NEGRO BONIFÁCIO episódio da série CENA ABERTA adaptação do conto de João Simões Lopes Neto roteiro de Jorge Furtado e Guel Arraes versão de 13/08/2003 produção: Casa de Cinema de Porto Alegre para TV Globo ***************************************************************** CENA 1 - CANCHA RETA þ EXT/DIA Zona rural de uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul, dia de sol. Festa de domingo numa pista de cancha reta (local destinado às corridas de cavalo): famílias, casais, crianças, churrascada, música, detalhes da festa. Créditos "Negro Bonifácio" "baseado num conto de Simões Lopes" APRESENTADORA OFF Estamos no interior do Rio Grande do Sul, na cidade de *** É aqui que nós vamos filmar "Negro Bonifácio", uma história escrita... Fotos, ilustrações animadas, legendas com datas. APRESENTADORA (OFF) ... pelo gaúcho Simões Lopes Neto. Legenda: (* 1865 + 1916, Pelotas, RS). Câmera chega na apresentadora. APRESENTADORA "Negro Bonifácio" é uma história de paixão, de luta e de morte. Uma tragédia, com três personagens principais, é um triângulo. O pivô da disputa amorosa é Tudinha. Ela é descrita pelo autor como "a chinoca mais candongueira da cidade". A apresentadora pergunta para as meninas da festa se elas são candongueiras. Se elas sabem o que é candongueira. APRESENTADORA Candongueira quer dizer manhosa. (lê) "E, apesar de arisca, era foliona e embuçalava um cristão pelo só falar, tão cativo". A apresentadora pergunta o que significa "embuçalava um cristão". Você já embuçalou algum cristão? CENA 2 - SALA DE PRODUÇÃO A sala de produção pode ser um ginásio, um salão, etc. Deve ter uma mesa para leituras, um espaço para ensaios e um espaço para gravação de testes. Várias meninas na sala de espera, se preparando para um teste. APRESENTADORA Se a gente fizesse um teste com as meninas da cidade, iam aparecer várias "chinocas airosas" que poderiam fazer o papel da Tudinha. Pena que tenha que ser uma só porque o legal era ver como cada uma ia representar a Tudinha de um jeito diferente. CENA 3 - ESTÚDIO (OU SALA DE PRODUÇÃO) (Se a Sala de Produção não tiver um espaço para gravar testes, precisamos de um estúdio pequeno.) Cena da Tudinha feita por várias moças (testes) com outro personagem (Siá Firmina, a própria Apresentadora), feita à maneira de "Obscuro Objeto do desejo", e servindo de "cena 1" para a ficção. SIÁ FIRMINA Onde é que tu vai? TUDINHA No potreiro. SIÁ FIRMINA Fazer? TUDINHA O Bonifácio vai me ajudar a (domar um cavalo). SIÁ FIRMINA Já não disse pra não dar confiança para esse condenado? TUDINHA Ele só vai me ajudar... SIÁ FIRMINA Vai retouçar logo com esse negro maleva, com tanto moço direito que tu traz pelo beiço... TUDINHA Que moço direito? Aqui só tem criança... SIÁ FIRMINA Olha o que tu vai fazer... TUDINHA Deixa que de mim eu cuido. CENA 4 - SALA DE PRODUÇÃO Apresentadora vê pastas com fotos das candidatas ao papel da Tudinha. APRESENTADORA Elas fizeram muito bem o teste. Elas podem fazer o papel das amigas da Tudinha. Mas a Tudinha é um personagem difícil, melhor chamar uma atriz profissional para fazer. Consulta o computador. APRESENTADORA Eu vou pesquisar um cadastro pra gente escolher uma atriz. A gente não precisa se ater demais ao tipo físico, vários atores representaram muito bem personagens da literatura e não eram nem parecidos com personagem descrito no livro. CENA 5 - ARQUIVO - SEQUÊNCIA DE MONTAGEM *** Vemos seqüência de atrizes representando personagens célebres com off da apresentadora lendo a descrição do autor e comentando a diferença ou