JORGE FURTADO - CURRÍCULO



(Jorge Alberto Furtado, *Porto Alegre, Brasil, 09/06/1959)

Roteirista e Diretor

 

TRABALHOS EM CINEMA

<1> Roteirista (com José Pedro Goulart, Ana Luiza Azevedo e Marcelo Lopes) e diretor (com José Pedro Goulart) em TEMPORAL (CM, 35mm, 1984). Melhor Direção de Curta-metragem Gaúcho no 12o Festival do Cinema Brasileiro, Gramado, 1984. Prêmios de Melhor Curta, Melhor Direção de Curta e Melhor Fotografia de Curta (Christian Lesage) no Nosso 2o Festival Nacional de Cinema, Rio de Janeiro, 1984.

<2> Roteirista (com Giba Assis Brasil, José Pedro Goulart e Ana Luiza Azevedo) e diretor (com José Pedro Goulart) em O DIA EM QUE DORIVAL ENCAROU A GUARDA (CM, 35mm, 1986). Prêmios de Melhor Curta Nacional no Júri Oficial, Júri Popular e no Prêmio da Crítica, Melhor Ator de Curta (João Acaiabe no 14o Festival do Cinema Brasileiro, Gramado, 1986. Melhor Curta-metragem de Ficção no 21o Festival de Cinema Ibero-americano, Huelva, Espanha, 1986. Melhor Curta de Ficção (dividido com DOLLY BACK, de Juan Carlos Tabio) no 8o Festival Internacional do Novo Cinema Latino-americano, Havana, Cuba, 1986. Troféu Scalp 1986: destaque do ano em cinema. Exibido na Mostra "Os 10 melhores curtas brasileiros da década", no Cineclube Estação Botafogo, Rio de Janeiro, 1990.

<3> Roteirista (com Giba Assis Brasil e Ana Luiza Azevedo) e diretor (com Ana Luiza Azevedo) em BARBOSA (CM, 35mm, 1988). Melhor Montagem de Curta Nacional, Melhor Roteiro de Curta Gaúcho e Melhor Direção de Curta Gaúcho no 16o Festival do Cinema Brasileiro, Gramado, 1988. Melhor Roteiro de Curta-metragem no 21o Festival do Cinema Brasileiro, Brasília, 1988. Prêmios de Melhor Argumento (Paulo Perdigão), Melhor Roteiro, Melhor Montagem e Destaque do Júri na 11a Jornada de Cinema e Video do Maranhão, São Luis, 1988. Melhor Curta-metragem de ficção no 10o Festival Internacional do Novo Cinema Latino-americano, Havana, 1988. Exibido na Mostra "Os 10 melhores curtas brasileiros da década", no Cineclube Estação Botafogo, Rio de Janeiro, 1990.

<4> Roteirista e diretor em ILHA DAS FLORES (CM, 35mm, 1989). Melhor Curta (Júri oficial), Melhor Curta (Júri Popular), Melhor Curta (Prêmio da Crítica), Melhor Roteiro de Curta (Jorge Furtado), Melhor Montagem de Curta no 17o Festival do Cinema Brasileiro, Gramado, 1989. Prêmio Créme de la créme: destaque do ano em cinema, São Paulo, 1990. Troféu Quero-quero (SATED/RS): destaque do ano em cinema, 1989. Urso de Prata para Curta-metragem no 40o Festival Internacional de Cinema, Berlim, 1990. Prêmio Air France: Melhor Curta-metragem brasileiro de 1989. Troféu Margarida de Prata (CNBB): Melhor Filme Brasileiro de 1989. Exibido na Mostra "Os 10 melhores curtas brasileiros da década", no Cineclube Estação Botafogo, Rio de Janeiro, 1990. Melhor Filme (Júri Popular e Prêmio da Crítica) no 10o Festival Internacional de Cinema de Curta-metragem, Clermont-Ferrand (França), 1991. Melhor Filme no 4o No Budget Film Festival, Hamburg (Alemanha), 1991. Escolhido pela crítica para a mostra dos cem curtas mais importantes da história do cinema (mostra "UM SÉCULO DE CURTAS") realizada em Clermont-Ferrand, França, 1995.

