A COISA CERTA episódio da série CONTOS DE INVERNO 2002 roteiro de Júlio Conte a partir de sua peça teatral homônima Versão 27/03/2002 coordenação de texto da série Jorge Furtado e Giba Assis Brasil produção: Casa de Cinema de Porto Alegre para RBS TV ******************************************************************* CENA 1 - INT/FIM DE TARDE - APTO DE TERESA: COZINHA Pão com manteiga sendo passada. Queijo, presunto, outro pão fechando o sanduíche. Copo com suco de laranja sendo despejado. TERESA, 18 anos, faz um lanche na cozinha, apressada. Sentado à mesa em volta da qual ela se movimenta está ANTERO, 50 anos, estático, desanimado. Teresa coloca um sanduíche na frente de Antero, que olha para a comida sem fazer nada. TERESA Come, pai. Precisa te alimentar melhor. A coisa certa é voltar a viver. ANTERO A coisa certa é economizar. Este sanduíche pode fazer falta amanhã. TERESA Você tinha um plano de saúde, não tinha? ANTERO Pelo plano, sua mãe teria que se curar de câncer em sete dias sem almoço, só com o café da manhã incluído. Eu estou quebrado. TERESA Você pode continuar morando aqui comigo. Teresa afaga a cabeça de Antero. Ele lança um olhar enviesado para ela. ANTERO Obrigado, minha filha. O que importa é estarmos juntos, nossa família. Agora somos nós, só nós e mais ninguém. Teresa se afasta um pouco, constrangida. TERESA Papai, eu tenho uma coisa para lhe falar. Pai ainda choramingando. ANTERO O que foi? TERESA É que eu... ANTERO Sim? TERESA Eu tenho que ir. ANTERO Pode falar, Teresa. TERESA É que... você sempre me disse que a gente tinha que continuar a nossa vida, sem a mamãe. ANTERO Claro, minha filha. TERESA É que... caso eu conheça alguém... ANTERO "Caso você conheça"? TERESA Isso. Se eu me interessar por uma pessoa... ANTERO Sei. Já dormiram juntos? TERESA Ah, seu Antero! Eu tenho que ir. Teresa, muito desenvolta, dá um beijo na testa de Antero, pega a bolsa e sai. e vai até o quarto. Antero, desconfiado, a observa. CENA 2 - INT/NOITE - COBERTURA DE JM: SALA Móveis de luxo e cheios de estilo. Grandes janelas pelas quais se vê Porto Alegre à noite. JM, 50 anos, sai do quarto. GISELA, 45 anos, está no fundo da sala, sentada no sofá branco, com um frasco na mão. GISELA (um pouco bêbada) Não vai jantar, Jotaeme? JM Não estou com fome. E estou atrasado pra aula. GISELA Vai comer fora. JM O que você quer dizer com "comer fora"? GISELA (mais bêbada) Recebi um telefonema. Não, estou te mentindo pra ti. Foram três, todos com voz de mulher. Gisela bebe do frasco que tem na mão. JM Gisela, você está bebendo perfume! GISELA (cheia de razão) Não muda de assunto! Você anda saindo com outra! JM Olha o jeito que você está. Isso é uma doença. Ela tenta beijá-lo. JM cede em parte, ainda pouco à vontade. Em seguida, JM se esquiva e sai. Gisela fica sozinha na sala. GISELA Está bem, guerra é guerra. CENA 3 - INT/NOITE - BAR DA FACULDADE Balcão onde alunos estão bebendo, outros sentados à mesa e outros ainda chegando. JM e Teresa conversam, sentados a uma mesa no meio da balbúrdia. De outra mesa, mais afastada, Antero observa, disfarçado. JM Estive vendo os seus trabalhos, Teresa, e fiquei um pouco preocupado. Teresa toma um gole e passa língua nos lábios. JM Não que estejam ruins, pelo contrário! Muito melhor do que os meus quando tinha a sua idade. Antero olha para a mesa dos dois, bastante impressionado. CENA 4 - INT/NOITE - BAR DA FACULDADE Na mesa dos dois, agora os personagens estão alterados, mas na mesma posição: JM foi substituído por um lobisomem, e Teresa agora