semelhança. (pesquisa) Antony Perkins em Psicose. O autor do livro "Psicose" descreve Norman Bates como "um baixinho gordo e careca". Letícia Sabatela fazendo a "mulata" Salete de Agosto. PESQUISA CENA 6 - SALA DE PRODUÇÃO Apresentadora sentada no computador. Detalhes do programa de busca de elenco no computador. APRESENTADORA O mais importante é ser uma boa atriz, mas não custa a gente começar procurando uma que corresponda a descrição do livro. A gente já sabe que ela tem que "embulaçar um cristão" mas não adianta escrever isso aqui que o computador não vai entender. É preciso traduzir a descrição literária do autor para a linguagem de computador. Assim "chinoca"... vira sexo, feminino. "Face cor de pêssego maduro"... cor: branca. "Dente branco e lustroso como dente de cachorro novo"... Idade: de 18-22 anos. "Lindaça como o sol... " Categorias: bonita ou exuberante. Aqui tem loura, morena... (lê o livro) "Tinha os pés pequenos... CENA 7 - ESTÚDIO A atriz que vai fazer a Tudinha, morena, branca, 20 anos, bonita, surge de costas, em contra-luz, terminando de vestir o figurino. APRESENTADORA (OFF) ... as mãos muito bem torneadas, "cabelo cacheado, sombrancelhas finas... Mas o rebenqueador... ah, o rebenqueador são os olhos. Vira-se lentamente, revelando sua identidade. APRESENTADORA (OFF) Olho de veado virá, com luz dentro, tímido e ao mesmo tempo haragano. TUDINHA Eu acho que ele vem. SIÁ FIRMINA Vem nada. TUDINHA Vem sim, mãe. Se não por mim, pelo truco e a cachaça. CENA 8 - CANCHA RETA þ EXT/DIA Siá Firmina e Tudinha, agora com figurinos completos. TUDINHA Eu acho que ele vem. SIÁ FIRMINA Vem nada. TUDINHA Vem sim, mãe. Se não por mim, pelo truco e a cachaça. SIÁ FIRMINA Na pabulagem esse negro anda sozinho. O capitão disse que não quer ver vocês de conversa. TUDINHA E o capitão Pereirinha acaso é meu pai pra governar meu querer? (pausa) Tem gente que acha que sim. SIÁ FIRMINA Guria, tu me respeita... TUDINHA Parecença com a gente dele eu tenho e não é pouca... E mau negócio não era. Nem sei quantas léguas de campo tem os Pereirinha. Tudo campo de lei, povoado... SIÁ FIRMINA Pára com essa conversa, Tudinha, parece uma caturrita! TUDINHA Eu aposto que ele vem. SIÁ FIRMINA Negro maleva! TUDINHA Bonifácio é um governo. CENA 9 - SALA DE PRODUÇÃO Atriz e Apresentadora comentam a cena, falam do sotaque. Atriz que vai fazer a Tudinha pergunta: e quem vai fazer o Bonifácio? APRESENTADORA O próximo personagem que a gente tem que escalar é o Bonifácio descrito pelo autor como um "negro pachola", que significa vaidoso, metido... CENA 10 - CANCHA RETA þ EXT/DIA Bonifácio, o rosto encoberto pelo chapéu baixo, se aproxima à cavalo. APRESENTADORA (OFF) Bonifácio surge na história vestido de "chapéu de aba larga, botado no cocoruto da cabeça e preso num barbicacho de borlas morrudas, passado pelo nariz. No pescoço um lenço colorado, com o nó republicano, na cintura um tirador de couro debruado. E na cintura um facão de três palmos de conta. Bonifácio (ator), negro, mais de vinte anos, detém o cavalo e ergue o rosto. CENA 11 - SALA DE PRODUÇÃO Primeiro encontro, real, da atriz que vai fazer a Tudinha com o ator que vai fazer o Bonifácio. CENA 12 - SEQÜÊNCIA DE MONTAGEM Bonifácio em várias cenas da história: lutando de faca, correndo a cavalo etc. APRESENTADORA (OFF) Bonifácio era "maleva", que significa mau ou perigoso. Mas também era "taura", que significa forte, corajoso, valente. CENA 13 - SALA DE PRODUÇÃO APRESENTADORA Com Fulano e Sicrana já podemos fazer a primeira cena. CENA 1 - - CANCHA