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               JOGOS DO AMOR E DO ACASO
	               episódio da série
	               CONTOS DE INVERNO
	               roteiro de Jorge Furtado,
	               Carlos Gerbase
	               e Giba Assis Brasil
	               colaboração de Luis Fernando Verissimo
	               versão 3 - 10/03/2001
	               livremente inspirado na peça
	               de Pierre Marivaux
	               "Le jeu de l'amour et du hasard"
	               produção: Casa de Cinema de Porto Alegre
	               para RBS TV
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CENA 1 - ESCRITÓRIO DA EMPRESA - INTERIOR/FIM DE TARDE
	Uma paisagem invernal européia: casas estilo bávaro-gramadense,
	neve na calçada, flocos de neve caindo de uma forma um tanto
	artificial. Vozes ao fundo.
	               DANILO (OFF)
	               Então, vamos embora?
	               BERNARDO (OFF)
	               É... eu acho que eu não vou.
	               DANILO (OFF)
	               Como é que é?
	               BERNARDO (OFF)
	               É, eu não vou. Tá... tá muito frio.
	Aos poucos, vamos percebendo que a paisagem na verdade é um
	protetor de tela, num computador sobre uma mesa de trabalho.
	               DANILO (OFF)
	               Deixa de bobagem, Bernardo. Te dou carona, vamos
	               lá. O pessoal já deve estar chegando na quadra.
	               BERNARDO (OFF)
	               Não, sabe o que é, seu Danilo? É que eu tenho...
	O computador sobre a mesa de trabalho está entre outras mesas e
	outros computadores, mas é o único que permanece ligado. A sala
	está com poucas luzes. A última claridade do dia entra pelas
	janelas com persianas. Os dois homens estão de pé, ao lado da
	porta.
	               DANILO
	               Bernardo, por favor, não me chame de senhor. Não
	               faça essa crueldade comigo.
	               BERNARDO
	               É... desculpe... Danilo.
	DANILO, 43 anos, de óculos, está tentando colocar o seu casaco
	por cima do pulôver. BERNARDO, 28 anos, ar atlético, está com o
	seu casaco na mão, um pouco atrapalhado.
	               DANILO
	               E quer dizer que você vai deixar o time dos
	               solteiros desfalcado?
	               BERNARDO
	               (sem jeito) É... A idéia é mais ou menos essa.
De repente, Danilo interrompe o que está fazendo.
	               DANILO
	               Ah, entendi... Marcou um encontro?
	               BERNARDO
	               É...
	               DANILO
	               (conformado) Time dos solteiros é assim mesmo. Tá
	               sempre perdendo os seus melhores atletas pro
	               adversário. Ainda mais no inverno. (terminando de
	               vestir o casaco) Bom, boa sorte. Quer uma carona,
	               posso te deixar em algum lugar?
	               BERNARDO
	               Não. É que o encontro é... (apontando pros
	               computadores) na Internet.
Danilo vira-se para Bernardo, interessado.
CENA 2 - ESCRITÓRIO DA EMPRESA þ INTERIOR / NOITE
	A paisagem invernal de repente se dissolve. Por trás dela,
	aparece uma tela de computador, com vários ícones. O ponteiro do
	mouse clica no ícone "Bate-papo". Bernardo está sentado à frente
	do computador, Danilo está de pé, inclinado, ao seu lado.
	               DANILO
	               Bernardo, você fica usando o computador das
	               empresa para falar na Internet?
	               BERNARDO
	               Só depois do expediente.
	               DANILO
	               (lendo algo na tela, escandalizado) "Gostaria
	               muito que você..." Mas o que é isso?
	               BERNARDO
	               Não te falei? Elas escrevem cada coisa que você
	               não acredita. Isso é pinto.
	               DANILO
	               É, eu imaginei. Ela disse que tem dezesseis anos?
	               Deve ser mentira. Não tem foto?
Na tela, a frase: SOLTINHA 28 ENTRA NA SALA.
	               BERNARDO
	               Nessa sala aqui não, só texto. (alegrando-se) Olha
	               ela aí!
	               DANILO
	               Onde? Quem?
	               BERNARDO
	               Essa. Soltinha, vinte e oito. Eu falei com ela
	               ontem. Marcamos de nos encontrar hoje e ela veio.
	               O que é que eu digo?
CENA 3 - QUARTO DE ALÍCIA þ INTERIOR / NOITE
	Um quarto de mulher, espaçoso e rico, com cama de casal,
	penteadeira e mesa de trabalho. ALÍCIA, 30 anos, de roupão de
	banho, está sentada em frente ao computador, as mãos erguidas e
	os dedos abertos de quem espera que lhe seque o esmalte nas
	unhas. Aos seus pés, escarafunchando-lhe um minguinho, CÍNTIA,
	quase 30, a manicure.
	               ALÍCIA
	               (alegrando-se) Cíntia, olha! Ele entrou!
	               CÍNTIA
	               Uuui!
Cíntia ergue-se e fica ao lado de Alícia.
	               CÍNTIA
	               Poeta? Iiiiihh...
	               ALÍCIA
	               (lendo) "Boa noite. Que bom que você veio". Não é
	               muito original.
	               CÍNTIA
	               Pelo menos é educado. Responde, Alícia!
	               ALÍCIA
	               O que é que eu digo?
	CENAS 2/3 - ESCRITÓRIO DA EMPRESA / QUARTO DE ALÍCIA
	(INTERCALADOS) - INTERIOR / NOITE
	(2) Danilo já puxou uma cadeira, está sentado ao lado de
	Bernardo.
	               BERNARDO
	               (lendo) "Eu não costumo faltar aos meus
	               compromissos". Deve ser uma chata.
	               DANILO
	               Pergunta como ela é.
	               BERNARDO
	               Fisicamente?
	               DANILO
	               Bom, não precisa ser tão direto.
(3) Cíntia está sentada ao lado de Alícia.
	               ALÍCIA
	               (lendo) "Fale-me de você, quero te conhecer
	               melhor".
	               CÍNTIA
	               Diga que você é solteira, muito rica, tem um corpo
	               perfeito e os seios fartos.
	               ALÍCIA
	               Tá louca, Cíntia!
	               CÍNTIA
	               Homem adora isso, Alícia! Vai por mim!