<5> Monitor de um dos episódios e Coordenador de Direção em O AMOR NOS ANOS 90 (CM, 35mm, 1989, dir coletiva), filme realizado durante o 1o Curso de Extensão Universitária "Introdução ao Fazer Cinema", na UFRGS. Prêmio Especial do Júri no 22o Festival do Cinema Brasileiro, Brasília, 1989.

<6> Monitor de um dos episódios e Coordenador de Roteiro em A COISA MAIS IMPORTANTE DA VIDA (CM, 35mm, 1990, direção coletiva), filme realizado durante o 2o Curso de Extensão Universitária "Introdução ao Fazer Cinema", na UFRGS. Melhor Roteiro de Curta Gaúcho no 18o Festival do Cinema Brasileiro, Gramado, 1990. Melhor Filme (Troféu São Luis e Troféu Macunaíma) e Melhor Argumento na 13a Jornada de Cinema e Video, São Luis, 1990. Troféu Quero-quero (SATED/RS): destaque do ano em cinema, 1990.

<7> Roteirista (com Roberto Henkin) em MEMóRIA (CM, 35mm, 1990, dir Roberto Henkin). Melhor Roteiro no 18o Festival do Cinema Brasileiro, Gramado, 1990. Destaque do Júri (bloco dos 4 melhores filmes), Melhor Roteiro, Melhor Montagem, Menção Honrosa do Júri do CNC, Menção Honrosa do Júri do OCIC na 13a Jornada de Cinema e Video, São Luis, 1990. Melhor Filme de Curta-metragem (Júri Oficial e Júri Popular) no 23o Festival do Cinema Brasileiro, Brasília, 1990. Melhor Filme no Festival de Huesca (Espanha), 1991.

<8> Roteirista e diretor em ESTA NãO é A SUA VIDA (CM, 35mm, 1991). Melhor Curta (Prêmio da Crítica), Melhor Direção, Melhor Trilha Sonora, Melhor Curta Gaúcho, Melhor Direção de Curta Gaúcho, Melhor Fotografia de Curta Gaúcho e Melhor Montagem de Curta Gaúcho no 19o Festival do Cinema Brasileiro, Gramado, 1991. Melhor Filme no 11o Festival Internacional de Cinema de Curta-metragem, Clermont-Ferrand (França), 1992. Melhor Filme no Festival do Caribe de Cinema e Vídeo (Caracas, Venezuela), 1993.

<9> Roteirista e diretor em VEJA BEM (CM, 16mm, 1994). Integrante do projeto ARTE CIDADE I, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, este trabalho participou da inauguração do Centro Cultural do Matadouro, na cidade de São Paulo.

<10> Roteirista e diretor em A MATADEIRA (CM, 16mm, 1994). Melhor Ator (Pedro Cardoso) e Prêmio Especial do Júri no RIOCINE Festival/1995. Melhor Direção de Arte, Melhor Direção de Curta Gaúcho no Festival de Gramado/94.

<11> Roteirista e diretor em FELICIDADE É... (LM, 35mm, 1995), no episódio ESTRADA. Melhor Filme (Júri Popular) e Melhor Filme Brasileiro no Festival de Gramado/95. Melhor Filme (Júri Popular) no Festival de Cuiabá/95. Melhor Filme (Júri Popular) no Festival de Brasília/95.

<12> Roteirista (com Rosângela Cortinhas) e diretor em ANGELO ANDA SUMIDO (CM, 35mm,1997). Prêmio Especial do Júri e Melhor Direção de Arte no Festival de Gramado/97. Melhor Curta (Prêmio Sambur’a) no Festival do Ceará/97. Melhor Roteiro no Festival de Cuiabá, 1997. Prêmio Multishow (aquisição) na Sétima Mostra Curta Cinema, Rio de Janeiro, 1997. Selecionado para o Festival de Clermont-Ferrand.

<13> Roteirista em 3 MINUTOS (CM, 35mm,1999). Melhor Filme de Curta Metragem Festival do Cinema Brasileiro de Brasilia/99, Prêmio Especial Filme Gaúcho Festival de Gramado/99. Melhor Filme e Melhor Direção de Arte - VI Vitória Cine e Vídeo/99, Melhor Direção de Arte do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá/99. Prêmio Aquisição Canal Brasil/99.