RETA þ EXT/DIA Zona rural de uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul, dia de sol. Festa de domingo numa pista de cancha reta: famílias, casais, crianças, churrascada, música. APRESENTADORA (OFF) Foi quando houve a carreira grande, tinha acudido um povaréu imenso. E a Tudinha veio também, com a velha. TUDINHA, 20 anos, bonita, vestido de festa, troca confidências com três amigas (locais, escolhidas no teste, entre 16/20 anos). Riem, cochicham. Siá Firmina se aproxima. APRESENTADORA (OFF) Velha é um dizer, porque a Siá Firmina ainda fazia um fachadão... Uma das amigas olha para a estrada e pára de rir. As outras amigas olham para a estrada, Tudinha olha para a estrada. Param de rir. BONIFÁCIO, 25 anos, pilchado a rigor, lenço colorado, montado num cavalo negro, se aproxima pela estrada. APRESENTADORA (OFF) E sem ninguém esperar também apareceu o Negro Bonifácio... E é assim que o diabo as arma. Escuite. AMIGA 1 (OFF) Ele veio. TUDINHA Eu disse que ele vinha. AMIGA 1 Êta negro pachola! AMIGA 2 Mas é taura. AMIGA 1 Isso também. TUDINHA É um condenado. Bonifácio se aproxima. AMIGA 1 Vamos! TUDINHA Podem ficar... As três saem, Tudinha fica. Bonifácio se aproxima, olhando para Tudinha. Ela sorri. Ele detém o cavalo que, ao mudar de direção, revela na garupa uma CHIRUA, 20 anos, morena, bonita. Tudinha pára de sorrir. Bonifácio ajuda a Chirua a descer do cavalo e se aproxima de Tudinha. BONIFÁCIO A moça continua linda como um jerivá ainda novinho quando balança a copa verde... Tudinha lhe dá as costas, se afasta. Ele avança e conta-lhe o caminho. BONIFÁCIO ... tocada de leve por um vento pouco, da tarde. TUDINHA E tu continua um negro maleva. BONIFÁCIO Chinoca airosa... TUDINHA Onde foi que achou essa piguancha beiçuda? BONIFÁCIO ... lindaça como o sol, fresca como uma rosa... TUDINHA Se tu me der licença... Bonifácio se afasta, abre caminho. BONIFÁCIO Não vim pela senhora. TUDINHA Nem pensei que fosse. Bonifácio aponta para o cavalo. BONIFÁCIO Que tal lhe parece? TUDINHA Pelo ar de querendona ela é nova no meretrício. BONIFÁCIO Perguntei foi sobre o bagual. Lhe agrada? TUDINHO Até que nem é feio. BONIFÁCIO É lindo de se lavar com bochecho dágua. É do major Terêncio. TUDINHA Teu é que não havia de ser. BONIFÁCIO Aceita uma paradita? Na carreira grande? TUDINHA Posso escolher o parelheiro? BONIFÁCIO Pode. E dou corpo de vantagem. TUDINHA Não quero changui. Aposto uma libra de doces no tordilho do Nadico. BONIFÁCIO (sorri) Está fechado o trato. Quando Nadico souber vai ficar mais esverdeado que defunto passado. TUDINHA Nadico é páreo e meio pra tua gabolice. CENA 1 - - CANCHA RETA þ EXT/DIA Tudinha na festa se aproxima de Nadico, que está de chapéu de costas, de maneira que não vemos o rosto dele. Tudinha vê NADICO, de costas, conversando com amigos. TUDINHA Nadico! Nadico de vira para ela (mas não vemos seu rosto, ele fica de costas para a câmera). TUDINHA Apostei uma libra de doce no seu tordilho. (desarma) Vem cá, quem vai fazer o papel do Nadico? Nadico tira o chapéu. É a Apresentadora. APRESENTADORA OFF A gente não escolheu ainda. (para a câmera) O terceiro personagem é o Nadico, pretendente de Tudinha, que vai disputar a corrida contra o Bonifácio. O ator que fará Nadico vai ser escolhido entre diversos candidatos aqui em *** e passará por vários testes. CENA 1 - - BAR DA RODOVIÁRIA þ INT/DIA Freqüentadores do bar escutam no rádio a uma chamada para candidatos ao teste com as informações iniciais. RÁDIO Rapazes entre 18-25 anos, de cor branca, que queiram fazer teste