	               ALÍCIA
	               Calma!! Tenho vinte e oito anos, sou morena...
	(2)            BERNARDO
	               (lendo) ... um metro e setenta. E você?" Ela vai
	               me achar muito jovem. (para Danilo) Que idade você
	               tem?
	               DANILO
	               Quarenta e três. Por quê?
	(3)            ALÍCIA
	               "Tenho um metro e oitenta e três..."
	               CÍNTIA
	               Uii!
	               ALÍCIA
	               Cabelos castanhos claros. Quarenta e três anos."
	               Quarenta e três? Ele é muito velho!
	               CÍNTIA
	               É perfeito! Mas deve ser casado. Divorciado.
	               Poeta, duro, ex-mulher, quatro filhos, sua vida
	               vai ser um inferno. Desligue esse computador, já!
	(2)            DANILO
	               (lendo) "Você é casado?" Não, responde que não.
	               BERNARDO
	               Ela vai achar que eu tenho algum problema. Quantos
	               homens de 43 anos você conhece que não são
	               casados?
	               DANILO
	               Eu, por exemplo.
Bernardo examina Danilo, desconfiado.
	               DANILO
	               Tá bom. Diz que é viúvo.
	(3)            CÍNTIA
	               Viúvo? Iih... Acho melhor eu terminar a tua unha.
Cíntia volta a fazer os pés de Alícia.
	               ALÍCIA
	               E agora?
	               CÍNTIA
	               Não sei por que você não entra na sala com
	               imagens. Eu vi um negócio na casa da Guidinha...
	               Sem brincadeira...
	Cíntia retira da bolsa um tubo de spray, em seguida outro maior,
	e um terceiro maior ainda, sem se decidir.
	               CÍNTIA
	               Era um negócio... Deixa eu ver...
	               ALÍCIA
	               Tamanho não é documento, Cíntia!
	               CÍNTIA
	               Quem gosta de documento é brigadiano. (com o spray
	               maior na mão) Eu fico com o tamanho.
	               ALÍCIA
	               O que é que eu digo?
	               CÍNTIA
	               Pergunta do que foi que a mulher dele morreu.
	               ALÍCIA
	               Ai, Cíntia!
	               CÍNTIA
	               O cara pode ter alguma doença contagiosa, sei lá.
	               ALÍCIA
	               Que horror!
	               CÍNTIA
	               Pergunta então há quanto tempo ele é viúvo.
	(2)            DANILO
	               Cinco anos.
	               BERNARDO
	               E se ela perguntar de quê a minha mulher morreu?
	               DANILO
	               Ela não vai perguntar isso.
	               BERNARDO
	               E se ela perguntar?
	               DANILO
	               Aí você desliga o computador. Pronto. Ou inventa
	               alguma coisa.
	               BERNARDO
	               Alguma coisa o quê?
	(3)            CÍNTIA
	               (lendo na tela) Morte natural?
	(2)            DANILO
	               Morte natural? Você já mandou isso?
	               BERNARDO
	               Mandei. Qual o problema?
	(3)            ALÍCIA
	               A mulher dele morreu de morte natural há cinco
	               anos e ele tem quarenta e três...
	               CÍNTIA
	               Chutando por baixo ele deve ter uns oitenta anos,
	               vai por mim. (pra tela) Velho tarado!
	(2)            DANILO
	               (ditando) Toda morte é natural. Como a vida. "A
	               morte é uma curva da estrada. Morrer é só não ser
	               visto"
	(3)            ALÍCIA
	               Que lindo...
	(2)            DANILO
	               Não falei? Essa é mortal! Tem um cigarro aí?
	               BERNARDO
	               No bolso do meu casaco.
Danilo sai para buscar o cigarro.
	(3)            ALÍCIA
	               Ele escreve muito bem.
	(2)            BERNARDO
	               (escrevendo) Obrigado.
	               DANILO
	               (voltando com o cigarro) E aí?
	               BERNARDO
	               Ela disse que eu escrevo muito bem.
	               DANILO
	               Ela tem bom gosto. É do Fernando Pessoa.
	               BERNARDO
	               Eu disse que era meu.
	               DANILO
	               Você é louco! E se ela descobre?
	               BERNARDO
	               Não tem erro. Vou perguntar a profissão dela.
	(3)            CÍNTIA
	               Herdeira. Põe aí!
	               ALÍCIA
	               Não.
	               CÍNTIA
	               Mas é verdade, Alícia! Põe! Ah, se fosse eu...
	               ALÍCIA
	               Ele pode querer se aproveitar.
	               CÍNTIA
	               A idéia é essa.
	               ALÍCIA
	               Vou dizer que eu sou telefonista.
	(2)            DANILO
	               Espero que o seu sinal não esteja ocupado para
	               mim.
	               BERNARDO
	               Não, isso é horrível. Vou dizer que eu sou
	               executivo de uma multinacional.
	(3)            ALÍCIA
	               Vou perguntar se ele fuma.
	(2)            BERNARDO
	               (apagando o cigarro) Não. Vou perguntar se ela se
	               acha bonita. Só para tirar a temperatura.
	(3)            CÍNTIA
	               Põe aí: tenho um corpo perfeito e os seios fartos.
	               ALÍCIA
	               Cíntia...
	               CÍNTIA
	               Alícia, vai por mim. Você não entende nada de
	               homem. Você é praticamente virgem.
	               ALÍCIA
	               Cíntia, eu fui casada dois anos.
	               CÍNTIA
	               Marido não vale. Escreve isso que eu aposto que
	               ele vai querer marcar um encontro com você na
	               hora. Ele vai adorar.
	               ALÍCIA
	               Tem certeza?
	               CÍNTIA
	               Quer apostar?
	(2)            DANILO
	               (animado) Marque um encontro com ela!
	               BERNARDO
	               Um encontro real? Já?
	               DANILO
	               Claro, ela é perfeita!
	(3)            CÍNTIA
	               Eu não disse? Homem e cabelo tingido eu conheço de
	               longe.
	               ALÍCIA
	               Ele quer marcar um encontro... O que é que eu
	               faço?
	               CÍNTIA
	               O que você quiser. Este já está na sua mão.