é uma menina de oito anos, chupando um pirulito. CONT. CENA 3 - INT/NOITE - BAR DA FACULDADE De volta à situação anterior, JM e Teresa na mesa do bar. JM Bibliografia, talvez você precise de mais embasamento. TERESA (falsamente submissa) Vou me esforçar mais, Professor. Ele ri forçado, tentando descontrair. O pessoal atrás observa os dois como se fossem parte de uma torcida. De sua mesa, Antero continua observando, cada vez mais apavorado. CENA 5 - INT/NOITE - BAR DA FACULDADE Ainda na mesa dos dois, agora os personagens são os mesmos mas a situação é diferente: Teresa está amarada na cadeira e JM está torturando-a, com chicotes e aparelhos elétricos. CONT. CENA 3 - INT/NOITE - BAR DA FACULDADE De volta à situação normal: JM e Teresa na mesa do bar. JM Gostaria de ajudar mais. De uma forma mais... pessoal. Teresa, que até ali estava próxima dele, se afasta um pouco. TERESA Jotaeme, você tem a idade do meu pai... JM (sedutor)Mais um motivo para confiar em mim! Teresa, delicada, dá um suave beijo nos lábios de JM, um selinho "quase inocente". Ao fundo da cena, a "torcida" faz um "ah!" De sua mesa, Antero continua observando. CENA 6 - INT/NOITE BAR DA FACULDADE Agora é JM quem está amarrado à cadeira, e Teresa anda em volta dele, vestida como uma mulher fatal, provocando-o. Quando ela passa por ele, quem está na cadeira é Antero. CONT. CENA 3 - INT/NOITE - BAR DA FACULDADE Antero, na sua mesa, transtornado, balança a cabeça negativamente. Tapa o rosto com as mãos. ANTERO Não, não, não. O GARÇOM está na frente dele, com um café. Ao ouvir o "não", dá de ombros e vai embora com o café. Antero destapa os olhos e volta a olhar para a mesa de JM e Teresa. A mesa dos dois agora está vazia, já com outras pessoas chegando para ocupá-la. Antero olha em volta, procurando com o olhar, mas nem sinal de Teresa e JM. CENA 7 - INT/DIA - APTO DE TERESA: COZINHA Antero, de pijama, com cara de sono, entra na cozinha vazia. Olha em volta, não vê ninguém. Olha para a mesa desarrumada. Encontra um bilhete. Pega e lê: PAI: VOLTO À NOITE. NÃO ESQUECE DE COMER. BEIJO, TERESA. CENA 8 - INT/DIA - APTO DE TERESA: BANHEIRO Antero entra no banheiro, olha-se rapidamente no espelho, dirige- se, sonolento, ao vaso, prepara-se para mijar. Ouve um barulho atrás de si, olha. Também com ar de quem está acordando, JM vem entrando no banheiro. Os dois se encaram. ANTERO Espera aí, o senhor não é... JM João Marques, mas pode me chamar de Jotaeme. Você, pela descrição, cabelos curtos, rosto redondo, forte, barrigudinho, deve ser o pai de Teresa. (efusivo) Vem cá dá um abraço, sogrão! Abraçam-se. Constrangimento de Antero. JM (apontando o vaso) Com licença, o senhor não vai... ? ANTERO Com o senhor aqui do lado, eu fico inibido. Antero desiste de mijar, vira-se para a pia, lava as mãos. JM agora se prepara para mijar. Antero o observa. ANTERO A Teresa se referiu a mim como "barrigudinho"? JM Foi carinhoso, ela disse "barrigudãozinho". ANTERO Isso não é barriga. É o modelo do abdômen. Antero continua observando JM, que também não consegue mijar. ANTERO O senhor não vai mais...? JM Como? Com este olhar... CENA 9 - INT/DIA - APTO DE TERESA: COZINHA Antero e JM agora estão à mesa, conversando enquanto tomam café da manhã. JM apressado, preparando-se para sair. Antero comedido, sem pressa. ANTERO Qual o seu time de futebol? JM Grêmio. ANTERO Inter. JM Filme preferido? ANTERO Os Goonies. JM Primeira noite de um homem. Mulher? ANTERO Zuleica. A falecida. JM Teresa. ANTERO Sei. Sexo antes do casamento? JM Por que