para ator, vão ter esta oportunidade aqui mesmo, em xxx (nome da cidade). O personagem que vai ser feito... CENA 17 - ESTAÇÃO DE RÁDIO Sala de uma rádio do interior. Apresentadora e atores dão uma entrevista a um locutor local. LOCUTOR LOCAL ... por um rapaz aqui da cidade se chama Nadico. Eu estou aqui com o elenco... (apresenta). Quando começam os testes? APRESENTADORA Nós estamos fazendo testes a partir de amanhã. LOCUTOR LOCAL E ele tem que ter um tipo físico determinado? APRESENTADORA Mais ou menos. Tem que ter entre 18 e 25 anos, tem que ser branco. LOCUTOR LOCAL Por que ele tem que ser branco? APRESENTADORA Porque no conto é assim, o Bonifácio é negro e o Nadico é branco, como a Tudinha. E, isso é importante, o Nadico tem que saber montar muito bem a cavalo, ele vai ter que disputar uma corrida contra o Bonifácio. LOCUTOR LOCAL E ele ganha ou perde? ATOR QUE FAZ O BONIFÁCIO Isso eu não posso contar. LOCUTOR LOCAL E tem cena de beijo? ATRIZ QUE FAZ A TUDINHA Isso eu não posso contar. CENA 18 - SALA DA PRODUÇÃO Apresentadora distribui as falas aos candidatos a Nadico. APRESENTADORA Todo mundo aqui sabe montar bem à cavalo? Olha lá... Vai ter teste de montaria, não adianta enrolar... Eles respondem que sim. APRESENTADORA Estas são as falas do Nadico. Vocês têm que decorar, não é muita coisa. Candidatos ensaiando as falas do Nadico. CANDIDATOS E quem vai perder? E quem monta é o Bonifácio? E ele ofereceu vantagem? Fique tranqüila, o Bonifácio é um presumido. Sou mais o meu tordilho. Apresentadora e equipe assistem aos testes dos candidatos a Nadico. APRESENTADORA Nós vamos escolher os quatro melhores candidatos. Vamos ensaiar com eles uma semana e depois vamos fazer outro teste para escolher o Nadico. A história que nós vamos filmar aqui se chama Negro Bonifácio. A história se passa numa corrida de cancha reta, todo mundo sabe o que é isso? Todos dizem que sim. APRESENTADORA (para a câmera) Bom, aqui todo mundo sabe mas se aí alguém não sabe... CENA 19 þ DOCUMENTÁRIO - CORRIDAS DE CANCHA RETA Cenas reais de uma corrida. APRESENTADORA (OFF) ... é uma corrida de cavalos, mas em vez de ser em círculo, como no jóquei, é uma corrida reta, só de ida. É muito comum no Rio Grande do Sul, reúne um grande número de participantes e são feitas apostas altíssimas. (* Pesquisa, dados sobre as corridas). CENA 20 þ CANCHA RETA þ EXT/DIA Apresentadora entrevista o público da corrida. APRESENTADORA Vem cá, a corrida em círculo não é mais lógica? (É, mas a corrida de cancha reta é mais justa. Na corrida em círculo quem larga por dentro tem vantagem.) Aqui tu tens que escolher se vê a largada ou a chegada. (Prefiro ver a largada e mexer na aposta - dobrar ou sustentar - logo depois da largada. Da chegada eu fico sabendo pelo juiz, é raro ser tão parelho que dê dúvida. Tem uma história famosa...). Tu prefere ver a largada ou a chegada? Quem diz quem ganhou? Tem juiz? Um pra largada e outro pra chegada? Esses cavalos sabem fazer curva? CENA 21 - CANCHA RETA þ EXT/DIA Candidatos ao papel de Nadico demonstram suas habilidades de montaria e seus dotes artísticos. APRESENTADORA (instruções) Montar! Desmontar! Agora vocês acabaram de perder a corrida. Candidatos se aproximam, desmontam e se dão a fala. APRESENTADORA (OFF) Vocês vem a trote, desmontam e se aproximam da Tudinha, deprimidos. Chegando aqui vocês dizem: desculpe. CANDIDATOS Desculpe. APRESENTADORA Agora vocês acabaram de ganhar a corrida. Candidatos se aproximam, desmontam e se dão a fala. APRESENTADORA (OFF) Vocês vem a galope, desmontam