O HOMEM QUE COPIAVA
(35 mm, 124 min, cor, 2003)
(janela 1.66, som óptico Dolby SR, som digital Dolby)
 
André, 20 anos, operador de fotocopiadora em uma papelaria, precisa desesperadamente de trinta e oito reais para impressionar a garota dos seus sonhos, Sílvia, que mora no prédio em frente e trabalha como balconista em uma loja de artigos femininos. Ajudado por seu amigo Cardoso, e depois também pela colega de trabalho Marinês, André faz muitos planos para conseguir dinheiro. E todos dão certo. E é aí que seus problemas começam.

LANÇAMENTO | FILMAGENS

ROTEIRO | TEXTO FINAL

Direção: Jorge Furtado

Produção Executiva: Nora Goulart e Luciana Tomasi
Roteiro: Jorge Furtado
Direção de Fotografia: Alex Sernambi
Direção de Arte: Fiapo Barth
Música: Leo Henkin
Diretora Assistente: Ana Luiza Azevedo
Direção de Produção: Marco Baioto
Montagem: Giba Assis Brasil
Direção de Animação: Allan Sieber

Uma Produção da Casa de Cinema PoA

Elenco Principal:
Lázaro Ramos (André)
Leandra Leal (Sílvia)
Luana Piovani (Marinês)
Pedro Cardoso (Cardoso)
Carlos Cunha Filho (Antunes)
Júlio Andrade (Feitosa)

CRÉDITOS COMPLETOS
 

Prêmios

2° Prêmio RGE/Governo do Estado do RS, 2002:
Apoio à produção.

25º Festival do Novo Cinema Latino-americano, Havana, CUBA, 2003:
Melhor Ator (Lázaro Ramos).

7º Festival de Cinema Luso Brasileiro, Santa Maria da Feira, PORTUGAL, 2003:
Melhor Filme (Júri Popular), Melhor Filme (Prêmio da Crítica), Melhor Filme (Fed. Cinceclubes).

Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) 2003:
Melhor Filme brasileiro do ano.

8° Festival Internacional de Kerala, ÍNDIA, 2003:
Melhor direção.

21° Miami International Film Festival, Miami, EUA, 2004:
Melhor Roteiro Ibero-americano.

7° Festival Cine Punta Del Este, Uruguai, 2004:
Melhor Filme Latino-americano (Prêmio da Crítica), Melhor Filme (Júri Popular), Menção Honrosa do Júri Oficial.

1° Prêmio ACIE (Associação dos Correspondentes da Imprensa Estrangeira no Brasil) 2003:
Melhor Filme Brasileiro do ano.

14º Cinequest Film Festival, San José, California (EUA), 2004:
"Maverick Spirit Award" (Melhor Filme de Ficção).

30° Festival SESC dos "Melhores do ano", São Paulo, 2004:
Melhor filme (segundo a crítica), Melhor roteiro (público e crítica), Melhor ator (Lázaro Ramos - público e crítica).

22° Festival de Cine de Montevideo, Uruguay, 2004:
Melhor Filme Latino-americano.

6° Festival do Cinema Brasileiro de Paris (França), 2004:
Melhor Filme (Júri Popular), Prêmio Especial do Júri.

8º Elcine, Encuentro Latinoamericano de Cine, Lima, Peru, 2004:
2º Melhor Filme (Júri Popular).

4º Prêmio TAM-Cinema Brasil, 2003:
Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz Coadjuvante (Luana Piovani), Melhor Ator Coadjuvante (Pedro Cardoso), Melhor Roteiro e Melhor Montagem.

16º Festnatal, Natal/RN, 2006:
Melhor Roteiro Original.

- Melhor filme brasileiro de 2003 segundo a revista ISTOÉ.
http://www.terra.com.br/istoegente/230/diversao_arte/cine_melhores_2003.htm
- Melhor filme brasileiro e 2003 segundo os leitores de O GLOBO.
http://oglobo.globo.com/especiais/melhor2003_cultura/cinema_nacional.htm
- Entre os 10 melhores filmes de 2003 para o sítio CRÍTICOS.COM (e único filme brasileiro na lista).
http://www.criticos.com.br/new/artigos/critica_interna.asp?artigo=537
- Entre os 10 melhores filmes de 2003 para a ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro) (apenas 2 filmes brasileiros na lista).
http://www.criticos.com.br/new/artigos/critica_interna.asp?artigo=537
 

Críticas mais recentes

"The Brazilian movie renaissance continues with THE MAN WHO COPIED, a comedy about the conundrums of being young that's as fresh and as stylish as youth itself.  (...) The movie suggests a world where anything can happen and no one - certainly not the girl of one's dreams - is quite who he or she seems to be. For all his cinematic photocopying, Furtado has come up with an original."
(Ty Burr, THE BOSTON GLOBE, EUA, 24/06/2005)
http://www.boston.com/ae/movies/articles/2005/06/24/copied_has_style_al l_its_own
 