esta pergunta? ANTERO Só tive sexo depois de casado. JM Sorte tua, eu só não tive sexo durante o casamento. ANTERO Idade? JM Você responde primeiro. ANTERO Vamos responder juntos. Um, dois e já. OS DOIS Cinqüenta. ANTERO Já suspeitava, minha filha está namorando um cara da mesma idade que eu. JM Empatamos. ANTERO Empatamos? Você tem cinqüenta, minha filha tem dezoito, são... (conta) trinta e dois anos de diferença! JM, que já está terminando seu café, se levanta e coloca o casaco. JM É verdade, Antero. Como é que só agora eu fui conhecer esta coisa maravilhosa que é a tua filha? Onde que ela andava? JM sai. ANTERO Brincando de boneca, vendo filme do Disney, chupando bico. Era tão bom... CENA 10 - INT/NOITE - COBERTURA DE JM: QUARTO O rosto de Teresa surge sobre o lençol branco, girando suavemente para dentro do quadro. Sua expressão é de prazer recém atingido. Ela fala para si mesma. TERESA Foi tão bom. Os homens sempre chegam antes. Ficam tão preocupados em provar não sei o quê e acabam deixando a mulher na mão. (olhando para o lado, sorrindo) Mas você não. Ao lado de Teresa está JM, sentado sobre a cama, ainda exausto, ofegante. Ele está mexendo na gaveta da mesinha de cabeceira, de onde retira alguns remédios. TERESA O que é isso? JM Isso? Vitaminas americanas. Stresstab, selênio, completo antioxidante, este aqui é Ultramen, etc. TERESA Interessante. E esse comprimidinho azul? GISELA (OFF) Esse foi meu presente de aniversário. JM, assustado, olha para a porta do quarto. Gisela está parada na porta, observando a cena. Teresa se cobre com o lençol. JM Gisela, como é que você entrou? GISELA Com a minha chave! Você acha que eu ia confiar em você te devolvendo tudo? JM Você não nota que está sendo inconveniente? GISELA Inconveniente? Que delicadeza. Mais uma moça que você está ajudando. Minha filha, sempre que ele falar de "embasamento" mais um inseto está caindo na teia. JM Mas o que é isso? Gisela vai entrando, até a mesinha de cabeceira do lado de Teresa, que já está se vestindo. GISELA Desculpe-me interromper este colóquio de amor, mas acontece que eu preciso dar um jeito na vida. Gisela abre a gaveta da mesinha, retira algo. GISELA Aqui está. Meu passaporte... Mostra a carteira de trabalho. GISELA ... para a liberdade! Olha para Teresa com mais atenção. Ela está terminando de se vestir. GISELA Deixa-me... O corpo pode durar mais um cinco anos se não tomar refrigerante nem tiver filhos. Nessa idade elas odeiam crianças, mas em compensação adoram coca-cola. JM, tenho que admitir, ela é linda! JM Você acha mesmo? GISELA Você não conseguia uma garota dessas desde que eu tinha dezenove anos! JM Pára com isso, você nunca foi assim! Os dois admiram Teresa, que se levanta, constrangida. TERESA Escuta, vocês dois querem que eu dê uma voltinha... faça um pequeno desfile? Olha, Jotaeme, acho que estou demais. Estou caindo fora. JM Espera, Teresa! Teresa sai do quarto batendo a porta. GISELA Essa foi. Mas volta. Tenho certeza! JM (entusiasmado) Você acha que ela está apaixonada por mim? GISELA Não, (apontando) ela esqueceu a bolsa. CENA 11 - INT/NOITE - APTO DE TERESA: CORREDOR DE ENTRADA Antero abre a porta do apartamento. Gisela está parada à frente dele, um pouco atrapalhada. GISELA Desculpe, acho que me enganei. ANTERO Espera, posso ajudar? GISELA Não, obrigada. Gisela começa a sair. Antero adianta-se. ANTERO Por favor, faço questão. Só precisa que me diga quem é que a senhora está procurando? Gisela estanca ao escutar a palavra "Senhora". GISELA Você se importaria