GIBA ASSIS BRASIL - CURRÍCULO


1. DADOS PESSOAIS

- Nome completo: Gilberto José Pires de Assis Brasil
- Nascimento: Porto Alegre/RS, 5 de abril de 1957
- Filiação: Gilberto José Dornelles de Assis Brasil
e Maria Mercedes Pires de Assis Brasil
- Jornalista profissional: Registro no Min.Trab. número 4676/RS.
- Técnico Cinematográfico: Registro no Min.Trab. número 172/RS.

2. ESCOLARIDADE

1976-1980: Bacharel em Jornalismo Gráfico e Audiovisual na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS.

3. SITUAÇÃO PROFISSIONAL

- desde 1994: Professor auxiliar da UFRGS (concursado), curso de Comunicação Social, área de cinema.
- desde 1987: Sócio da produtora e distribuidora Casa de Cinema de Porto Alegre.
- desde 1980: Diretor, assistente de direção, roteirista e montador de cinema e televisão.

4. TRABALHOS EM CINEMA E TELEVISÃO

4.1. TRABALHOS COMO MONTADOR

2003: O HOMEM QUE COPIAVA (longa, 35 mm)
2002: PROGRAMA ELEITORAL DA FRENTE POPULAR (2º turno: 15 programas, Betacam)
2002: HOUVE UMA VEZ DOIS VERÕES (longa, DV/35 mm)
2002: DONA CRISTINA PERDEU A MEMÓRIA (curta, 35mm)
2002: CONTOS DE INVERNO 2002 (série de 6 episódios para a RBS TV, Beta Digital - supervisor de montagem da série)
2001: DIA DE VISITA (episódio, 16 mm/Beta digital, para a série BRAVA GENTE da TV Globo)
2001: O COMPRADOR DE FAZENDAS (episódio, HDTV/Beta digital, para a série BRAVA GENTE da TV Globo)
2001: CONTOS DE INVERNO (série de 4 episódios para a RBS TV, Beta Digital - supervisor de montagem da série)
2000: MEIA ENCARNADA DURA DE SANGUE (episódio, Beta digital, para a série BRAVA GENTE da TV Globo)
2000: O SANDUÍCHE (curta, 35mm)
2000: TOLERÂNCIA (longa, 35mm)
2000: PROGRAMA ELEITORAL DA FRENTE POPULAR (58 programas, Betacam)

1999: O VELHO DO SACO (curta, 35mm)
1999: O OITAVO SELO (curta, 35mm)
1999: TRÊS MINUTOS (curta, 35mm)
1998: PROGRAMA ELEITORAL DA FRENTE POPULAR (73 programas, Betacam)
1998: PAULO E ANA LUIZA EM PORTO ALEGRE (curta, 35mm)
1998: TRAMPOLIM (curta, 35mm)
1997: O FUTURO DA TERRA (curta, Betacam)
1997: SEXO & BEETHOVEN, O REENCONTRO (curta, 35mm)
1997: ÂNGELO ANDA SUMIDO (curta, 35mm)
1996: PROGRAMA ELEITORAL DA FRENTE POPULAR (51 programas, Betacam)
1996: PONTE HERCÍLIO LUZ, PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE (média, 35mm)
1995: FELICIDADE É... ESTRADA (episódio de longa, 35mm)
1995: DEUS EX-MACHINA (média, 35mm)
1994: PROGRAMA ELEITORAL DA FRENTE POPULAR (114 programas, Betacam)
1994: VENTRE LIVRE (média, 16mm)
1994: A MATADEIRA (curta, 16mm)
1994: VEJA BEM (curta, VT)
1993: O ZEPPELIN PASSOU POR AQUI (curta, 35mm)
1992: BATALHA NAVAL (curta, 16mm)
1992: PROGRAMA ELEITORAL DA FRENTE POPULAR (66 programas, VT 1")
1991: ESTA NÃO É A SUA VIDA (curta, 35mm)
1991: FARRA DO BOI O DOCUMENTÁRIO (média, 16 mm)
1991: AU REVOIR, SHIRLEI (curta, 35mm)
1990: MAZEL TOV (curta, 35mm)
1990: MANHÃ (curta, 35mm)
1990: MEMÓRIA (curta, 35mm)
1990: A COISA MAIS IMPORTANTE DA VIDA (curta, 35mm)
1990: FESTA DE CASAMENTO (curta, 35mm)
1990: O CORPO DE FLÁVIA (curta, 35mm)

