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UM HOMEM SÉRIO
	               TEXTO FINAL - agosto/1996
	               José Roberto Torero
produção: Casa de Cinema de Porto Alegre
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	NARRADOR
	Nada é mais triste que a morte e nenhuma morte foi mais triste
	que a de Hilário Pestana. Ele era um homem bom, querido por todos
	e principalmente um grande ator. O seu dom era fazer rir. Apesar
	disso, por uma grande ironia, sua vida teve um triste fim. Mas
	deixemos o fim para o fim e comecemos pelo começo.
	NARRADOR
	Hilário Pestana iniciou sua gloriosa carreira em 1950 com a peça
	Édipo-Rei, uma grande tragédia.
	JOCASTA
	Podemos lutar contra o nosso destino? Contra as profecias do
	oráculo? Não estará nosso caminho já traçado?
	ÉDIPO
	Mas por que caiu sobre mim tão negra profecia?
	JOCASTA
	Porque somos o que somos, Édipo, e não o que queremos ser...
	ÉDIPO
	Pobre de mim! Onde se fará ouvir a minha voz? Quando acabará de
	vez o meu  cruel destino?!
	ÉDIPO
	Só o que desejo é ouvir o barulho das lágrimas caindo sobre o meu
	túmulo...
	DESCOBRIDOR
	Eu que descobri o Pestana. Fui ver aquela peça... como é mesmo o
	nome?... Érico..., Édison...uma em que o filho come a mãe...
	(ouve-se o câmera falar "Édipo") Isso,  Édipo! Olha rapaz, a peça
	era um lixo, mas eu vi que o Pestana tinha alguma coisa de
	diferente... aí eu convidei ele para ser ator no meu filme. A
	história era meio sem graça, mas o Pestana carregou o filme nas
	costas e eu ganhei muito dinheiro. Olha rapaz, foi muito triste
	ele ter morrido daquele jeito...  Mas a vida continua, não é?
	Tanto que eu vou relançar o filme em vídeo. Grande cara o
	Pestana.
	NARRADOR
	O filme chamava-se "Tem pulga na minha cueca" e Pestana
	conquistou o público com o personagem Lalau, um típico malandro
	brasileiro. 
	MULATA
	Boa tarde, seu moço.
	PESTANA
	Boooooa... Muito boooooa!!!
	MULATA
	O senhor pode me dar uma informação? Se eu seguir esta rua eu vou
	dar aonde?
	PESTANA
	A senhora não precisa ir tão longe não...Pode dar aqui mesmo.
	Minha mulata,
	você é uma salada,
	Salada de fruta madura.
	Salada com melão,
	melancia e mamão.
	melhor que isso,
	eu não encontro não.
	Pra você ficar perfeita
	pra você ficar bacana
	o que falta
	é um detalhe
	o que falta é a banana
	Deixa comigo, morena,
	eu sou, eu sou teu amigo.
	Se o que falta é a banana ai,ai,ai
	pode contar comigo.
	PESTANA
	É ruim de ser.
MANCHETE: "Surge um novo astro"
	PESTANA
	É ruim de ser.
MANCHETE: "Novo filme de Pestana quebra recorde de bilheteria"
	PESTANA
	É ruim de ser.
MANCHETE: "O Homem mais engraçado do Brasil"
	NARRADOR
	A carreira de Hilário Pestana disparou. Do Oiapoque ao Chuí, o
	povo brasileiro lotava as salas de cinema, transformando Pestana
	num grande ídolo nacional. O bordão que ele inventou para os seus
	personagens ("É ruim de ser") era escutado em cada esquina. Em
	três anos, fez mais de quinze filmes e todos tiveram um enorme
	sucesso. Pestana ganhou fama e dinheiro.
	NARRADOR
	Seu nome virou sinônimo de risos e gargalhadas. Mas não era bem
	isso que ele queria.
	RADIALISTA
	Bom dia, caríssimo rádio-ouvinte. Você está na PRK-12 com o nosso
	programa "Bate-papo com o astro", num patrocínio exclusivo do
	sabonete Flor, aquele que acaba com o seu fedor. Hoje o nosso
	entrevistado é o grande..., o inigualável... Hilário Pestana, o
	homem mais engraçado do Brasil. E então Pestana, foi muito
	difícil entrar na rádio?
	PESTANA
	Mais ou menos...
	RADIALISTA
	As moças agarraram você, né Pestana? Ontem foi a mesma coisa com
	o Cauby Peixoto. Cavacos do ofício. Quem manda ser tão engraçado,
	né Pestana?
	PESTANA
	Eu nem sou tão engraçado assim...
	RADIALISTA
	Rá, rá, hilário. E qual vai ser a próxima comédia?
	PESTANA
	Bom...o próximo filme não é uma comédia. Eu quero fazer um filme
	sério agora.
	RADIALISTA
	Como assim?
	PESTANA
	Um filme sério, um drama.
	RADIALISTA
	Um drama!? Mas... pra quê?
	PESTANA
	Na verdade Gouveia, eu comecei como um ator dramático, eu fazia
	uma peça chamada Édipo...