de me chamar de "você"? ANTERO (muito constrangido) Desculpe. GISELA Estou procurando uma colega de faculdade. O nome dela é Teresa. ANTERO (aliviado) Mas é aqui mesmo. Só que ela não está. GISELA Que pena... ANTERO Aceita um cafezinho? Especialidade da casa. (ela falsamente indecisa) Vamos lá, é só um café! GISELA "Por qua pa"? ANTERO Ah? GISELA "Por que não" em francês. CENA 12 - INT/NOITE - APTO DE TERESA: SALA Antero e Gisela sentam-se no sofá. ANTERO Você é colega da Teresa... GISELA E você deve ser o namorado dela. ANTERO Namorado? Imagina! Vou tomar isso como um elogio. Sou o pai dela! GISELA Nem parece, tão moço! Bom, eu também não devo parecer colega da Teresa. Podia ser a mãe dela. ANTERO Não vejo razão para pensar assim. Hoje em dia as pessoas estudam até bem tarde na vida. (se assustando com a gafe) Não é o seu caso... Até que a senhora... quer dizer, você está bem conservada... INSERT: uma bomba explodindo. ANTERO Desculpe, eu estou sendo muito grosso. GISELA Que nada. Perto do meu ex-marido você é um perfeito cavalheiro. ANTERO Ah, você é separada? Há muito tempo? GISELA Por que será que esta pergunta vem sempre depois da informação de que sou separada? ANTERO Sei lá. Talvez porque todo homem é no fundo um conquistador e quer saber se o defunto já esfriou... GISELA E você é casado? ANTERO Não, sou viúvo. GISELA Sinto muito. ANTERO Já está passando. GISELA Veja só. Nós dois em situações digamos parecidas. ANTERO É. A vida é muito ingrata. Estava tudo bem e o acaso bate na minha porta... GISELA (aproximando-se) Você ainda tem a sua filha, além disso, você está vivo! Antero, um pouco assustado com a intimidade, levanta-se. ANTERO O café! GISELA (puxando Antero de volta) Esquece este café. Não tá a fim de sair pra tomar uma cervejinha? ANTERO (surpreso) Você gosta de cerveja? GISELA (íntima) Cerveja? Adoro. ANTERO A falecida odiava cerveja. E futebol? GISELA Futebol? Futebol é bola na rede! Antero, bem à vontade, já vai vestindo o casaco, preparando-se para sair. ANTERO O que você faz além de estudar? GISELA Estou abrindo uma micro. Os dois vão indo, juntos, em direção à porta de saída. ANTERO Loja? Comércio? Tenho umas idéias ótimas para capitalizar pequenas empresas. O importante, em qualquer caso, é não perder de vista que o rendimento... CENA 13 - EXT/DIA - RUA JM e Teresa caminham numa praça. Cruzam com um casal, o homem bem mais velho que a mulher. JM Viu só? Teresa Vi. Coisa mais comum é um cinquentão babando por uma garotinha. Já o contrário, é bem mais raro. JM Tem coisa que é ainda mais rara. Teresa O quê? Param. JM encara Teresa. JM Um cinquentão apaixonado por uma garotinha. Teresa Apaixonado? Bom isso realmente não acontece com muita frequência. JM Mas quando acontece é ótimo. Começa a nevar. Eles olham para cima, maravilhados com a neve. Olham-se outra vez, sorriem. Beijam-se. Perto deles (na mesma praça, do outro lado), a câmara descobre Antero e Gisela, também se beijando. A neve continua caindo. CENA 14 - INT/NOITE - RESTAURANTE: MESA No restaurante Vacaþs, Antero e Gisela são recebidos por Raquel. Raquel Mesa para dois? Se vocês puderem esperar um pouco... Antero vê uma mesa para quatro, vazia. Antero Nós estamos esperando casal de amigos. Raquel Então podem me acompanhar. Raquel leva o casal até a mesa de quatro lugares. Raquel entrega os cardápios e sai. GISELA Que ótimo! O ghefilte fish aqui é uma delícia! ANTERO Ghelfite fish? O que é isso? CENA 15 - INT/NOITE - RESTAURANTE: ENTRADA JM e Teresa entram no Vacaþs. Teresa tira o casaco