.
CHICO
Ainda não. Falta um programa, amanhã.
Cristina ri. Levanta.
CRISTINA
Você não pode mudar o caráter do Davi com dez
minutos de vídeo-tape.
CHICO
Mas talvez eu possa mostrar o do Andrew.
CRISTINA
Chico. Vamos embora.
CHICO
Quer ver o que eu já editei?
Não espera resposta. Aciona a máquina que começa a rodar o VT.
CENA 79 - COMÍCIO DE ANDREW (MONITOR) - EXTERIOR/DIA
No monitor, imagens de Andrew discursando. Sua fúria é ressaltada
pelo slow da fita e pela música dramática. As imagens são
intercaladas com um amanhecer na cidade, destacando o prédio da
prefeitura. O gabinete do prefeito, a decoração clássica do
prédio e a tranqüilidade da manhã formam um grande contraste com
a fúria do candidato no comício.
CRISTINA (OFF)
A cidade vai escolher seu prefeito, o homem que
vai ocupar esta casa nos próximos quatro anos.
Este homem precisa ter preparo, tranqüilidade,
moderação. Este homem precisa ser DAVI. Ou você
entregaria a cidade a este homem?
Fusão para o rosto enfurecido de Andrew no discurso.
VOLTA PRA CENA 77 - ILHA DE EDIÇÃO PRDUTORA - INTERIOR/NOITE
Chico desliga o VT.
CHICO
Mantenha a plebe longe dos cristais de Versalhes.
CRISTINA
Muito bom. (pausa) Mas não é o suficiente, você
sabe disso. Você fez o possível, Chico, vamos
embora. São quase duas da manhã.
CHICO
Eu vou ficar mais um pouco.
Cristina levanta, vai saindo.
CRISTINA
Me liga amanhã?
CHICO
Ligo.
Chico continua sentado na cadeira de comando da ilha de edição. A
mesma imagem congelada da multidão continua nos monitores.
Chico arqueia as costas, tentando relaxar. Pega um cigarro,
levanta-se.
CENA 80 - MORRO DA TELEVISÃO - EXTERIOR/NOITE
Chico caminha pelo estacionamento. Ouve passos que se aproximam.
Volta-se. É Luciano.
CHICO
Lucky Luciano...
LUCIANO
Fazer o quê? Joguei camelo, deu elefante.
CHICO
E o teu sócio uruguaio?
LUCIANO
Descobri, entre outras coisas, que ele é chileno.
CENA 81 - MORRO DA TELEVISÃO - EXTERIOR/NOITE
Chico e Luciano, sentados sobre o capô do carro de Chico,
observam a cidade silenciosa.
CHICO
Lembra dos dez mandamentos?
LUCIANO
Não serve os sete anões? Dunga, Atchim, Dengoso...
CHICO
Não, não serve.
LUCIANO
Tudo bem. Amar a Deus sobre todas as coisas e ao
próximo como a ti mesmo. Não matar, não roubar,
não levantar falso testemunho, não cobiçar a
mulher do próximo, honrar pai e mãe...
CHICO
Não usar o nome de Deus em vão. Não tinha um sobre
dias santos e feriados?
LUCIANO
Não lembro. Não fabricar imagens, essa é boa.
Falta algum?
CHICO
Perdi a conta. Acho que falta.
LUCIANO
Que eu saiba, nunca matei ninguém.
Eles ficam alguns segundos em silêncio.
CHICO
Para onde você vai?
LUCIANO
Não sei. Talvez para o Acre. Você explica para a
Cristina? Eu não posso ir até lá.
CHICO
Eu explico.
Luciano levanta.
LUCIANO
Eu tenho que ir. Obrigado pelo carro. Eu não sei
quando eu vou poder devolver.
CHICO
Tudo bem.
LUCIANO
Diz para a Cristina que eu mandei um beijo.
CHICO
Eu digo.
Luciano entra no carro de Chico, liga o motor e parte.