"Until it makes a screeching hairpin turn from social realism into noirish fantasy, Jorge Furtado's film THE MAN WHO COPIED appears to be a sober kitchen-sink portrait of working-class life in the southern Brazilian city of Porto Alegre. As its 20-year-old narrator, André (Lázaro Ramos), who lives with his mother, describes his daily routine as a photocopier, you realize sadly that he is one of millions of bright, frustrated young Latin Americans looking at a dead-end future."
(Stephen Holden, NEW YORK TIMES, EUA, 22/04/2005)
http://movies2.nytimes.com/2005/04/22/movies/22man.html
 

"You might think of Furtado's scrambled chronology as an extension of this montage technique. The movie starts, very cannily, at what appears to be the end of the story, with the burning of André's counterfeit bills. The true narrative place of this incident is one aspect of the film I did not anticipate. Nor did I foresee that Furtado might sustain some of his shots rather than chop them up, and so create a scene as beautiful as that of André's stroll with Sílvia beside the harbor, where a long-delayed confession of yearning takes place beneath the glow of a silver-gray sky, beside unquiet green waters."
(Stuart Klawans, THE NATION, EUA, 15/04/2005)
http://www.agenceglobal.com/article.asp?id=470
 

"Furtado, em sua história , faz uma colagem de elementos de quadrinhos, imagens de arquivo ou fotografias em preto-e-branco. (...) numa mistura de policial, comédia romântica e novela de tevê, enquanto há citações passageiras da história da arte e do cinema. Assim, após duas horas de diversão garantida, deixa-se essa montanha russa com uma sensação agradável de vertigem."
(Geri Krebs, NEUE ZÜRCHER ZEITUNG, Zurich, Suíça, 09/07/2004)
http://www.nzz.ch/2004/07/09/fi/page-article9PN7Y.html
 

"The title is not only a reference to the photocopier operator which is the main film character, but also to the man behind it: director Jorge Furtado is the man who copies, done in an assumed and purposeful way, without any fear of being accused of plagiarism. He copies, or better yet, reprocesses a large number of artistic, literary and film influences, which encompass Shakespeare to Xavier de Maistre, from Murnau to Hitchcock and his own past films."
(Marcelo Janot, EL OJO QUE PIENSA, México, 2004)
http://www.elojoquepiensa.udg.mx/ingles/revis_06/secciones/cinejour/copiaba.html

"O HOMEM QUE COPIAVA, sem dispensar a crítica social, é justamente o oposto de um país sempre em busca da piedade alheia, que parece nunca ter mais para mostrar do que a sua própria miséria. É, ao mesmo tempo, uma história de amor, uma comédia contagiante, e um hino ao 'mais vale lutar do que desistir'. Um filme notável, autêntico e inteligente, que não defrauda as expectativas criadas pela estreia do realizador em HOUVE UMA VEZ DOIS VERÕES."
(Helena Teixeira da Silva, JORNAL DE NOTÍCIAS, Porto, Portugal, 15/12/2003)
http://jn.sapo.pt/textos/out4087.asp
 

"A lowbudget comedy, (THE MAN WHO COPIED) is possibly the Brazilian film of the current crop which stands (after Carandiru) most chance of getting an international release.  Lázaro Ramos, Brazil's hottest new actor, plays the operator of a photocopy machine who ends up involved in a bank heist. It is clever, light-hearted and touching, even if towards the end it becomes a little too screwball for its own good. The characters in the movie, set in the southern city of Porto Alegre, dream of flying to Rio. It's somewhat heartening to learn that its not just Fred, Ginger and Ronnie Biggs who flew to Rio - but that the city is cinematic shorthand even in Brazil itself for freedom, exoticism and glamour."
(Alex Bellos, THE GUARDIAN, Londres, Inglaterra, 13/10/2003)
http://film.guardian.co.uk/festivals/news/0,,1062142,00.html
 

"En el Festival de Cine de San Sebastián (...) se exhibió EL HOMBRE QUE COPIABA, del brasileño Jorge Furtado, en la que hay buenas gentes que sueñan con pequeñas, para ellos enormes, ambiciones. Y uno sonríe porque la pizca de locura y los sueños convertidos en realidad le complace."
(Carlos Pumares, LA RAZÓN, Madri, Espanha, 21/09/2003)
http://www.larazon.es/ediciones/anteriores/2003-09-21/noticias/noti_esp01.htm
 
 

MAIS CRÍTICAS
 

Versões Disponíveis






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