<14> Roteirista (com Carlos Gerbase e Giba Assis Brasil) em TOLERÂNCIA (LM, 35mm, 2000). 5º Festival de Cinema Luso Brasileiro, Santa Maria da Feira, 2001: Prêmio Revelação. 1º Prêmio APTC-RS, 2000: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Montagem, Melhor Música, Melhor Som, Melhor Direção de Arte. 5º Festival do Cinema Brasileiro de Miami, 2001: Melhor Ator (Roberto Bomtempo).

<15> Roteirista e diretor em O SANDUÍCHE (CM, 35mm, 2000). 33º Festival de Brasília, 2000: Melhor montagem. 5º Festival de Cinema Luso-brasileiro, Santa Maria da Feira (Portugal), 2001: Melhor filme (júri oficial), melhor filme (Federação de Cineclubes). 3º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, 2001: Prêmio da Crítica (melhor filme da mostra internacional). 29º Festival Iberoamericano de Huesca (Espanha), 2001: Melhor Roteiro (Premio Sociedad General de Autores y Editores. 11º Cine Ceará, Fortaleza, 2001: Melhor Roteiro, Prêmio Samburá de Melhor Filme. 29º Festival de Gramado, 2001: Prêmio Especial do Júri de curtas gaúchos. 2º Festival Latino-americano de Campo Grande (MS), 2001: Melhor curta de ficção, melhor roteiro, melhor direção, melhor ator (Felippe Mônnaco). 12º Festival Internacional de Curtas, São Paulo, 2001: Destaque do Júri Popular, Prêmio Espaço Unibanco

<16> Roteirista (com Guel Arraes) em CARAMURU, A INVENÇÃO DO BRASIL (LM, 35mm, 2001) . Direção de Guel Arraes.

<17> Roteirista e diretor em HOUVE UMA VEZ DOIS VERÕES (LM, 35mm, 2002). Melhor Filme, Festival do Cinema Brasileiro de Paris, 2003. Melhor Filme (prêmio da crítica), Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Montagem, Festival do Ceará, 2002.

<18> Roteirista e diretor em O HOMEM QUE COPIAVA (LM, 35mm, 2003). Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) 2003: Melhor Filme brasileiro do ano. 25º Festival do Novo Cinema Latino-americano, Havana, CUBA, 2003: Melhor Ator (Lázaro Ramos). 7º Festival de Cinema Luso Brasileiro, Santa Maria da Feira, PORTUGAL, 2003: Melhor Filme (Júri Popular), Melhor Filme (Prêmio da Crítica), Melhor Filme (Fed. Cinceclubes). 8° Festival Internacional de Kerala, ÍNDIA, 2003: Melhor direção. 21° Miami International Film Festival, Miami, EUA, 2004: Melhor Roteiro Ibero-americano. 22° Festival de Cine de Montevideo, Uruguay, 2004: Melhor Filme Latino-americano. 8º Elcine, Encuentro Latinoamericano de Cine, Lima, Peru, 2004: 2º Melhor Filme (Júri Popular). 7° Festival Cine Punta Del Este, Uruguai, 2004: Melhor Filme Latino-americano (Prêmio da Crítica), Melhor Filme (Júri Popular), Menção Honrosa do Júri Oficial. 4º Prêmio TAM-Cinema Brasil, 2003: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz Coadjuvante (Luana Piovani), Melhor Ator Coadjuvante (Pedro Cardoso), Melhor Roteiro e Melhor Montagem.

<19> Roteirista (com Ana Luiza Azevedo) em DONA CRISTINA PERDEU A MEMÓRIA (CM, 35mm, 2002). Direção de Ana Luiza Azevedo. Melhor Direção e Melhor Direção de Arte, Festival de Gramado 2002. Prêmio Aquisição Canal Brasil e Favoritos do Público, Festival Internacional de Curtas de São Paulo, 2002.

<20> Roteirista (com Monique Gardemberg e Glênio Póvoas) em BENJAMIM (LM, 35mm, 2003). Adaptação do livro homônimo de Chico Buarque. Direção de Monique Gardemberg. Prêmio de Melhor Atriz para Cléo Pires no Festival Rio Br 2003.

<21> Roteirista (com Guel Arraes e Pedro Cardoso) em LISBELA E O PRISIONEIRO (LM, 35mm, 2003). Adaptação da peça homônima de Osman Lins. Direção de Guel Arraes.

