ESTA NÃO É A SUA VIDA
(35 mm, 16 min, cor, 1991)
(janela 1.33, som óptico mono)
 
Documentário sobre a vida de Noeli Joner Cavalheiro. Noeli mora num subúrbio de Porto Alegre, é dona de casa e tem dois filhos. Nasceu numa cidade do interior, foi pra capital, trabalhou numa padaria, casou. É uma pessoa comum. Mas não existem pessoas comuns. 

FOTO por Carlos Gerbase:
Noeli Cavalheiro

PRÉ-ROTEIRO | TEXTO FINAL

Direção: Jorge Furtado

Produção Executiva: Nora Goulart e Ana Luiza Azevedo
Roteiro: Jorge Furtado
Direção de Fotografia: Alex Sernambi
Direção de Arte: Fiapo Barth
Música: Leo Henkin
Direção de Produção: Dainara Soares
Montagem: Giba Assis Brasil
Assistente de Direção: Ana Luiza Azevedo

Uma Produção da Casa de Cinema PoA

Elenco Principal:
Noeli Cavalheiro (depoimento)
José Mayer (narração)

CRÉDITOS COMPLETOS

Prêmios

19º Festival do Cinema Brasileiro de Gramado, 1991:
Melhor Filme (Prêmio da Crítica), Melhor Direção, Melhor Música.
Melhor Curta Gaúcho, Melhor Direção de Curta Gaúcho, Melhor Montagem de Curta Gaúcho, Melhor Fotografia de Curta Gaúcho.

4º Festival Internacional do Curta-metragem, Clermont-Ferrand, França, 1992:
Melhor Filme.

1º Festival de Cinema da América Latina e do Caribe, Caracas, Venezuela, 1993:
Melhor Curta-metragem.

28° Festival de Cine de Huesca, Espanha, 2000:
Menção Especial do Júri.

Integrante da Mostra "Os 30 Clássicos do Curta Brasileiro na Década de 90", a partir de seleção feita por personalidades do cinema do país.
 

Crítica

"É um outro Brasil o investigado pelos dois curtas nacionais produzidos para a telessérie SOUTH do Channel Four inglês. Nada de praia, carnaval, favelas. Nada de Patropi. (...) Em ESTA NÃO É A SUA VIDA, Jorge Furtado sacraliza o cotidiano, o anonimato, a voz das esquinas ao centrar seu curta no depoimento de Noeli Cavalheiro, dona-de-casa gaúcha escolhida ao acaso. É uma talentosa releitura high-tech do neo-realismo."
(Amir Labaki, FOLHA DE SÃO PAULO, 29/08/91)

"ESTA NÃO É A SUA VIDA nasce da constatação, feita por Jorge Furtado, de que, fora do âmbito estritamente pessoal, a maioria das pessoas não existe a não ser sob a forma fria dos números e das fórmulas generalizantes. (...) As primeiras imagens trazem fragmentos de corpos humanos, enquanto a banda sonora emite um texto com a frase 'o seu anonimato é a sua segurança', endereçada, naturalmente, ao espectador."
(Fernando Marques, CORREIO BRAZILIENSE, 17/09/91)

"Neste seu segundo trabalho solo (...), Jorge Furtado mostra o mesmo talento e criatividade das obras anteriores. Utilizando uma lingagem picada, que jamais aborrece o público, ele tira do anonimato uma figra escolhida ao acaso. Um rosto nesta multidão de seres anônimos que cruzam as ruas e calçadas das cidades grandes, e que nunca terão seus 15 minutos de glória. A figura escolhida, entretanto, mostra-se dona de uma vida riquíssima em lances humanos, um modo de falar e de se expressar sem mentiras ou hipocrisias."
(Tuio Becker, ZERO HORA, 27/03/92)

"Jorge Furtado é o cineasta brasileiro mais premiado da atualidade. Na semana passada, Furtado levantou, com a unanimidade do júri, o primeiro prêmio do Festival de Clermont-Ferrand, na França, que é considerado o Cannes dos curtas. Com Esta Não É a Sua Vida, que resume, em dezesseis minutos, a biografia de uma dona de casa de Porto Alegre, Furtado derrotou setenta e nove concorrentes de quarenta países. 'A ternura e o humor da fita são cativantes, emocionantes. Eles nos prendem com força', elogia o diretor de fotografia e cineasta Jimmy Glasberg, um dos jurados do concurso".
(Revista Veja)


Versões Disponíveis





35mm
em português
35mm
narrado
em inglês
16mm
em português
DVD com legendas
multilíngua e multiaudio
("Curtas da Casa")
VHS
em português
("Histórias Reais")

 


 CASA| FILMES | PROJETOS | CONEXÕES | NOTÍCIAS | CONTATO | ENTRADA | IN ENGLISH | EN ESPAÑOL