	               ALÍCIA
	               E se ele for um assassino, um maníaco homicida?
	               CÍNTIA
	               (concordando) Ou, pior, um baixinho careca? Melhor
	               falar por telefone. Pede o número dele. Se ele der
	               é porque não é casado.
	(2)            BERNARDO
	               Dou o número daqui?
	               DANILO
	               Melhor não. Dá o meu celular.
	(3)            CÍNTIA
	               Celular. Deve ser casado. Liga que eu descubro.
	               ALÍCIA
	               Como tu vai saber se ele é casado por telefone?
	               CÍNTIA
	               Quer apostar? Descubro até se ele é careca. Liga.
	               ALÍCIA
	               Não tenho coragem.
(2) Toca o celular de Danilo.
	               DANILO
	               É ela. Atende.
	               BERNARDO
	               E a minha voz? Ela vai ver que eu não sou... que
	               eu não tenho quarenta e três.
	               DANILO
	               Faz voz de velho.
Bernardo atende.
	               BERNARDO
	               (voz de velho muito velho) Alôoo..
	(3)            CÍNTIA
	               (ao telefone) Alô? Poeta? (para Alícia) É um velho
	               caquético. (ao telefone) Bom ouvir sua voz.
(2) Bernardo tapa o celular e entrega para Danilo.
	               BERNARDO
	               Não vou conseguir, fala você!
	Danilo pega o telefone. Fica alguns segundos sem saber o que
	fazer. Fala ao telefone.
	               DANILO
	               Alô?
	(3)            CÍNTIA
	               Oi? Pensei que tinha caído.
	(2)            DANILO
	               Desculpe. Eu estava um pouco gripado, tapei o
	               telefone para tossir. Não queria tossir no nosso
	               primeiro encontro.
	(3)            CÍNTIA
	               Não é nosso primeiro encontro. Eu sei tudo de
	               você. Lembra?
	(2)            DANILO
	               Claro. É que a gente exagera um pouco na internet.
	               Não sou exatamente o que eu disse que era.
	(3)            CÍNTIA
	               Tudo bem, eu não me importo que você seja casado.
	               Até acho um pouco excitante, sabia?
	(2)            DANILO
	               Casado? Não, eu não sou casado.
	(3)            CÍNTIA
	               Não? Que pena... (para Alícia) Não é casado. (ao
	               telefone) Então o que foi que você mentiu?
	(2)            DANILO
	               Aquele verso, "A morte é uma curva da estrada...".
	               Bem, aquilo é do Fernando Pessoa. Eu não sou
	               poeta, não de verdade.
	(3)            CÍNTIA
	               Para mim, é. Eu também não contei toda a verdade.
	(2)            DANILO
	               Já sei. Você é casada.
	(3)            CÍNTIA
	               Deus me livre. Não. Eu sou completamente
	               desimpedida, tenho um corpo perfeito e os seios
	               (olha para os de Alícia) mais ou menos fartos... e
	               sou herdeira de uma grande empresa.
	               ALÍCIA
	               (desesperada) Cíntia!
(2) Danilo tapa o telefone e fala com Bernardo.
	               DANILO
	               Ela é rica! Que sorte! (ao telefone) Para mim isso
	               não interessa. Melhor você saber que eu não quero
	               seu dinheiro. Gostei de você.
	(3)            CÍNTIA
	               Eu também gostei de você, não me importa se você é
	               pobre ou careca.
	(2)            DANILO
	               Eu não sou careca. (olha para Bernardo) Também não
	               sou tão velho como disse que era. Só tenho esta
	               voz de velho. Tenho vinte e seis.
	               BERNARDO
	               Vinte e oito!
	               DANILO
	               Vinte e oito! Estes dois últimos anos passaram tão
	               rápido... (olha para Bernardo) Sou atleta, jogo
	               futebol de salão. Mal.
	               BERNARDO
	               Marca um encontro!
	(3)            ALÍCIA
	               Quando? Onde?
	(2)            DANILO
	               Quando e onde?
	               BERNARDO
	               Tem um barzinho em Petrópolis, aconchegante...
	(3)            CÍNTIA
	               Eu conheço esse bar. É o máximo! Quando?
	               ALÍCIA
	               (soprando) Amanhã.
	               CÍNTIA
	               Hoje.
	               ALÍCIA
	               Hoje?
	               CÍNTIA
	               (para Alícia) Amanhã tem futebol na tv, seleção,
	               aposto que amanhã ele ia dizer que não pode.
	(2)            BERNARDO
	               Hoje! Melhor, amanhã tem futebol.
	(3)            CÍNTIA
	               (para Alícia) Não falei?! (ao telefone) Que horas?
CENA 4 - FRENTE DO PRÉDIO DE ALÍCIA - EXTERIOR / NOITE
	Alícia e Cíntia, já vestidas para a noite, roupas pesadas por
	causa do frio, descem apressadas a escadaria na frente de um
	prédio luxuoso, em direção a um táxi parado em frente.
	               ALÍCIA
	               Você chamou táxi, Cíntia? Mas eu tenho dois carros
	               na garagem!
	               CÍNTIA
	               Nunca vá de carro no primeiro encontro! Se não,
	               como é que ele vai te levar em casa depois? Ai,
	               você não vê novela, Alícia?
Entram no táxi.
	               ALÍCIA
	               Não, desde "Saramandaia". Por isso que eu preciso
	               que você vá junto. Eu vou te apresentar como uma
	               amiga.
	               CÍNTIA
	               Prima. Assim eu também viro herdeira. (pro
	               motorista) Sempre em frente, moço.
O táxi parte.
CENA 5 - FRENTE DO BAR / PRAÇA þ EXTERIOR / NOITE
	Um carro estaciona na frente de um bar, junto a uma praça.
	Danilo, na direção, desliga o carro, tira a chave e entrega para
	Bernardo, nervoso, no banco ao lado.
	               DANILO
	               É aqui.
	               BERNARDO
	               E você? Como vai voltar pra casa?
	               DANILO
	               Eu pego um táxi. Não esqueça do Vinícius, daquela
	               poesia da falena e da forma de chamar o garçom.
	               BERNARDO
	               (fazendo o gesto, compenetrado) ...sem estalar o
	               dedo...