e se aproximam da Tudinha, felizes. Chegando aqui vocês dizem: tu viu só? CANDIDATOS Tu viu só? CENA 22 - CANCHA RETA þ EXT/DIA Repetição o plano que vimos mais acima em que Tudinha se aproxima de Nadico que está de costas. Agora vemos ele responder e a cena repete várias vezes com os diversos candidatos. TUDINHA Nadico! Nadico se vira para ela. TUDINHA Apostei uma libra de doce no seu tordilho. NADICO E quem vai perder? TUDINHA O lobuno rabicano do major Terêncio. NADINHO E quem monta? TUDINHA O Bonifácio. Pausa. NADICO E ele ofereceu vantagem? TUDINHA Ofereceu um corpo, eu não aceitei nem orelha- livre. NADICO Fica tranqüila, o Bonifácio é um presumido. TUDINHA Não me vá pagar vale. NADICO Sou mais o meu tordilho. TUDINHA Eu também. Mas te cuida. O negro é ginetaço! CENA 23 - CANCHA RETA þ EXT/DIA Ator que faz o Bonifácio aprende a montar, apanha para subir no cavalo, quase cai. APRESENTADORA (OFF) Ginete: bom cavaleiro, que monta o cavalo com elegância e firmeza. Ginetaço: aumentativo de ginete. APRESENTADORA Quer uma escada? Um banquinho? Ator fala sobre suas experiências de montaria, experimenta o cavalo. O cavalo dispara, a apresentadora grita, o cavalo fica louco e Fulano leva um bruta tombo. A câmera se aproxima correndo, vemos o ator que faz Bonifácio se contorcendode dor. A apresentadora desesperada, todo mundo acode. Daí ele levanta normalmente, igual jogador de futebol depois de fazer cera. Revelamos que o tombo foi feito por um dublê. Vemos novamente a queda, a câmera se aproxima tremendo e o dublê levanta normalmente. No meio dos sacolejos da câmera deu-se um corte no plano emendando-o com o de Lázaro no chão. APRESENTADORA Assim é a ficção: a gente finge que está dizendo a verdade pra mentir melhor. CENA 24 - CANCHA RETA þ EXT/DIA Fulano continua apanhando para montar no cavalo. CANDIDATO A NADICO (OFF) Por que vocês não escolheram um ator que soubesse montar? APRESENTADORA (OFF) Porque é mais fácil fingir que o cara sabe montar do que fingir que o cara é ator. CENA 25 - CANCHA RETA þ EXT/DIA Bonifácio na corrida. (Escolher o melhor momento do ator no trato com o cavalo). CENA 26 - CANCHA RETA þ EXT/DIA Local da festa. APRESENTADORA Ainda não escolhemos Nadico, mas pra aproveitar a produção da festa vamos filmar o (Bonifácio) concorrendo contra os diversos candidatos a Nadico. Daí na montagem final a gente usa só os planos de quem ganhar o papel de Nadico. Segue-se a corrida com cada plano interpretado por um dos candidatos a Nadico. Bonifácio entra em quadro na reta de largada, olha pro lado, Nadico 1 emparelha. Tudinha dá adeus, Nadico 2 responde. Juiz dá a largada, Bonifácio e Nadico 3 arrancam. Bonifácio galopa, o cavalo de Nadico se aproxima. O cavalo de Nadico ultrapassa o de Bonifácio. Bonifácio se recupera e reassume a liderança. De longe (do ponto de vista de Tudinha) os dois cavalos cruzam a reta final. Não dá para saber quem ganhou. Tudinha, Siá Firmina e outros torcedores ficam olhando. CENA 27 - CANCHA RETA þ EXT/DIA Um GURI, montado, se a proxima à galope, seguido de uma GURIA de bicicleta e várias crianças. GURI (gritando) O Nadico ganhou! Nadico! Por fiador! Ganhou o Nadico! Tudinha comemora, exultante. Siá Firmina cumprimenta cobra uma aposta. O primeiro Nadico (local), branco, 20 anos, se aproxima, à galope. Desmonta e corre na direção de Tudinha. NADICO 1 Tu viu só? NADICO 2 Tu viu só? TUDINHA Vi. NADICO 3 Foi mais que paleta. NADICO 4 Foi mais que paleta. TUDINHA O Guri disse que foi por pescoço. NADICO 1 Pescoço? Esse guri é cego. Foi quase