<22> Roteirista (com Glênio Póvoas) e Diretor em OSCAR BOZ (CM, vídeo digital, 2003). Integrante do documentário Umas Velhices, realizado pelo SESC-SP, com direção geral de Isa Grinspum Ferraz. Os outros curtas que integram o documentário são: A Esperança é a Última que Morre, de Ugo Giorgetti; Revezamento 320, de João Jardim; Bobby, Simone, Walter e Lourdes, de Denise Gonçalves e Rei Lear, de Walter Lima Jr.

 <23> Roteirista (com Guel Arraes) e diretor em MEU TIO MATOU UM CARA (LM, 35mm, 2005). 9º Festival de Cinema Brasileiro de Miami, 2005: Melhor Direção, Melhor Roteiro. 1º Cineport, Festival de Cinema dos Países de Língua Portuguesa, Cataguases, 2005: Melhor Ator Coadjuvante (Lázaro Ramos).
 
<24> Roteirista (com Guel Arraes) e em O CORONEL E O LOBISOMEM (LM, 35mm, 2005). Direção de Maurício Farias.

 

TRABALHOS EM TELEVISÃO

<1> Roteirista, diretor, montador e apresentador do programa QUIZUMBA, semanal, TV Educativa de Porto Alegre, 1982-3. Equipe de criação: Beto Andrade, Valério Azevedo, Marcelo, Jairo Jorge e Egon Lauffer.

<2> Roteirista dos programas PROGRAMA LEGAL - prêmio de melhor programa de ficção da televisão brasileira, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte - e DÓRIS PARA MAIORES, semanal, TV Globo, 1990-91.

<3> Roteirista da série mensal BRASIL ESPECIAL da TV Globo. Adaptações de nove textos de autores brasileiros: (1) O ALIENISTA, (2) O MAMBEMBE, (3) O CORONEL E O LOBISOMEN, (4) LISBELA E O PRISIONEIRO, (5) O HOMEM QUE FALAVA JAVANÊS, (6) SUBURBANO CORAÇÃO, (8) MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS, (9) A COMÉDIA DA VIDA PRIVADA. Prêmio de Melhor Ficção/TV no Festival de Chicago, 1996. (Co-roteiristas em alguns episódios: Guel Arraes, Pedro Cardoso, João Falcão, Carlos Gerbase, José Roberto Torero)

<4> Roteirista (com Giba Assis Brasil) da minissérie AGOSTO, baseada no romance de Rubem Fonseca, 16 episódios, TV Globo, 1992.

<5> Roteirista (com Carlos Gerbase, colaboração de Glênio Póvoas e Renato Campão) da minissérie MEMORIAL DE MARIA MOURA, baseada no romance de Raquel de Queiroz, 24 episódios, TV Globo, 1993.

<6> Roteirista e diretor da série COMÉDIAS DA VIDA PRIVADA, mensal, TV Globo, 1995-7: (1) PAIS E FILHOS, (2) CASADOS X SOLTEIROS, (3) MÃE É MÃE, (4) SEXO NA CABEÇA, (5) APENAS BONS AMIGOS (também direção), (6) MENINO OU MENINA, (7) A CASA DOS 40, (8) O PESADELO DA CASA PRÓPRIA, (9) A PRÓXIMA ATRAÇÃO, (10) COMO DESTRUIR O SEU CASAMENTO, (11) AS IDADES DO AMOR, (12) O MISTÉRIO DA VIDA ALHEIA, (13) MULHERES, (14) DRAMA, (15) PAPAI FOI PRÁ LUA, (16) PARECE QUE FOI ONTEM, (17) O QUE VOCÊ VAI SER QUANDO CRESCER?, (18) ANCHIETANOS (também direção). Prêmio de melhor programa de ficção da televisão brasileira, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). (Co-roteiristas e colaboradores em alguns episódios: Luis Fernando Veríssimo, Guel Arraes, Pedro Cardoso, João Falcão, Cláudio Paiva, Alexandre Machado, Adriana Falcão, Giba Assis Brasil e Carlos Gerbase)

<7> Roteirista do quadro A VIDA AO VIVO, apresentado por Pedro Cardoso e Luis Fernando Guimarães no programa Fantástico, semanal, TV Globo, 1997.

<8> Roteirista (com Carlos Gerbase e Giba Assis Brasil) e diretor da minissérie LUNA CALIENTE, três episódios, TV Globo, 1999.

<9> Roteirista e diretor (com Guel Arraes) da minissérie A INVENÇÃO DO BRASIL, quatro episódios, TV Globo, 1999.