Os dois vão saindo do carro. Danilo bate a porta.
	               DANILO
	               E, principalmente, Bernardo, seja você mesmo.
	               BERNARDO
	               (apavorado) Não, isso não vai dar certo.
	               DANILO
	               (sorrindo) Tchau, Bernardo.
	Danilo vira as costas e sai caminhando pela praça. Bernardo vai
	atrás dele.
	               BERNARDO
	               Você fica, depois eu te levo em casa.
	               DANILO
	               Bernardo, deixa de ser criança.
	               BERNARDO
	               Ela vai me pedir para dizer uma poesia. E eu não
	               consigo decorar nem letra de axé. Você vem comigo.
	               Só para... me apresentar. Você diz que é meu
	               amigo. Meu colega de trabalho.
Danilo olha pra ele e suspira.
	               BERNARDO
	               (Pensa.) Não! Me dá um cigarro.
	               DANILO
	               (acendendo o cigarro) Mas você disse pra ela que
	               não fuma.
	               BERNARDO
	               É verdade. Toma.
	Bernardo entrega o cigarro aceso para Danilo que não sabe o que
	fazer com ele.
Na frente do bar, Alícia está chegando, sozinha.
	               BERNARDO
	               É ela!
	               DANILO
	               Onde?
	               BERNARDO
	               A Soltinha vinte e oito. Ali! Meu deus, ela é
	               linda!
	               DANILO
	               Onde?
Alícia entra no bar.
	               BERNARDO
	               Entrou no bar. Me dá o cigarro.
	               DANILO
	               Como sabe que é ela?
	               BERNARDO
	               (fumando, nervoso) Sozinha, cara de rica, cabelo
	               de rica... Ela vai achar que eu sou um garoto. Ela
	               vai perceber que eu sou um duro. (atrapalhado)
	               Danilo, você precisa me fazer um favor...
	               DANILO
	               O quê?
	               BERNARDO
	               Você entra no meu lugar... Você diz que é o
	               Poeta... E depois, depois... Depois você me
	               apresenta.
Os dois vão chegando na entrada do bar.
CENA 6 - BAR - INTERIOR / NOITE
Bernardo e Danilo vêm entrando pelo bar.
	               DANILO
	               (sacudindo a cabeça) Eu disse que você era atleta,
	               vinte e oito anos.
	               BERNARDO
	               Não, você disse que VOCÊ era atleta, vinte e oito
	               anos.
	Bernardo pega uma bandeja de garçom que estava sobre uma das
	mesas e vai embora com ela.
	               DANILO
	               Bernardo, vem cá!
	Enquanto ele está tentando chamar Bernardo de volta, ouve uma voz
	às suas costas.
	               CÍNTIA (OFF)
	               Desculpe.
Danilo se vira e vê Cíntia.
	               CÍNTIA
	               Você é o Poeta? (estende a mão) Claro que é. Tá na
	               cara.
	               DANILO
	               Soltinha, vinte e oito?
	               CÍNTIA
	               ... mas pode me chamar de Cíntia. Prazer.
Danilo olha para Cíntia, maravilhado.
	               DANILO
	               Prazer, Danilo. Muito prazer.
FIM DO PRIMEIRO BLOCO
CENA 7 - BAR þ INTERIOR / NOITE
	Danilo e Cíntia sentados à mesa do bar, de frente um pro outro,
	se olhando, meio sem graça. Danilo procura algo pra dizer.
	               DANILO
	               Eu... sei o que você tá pensando.
	               CÍNTIA
	               Ah, sabe?
	               DANILO
	               Você deve estar achando... que eu não tenho vinte
	               e oito anos.
	               CÍNTIA
	               Ainda bem. Gosto de homens mais assim... que nem
	               você, não de franguinhos. E você corre oito
	               quilômetros por dia mesmo ou...?
	               DANILO
	               Sete, sete e meio. Você não parece ser uma
	               herdeira de uma grande empresa.
	               CÍNTIA
	               (ofendida) Por que não?
	               DANILO
	               Não, é que... a gente imagina sempre que uma
	               herdeira seja sempre feia e chata, para compensar.
	               Mas você... é muito bonita.
	               CÍNTIA
	               Obrigado.
	               DANILO
	               Como você disse que era. Até mais.
	               CÍNTIA
	               Você também é uma gracinha. E aquelas poesias,
	               hein?
	               DANILO
	               Não são minhas. Eu leio muito, gosto de ler...
	               CÍNTIA
	               Diz uma para mim.
	               DANILO
	               Uma poesia?
	               CÍNTIA
	               É.
	               DANILO
	               Bom... Deixa ver... (recitando) Cabelos da cor
	               morena, teus olhos, luz do luar; quero ser uma
	               falena, para em teus lábios pousar...
	               CÍNTIA
	               Que bonito. Falena é o quê?
	               DANILO
	               Uma borboleta.
Neste momento, Alícia chega, ficando de pé ao lado de Danilo.
	               CÍNTIA
	               Alícia! Você por aqui... (para Danilo) Esta é a
	               Alícia, minha manicure. Ela mora... aqui perto, eu
	               acho.
	               ALÍCIA
	               É, pertinho.
	               CÍNTIA
	               É. Este é o Poeta, quer dizer, o Danilo.
Danilo levanta-se para cumprimentá-la.
	               DANILO
	               Prazer. (atrapalhado) Quer sentar?
	Mas, antes que eles sentem, agora é Bernardo quem chega, ficando
	entre Cíntia e Alícia, e cumprimentando Danilo como se não o
	visse há algum tempo.
	               BERNARDO
	               Danilo!
	               DANILO
	               Oi! Chegou bem na hora! (para as moças) Esse é o
	               meu grande amigo... o ...
	               BERNARDO
	               Bernardo.
	               DANILO
	               Bernardo, claro. (apresentando) Cíntia, Alícia.
	               BERNARDO
	               (sentando) Prazer.
	               DANILO
	               O Bernardo é...
	               BERNARDO
	               Dono da empresa onde ele trabalha.
	               DANILO
	               Dono da empresa onde ele trabalha. (corrigindo)
	               Onde eu trabalho.
	               BERNARDO
	               O Danilo é um dos melhores funcionários de uma das
	               minhas muitas empresas.