e olha em volta, decepcionada. Eles seguem Raquel. TERESA Ai, Jotaeme, mas que caretice esse restaurante! O que ela falou? JM Que já estavam nos esperando. TERESA Quem? JM Não tenho a mínima idéia. E saem, seguindo o garçom 1, que os conduz por entre as mesas. CENA 16 - INT/NOITE - RESTAURANTE: MESA Antero está examinando o cardápio, quando Raquel se aproxima por trás dele. RAQUEL Os seus amigos chegaram. ANTERO Meus a...? JM Vocês! GISELA Vocês! Constrangimento, sorrisos amarelos. JM Vocês... Estavam nos esperando? GISELA Não! RAQUEL Não? ANTERO (tentando ser simpático) Na verdade, o Tavares acabou de ligar dizendo que não vem mais. Se quiserem sentar... Faço questão. TERESA Vamos para outro lugar. JM (desafiador) Vamos aceitar o convite. A noite está prometendo! JM e Teresa sentam. ANTERO Vocês vêm sempre aqui? TERESA Não, é a primeira vez. A idéia de vir aqui foi do Jotaeme. ANTERO A idéia foi da... Gisela. GISELA Na verdade eu... JM Eu li a indicação no suplemento de Gastronomia. Gisela faz um gesto para JM, apontando para baixo da mesa. Os dois se abaixam. Sob a mesa, os dois se enfrentam. GISELA Eu que te falei deste lugar! Que idéia de jerico foi essa de trazer a franguinha aqui? JM Eu? E você? Está fazendo o quê com o velho? Voltam a sentar-se, sorriso forçado. JM Olha, o ghelfite fish deste restaurante está em nível de primeiro mundo. ANTERO Foi o que a gente pediu. (para JM) Você já tinha me dito. (para Gisela) Ou foi você que falou? GISELA Estava no suplemento de Gastronomia. TERESA (sardônica) Mas quem leu foi o Jota. ANTERO (tentando mudar de assunto) Ahn... A microempresa da Gisela está indo muito bem, sabia? JM É mesmo? ANTERO É... O empréstimo com a carta de crédito, faturada em noventa dias, contra o investimento na matéria prima à vista lhe dá um superávit na balança de ponto oito por dia. JM faz um sinal, e ele e Gisela vão de novo para baixo da mesa. JM Então ele é o teu consultor financeiro, é? GISELA Ele me escuta! E me diz coisas! Você nem ao menos imaginava que eu existia! JM e Gisela voltam para a parte de cima da mesa. Em seguida, Antero e Teresa descem. ANTERO O que é que está caindo para eles se abaixarem toda hora? TERESA Sei não, papai, mas eles estão falando alguma coisa e achando que a gente é idiota. Sobem os dois, risos falsos, simulação. O garçom 1 está de volta. ANTERO Garçom, vinho branco! Vinho branco, "Jotaerre"? JM (constrangido) É... Jotaeme! (para Teresa) Vinho branco, não é Teresa? GISELA Eu vou de cerveja. JM (maldoso) Cerveja e massa não combinam. GISELA (irônica) Não combina é franguinha com molho de silicone! (irritada) Você leu isso no suplemento de Gastronomia? Antero arrasta Gisela para baixo da mesa. ANTERO O que é isso? Você está nervosa! GISELA Esse cara me tira do sério. ANTERO Querida, o casamento de vocês acabou, não acabou? GISELA Acabou. ANTERO Não têm nada mais a ver um com o outro, não é? GISELA Não. ANTERO Está mais calma? GISELA Agora estou. Os quatro de volta à mesa, clima de euforia maldosa. Magicamente, os pratos já estão todos servidos, e eles comem. TERESA Paizinho, Tia Gisela, nós estamos aqui comemorando o meu primeiro comercial. ANTERO Primeiro comercial? TERESA Jotaeme ajudou bastante. JM Coisa simples. Uma questão de bibliografia... GISELA (maldosa) Com certeza fizeram o teste... JM (gritando) Que teste? O que você está querendo dizer com isso? Teresa puxa JM para baixo da mesa. TERESA Calma, ela está querendo te desestabilizar. Ela não pode nada contra nós. Nós nos amamos, lembra? JM Ela