	RADIALISTA
	Sei, sei... E qual vai ser o nome desse "drama"?
	PESTANA
	Hamlet.
	RADIALISTA
	E foi você que escreveu?
	PESTANA
	Não! Foi o Shakespeare!
	RADIALISTA
	Claro! O Xeiquispir, quem é que não conhece o grande Xeiquispir.
	Então vamos fazer o seguinte: quando a fita estiver pronta eu
	quero que você volte ao nosso programa.
	PESTANA
	Claro...
	RADIALISTA
	E pode trazer o Xeiquispir também. E amanhã, pontualmente às 9
	horas nós estaremos de volta, porque sem o nosso "Bate papo com o
	astro" também é ruim de ser. É ou não é, Pestana?
	PESTANA
	É sim...
	RADIALISTA
	E sempre num oferecimento do sabonete Flor, aquele que acaba com
	o seu fedor.
	RADIALISTA
	Manda um abraço pro Xeiquispir.
	NARRADOR
	Hamlet foi a maior produção já realizada no Brasil e Pestana não
	poupou esforços para concretizá-la: construiu um estúdio
	gigantesco, contratou os melhores técnicos e convidou os atores
	mais famosos da época, criando assim a Companhia Cinematográfica
	Terra de Santa Cruz.
	NARRADOR
	Era um homem correndo atrás de seu sonho.
	NARRADOR
	A noite de estréia de Hamlet foi um marco na história do cinema
	nacional e as figuras mais proeminentes da sociedade compareceram
	ao lançamento.
	NARRADOR
	Mas o filme não teve uma grande carreira. Quando viu que o
	público ria a cada vez que ele aparecia em cena, Pestana decidiu
	tirar o filme de cartaz; e queimou todas as suas cópias. As
	únicas cenas que restaram foram guardadas por um assistente de
	montagem.
	ASSISTENTE
	Hamlet. Cena 1. Tomada 1.
	OFÉLIA
	Oh, como é triste ver um nobre espírito assim transtornado! Como
	é triste ver aquele que era admirado pelos admiráveis assim
	caído, assim destruído. Oh!, desgraçada de mim, que vi o que vi,
	vendo o que vejo...
	PESTANA-HAMLET
	Morrer ... dormir... mais nada... Ah!, como anseio pelo sonhos
	que virão com o sono da morte.
	ASSISTENTE
	Hamlet. Cena 1. Tomada 66.
	OFÉLIA
	Ó, como é triste ver um nobre espírito... rá,rá,rá...
	NARRADOR
	Depois deste fracasso, Pestana caiu em profunda depressão.
	PSICANALISTA
	Fazendo uma análise freudiana, a gente pode dizer que a comédia e
	o drama tinham uma relação conflituosa no inconsciente do
	Pestana. A comédia funciona como sua criadora, como sua geradora,
	como sua... MÃE. Mas, por outro lado, foi o teatro quem colocou o
	Pestana no palco. O teatro foi germe, foi o sêmen, foi... o pai
	de Pestana. Daí o dilema moral dele. E ainda podemos analisar
	aquela frase...
	PACIENTE
	É ruim de ser!
	PSICANALISTA
	Isso! É ruim de ser. E o que é essa frase? É o desencanto com a
	própria condição humana: "É ruim...de SER!" é como se ele não
	quisesse mais.. ser, é como se ele não quisesse mais... existir.
	Eu até lembro de um filme que ele fazia um ginecologista...
	PACIENTE
	Esse eu vi, esse eu vi. Tinha uma cena da loira chegando no
	consultório.
	PSICANALISTA
	É dessa cena que você lembra?
	PACIENTE
	É...
	PSICANALISTA
	Por quê? Sua mãe era loira?
	NARRADOR
	Para recuperar o dinheiro perdido com Hamlet, Pestana produziu um
	filme de forte apelo popular, que acabou sendo uma das maiores
	bilheterias do cinema nacional. Chamava-se "O melhor trabalho do
	mundo" e Pestana fazia o papel de um ginecologista. A
	pornochanchada brasileira estava começando e os filmes ainda
	tinham mais humor do que sexo.
	LOIRA
	Boa tarde, doutor.
	PESTANA
	Por favor...
	PESTANA
	Que vaginão! Que vaginão... Que vaginão...
	LOIRA
	Mas Doutor, o senhor não vê que é esse o meu problema e ainda
	fica repetindo?
	PESTANA
	Minha senhora, eu só falei uma vez. O resto foi eco.
	LOIRA
	Que desaforo!
	PESTANA
	É ruim de ser?
	NARRADOR
	Com o dinheiro que ganhou com a pornochanchada, Pestana conseguiu
	pagar todas as suas  dívidas, menos uma: a dívida consigo mesmo.
	Ele não havia desistido de ser um homem sério.  Então contratou o
	diretor de vanguarda Werner da Fonseca, e investiu todo o seu
	dinheiro e prestígio num filme revolucionário, que se chamaria
	Edipus-Rex.