1989: O AMOR NOS ANOS 90 (curta, 35mm)
1989: ILHA DAS FLORES (curta, 35mm)
1988: A ROLETA (média, U-Matic)
1988: BARBOSA (curta, 35 mm)
1988: O PALHAÇO, O QUE É? (curta, 35mm)
1988: VICIOUS (curta, 35mm)
1987: PASSAGEIROS (curta, 35mm)
1986: OBSCENIDADES (curta, 35mm)
1986: O DIA EM QUE DORIVAL ENCAROU A GUARDA (curta, 35mm)
1985: AQUELES DOIS (longa, 35 mm)
1984: TEMPORAL (curta, 35mm)
1983: INVERNO (longa, super-8)
1982: COISA NA RODA (longa, super-8)

4.2. TRABALHOS COMO ROTEIRISTA

2001: DIA DE VISITA (episódio, 16 mm/Beta digital, para a série BRAVA GENTE da TV Globo)
2001: JOGOS DO AMOR E DO ACASO (episódio, Beta digital, para a série CONTOS DE INVERNO da RBS TV)
2001: A IMPORTÂNCIA DO CURRÍCULO NA CARREIRA ARTÍSTICA (episódio, Beta digital, para a série CONTOS DE INVERNO da RBS TV)
2000: TOLERÂNCIA (longa, 35 mm)

1999: LUNA CALIENTE (minissérie, 35mm/Betacam)
1997: ANCHIETANOS (episódio, Betacam, para o programa COMÉDIAS DA VIDA PRIVADA da TV Globo)
1995: SUPER COLOSSO (longa, 35mm)
1994: VENTRE LIVRE (média, 16mm)
1993: AGOSTO (minissérie, Betacam)

1988: BARBOSA (curta, 35mm)
1988: O MENTIROSO (longa, 35 mm)
1986: O DIA EM QUE DORIVAL ENCAROU A GUARDA (curta, 35 mm)
1984: ME BEIJA (longa, 35 mm)
1983: EXPEDICION LOCH NESSI (curta, super-8)
1983: INTERLÚDIO (curta, 35 mm)
1982: O GRUPO VENDE-SE SONHOS APRESENTA (série de 11 curtas, U-Matic, para o programa Quizumba da TVE/RS)
1981: DEU PRA TI ANOS 70 (longa, super-8)

4.3. TRABALHOS COMO DIRETOR

1988: A COPA DA IMAGINAÇÃO (episódio do programa GLOBO REPÓRTER da TV Globo, VT 1")
1984: VERDES ANOS (longa, 35 mm)
1983: EXPEDICION LOCH NESSI (curta, super-8)
1983: INTERLÚDIO (curta, 35 mm)
1981: DEU PRA TI ANOS 70 (longa, super-8)

4.4. TRABALHOS COMO ASSISTENTE DE DIREÇÃO

1988: O MENTIROSO (longa, 35 mm)
1986: O HEMISFÉRIO DE SOMBRA (curta, 35 mm)
1985: AQUELES DOIS (longa, 35 mm)
1984: ME BEIJA (longa, 35 mm)
1983: INVERNO (longa, super-8)
1982: B DE BRASIL (média, VT)
1982: NO AMOR (curta, 35 mm)
1982: COISA NA RODA (longa, super-8)

5. PREMIAÇÕES

5.1. PRINCIPAIS PRÊMIOS PESSOAIS CONQUISTADOS

5.1.1. PRÊMIOS PESSOAIS REGIONAIS

2000: Prêmio APTC: Melhor montagem de filme gaúcho, por TOLERÂNCIA.