	               DANILO
	               É, o Bernardo... é um ótimo patrão.
	               BERNARDO
	               Patrão, empregado... Isso a gente não escolhe. Faz
	               parte da herança.
	               ALÍCIA
	               É, eu sei.
	               BERNARDO
	               (interessado) Você também é herdeira?
	               ALÍCIA
	               Não. Sou manicure. (apontando Cíntia) Ela é que é
	               herdeira.
	               CÍNTIA
	               Sou. Herdeiríssima.
	               BERNARDO
	               (para Cíntia) Dinheiro é só ilusão. (para Alícia)
	               A verdade está na poesia.
	               DANILO
	               Não exagera, Bernardo.
	Bernardo vai dizer alguma coisa para Alícia, mas muda de idéia e
	recita para Cíntia.
	               BERNARDO
	               Cabelos da cor morena, teus olhos, luz do luar;
	               quero ser uma... uma...
	               CÍNTIA
	               Falena.
	               ALÍCIA
	               Falena?
	               CÍNTIA
	               É uma borboleta. Alícia, você não tá com fome?
	               ALÍCIA
	               Eu não. (para Bernardo) Você é poeta mesmo?
	               BERNARDO
	               Nem tanto. Eu estou com fome. Hã... (para Cíntia)
	               Quer jantar?
	               DANILO
	               Grande idéia! Vocês... empresários... vão jantar e
	               nós... trabalhadores manuais... vamos nos
	               divertir. (para Alícia) O que você gosta de fazer?
	               ALÍCIA
	               Como assim?
	               DANILO
	               Para se divertir.
	               ALÍCIA
	               Ah. Gosto de novela. De ler revista. De pagode,
	               essas coisas.
	               DANILO
	               Pagode, é? (sorrindo amarelo) Que interessante...
CENA 10 - RESTAURANTE LUXUOSO þ INTERIOR / NOITE
	Bernardo e Cíntia entram num restaurante elegante. Chegam até uma
	mesa vazia.
	Um garçom puxa a cadeira para Cíntia sentar. Bernardo se confunde
	e puxa a cadeira para outro garçom sentar. Depois se dá conta e
	senta. O garçom empurra a cadeira e Bernardo pula, assustado,
	como se tivesse sido atacado por trás. Se dá conta do que foi e
	senta.
	               GARÇOM
	               Madame deseja um kir?
	               BERNARDO
	               (para Cíntia) Você quer um kir?
	               CÍNTIA
	               (disfarçando) O que é um kir?
	               BERNARDO
	               Kir é um espécie de.. de... (para o garçom) Ela
	               não quer o kir.
	               GARÇOM
	               E o cavalheiro? Alguma coisa do bar?
	               BERNARDO
	               Tem kir?
	               GARÇOM
	               Kir?
	               BERNARDO
	               Quero.
O garçom deixa os cardápios e se afasta.
	               BERNARDO
	               (para as costas do garçom) Obrigado, Jarbas!
	               CÍNTIA
	               Você vem sempre aqui?
	               BERNARDO
	               Tá brincando? Eles até têm um prato com meu nome.
	               CÍNTIA
	               (examinando o cardápio) Qual?
	               BERNARDO
	               (examinando o seu) Este. Peixe a Belle Meunière.
	               CÍNTIA
	               "Belmenier" é você?
	               BERNARDO
	               Um apelido.
CENA 11 - BOTECO þ INTERIOR / NOITE
	Alícia e Danilo entram em um boteco popular. Alguns casais dançam
	um pagode animado entre as mesas. Danilo olha em volta,
	contrariado. Alícia, assustada, olha em direção ao balcão. O
	balcão está apinhado de gente mal-encarada, de pé, bebendo.
	Alícia hesita por um instante. Mas em seguida toma uma decisão,
	respira fundo e vai em frente, conduzindo Danilo.
	               ALÍCIA
	               (como se conhecesse todo mundo) Oi, galera!
	Faz-se um silêncio enquanto todos examinam os recém-chegados.
	Depois recomeça a zoeira típica de boteco cheio. Alícia e Danilo
	não conseguem chegar até o balcão. Têm que fazer o pedido de
	longe.
	               ALÍCIA
	               (para o dono do boteco atrás do balcão) Ó,
	               amizade!
	Todos ficam em silêncio de novo e se viram para eles. Alícia
	precisa fazer seu pedido para uma platéia atenta.
	               ALÍCIA
	               Ceva uma salta! (corrige-se) Salta uma ceva! E
	               dois copos!
	Como o vexame já é total e todas as atenções continuam nela, ela
	não pára. Vai numa espécie de crescendo suicida:
	               ALÍCIA
	               E um peixinho frito! E dois ovos duros! E um
	               pastel! Sem barata dentro! (tomada de pânico) E
	               uma cachacinha pra rebatê!
	Há um instante de silêncio absoluto. Ninguém se mexe. Depois
	recomeça a zoeira e Alícia pode relaxar.
	               ALÍCIA
	               (para Danilo) Isto aqui é o meu chão.
A expressão na cara de Danilo é de repulsa disfarçada.
CENA 12 - RESTAURANTE - INTERIOR / NOITE
	No restaurante chique, a comida já foi servida. Bernardo e Cíntia
	olham para os pratos à sua frente.
	               CÍNTIA
	               Eu nunca sei. O certo é cortar com a faca na mão
	               direita, depois passar a faca para a outra mão e
	               usar o garfo com a direita, ou continuar com a
	               faca na direita e usar o garfo com a esquerda?
	               BERNARDO
	               Depende.
	               CÍNTIA
	               Depende de quê?
	               BERNARDO
	               Varia de país para país. Nos países que não têm
	               "r" no nome, tem que trocar de mão. Mas, aqui no
	               Brasil...
	               CÍNTIA
	               (fingindo entender) Ah.
CENA 13 - BOTECO - INTERIOR / NOITE
	Alícia e Danilo conseguiram chegar até o balcão. Alícia está
	acabando de comer o peixe frito, sob o olhar incrédulo de Danilo.
	               ALÍCIA (para o dono do boteco)
	               Ó amizade, tem um palito aí?
O dono tira o palito de trás da orelha e entrega a Alícia.