	JOCASTA
	Podemos lutar contra o nosso destino? Não estará nosso caminho já
	traçado desde o ventre de nossas mães?
	ÉDIPO/PESTANA
	Ó pobre de mim! Onde se fará ouvir a minha voz? Para onde irei?
	PESTANA
	Para onde irei?
	PESTANA
	Para onde irei?
	PESTANA
	Para onde irei? Para que país?
	ÉDIPO/PESTANA
	Quando acabará de vez o meu cruel destino? Que fim trágico para a
	minha pobre alma.
	JOCASTA
	Quem somos nós? O que queremos ser... ou apenas aquilo que somos?
	PESTANA
	Só o que desejo é ouvir o barulho das lágrimas caindo sobre o meu
	túmulo.
	NARRADOR
	O público não achou graça  nenhuma no novo estilo de Pestana. O
	filme foi um grande fracasso.
	NARRAÇÃO
	Pestana perdeu todo o seu dinheiro e caiu novamente em depressão.
	Numa entrevista logo depois do fracasso do filme, ele disse que
	sua única saída era a janela. Todos pensaram que fosse mais uma
	piada. Não era.
	WERNER
	A última vez que eu vi o Pestana foi logo depois que ele se jogou
	da janela. Segundo andar, que palhaçada. Ele tava muito triste,
	dizendo que o filme tinha sido um fracasso..., que o público não
	tinha entendido... Como fui eu que dirigi o Edipus Rex, eu me
	senti meio ofendido, entendeu? Aí eu falei: A culpa é sua,  você
	é que não consegue fazer um trabalho sério, você é que estragou o
	meu filme. Aí ele ficou puto. Falou que não era palhaço e que
	ainda ia fazer o público chorar. Aí eu disse: Só se for de tanto
	rir. Aí ele me mandou embora. (Pausa) Depois disso eu só vi o
	Pestana num programa de televisão. 
	HELÔ
	Pestana, que bom que você veio. Senta. Gente, ele não é chuck?
	HELÔ
	Pestana, eu ouvi dizer... andei ouvindo por aí que você tem
	andado meio tristinho porque seu último filme não deu muito
	certo... mas será que não foi porque o seu papel era muito sério?
	PESTANA
	Mas eu sou um homem sério.
	HELÔ
	Você não pára de brincar, né Pestana?
	PESTANA
	Eu ando tentando.
	HELÔ
	Olha Pestana, eu vou te dizer uma coisa, eu acho que nós viemos
	pro mundo com uma missão, e a tua missão, você veio aqui pra
	Terra,  pra você fazer a gente rir, Pestana!  Não é, gente?
	PESTANA
	Helô, eu sou um ator! Gente, eu sou um ator! Eu quero fazer um
	cinema dramático.Eu....
	HELÔ
	Eu não posso olhar pra ele que eu começo a rir. E o seu próximo,
	vai ser uma comédia ou um filme sério?
	PESTANA
	No próximo filme eu vou fazer a cena mais séria e dramática da
	minha vida.
	HELÔ
	Mas Pestana... o público quer você fazendo comédias. É ou não é,
	gente?
	PÚBLICO (em coro)
	É!
	HELÔ
	E vocês querem que o Pestana faça comédia ou drama?
	PÚBLICO (em coro)
	Comédia!, comédia!
	HELÔ
	Viu? E agora?
	PESTANA
	Tá muito bem. Meu próximo filme vai ser uma grande comédia. Vai
	ser a maior comédia de todos os tempos.
	PESTANA
	É ruim de ser, é ruim de ser...
	NARRADOR
	Algum tempo depois, Pestana começou a rodar seu novo filme, e ele
	realmente se chamaria "A maior comédia de todos os tempos".
	Pestana fez o papel de Pimpão, um palhaço de circo.
	NARRADOR
	Uma arma que deveria atirar apenas balas de festim disparou um
	tiro de verdade. Um bilhete de Pestana, encontrado em seu camarim
	minutos após a tragédia, revelou que ele mesmo planejara aquela
	cena final.
	PESTANA
	Ó pobre de mim! Onde se fará ouvir a minha voz? Para onde irei?
	Para que país? Quando acabará de vez o meu cruel destino? Que fim
	trágico para minha pobre alma... Só o que desejo é ouvir o
	barulho das lágrimas caindo sobre o meu túmulo
	PADRE
	Triste é a vida entre os homens e poucos são os momentos de
	alegria neste mundo de sombras. Nossa única certeza é que do pó
	viemos e para o pó voltaremos, pois assim é a vida e essa é a lei
	de Deus. E nós, que esperamos pelo momento de partir, estamos
	agora mais infelizes, pois não
	NARRADOR
	E essa é a história de Hilário Pestana, grande símbolo do cinema
	pátrio. Um homem engraçado que queria ser um homem sério. Pestana
	morreu num sábado à tarde, de bem com os homens e mal consigo
	mesmo.
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	(c) José Roberto Torero, 1996
	Casa de Cinema de Porto Alegre
	http://www.casacinepoa.com.br
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