1995: Prêmio de cinema Eduardo Abelim, da Câmara Municipal de Porto Alegre, "por sua valiosa contribuição para o enriquecimento do cinema brasileiro", em 22 de junho de 1995.

1986-1995: Melhor montagem de curta gaúcho, Fest.Gramado, 9 vezes em 10 anos: 1986 (por O DIA EM QUE DORIVAL ENCAROU A GUARDA), 1987 (por PASSAGEIROS), 1988 (por VICIOUS), 1989 (por ILHA DAS FLORES), 1990 (por 5 dos 6 filmes concorrentes), 1991 (por ESTA NÃO É A SUA VIDA), 1992 (por BATALHA NAVAL), 1994 (por VENTRE LIVRE) e 1995 (por DEUS EX-MACHINA).

5.1.2. PRÊMIOS PESSOAIS NACIONAIS

2002: Melhor montagem, Fest.Ceará, por HOUVE UMA VEZ DOIS VERÕES
2000: Melhor montagem, Fest.Brasília, por O SANDUÍCHE
1998: Melhor montagem, Fest.Brasília, por TRAMPOLIM
1996: Melhor montagem, Jorn.Maranhão, por DEUS EX-MACHINA
1995: Melhor montagem de curta, Fest.Brasília, por DEUS EX-MACHINA
1995: Melhor montagem de curta, Fest.Gramado, por DEUS EX-MACHINA
1994: Melhor montagem 16mm, Fest.Brasília, por VENTRE LIVRE
1993: Melhor montagem, Jorn.Maranhão, por O ZEPPELIN PASSOU POR AQUI
1991: Melhor montagem, Jorn.Maranhão, por AU REVOIR, SHIRLEI
1990: Melhor montagem, Jorn.Maranhão, por MEMÓRIA
1989: Melhor montagem de curta, Fest.Gramado, para ILHA DAS FLORES
1988: Melhor roteiro e Melhor montagem, Jorn.Maranhão, por BARBOSA
1988: Melhor roteiro de curta, Fest.Brasília, por BARBOSA
1988: Melhor montagem de curta, Fest.Gramado, por BARBOSA

5.2. PRINCIPAIS PRÊMIOS CONQUISTADOS PELOS FILMES DE QUE PARTICIPOU

5.2.1. PRINCIPAIS PRÊMIOS NACIONAIS

2002: Melhor filme (prêmio da crítica), Fest.Brasília, para DONA CRISTINA PERDEU A MEMÓRIA
2002: Melhor filme (prêmio da crítica), Cine Ceará, para HOUVE UMA VEZ DOIS VERÕES
2000: Grande Prêmio Cinema Brasil, MinC: Melhor curta do ano, para TRÊS MINUTOS
1999: Melhor curta, Fest.Brasília, para TRÊS MINUTOS
1999: Melhor curta (júri popular), Fest.Gramado, para O OITAVO SELO
1995: Melhor curta (júri popular), Fest.Brasília, para DEUS EX-MACHINA
1995: Melhor filme (júri popular), Fest.Brasília, para FELICIDADE É...
1995: Melhor filme (júri popular), Fest.Gramado, para FELICIDADE É...
1995: Melhor curta, Fest.Gramado, para DEUS EX-MACHINA
1990: Melhor curta, Fest.Brasília, para MEMÓRIA
1989: Prêmio Margarida de Prata, melhor curta do ano, para ILHA DAS FLORES
1989: Prêmio Air France, melhor curta do ano, para ILHA DAS FLORES
1989: Melhor curta, Fest.Gramado, para ILHA DAS FLORES
1988: Melhor filme, Fest.Brasília, para O MENTIROSO
1986: Melhor curta, Fest.Gramado, para O DIA EM QUE DORIVAL ENCAROU A GUARDA
1984: Prêmio revelação, Fest.Gramado, por VERDES ANOS
1984: Melhor filme super-8 de ficção, Fest.Gramado, para EXPEDICION LOCH NESSI
1983: Melhor filme super-8, Fest.Gramado, para INVERNO
1982: Melhor filme super-8, Fest.Gramado, para COISA NA RODA
1981: Melhor filme super-8, Fest.Gramado, para DEU PRA TI ANOS 70