me tira do sério. TERESA Então conta uma piada! Voltam a subir, novos sorrisos falsos. JM Piada. GISELA Piada? TERESA Piada! ANTERO Piada, adoro... Todos riem, como se alguém tivesse contado uma piada. JM (ainda tentando se controlar) Vocês conhecem aquela do... (perdendo o controle, para Gisela) Que teste está te referindo? TERESA (segurando-o pelo braço) Jotaeme! ANTERO (servindo JM) Esse vinho está maravilhoso. JM prova o vinho de um gole só. JM É... Muito bom, seu "Antares". ANTERO Antero. Antero bate no copo, chamando atenção. ANTERO Bem, toda a família reunida... Eu tenho um anúncio absolutamente solene a fazer. Eu decidi contrair segundas núpcias. Instante de silêncio. JM ergue o copo, brindando. JM (irônico) Parabéns, Gisela! TERESA (irônica) Legal, Papai, fico tão feliz. Vocês merecem toda a alegria do mundo. Fazem tim-tim e vão todos ao mesmo tempo para baixo da mesa. TERESA (para Antero) O que é isso papai? A mãe nem esfriou direito e você já esquenta a cama com outra? (sobe em seguida) JM (para Gisela) Casar? Essa história está indo longe demais! (sobe) GISELA (para Antero) Por que você fez isso se me consultar? Não pode passar por cima de mim. (sobe) ANTERO A vida inteira fazendo tudo certinho. Antero pra cá, Antero pra lá. Eu... tenho direito... de... (percebendo que está só.) Bá! Antero sobe à mesa e encontra os outros, bastante civilizados. TERESA (maldosa) Bom, aproveitando a reuniãozinha de família, eu quero comunicar que eu e o Jotinha também vamos nos casar! JM (surpreso) Vamos? (concordando com a idéia) Vamos. ANTERO É mesmo, minha filha? Quando, depois de terminar a faculdade? JM (entrando no jogo) Não! agora, mês que vem. Antero faz um sinal e Teresa vai com ele para baixo da mesa. ANTERO (para Teresa) Você não vai casar sem terminar a faculdade! Se tua mãe estivesse viva! TERESA Se ela estivesse viva você não estaria casando com essa mocréia! Ao subirem, Antero e Teresa provocam uma risada bastante mecânica. JM e Gisela respondem e, logo a seguir, vão para baixo da mesa. GISELA JM, você já comeu a menina, agora chega. JM Você não entendeu que eu amo a Teresa? Pela primeira vez na minha vida eu amo uma mulher! GISELA Quer dizer o quê? Antes você amava um homem? JM Você só quer casar com o velho pra se vingar da Teresa. E de mim. Antero também vai para baixo da mesa. ANTERO (irônico) Perderam alguma coisa aqui embaixo? GISELA Pelo menos aqui estamos botando na mesa. Teresa junta-se aos três, embaixo da mesa. TERESA Quem sabe a gente se muda aqui para baixo? Saem todos de baixo da mesa. JM Vamos sentar e falar como civilizados. GISELA Somos civilizados. ANTERO Civilizados é o que somos. Antero se levanta e empurra JM. Este também se levanta e começam a brigar. Teresa explode de raiva. TERESA Pára, pai, olha o coração! Jotaeme, pára com isso! GISELA Não te exalta, Jotaeme! Cuidado com a úlcera! TERESA Vocês estão loucos? Nós estamos loucos... GISELA Essa menina precisa de um médico! TERESA (gritando) Uns cretinos! Nós somos uns cretinos! Brincando com uma coisa muito séria. A gente está fazendo tudo errado... A briga pára, em função dos gritos de Teresa e da chegada dos garçons para apartar. ANTERO Vamos conversar. Conversando a gente se entende. JM É isso mesmo! Somos civilizados! ANTERO Civilizados é o que somos! Os garçons soltam os dois e imediatamente recomeça a briga. Antero dá um empurrão e JM cai segurando o estômago. JM Ai, meu estômago está pegando fogo! ANTERO Ai, meu peito... Ai, estou tendo um infarto! Antero segura o coração. TERESA