CENA 82 - ILHA DE EDIÇÃO PRODUTORA - INTERIOR/NOITE
Chico volta para a ilha de edição. Senta e observa as imagens
congeladas de Andrew furioso. Aperta um botão e começa a rever o
final da edição.
CRISTINA (OFF)
...ou você entregaria a cidade a este homem?
Chico congela a imagem no rosto de Andrew. Pega uma fita na
gaveta. Põe na máquina. Posiciona a fita. Aperta o botão
"PREVIEW". Entra a imagem final da edição.
CRISTINA (OFF)
...ou você entregaria a cidade a este homem?
Surge, numa continuação da edição, a imagem de Andrew no debate.
ANDREW
Eu gostaria de perguntar ao meu oponente qual a
opinião dele sobre o uso de drogas.
Andrew, alguns anos mais moço, no estúdio da TV, com um baseado
na mão.
ANDREW
Trabalhadores do Brasil! Pão, orgasmo e maconha
para todos! Hay que endurecerse, pero sin faltar
la marijuana jamás!
A edição intercala as duas imagens de Andrew.
ANDREW
...sobre o uso de drogas / maconha para todos! /
uso de drogas / orgasmo / qual a opinião dele /
sin faltar marijuana / sobre o uso de drogas / Hay
que endurecerse, pero sin faltar la marijuana
jamás!
Congela na expressão de chapado de Andrew.
CRISTINA (OFF)
Você entregaria a cidade a este homem?
Chico fica alguns segundos avaliando o efeito devastador da
edição. As máquinas voltam aos pontos originais, as imagens da
pancadaria e a pergunta de Andrew no debate. O botão "EDIT" fica
piscando em vermelho. Ao seu lado, apagado, o botão "CANCEL".
Chico fica olhando o botão piscar. O botão EDIT continua
piscando. Chico aperta o botão "EDIT".
CENA 83 - SUPERMERCADO - INTERIOR/NOITE
Cristina e José no balcão das frutas. Ao fundo, uma parede cheia
de aparelhos de tv ligados. Entra a imagem do Andrew fumando
maconha. Cristina pára, estupefata. Algumas PESSOAS param para
ver.
[BLOCO 5]
CENA 84 - IGREJA DO COLÉGIO - INTERIOR/DIA
Um bando de MENINOS e MENINAS estão na fila do confessionário.
Eles esperam encostados na parede, em silêncio. Quando um
desocupa o confessionário, o outro vai. Chico, na fila, observa
os vitrôs da igreja, de onde os santos o espreitam.
CHICO (OFF)
No colégio, toda primeira sexta-feira do mês a
gente tinha que se confessar. Nós inventávamos
todos os pecados. O roteiro dos meus pecados era
subliteratura infantil: bati na minha irmã, roubei
uma fruta do quintal do vizinho e - para dar
alguma credibilidade - disse palavrão. Três
Avemaria, três Santoanjo, três Painosso! Pagava
minha dívida antes mesmo de sair da igreja e podia
começar a pecar de novo, do zero. São os milagres
da fé. Eu ainda não sabia que inventar pecados é o
mesmo que cometê-los. Quase o mesmo.
CENA 85 - COMITÊ DE ANDREW - INTERIOR/NOITE
Andrew dá entrevista para vários REPÓRTERES. Ele parece estar
muito tranqüilo.
ANDREW
Foi uma grande vitória, uma vitória dos
trabalhadores, da sociedade organizada. Elegemos
um grande número de vereadores, quase que dobrando
a nossa bancada. Só não ganhamos a prefeitura
porque no último instante nossos adversários
apelaram para calúnias e difamações. A Frente
Democrática inclusive pretende recorrer até ao
Supremo Tribunal Eleitoral...
CENA 86 - ESTÚDIO DA PRODUTORA - INTERIOR/NOITE
Festa. Davi é carregado nos ombros da galera. Todos cantam o
jingle da campanha. As grandes letras D A V I foram arrancadas do
céu do estúdio e são erguidas pela TURBA como troféus de uma
batalha. Cristina passa, cumprimentada por todos, carregando José
pela mão. Olha para Chico e o cumprimenta da mesma maneira que
cumprimentou todos os outros, com um meio-sorriso. Ela se afasta.