três quartos. NADICO 4 Pescoço? Esse guri é cego. Foi quase três quartos. TUDINHA O importante é que ganhou, por mim podia ser por focinho, é até melhor, dá mais raiva em quem perde. NADICO 3 (se aproxima) E não mereço um beijo? NADICO 2 (se aproxima) E não mereço um beijo? TUDINHA (se aproxima mais) Hoje tu merece até mais. CENA 28 - SALA DE PRODUÇÃO Apresentadora, Fulano e Sicrana assistem aos testes e escolhem Beltrano, que vai fazer o Nadico até o fim. Os outros vão fazer os amigos. Todos cumprimentam Beltrano. CENA 29 - CANCHA RETA þ EXT/DIA Todos cumprimentam Nadico pela vitória. Siá Firmina chega, abraça Nadico, cumprimenta. Amigos chegam e cercam Nadico. AMIGO 1 Ala pucha! AMIGO 2 Foi por teta! NADICO Que nada! Foi por três quartos. Isso que o tordilho negaceou na partida. Bonifácio se aproxima à cavalo, desmonta. A Chirua se achega, ele a afasta rispidamente. Tudinha sorri. NADICO Esse lobuno é mais retovado que o dono. Os amigos de Nadico erguem um brinde com copos de cachaça. CENA 30 - GALPÃO þ INT/NOITE O galpão é um local de festas, com um balcão de bar, um grande salão, banheiros, etc. Tudinha, Nadico, todo mundo dança, uma grande festa. Tudinha dança uma chimarrita. CENA 31 þ GALPÃO þ INT/DIA Sicrana aprende a dançar a chimarrita com as moças locais. E ensina as moças locais a dançar samba e funk. CENA 32 þ GALPÃO þ INT/NOITE Tudinha, cansada da dança, se aproxima do balcão. TUDINHA Um refresco de uva, por favor. Bonifácio se aproxima, com o pacote de doces na mão. Tudinha arruma o cabelo, disfarça. Bonifácio chega, estende a mão com os doces. BONIFÁCIO Perdi, pago. Tudinha encara Bonifácio. (Congela a imagem). CENA 33 þ POTREIRO þ EXT/DIA Um local bonito, perto de uma lagoa. Tudinha, carregando, uma sela, se aproxima de Bonifácio, que está ao lado de um cavalo. Ele sorri, pega a sela, põe no cavalo. BONIFÁCIO Te acalma que vai ser bom pra ti. TUDINHA Eu estou calma. BONIFÁCIO Estou falando com o cavalo. TUDINHA E tu fala com cavalo? BONIFÁCIO Como se fosse gente. E ele entende. TUDINHA Tu vai domar ele pra mim? BONIFÁCIO Bagual quem doma é o dono. Mulher, arma e cavalo de andar, nada de emprestar. Eu te ajudo. Hoje é o dia certo pra enfrenar, lua cheia. Cavalo domado em lua nova fica babão. Em minguante, te sai lerdo. TUDINHA Posso montar? Bonifácio ajuda Tudinha a montar, ergue-lhe pela cintura. BONIFÁCIO Sai ao tranco até o primeiro suor secar, despacito. Depois ao trote até o segundo. TUDINHA E depois? BONIFÁCIO Depois volta aqui. Te espero. Tudinha sorri e parte. CENA 34 þ GALPÃO þ INT/NOITE (descongela a imagem) Tudinha vira o rosto, pega o refresco, fala se olhar para Bonifácio. TUDINHA Faz favor de entregar à mamãe, sim? Bonifácio segura o braço dela, derrubando um pouco de refresco. BONIFÁCIO Ora... misturada!... Sou teu negro, de cambão!... Mas não piá da china velha! Bonifácio estende a mão com o pacote de balas. BONIFÁCIO Toma! Tudinha e Bonifácio se encaram. Nadico se interpõe, arranca o pacote e joga as balas na cara do Bonifácio. Bonifácio recua e empunha sua faca. Nadico empunha a faca. CENA 35 þ SALA DE PRODUÇÃO Fulano e Beltrano ensaiam a luta de faca. Como se forjam os golpes. O sangue cenográfico. O balé da luta, os golpes ensaiados. Ao final do ensaio, apresentadora pergunta se eles estão prontos. Eles respondem que sim. CENA 36 - GALPÃO þ INT/NOITE Luta de facas. Bonifácio e Nadico trocam golpes de facão. Bonifácio acerta o rosto de um amigo que se aproxima. O amigo cai, segurando o rosto, que sangra. Nadico avança mas Bonifácio detém o golpe