	               ALÍCIA (para Danilo)
	               Você não comeu o peixe.
	               DANILO
	               Não, é que, muita fritura, eu realmente...
	               ALÍCIA
	               Então come um ovo.
	Danilo examina o garrafão com os ovos boiando na água. Pega um
	ovo.
	               DANILO
	               Será que eles trocam essa água?
	               ALÍCIA
	               Claro. Todo ano.
Cara de nojo de Danilo comendo o ovo.
CENA 14 - RESTAURANTE - INTERIOR / NOITE
Bernardo recebe a conta do garçom, que se afasta.
	               BERNARDO
	               Obrigado, Jarbas.
	               CÍNTIA
	               Jarbas não era o outro?
	               BERNARDO
	               Os dois são Jarbas. São irmãos.
Bernardo examina a conta e tenta disfarçar seu pavor.
	               BERNARDO
	               Hmmm. Certo, certo. (chamando o "jarbas") Por
	               favor... (mostrando) Isto aqui é o...
	               GARÇOM
	               O vinho, senhor.
	               BERNARDO
	               Ah, o vinho. Pensei que mil novecentos e oitenta e
	               dois fosse o ano... Tudo bem. Está razoável. Que
	               cartões de crédito vocês aceitam?
	               GARÇOM
	               Todos, senhor.
	               BERNARDO
	               Todos. Justamente o que eu não tenho. (tirando do
	               bolso o talão de cheques) Vou fazer um cheque.
	               GARÇOM
	               Aceitamos seu cheque com prazer, senhor.
	               BERNARDO
	               Não sei se o banco vai dizer o mesmo. Rá, rá.
	               Brincadeira...
Bernardo começa a preencher o cheque.
CENA 15 - BOTECO - INTERIOR / NOITE
Danilo está suando frio, seca a testa com a toalha da mesa.
	               ALÍCIA
	               Toma um licor de ovo.
	               DANILO
	               Nem pensar.
	               ALÍCIA
	               Ajuda a digestão.
	               DANILO
	               Prefiro a indigestão.
	               ALÍCIA
	               (para o dono) Ó, amizade. Vê aí a horrorosa.
Silêncio.
	               ALÍCIA
	               A pavorosa? A vergonhosa?
	               DANILO
	               A dolorosa?
	               ALÍCIA
	               (batendo com a palma da mão no balcão) Acertou na
	               mosca. (depois, examinando a palma) E eu também.
CENA 16 - ESCRITÓRIO DA EMPRESA - INTERIOR / FIM DE TARDE
	De novo a paisagem invernal européia, os flocos de neve, etc.
	Vozes ao fundo.
	               DANILO (OFF)
	               Então, vamos embora?
	               BERNARDO (OFF)
	               É... eu acho que eu não vou.
	               DANILO (OFF)
	               Como é que é?
	               BERNARDO (OFF)
	               É, eu não vou. Tá... tá muito frio.
	A paisagem, como já sabemos, é um protetor de tela, num
	computador sobre uma mesa de trabalho.
	               DANILO (OFF)
	               Deixa de bobagem, Bernardo. Nós marcamos com as
	               duas, às oito horas, na minha casa. Quer dizer, na
	               "tua casa". Tá certo que a noite de ontem não foi
	               lá muito animadora...
	O computador com o protetor de tela da neve é o único ligado no
	escritório, que está com poucas luzes. A última claridade do dia
	entra pelas janelas com persianas. Danilo e Bernardo estão de pé,
	ao lado da porta.
	               BERNARDO
	               Foi um fracasso.
	               DANILO
	               É... Eu estou sentindo o gosto daquele ovo até
	               agora.
	               BERNARDO
	               O restaurante onde eu fui era tão caro que o
	               cardápio tinha índice e bibliografia.
	               DANILO
	               Bom, mas... tudo pode melhorar. Ontem você
	               desistiu do time dos solteiros. Agora vai desistir
	               de casar pela Internet?
	               BERNARDO (OFF)
	               Não, sabe o que é, Danilo? É que...
	               DANILO
	               Bernardo, eu não acredito. Você marcou outro
	               encontro? Com quem?
	               BERNARDO
	               (sorrindo) Enfermeira do Funk. Dezenove anos.
CENA 17 - FRENTE DO PRÉDIO DE DANILO - EXTERIOR / NOITE
	Um táxi pára na frente de um prédio de classe média. Dentro do
	carro, além do motorista, estão Cíntia e Alícia.
	               ALÍCIA
	               Eu vou seguir, moço. Ela desce e eu volto pra
	               casa.
	               CÍNTIA
	               Na-na-ni-na-não! Você que inventou essa coisa de
	               namorar pela Internet. Não vai dar pra trás agora.
	               ALÍCIA
	               Mas deu tudo errado...
	               CÍNTIA
	               Mas pode melhorar. (pro motorista) Só um
	               pouquinho, moço, que a gente já vai resolver isso
	               aqui. (pra Alícia) O Danilo não deve ter dinheiro,
	               mas você não precisa disso. E, vou te dizer: ele é
	               um gato!
	               ALÍCIA
	               Mas que gato, Cíntia? Ele comeu aquele ovo cozido!
	               Só de lembrar, me dá enxaqueca. Já o teu Bernardo
	               pelo menos é um sujeito educado.
	               CÍNTIA
	               Ih! Metido a besta! Todo cheio de nove-horas...
	               Tem razão. (pro motorista) Moço, ela fica e eu
	               volto pra casa.
CENA 18 - SALA DE DANILO þ INTERIOR / NOITE
	Na sala de classe média, decorada com bom gosto, Danilo está
	terminando de arrumar alguma coisa sobre a mesa quando ouve-se a
	campainha.
	               DANILO
	               São elas. O jantar fica pronto em quinze minutos.
	Bernardo levanta do sofá, fecha o livro que tem na mão. Os dois
	vão se dirigindo à porta.
	               BERNARDO
	               Não vai dar certo, Danilo. A Cíntia não vai
	               acreditar que um empresário como eu mora nessa
	               casa.
	               DANILO
	               Não tem problema. É só "um empresário como você"
	               levá-la pra conhecer o teu jota-ká no Passo da
	               Areia.
	               BERNARDO
	               Muito engraçado.