5.2.3. PRINCIPAIS PRÊMIOS INTERNACIONAIS

2002: Melhor filme (júri popular), Fest. Havana (Cuba) para TOLERÂNCIA
2001: Melhor curta, Fest.Santa Maria da Feira (Portugal), para O SANDUÍCHE
1997: Melhor documentário, Fest.Buenos Aires (Argentina), para VENTRE LIVRE
1993: Melhor curta, Fest.Caracas (Venezuela), para ESTA NÃO É A SUA VIDA
1992: Melhor filme, Fest.Clermont-Ferrand (França), para ESTA NÃO É A SUA VIDA
1991: Melhor curta, Fest.Huesca (Espanha), para MEMÓRIA
1991: Melhor filme, Fest.Hamburgo (Alemanha), para ILHA DAS FLORES
1991: Melhor filme, Fest.Clermont-Ferrand (França), para ILHA DAS FLORES
1990: Urso de prata para curta-metragem, Fest.Berlim (Alemanha), para ILHA DAS FLORES
1988: Melhor curta de ficção, Fest.Havana (Cuba), para BARBOSA
1986: Melhor curta de ficção, Fest.Havana (Cuba), para O DIA EM QUE DORIVAL ENCAROU A GUARDA
1986: Melhor curta, Fest.Huelva (Espanha), para O DIA EM QUE DORIVAL ENCAROU A GUARDA

6. ATIVIDADES ACADÊMICAS

6.1. DOCÊNCIA - UFRGS

Professor auxiliar da UFRGS, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, ministrando disciplinas da área de cinema para os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas.

- Desde 1994: ministra a disciplina de "Fundamentos de Cinema".

- Desde 1996: ministra também a disciplina de "Roteiro Cinematográfico".

- 1994-95: ministrou também as disciplinas de "Técnicas de Cinema e TV" e "Direção, Produção e Edição de imagem"

- Desde 1994, já orientou 25 monografias e 21 trabalhos de conclusão de curso.

6.2. ATIVIDADES DE ENSINO EM OUTRAS INSTITUIÇÕES

2001: "Antropologia e cinema"
ministrante de tópico especial para os alunos do Mestrado em Antropologia Social da UFRGS, Porto Alegre/RS.
 Período: 27/09 a 25/10/2001
 Carga horária: 15 horas.
 Alunos: 8

1998: "Roteiros para curta-metragem"
analista e palestrante (juntamente com os cineastas Ruy Guerra e Paulo Halm) na oficina de roteiro promovida pela 8ª Mostra Curta Cinema, no Rio de Janeiro.
 Período: 25 a 27/11/1998.
 Carga horária: 12 horas.
 Alunos: 12

1998: "Laboratório de roteiros"
consultor criativo, juntamente com outros 9 especialistas do Brasil, México e Estados Unidos, em oficina promovida pelo Sundance Institute e Riofilme para roteiristas brasileiros em Barra do Piraí/RJ.
 Período: 04 a 08/06/1998.
 Carga horária: 20 horas
 Orientandos: 10

1997: "Princípios da montagem cinematográfica"
oficina promovida pelo Cineclube Fantomas e pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos do Estado de Sergipe em Aracaju.
 Período: de 18 a 21/12/1997.
 Carga horária: 20 horas.
 Alunos: 20.

1995: "Taller de edición y montaje"
ministrante de disciplina da Escuela Superior de Cinematografia de Montevideo.
 Período: 01 a 03/11 e 19 a 21/12/1995.
 Carga horária: 30 horas.
 Alunos: 20.

1995: "Imagens no papel"
ministrante (com Jorge Furtado e Carlos Gerbase) do curso de roteiro "Imagens no papel", promoção da Casa de Cinema de Porto Alegre.
 Período: 06/11 a 01/12/1995.
 Carga horária: 45 horas.
 Alunos: 50.

1993: "Oficina de leitura cinematográfica 3"
ministrante da oficina promovida pelo SESC em Ijuí/RS. Palestras: "O Filme como obra a ser lida", "Os Processos de criação no cinema" e "As Leituras do cinema".
 Período: 06 a 08/10/1993.
 Carga horária: 9 horas.
 Alunos: 35.