segurando o seu braço. Bonifácio prepara-se para avançar com a faca mas outro amigo segura o braço dele. Bonifácio se desvencilha do amigo, fere o braço dele mas deixa Nadico escapar. Dois amigos seguram os braços de Bonifácio. Siá Firmina se aproxima com uma cuia de água fervente e joga no rosto de Bonifácio. Ele grita de dor, cai de joelhos, segurando o rosto. Siá Firmina se aproxima, sorridente. Bonifácio se ergue num salto, já empunhando o facão que atravessa Siá Firmina, erguendo- a do chão. Tudinha grita. Bonifácio deixa Siá Firmina cair. Nadico avança, com o facão erguido. Bonifácio vira-se rapidamente e corta a barriga de Nadico de lado a lado. Nadico pára, deixa cair a faca, cai segurando a barriga. Tudinha se aproxima de Nadico, segura-o em seus braços. Bonifácio sorri. Tudinha dá um beijo em Nadico. Nadico sorri e morre. Tudinha chora. O Gaúcho Gadelhudo (local), ao fundo, roda sua boleadeira. Bonifácio sorri. Tudinha olha para Bonifácio. Ela olha para o gaúcho gadelhudo. Bonifácio olha para o gaúcho justo a tempo de ver a boleadeira voando em sua direção. A boleadeira acerta a testa de Bonifácio, tirando uma tampa de sangue. Ele cai, a cabeça sangrando. Um amigo chega por trás e baixa a faca em sua nuca. Bonifácio cai, mortalmente ferido. Tudinha chora abraçada em Nadico. Ela olha para Bonifácio. (congela a imagem) CENA 37 þ POTREIRO þ EXT/DIA Tudinha e Bonifácio namorando, beijos e braços tórridos. CENA 38 - GALPÃO þ INT/NOITE Larga Nadico no chão, pega uma faca e se aproxima, de joelhos, de Bonifácio. Ele olha para ela e sorri. (congela a imagem). CENA 39 þ BOLICHO þ INT/DIA O bolicho pode ser um canto do próprio Galpão (se ele tiver um balcão). Bonifácio, acompanhado da Chirua, que está sentada em seu colo, sorri para Tudinha. Ela vira-lhe o rosto, sai. CENA 40 - GALPÃO þ INT/NOITE Tudinha ergue a faca. CENA 41 þ POTREIRO Mais cenas de Tudinha e Bonifácio namorando, beijos e braços mais tórridos. CENA 42 - GALPÃO Tudinha crava a faca no corpo dele. Uma, duas, três, muitas vezes. A câmera recua e deixa vazar os bastidores da cena, as luzes, fios e equipamentos, enquanto Tudinha segue esfaqueando Bonifácio, Siá Firmina e Nadico mortos no chão. APRESENTADORA (OFF) (lendo) "E uma, duas, dez, vinte, cinqüenta vezes, a Tudinha cravou o ferro afiado como quem espicaça uma cruzeira numa toca, como quem quer reduzir a miangos uma prenda que hora foi querida e que na hora é odiada" Siá Firmina se levanta. SIÁ FIRMINA Chega! Tudinha larga a faca. Nadico e Bonifácio se erguem. Aplausos da equipe, os atores se cumprimentam. CENA 43 - PRAÇA þ EXT/NOITE Praça da cidade onde serão feitas as gravações. Todos os atores, convidados dos atores e a apresentadora terminam de assistir a projeção do programa num telão. Comentam o programa. Apresentadora entrevista os familiares dos atores locais. Apresentadora entrevista os atores locais: a Chirua, o Gaúcho Gadelhudo, os amigos. Termina entrevistando Beltrano (o Nadico). O que você achou? O que vai fazer amanhã? Beltrano diz que vai voltar para o trabalho. CENA 44 - TRABALHO DE BELTRANO þ INT/DIA Cena de documentário, a ser feita no local real onde o ator que vai fazer o Nadico trabalha. Beltrano chega no local de trabalho. É cumprimentado pelos colegas, que assistiram a projeção. Beltrano volta ao trabalho. Créditos finais sobre imagem de Beltrano trabalhando. FIM ***************************************************************** (c) Jorge Furtado e Guel Arraes, 2003 Casa de Cinema de Porto Alegre, TV Globo http://www.casacinepoa.com.br