	               DANILO
	               Vou abrir. Disfarça.
	Danilo abre a porta. Alícia e Cíntia, bastante sérias, olham para
	Danilo e Bernardo, que começam a rir, disfarçando.
	               BERNARDO
	               (rindo, exagerado) Ah, ah, ah! Boa essa, hein?
	               DANILO
	               O Bernardo sabe umas piadas ótimas.
Cíntia praticamente empurra Alícia pra cima de Danilo.
	               CÍNTIA
	               A Alícia também.
	               DANILO
	               Eu não sei contar piada.
	               CÍNTIA
	               Nem eu.
	               DANILO
	               Não consigo me lembrar do fim, conto tudo errado.
	               CÍNTIA
	               A Alícia não esquece uma piada.
	               DANILO
	               O Bernardo também não.
	Os quatro chegam à sala, Danilo indica os sofás. Cíntia senta ao
	lado de Bernardo, emburrado. Alícia senta ao lado de Danilo.
	               CÍNTIA
	               Sabe o que é enorme, verde e terrível, vive
	               embaixo da terra e come pedra?
	               DANILO
	               Não.
	               CÍNTIA
	               O enorme, verde e terrível monstro subterrâneo
	               comedor de pedra.
	               DANILO
	               (rindo) Muito boa.
	               CÍNTIA
	               Foi a Alícia que me contou.
	               DANILO
	               O Bernardo sabe todas aquelas piadas de elefante.
	               CÍNTIA
	               Tem outra: se a gente fizer um buraco no Brasil
	               que atravesse toda a terra, jogar um cascalho
	               dentro, onde é que ele vai cair?
	               DANILO
	               Não sei.
	               BERNARDO
	               No Japão?
	               CÍNTIA
	               Não, na boca do enorme, verde e terrível monstro
	               subterrâneo comedor de pedra.
	               DANILO
	               (rindo muito) Ah, ah, ah! Não posso me esquecer
	               dessa.
	               ALÍCIA
	               Conhece aquela do português que botou um olho
	               mágico na geladeira para ver se a luz apagava
	               mesmo?
Ninguém ri.
	               BERNARDO
	               Qual?
	               ALíCIA
	               É... só isso. O cara botou um olho mágico na
	               geladeira. Para ver se a luz apagava quando a
	               porta fecha. Ele era português, entende?
	               DANILO
	               (pegando uma garrafa de vinho) Ah, entendi.
	               CÍNTIA
	               Muito boa essa.
	               BERNARDO
	               (levantando-se) Com licença. Eu preciso ir no
	               escritório, já volto.
	Bernardo, impulsivamente, sai da sala. Cíntia acompanha-o com o
	olhar, contrariada. Danilo terminou de abrir a garrafa de vinho e
	está com ela na mão.
	               CÍNTIA
	               Metido esse teu amigo, hein?
	               DANILO
	               Não, imagina! Ele é uma pessoa muito sensível. É
	               que os empresários... bom, você sabe melhor que
	               eu.
	               CÍNTIA
	               Sei.
	               DANILO
	               Cíntia, você não quer... conhecer o escritório do
	               Bernardo?
	               CÍNTIA
	               Não. Quero vinho.
	               DANILO
	               Claro. (oferecendo o vinho) Alícia?
	               ALÍCIA
	               Eu quero.
	Alícia se levanta e sai da sala, pelo mesmo lado por onde saiu
	Bernardo.
CENA 19 - ESCRITÓRIO DE DANILO þ INTERIOR / NOITE
	Bernardo está sentado em frente a um computador, digitando alguma
	coisa, apressado. O escritório não é muito grande, com livros por
	todas as paredes, a mesa com o computador, um velho sofá e uma
	poltrona grande.
	De repente, a porta do escritório se abre. Bernardo leva um susto
	e põe-se de pé.
	               ALÍCIA
	               (olhando em volta) Você tem muitos livros aqui.
	               BERNARDO
	               (atrapalhado) É... Os computadores e a internet
	               vão acabar com os livros.
	               ALÍCIA
	               Será? Não consigo pensar em ir para a cama com um
	               bom computador.
	               BERNARDO
	               (precipitado) E comigo?
	               ALÍCIA
	               Como?
	               BERNARDO
	               (disfarçando) Comigo... é a mesma coisa. Não tem
	               nada melhor que um bom livro. Tá frio aqui, não é?
	               ALÍCIA
	               É. A Cíntia está esperando por você, lá na sala.
	               BERNARDO
	               É, eu já vou. (olhando pra ela) Daqui a pouco.
CENAS 18/19 - SALA / ESCRITÓRIO DE DANILO - INTERIOR / NOITE
	(18) Cíntia toma um gole de vinho e termina o seu cálice. Ergue-o
	em direção a Danilo, pedindo mais. Danilo aproxima-se para
	servir.
	               DANILO
	               Achei que vocês iam se dar bem.
	               CÍNTIA
	               Quem?
	               DANILO
	               Você e o Bernardo. Têm tudo a ver. Gostam de
	               poesia. São... herdeiros.
	               CÍNTIA
	               Pois é. (toma outro gole) Mas também é bom variar
	               um pouco.
	               DANILO
	               Como assim?
	               CÍNTIA
	               Namoro, ora! Amigo a gente acaba escolhendo porque
	               é parecido. Mas namorado... pode ser bem
	               diferente.
Danilo fica um tempo olhando pra Cíntia, extasiado.
	               DANILO
	               Mas amizade também é importante.
	               CÍNTIA
	               Claro. Amigo para mim é sagrado.
	               DANILO
	               Tem gente que quando se apaixona esquece os
	               amigos.
	               CÍNTIA
	               Acho horrível isso.
	               DANILO
	               Eu seria incapaz de trair uma amizade por causa de
	               uma paixão.
	               CÍNTIA
	               Eu também. Completamente incapaz.
	De repente, sem que se possa dizer quem tomou a iniciativa,
	Cíntia e Danilo se beijam, se agarram.
	(19) No escritório, Alícia e Bernardo estão se beijando, se
	agarrando. Mas em seguida separam-se.
	               ALÍCIA
	               Eu preciso te contar uma coisa.
	               BERNARDO
	               Eu também.
	               ALÍCIA
	               Eu marquei um encontro na internet.