<10> Roteirista e diretor do episódio MEIA ENCARNADA DURA DE SANGUE, da Série “Brava Gente”, TV Globo, 2000.

<11> Roteirista do especial JUIZO, adaptação do conto homônimo publicado em “Meu Tio Matou um Cara”, com Regina Casé, direção de Guel Arraes, TV Globo, 2000.

<12> Roteirista do quadro PARAÍSO, adaptação do conto homônimo publicado em “Meu Tio Matou um Cara”, parte do programa MUVUCA, apresentado por Regina Casé, direção de Estevão Ciavatta.

<13> Roteirista dos episódios (1) O COMPRADOR DE FAZENDAS (com Carlos Gerbase, direção de Carlos Gerbase), (2) O CONDOMÍNIO (com Guel Arraes, direção de Guel Arraes), (3) DIA DE VISITA (com Giba Assis Brasil, direção de Ana Azevedo), (4) O MORTO DO ENCANTADO e (5) A GRÃ-FINA DE COPACABANA (com Guel Arraes, direção de Maurício Farias), da série “Brava Gente”, 2001, TV Globo.

<14> Roteirista dos episódios (1) FAÇA SEU PEDIDO, (2) MENTIR É NORMAL e (3) ENLOUQUECER DOMINGO É NORMAL, (4) QUERER É PODER, da série “Os Normais”, direção de José Alvarenga Jr., semanal, TV Globo, 2001/2002.

<15> Roteirista dos episódios (1) A COROA DO IMPERADOR, (2) UÓLACE E JOÃO VÍTOR, da série CIDADE DOS HOMENS, direção de Cesar Charlone e Fernando Meireles, TV Globo, 2002. Melhor Programa de 2002, prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

<16> Roteirista dos episódios (1) TEM QUE SER HOJE, direção de Regina Casé (2) e DOIS PRA BRASÍLIA, direção de Cesar Charlone, da série CIDADE DOS HOMENS, TV Globo, 2003.

<17> Roteirista (com Guel Arraes), Diretor (com Guel Arraes e Regina Casé) e Diretor Geral dos episódios (1) A HORA DA ESTRELA, (2) NEGRO BONIFÁCIO, (3) FOLHETIM e (4) AS TRÊS PALAVRAS DIVINAS, da série CENA ABERTA, TV Globo, 2003. Melhor Programa de 2003, prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

<18> Roteirista (com Guel Arraes e Regina Casé) do episódio MÃE SÓ TEM UMA, direção de Regina Casé, da série CIDADE DOS HOMENS, TV Globo, 2004.

<19> Roteirista e criador do quadro UM DOS TRÊS, no programa Fantástico (direção de Marcio Schonardie), semanal, TV Globo, 2005.

<20> Roteirista dos episódios (1) AS APARÊNCIAS ENGANAM, (com Regina Casé e Guel Arraes) direção de Regina Casé (2) e EM ALGUM LUGAR DO FUTURO, (com Fernando Meirelles e George Moura), direção de Fernando Meireles, da série CIDADE DOS HOMENS, TV Globo, 2005.

 

TRABALHOS EM TEATRO

<1> Produtor (com Ana Luiza Azevedo e José Pedro Goulart) da peça DAS DUAS UMA, montagem do grupo Vende-se Sonhos sobre texto de Giba Assis Brasil. Elenco: Pedro Santos, Angel Palomero, Xala Filipi, Marta Biavaschi, Marco Sório e outros. Direção coletiva. A peça estreou em Porto Alegre em outubro de 1984.

<2> Autor (com Guel Arraes e Pedro Cardoso) da adaptação da peça LISBELA E O PRISIONEIRO, baseada no texto de Osman Lins. Elenco: Bruno Garcia (depois substituído por Selton Mello), Virginia Cavendish,  Livia Falcão, Tadeu Mello, Lúcio Mauro Filho e Emiliano Queirós. Direção de Guel Arraes. A peça estreou no Rio de Janeiro, em 2000.

<3> Autor da adaptação para o teatro de ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS, baseada no texto de Lewis Carroll. Elenco: Luana Piovani, Ana Baird, Isabel Lobo e outros. Direção de Ernesto Piccolo. A peça estreou no Rio de Janeiro, em 2002.