1993: "Treinamento básico em cinema"
ministrante da oficina de especialização promovida pelo SESC em Caxias do Sul/RS. Módulos: "História do cinema", "Cinema brasileiro", "Elementos de linguagem cinematográfica" e "Os Processos de criação no cinema".
 Período: 10 a 14/05/1993.
 Carga horária: 11 horas.
 Alunos: 16.

1992: "Oficina de leitura cinematográfica 2"
ministrante da oficina promovida pelo SESC em Erechim/RS. Palestras: "O Filme como obra a ser lida", "Os Processos de criação no cinema" e "As Leituras do cinema".
 Período: 25 a 27/03/1992.
 Carga horária: 9 horas.
 Alunos: 50.

1992: "Oficina de leitura cinematográfica"
ministrante da oficina promovida pelo SESC em Cachoeira do Sul/RS. Palestras: "O Filme como obra a ser lida", "Os Processos de criação no cinema" e "As Leituras do cinema".
 Período: 18 a 20/03/1992.
 Carga horária: 9 horas.
 Alunos: 30.

1990: "Introdução ao fazer cinema 2"
organizador (com a Casa de Cinema) e coordenador de montagem do curso de extensão universitária da UFRGS; ministrante das aulas teóricas de "montagem" e "finalização de filmes", e das aulas práticas de montagem.
 Período: 07/05 a 18/06/1990.
 Carga horária: 83 horas.
 Alunos: 50.

1989: "Introdução ao fazer cinema"
organizador (com a Casa de Cinema) e coordenador de montagem do curso de extensão universitária da UFRGS; ministrante das aulas teóricas de "montagem" e "fases da elaboração de um filme", e das aulas práticas de montagem.
 Período: 22/05 a 28/07/1989.
 Carga horária: 75 horas
 Alunos: 50

6.3. ATIVIDADES DE EXTENSÃO

1995-1997: Coordenação do projeto UNIVÍDEO,
módulo do programa UNICULTURA do Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS, de março de 1995 a junho de 1997.

Eventos produzidos:

junho/97: "A Feitura do making-of": mostra de trabalhos recentes e debate com Fábio Lobanowski e Gilberto da Cunha, realizadores deste formato audiovisual.

maio/97: "Portfolio: Hique Montanari": mostra dos melhores trabalhos do videasta gaúcho, com debate.

novembro/96: "Palanques eletrônicos": mostra dos melhores momentos da campanha eleitoral em Porto Alegre/96 e debate com os profissionais Carlos Gerbase, Gilberto Perin e Valério Azevedo.

setembro/96: "Habitantes da rua": exibição de vídeo antropológico sobre o nomadismo urbano em Porto Alegre, e debate com os realizadores Cláudia Magni e Nuno Godolphin.

agosto/96: "Entrevista com Josué Guimarães": exibição de vídeo realizado em 1984 pela L&PM, com o escritor Josué Guimarães.

julho/96: "Portfolio: Jorge Furtado": mostra dos melhores trabalhos em vídeo do cineasta gaúcho, com debate.

junho/96: "Talento demais": exibição de vídeo sobre a história do cinema baiano. Após a exibição, debate com o realizador Edgard Navarro.

maio/96: "15 Anos de computação gráfica": retrospectiva histórica dos melhores trabalhos realizados em computação gráfica desde 1980 segundo o Siggraph, evento mundial do gênero.

abril/96: "Os Clipes dos cineastas": seleção de vídeo-clipes realizados por diretores de cinema, organizada em conjunto com a MTV.

novembro/95: "Erico Verissimo na TV": seleção de trechos da minissérie INCIDENTE EM ANTARES, produzida pela Rede Globo em 1994 a partir da obra de Erico Verissimo. Após a exibição, debate com o roteirista e diretor-assistente Nelson Nadotti.

outubro/95: "Portfolio: Carlos Gerbase": mostra dos principais trabalhos do cineasta gaúcho, em vários gêneros e formatos. Após a exibição, debate com o autor.