	               BERNARDO
	               Eu sei. Eu marquei dois.
	               ALÍCIA
	               Para encontrar com outra pessoa.
	               BERNARDO
	               Eu também.
	               ALÍCIA
	               Essa outra pessoa era o Danilo.
	               BERNARDO
	               Eu também!
	               ALÍCIA
	               Como?
	               BERNARDO
	               Quero dizer, a minha outra pessoa é a Cíntia. Era
	               a Cíntia.
	               ALÍCIA
	               A Cíntia?
	               BERNARDO
	               É. Eu marquei com a Soltinha vinte e oito. Naquele
	               bar.
	               ALÍCIA
	               A Soltinha vinte e oito sou eu. Você é o Poeta?
	               BERNARDO
	               Sou! Quero dizer, eu não sou poeta. Poeta mesmo é
	               o Danilo.
	               ALÍCIA
	               Nem eu sou soltinha. Por isso pedi para Cíntia ir
	               no meu lugar.
	(18)           CÍNTIA
	               E eu fui.
	               DANILO
	               O Bernardo pediu pra eu ir, eu fui. O que a gente
	               não faz pelos amigos?
	               CÍNTIA
	               E pelas amigas...
	               DANILO
	               Na verdade, eu não sou atleta.
	               CÍNTIA
	               Eu também não sou herdeira. Não que eu saiba.
	               DANILO
	               E este apartamento não é do Bernardo.
	(19)           BERNARDO
	               É do Danilo. O meu é um jota-ká no Passo da Areia.
	               E não tá pago.
	               ALÍCIA
	               Eu pago. Te compro um novo. Te levo pra morar
	               comigo.
Bernardo e Alícia voltam a se beijar. Depois se separam de novo.
	               BERNARDO
	               Será que a gente conta pra eles?
	               ALÍCIA
	               Não! A Cíntia vai ficar chateada.
	(18)           CÍNTIA
	               Hoje não! A Alícia vai ficar arrasada.
	               DANILO
	               Talvez ela e o Bernardo se entendam. Afinal, foram
	               eles que se encontraram na internet.
	               CÍNTIA
	               Não. Ela não gostou dele, desde o princípio. Essa
	               eu conheço, é complicada...
	               DANILO
	               Mas então por que eles tão há tanto tempo no
	               escritório?
	(19)           ALÍCIA
	               O que você vai dizer?
	               BERNARDO
	               A verdade. Que eu acho ela uma pessoa muito
	               bacana...
	               ALÍCIA
	               Não, isso é horrível! Diga que ela é linda.
	               BERNARDO
	               Certo. Ela é uma pessoa genial, fantástica, linda
	               e muito sensível, mas...
	               ALÍCIA
	               Ela vai ficar arrasada.
	Neste momento, Cíntia e Danilo entram no escritório. Alícia e
	Bernardo se afastam, tentando disfarçar.
	               ALÍCIA
	               Cíntia, a gente estava falando de você. O Bernardo
	               estava justamente dizendo que...
	               BERNARDO
	               ... que você é uma pessoa fantástica, incrível,
	               extraordinária, hã...
	               ALÍCIA
	               (soprando) Linda.
	               BERNARDO
	               Linda, claro.
	Mas Cíntia está sorrindo, olhando pros rostos de Bernardo e
	Alícia e percebendo tudo.
	               CÍNTIA
	               Já sei. Então quer dizer que vocês...?
	               ALÍCIA
	               (protestando) Nós?
	               DANILO
	               (pra Cíntia) Eles? Também?
	               BERNARDO
	               Como, "também"? Então vocês...?
	               CÍNTIA
	               Também.
	               DANILO
	               E vocês já sabem?
	               ALÍCIA
	               Sabemos.
	               BERNARDO
	               E quando vocês... souberam?
	               CÍNTIA
	               Acabamos de saber.
	               BERNARDO
	               Tou sabendo.
	Alícia beija Bernardo. Cíntia beija Danilo. Os dois casais se
	beijam e se agarram, no escritório. Sobe a música e, com ela,
	começam a subir os créditos. Até que Cíntia se afasta,
	interrompendo.
	               CÍNTIA
	               Mas tem uma coisa que eu quero saber. Antes do
	               jantar.
Os outros olham pra ela, na expectativa.
	               CÍNTIA
	               (para Bernardo) Você descobriu o que é kir?
	               ALÍCIA
	               Kir? É um coquetel com licor de cassis e vinho
	               branco.
	               DANILO
	               E tem o kir royal. (abre o champanhe) Com
	               champanhe.
	               BERNARDO
	               Desculpe, mas o que é licor de cassis?
	               DANILO
	               Licor de origem francesa, feito de uma pequena
	               fruta silvestre, muito apreciado na região de
	               Dijon.
	               CÍNTIA
	               Este homem é praticamente uma Barsa. Pois eu não
	               faço questão nenhuma do licor de cassis.
	Os dois casais voltam a se beijar, a música a subir, os créditos
	também. Até que Alícia interrompe. Pergunta para Bernardo, em voz
	baixa.
	               ALÍCIA
	               Você não tinha mais alguma coisa pra me contar?
	               BERNARDO
	               Eu?
	               ALÍCIA
	               Você não disse que tinha marcado dois encontros na
	               Internet? Qual foi o outro?
	               BERNARDO
	               Ah, uma bobagem. Você não precisa levar a sério
	               tudo o que eu digo.
	E, mais uma vez, voltam a se beijar apaixonadamente. Ao fundo,
	Cíntia e Bernardo nem chegaram a interromper o seu idílio. Ao
	lado deles, o computador permanece ligado, na sala de bate-papo.
	Na tela, em letras enormes, a frase: ENFERMEIRA DO FUNK SAIU DA
	SALA. PRA SEMPRE.
	Em seguida, entra o protetor de tela, com a mesma imagem lá do
	início. E, por cima dele, agora sim, os créditos finais.
FIM
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	(c) Jorge Furtado, Carlos Gerbase e Giba Assis Brasil, 2001
	Casa de Cinema de Porto Alegre
	http://www.casacinepoa.com.br
07/07/2001
| Anexo | Tamanho | 
|---|---|
| jogosaa.txt | 49.29 KB |