TRABALHOS EM PUBLICIDADE

<1> Diretor entre 1986 e 1990 de dezenas de comerciais para televisão para as produtoras Sete de Produção, 0512 Cinema e Televisão e Zeppelin Cinema e Televisão, todas com sede em Porto Alegre. Recebeu vários prêmios (entre eles: Profissionais do Ano, em 1986, 1987 e 1988; Prêmio Colunistas em 1986 e 1987). Em 1988 recebeu o prêmio Diretor da Década - Região Sul, por ter sido o diretor mais vezes premiado nas várias edições do Profissionais do Ano.

<2> Diretor e Roteirista dos programas eleitorais do Partido dos Trabalhadores nas campanhas para a prefeitura de Porto Alegre (Tarso Genro, 1992; Raul Pont, 1996; Tarso Genro, 2000) e para o governo do estado (Olívio Dutra, 1994 e 1998).

 

MOSTRAS E RETROSPECTIVAS

<1> Hamburgo, Alemanha, 1994. Mostra de 5 filmes, organizada pelo Hamburg Film Festival, apresentação de Jean Claude Bernardet.

<2> Rotterdam, Holanda, 1995. Mostra de 5 filmes organizada pela Cinemateca Lantaren-Vestern.

<3> Toquio, Japão, 1995, Mostra e palestra promovida pela NHK, televisão estatal japonesa.

<4> São Paulo, Brasil, 1997. Mostra de trabalhos de cinema e televisão promovida pela Universidade de São Paulo, curadoria de Tata Amaral, apresentação de Jean Claude Bernardet.

<5> Santa Maria da Feira, Portugal, 1998. Retrospectiva (9 filmes) organizada pelo festival de Santa Maria da Feira.

<6> Goiânia, Brasil, 2002. Retrospectiva (9 filmes) organizada pelo Festival de Curtas de Goiânia.

<7> Toulouse, França, 2004. (http://www.cinelatino.com.fr/fr/festival/annee/programmation/retrospective.htm) Retrospectiva (2 longas e 14 curtas) organizada pelo 16O Festival de Cinema Latino de Toulouse.

<8> Rio de Janeiro, 2004. Retrospectiva (2 longas e 5 curtas) na mostra Brasil dos Gaúchos, no Centro Cultural dos Correios, organizada pelo governo do estado do Rio Grande do Sul.

<9> Montevidéu, 2005. Retrospectiva (3 longas e 4 curtas) organizada pela Cinemateca Uruguaia.

<10> Paris, 2005. Retrospectiva (3 longas e 5 curtas) organizada pela Associação Bem-te-vi dentro das atividades culturais do ano do Brasil na França.

 

SEMINÁRIOS, PALESTRAS E CURSOS

<1> Professor no 1o Curso de Extensão Universitária "Introdução ao Fazer Cinema", promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1989.

<2> Professor no 2o Curso de Extensão Universitária "Introdução ao Fazer Cinema", promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1990.

<3> Palestrante no Seminário "Os Excluídos da História", promovido pela Secretaria de Cultura de Porto Alegre, 1992.

<4> Professor no Curso de Roteiro para Cinema e Televisão no Festival de Inverno de Ouro Preto, promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais, 1993.

<5> Palestrante no Seminário "O Futuro da Imagem", promovido pela televisão estatal japonesa NHK, Tóquio, 1994. Texto disponível em http://www.casacinepoa.com.br/port/conexoes/magica.htm

<6> Professor no Curso de roteiro para Cinema e Televisão no Festival de Inverno de Ouro Preto, promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais, 1995.

<7> Mediador no Seminário "Cinema, do Fim ao Começo", promovido pela Casa de Cinema de Porto Alegre, Prefeitura Municipal de Porto Alegre e SESC, Porto Alegre, 1996.

<8> Professor na Oficina de roteiro para curta-metragem, promovido pela Fundação Cultural Banco do Brasil / Mostra Curta Cinema, Rio de Janeiro, 1997.

<9> Professor convidado do curso de roteiro da Escuela Internacional de Cine Y Television, Havana, Cuba, 1999.

<10> Professor das oficinas “Introdução ao roteiro de cinema e televisão”, Centro Cultural Santander, Porto Alegre, 2003 e 2004.