setembro/95: "Portfolio: Beto Souza": mostra dos principais trabalhos do cineasta gaúcho, em vários gêneros e formatos. Após a exibição, debate com o autor.

julho/95: "La História casi verdadera de Pepita la pistolera": vídeo de Beatriz Flores (Uruguai), premiado em vários festivais internacionais, inédito em Porto Alegre; debate com a presença da autora.

junho/95: "Para uma história do vídeo-clipe gaúcho": mostra inédita de 23 vídeo-clipes produzidos no RS entre 1968 e 1995.

maio/95: "Boca de lixo": vídeo de Eduardo Coutinho (RJ), premiado em vários festivais internacionais, inédito em Porto Alegre; debate com a presença do autor.

abril/95: "Festival mundial do minuto 1994": mostra dos 31 vídeos concorrentes ao 4º Festival do Minuto, inédita em Porto Alegre; debate com os realizadores gaúchos de um dos vídeos premiados.

7. ARTIGOS PUBLICADOS

7.1. EM LIVROS

2002: "A Arte de usar cinto e suspensório" (análise crítica sobre o filme "A Montanha dos sete abutres", de Billy Wilder), em: BERGER, Christa (org.): "Jornalismo no Cinema", p. 39-49, Editora da Universidade, Porto Alegre.

2001: "Espaço público e violência", em: BARCELLOS, Bia (proposta editorial): "Cinema falado: 5 anos de seminários de cinema em Porto Alegre, p. 112-118, Unidade Editorial, Porto Alegre.

2000: "Como a página 10 viu a campanha eleitoral de 1998", em: GUARESCHI, Pedrinho (org.): "Os Construtores da informação", p. 233-242, Editora Vozes, Petrópolis/RJ.

1998: "A Montagem e o uso do audiovisual em antropologia", em: LEITE, Ilka Boaventura (org.): "Ética e estética na antropologia", p. 121-127. PPGAS/UFSC, Florianópolis/SC.

1995: "Anos oitenta, noventa e bem depois", em: BECKER, Tuio (org.): "Cinema no Rio Grande do Sul", p. 131-135. Cadernos Porto & Vírgula nº 8, Unidade Editorial, Porto Alegre. [Também publicado em Zero Hora, Caderno de Cultura, 15 de julho de 1995.]

1994: "Espaços do cinema gaúcho", em: GONZAGA, Sergius (org.): "Nós os gaúchos 2", p. 130-135. Editora da Universidade/UFRGS, Porto Alegre.

1993: "Literatura e cinema", em: HILGERT, José Gaston (org.): "Anais da 5ª Jornada nacional de literatura", p. 197-204. Editora UPF, Passo Fundo.

7.2. EM JORNAIS E REVISTAS (PRINCIPAIS)

2002: "Montagens, trucagens e outras sacanagens". Revista Vox 21, agosto/2002, Porto Alegre. [Também publicado na revista Plano Geral Nº 1, janeiro/2003, Aracaju/SE.]

2001: "Por que curta-metragem". Catálogo Curta nas Telas - 5 anos, Porto Alegre. [Também publicado na revista Cinemais Nº 30, julho-agosto/2001, Rio de Janeiro.]

2001: "Receita de política cultural". Revista Sinopse, intervenção Nº 2, fevereiro/2001, São Paulo.

1991: "Gramado: retrato de uma perplexidade", revista Porto & vírgula, número 5, Porto Alegre, novembro/dezembro de 1991.

1990: "Cenas do cinema gaúcho", jornal 30 Dias de cultura, Porto Alegre, abril de 1990.

1988: "O Cinema de autores no estado", jornal O Continente, número 1, Porto Alegre, novembro de 1988.
 
 


SÓCIOS | HISTÓRICO | FUNCIONÁRIOS | EX-SÓCIOS | COLABORADORES | SOBRE A CASA
FILMES | PROJETOS | CONEXÕES | NOTÍCIAS | CONTATO | ENTRADA | IN ENGLISH | EN ESPAÑOL