Papai! Ai a minha cabeça! JM Meu estômago! GISELA Eu... eu... meu útero! Antero se agarra na toalha e cai, derrubando os pratos no chão. ANTERO Meu coração! Raquel chega. RAQUEL Minha louça! CENA 17 - EXT/NOITE - FRENTE DO RESTAURANTE Eliminada. CENA 18 - INT/DIA - HOSPITAL: QUARTO Num quarto de hospital, a foto da enfermeira no cartaz pede silêncio. Logo abaixo, a guarda de uma cama, e Antero deitado, com roupa de paciente, entubado. Ao lado dele, outra cama, com JM, também deitado e entubado. JM Você está se sentindo melhor? ANTERO Está começando a se preocupar comigo? JM Não, pensei que você tinha morrido e estava começando a fazer a festa! ANTERO Você não dá a mínima para o sofrimento dos outros! JM Que é isso? Eu tive uma úlcera perfurada. ANTERO Úlcera é fichinha! Eu tive um infarto! JM Olha só o corte. ANTERO Deixa eu ver a tua cicatriz! JM Olha só. Deve ter uns trinta centímetros! ANTERO Ah, não força! Não passa de quinze, e olhe lá! CENA 19 - INT/DIA - HOSPITAL: CORREDOR No corredor do hospital, VASCO (de "O Último desejo do Dr Genarinho") conversa com a enfermeira. Por eles passam Teresa e Gisela, caminhando lado a lado, conversando. TERESA Gisela, eu tenho que reconhecer que o Seu Antero gosta mesmo de você. Ele nunca foi tão carinhoso. GISELA É bom escutar isso. Quando eu te vi aquele dia, te achei tão menina. Mas de repente você cresceu. Virou uma mulher, tudo muito rápido. TERESA Eu também achava que esta história seria só uma transa com um cara mais velho e mais nada. Mas não foi assim. GISELA Você merece um monumento... TERESA Por quê? GISELA Dobrar um cético como o Jotaeme... TERESA Ele é um amor, não é? GISELA É... Principalmente quando estava em coma! CENA 20 - INT/DIA - HOSPITAL: QUARTO JM e Antero, de bruços, levam, de uma enfermeira, suas respectivas injeções. Antero Ai! JM Ai! Não vêem Teresa e Gisela que entram no quarto. JM Seu Antero, eu tenho que lhe dizer que realmente gosto da Teresa. ANTERO Eu tenho para mim que as pessoas dizem a verdade por princípio, então... JM Acredita em mim? ANTERO No seu caso, o senhor vai ter que provar. JM Antero, tenho que te confessar: nunca vi a Gisela tão feliz. ANTERO (fingindo que não ouve) O que é que ele disse? JM É chato falar, Gisela é como um fracasso meu... Vivi tantos anos com ela, enganando ela, odiando ela e ainda por cima perdê-la! Ver que outro homem pode fazer alguma coisa melhor que eu... que ódio! Eu odeio dizer isso... mas você realmente fez bem a ela. ANTERO (esperançoso) Mas então... Você acha que ela... JM Gosta de você? Jotaeme concorda com a cabeça. Tempo. JM Não fica me olhando com essa cara! GISELA Vocês só esqueceram de perguntar para mim o que eu estou sentindo. Levei uma vida para chegar aqui, e me sentir uma mulher livre, seja lá o que isso signifique. Sei que estou cheia de dúvidas, mas eu não vou entregar o que levei todos estes anos para conquistar. Suspense. Gisela olha para Teresa e para Jota, fala com emoção. GISELA Antero, a gente tem que namorar, se divertir, viver a vida. Antero, com o soro ainda no braço, levanta-se da cama e convida Gisela para dançar. Ele tem dificuldades de se mover, mas mesmo assim dança carinhosamente. JM toma Teresa pela mão e também ele, vitimado, dança. O quarto do hospital se transforma num ambiente romântico, globo de espelhos, luzes coloridas, e eles ali, feridos de guerra, dançam. FIM ******************************************************************* (c) Júlio Conte, 2002 Casa de Cinema de Porto Alegre http://www.casacinepoa.com.br