Chico a segue.
CHICO
Cristina, você quer me ouvir?
CRISTINA
Não, Chico, não quero te ouvir.
Cristina sai do estúdio. Chico a segue.
CENA 87 - ESTACIONAMENTO - EXTERIOR/NOITE
Cristina faz sinal para um táxi. O táxi passa, ocupado. Cristina
volta a caminhar.
CHICO
Você não quer uma carona?
CRISTINA
Não.
Cristina começa a atravessar a rua. Chico a segue.
CHICO
Cristina, eu só mostrei que eles são todos iguais.
CRISTINA
Pode ser. Mas eu achei que você era diferente.
CHICO
Isso é só um trabalho, um emprego.
Eles param no canteiro no meio da avenida. Cristina encara Chico.
José fica assistindo a cena.
CRISTINA
(rindo) Você tem sempre uma belíssima
justificativa pra tua covardia, você tem sempre
uma ótima desculpa pra fazer o que é mais fácil,
mais cômodo, mais conveniente.
CHICO
Eu só fiz o que precisava ser feito.
CRISTINA
Você fez mais do que precisava ser feito. E você
gostou de fazer. Você só faz o que gosta, Chico.
Cristina atravessa a rua. Chico a segue.
CHICO
Quem disse que eu gosto?
Cristina faz sinal para um táxi. O táxi pára. Ela abre a porta.
José entra no táxi.
CRISTINA
Você faz e parece gostar. Pra mim é o suficiente.
Tchau, Chico.
Cristina entra no táxi. José abana para Chico, que fica parado,
na calçada, vendo o táxi se afastar.
CENA 88 - ESTÚDIO DA PRODUTORA - INTERIOR/NOITE
Davi é colocado sobre um palanque improvisado. Pede silêncio.
Todos ficam quietos. Davi faz uma longa e emocionada pausa.
DAVI
Meus amigos e minhas amigas. Eu creio...
Chico, num canto do estúdio, fecha os olhos, suspira. Davi
continua o seu discurso, mas Chico não escuta mais. A multidão
aplaude.
CHICO (OFF)
A história está acabando e quase todas as pessoas
que existem têm trinta anos. Ou mais.
CENA 89 - ESTÚDIO DA PRODUTORA - INTERIOR/NOITE
Chico, no estúdio, continua gravando o depoimento para a câmara.
CHICO
Eu avisei que não era uma comédia. Se você achou
que era, o problema é seu.
CENA 90 - SAÍDA DO COLÉGIO - EXTERIOR/DIA
Saída do colégio. Chico espera ao lado do carro. José sai
caminhando, Chico se aproxima, José o reconhece. Chico entrega
uma fita para José. Chico aponta para uma bicicleta que está
presa ao carro. José larga a mochila e vai correndo vê-la.
CHICO (OFF)
Tem umas partes que eu acho engraçadas, mais no
começo. Se você quiser, mostre esta fita para a
sua mãe. Talvez esta história não precise acabar
aqui. Eu queria ter a sua idade sabendo o que eu
sei hoje e acho que foi por isso eu gravei esta
fita, para te dizer o que eu sei hoje.
Chico põe a fita na mochila e entrega a José que, quase sem se
despedir, parte com a bicicleta.
CENA 90A - RUA - EXTERIOR/DIA
José pedala sua bicicleta pela cidade.
CHICO (OFF)
Deixa ver... Novela com "ene". Nino, o
italianinho. O que mais? Não aceite balas de
estranhos. Nem de conhecidos. No pênalti, o
goleiro normalmente escolhe um canto e pula. Dê um
chute forte, no meio do gol. Se você for para
praia no inverno, leve chocolate. A diferença
básica entre krishna e rajneesh é a seguinte...
(vai a BG)
Créditos finais. Música.
FIM
*****************************************************************
(C) Jorge Furtado, Carlos Gerbase e Giba Assis Brasil, 1993-1997
Casa de Cinema de Porto Alegre
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29/07/1997
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