<11> Palestrante na "Terceira conferência internacional do documentário: imagens da subjetividade". Mesa: o sujeito extraordinário, com Eduardo Coutinho e Ismail Xavier. São Paulo, 11/04/2003. Texto da palestra disponível em http://www.casacinepoa.com.br/port/conexoes/sujeito.htm

 <12> Palestrante na 10ª Jornada Nacional de Literatura, Passo Fundo/RS, 2003, no painel “A adaptação literária para cinema e televisão”, com Adriana Falcão, Drauzio Varella e Luís Augusto Fischer. Texto da palestra disponível em http://www.casacinepoa.com.br/port/conexoes/adaptac.htm

 <13> Professor convidado no Curso de Pós-Graduação em Cinema da Universidade Tuiuti, Curitiba, 2004.

 

 JÚRIS DE FESTIVAIS E CONCURSOS

<1> Festival do Cinema Brasileiro de Gramado, 1987. Jurado da mostra de curta-metragens.

<2> Festival Internacional de Curtas de Oberhausen, Alemanha, 1990. Jurado da mostra internacional.

<3> Festival do Cinema Brasileiro de Gramado, 1990. Jurado da mostra de longa-metragens.

<4> Festival Internacional de Curtas de Siena, Itália, 1995. Jurado da mostra internacional.

<5> Jurado do concurso de projetos de longa-metragem promovido pela prefeitura de Porto Alegre e Banco Santander, 2002.

 

TEXTOS PUBLICADOS EM JORNAIS E SITES

<1> Editor e Colaborador do site NÃO (www.nao-til.com.br).

<2> Textos sobre cinema no site da Casa de Cinema de Porto Alegre (http://www.casacinepoa.com.br/port/conexoes/sobrcine.htm)

<3> Coluna quinzenal (aos sábados) no Segundo Caderno do jornal Zero Hora, Porto Alegre. (http://www.clicrbs.com.br/jornais/zerohora/jsp/default.jsp)

<4> História em quadrinhos EU QUERO UMA BICICLETA VERMELHA, ilustrada por Maria Eugênia, publicada no caderno Folhinha do jornal Folha de São Paulo em 19/12/2003.

 

BIBLIOGRAFIA

Jorge FURTADO e José Pedro GOULART. Se puede?. Em: Antonio HOHLFELDT (org.). Cuba, da agricultura às artes plásticas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1987. 108p. il. (Depoimentos, 17).
Depoimento dos diretores de O dia em que Dorival encarou a guarda, sobre a viagem à Cuba, durante o Festival del Nuevo Cine Latinoamericano de La Habana, de 1986 (p.73-91).

Jorge FURTADO. Um astronauta no Chipre. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1992. 101p. (Olhares)
Depoimento do diretor a Marcelo Carneiro da Cunha. Inclui os roteiros de Ilha das Flores, Esta não é a sua vida e A matadeira.

Jorge FURTADO e Guel ARRAES. A Invenção do Brasil. Editora Objetiva. Rio de Janeiro, 2000. Roteiro da minissérie homônima exibida na TV Globo.

Jorge FURTADO. Meu Tio Matou Um Cara. Editora L&PM. Porto Alegre, 2002. Contos.

Jorge FURTADO e outros. Tarja Preta. Coletânea de contos. Conto: Frontal com Fanta. Editora Objetiva. Rio de Janeiro, 2005.

Jean Romain LESAGE. De peito aberto: a história romanceada de uma cirurgia do coração. São Paulo: Ágora, 1996. 142p.
Apresentação de Jorge FURTADO.

Jean-Claude BERNARDET. Cinema e religião. Em: Ismail XAVIER (org.). O cinema no século. Rio de Janeiro: Imago, 1996. 382p. il. p.187-194.
Análise de Ilha das Flores, O dia em que Dorival encarou a guarda e Barbosa.

Maria do Rosário CAETANO. Cineastas latino-americanos: entrevistas e filmes. São Paulo: Estação Liberdade, 1997. 251p. il.
Entrevista (p.129-134), anteriormente publicada no Jornal de Brasília, de 18 set. 1991.

Zita CARVALHOSA. Renewal and diversity: the production of short films in Brazil. Em: João Luiz VIEIRA (org.) Cinema novo and beyond. Museum of Modern Art, New York. 1999.

Jacques KERMABON. L’île aux fleurs - Ilha das Flores, de Jorge Furtado. Un chef-d’oeuvre d’humour noir. Paris?: 1998? p.21-24.
Com análise plano a plano da seqüência inicial do filme.

  


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