O RESTO É SILÊNCIO Roteiro de Angel Palomero, com colaboração de Ana Luiza Azevedo, Bel Merel, Janaína Fischer, Jorge Furtado e Márcio Schoenardie baseado na obra de Erico Verissimo versão 19/06/2005 produção: Casa de Cinema de Porto Alegre ********************************************************** CENA 1 - EXT/DIA - MONUMENTOS DE PORTO ALEGRE Planos de várias estátuas, e detalhes de prédios antigos no centro da cidade. ANTÔNIO (V.S.) Foi no entardecer de um dia qualquer em Porto Alegre. Andava no ar uma calma atormentadora. A mão imóvel de concreto de uma estátua. O rosto da estátua olha para o céu. ANTÔNIO (V.S.) O outono ameaçava dar novas tintas à cidade. A paisagem como que ia adquirindo aos poucos uma certa maturidade... CENA 2 - EXT/DIA - CENTRO DA CIDADE / FRENTE DO EDIFICO IMPÉRIO A mão prateada imóvel de uma estátua, na forma de uma concha pedindo dinheiro. ANTÔNIO (V.S.) ...e as criaturas humanas pareciam em paz com o céu e a terra. A mão de uma criança deposita uma moeda na mão da "estátua". A criança dá um passo para trás, é uma criança com roupas simples, um menino de rua. Ele recua misturando-se a uma pequena multidão. CENA 3 - INT/DIA - APARTAMENTO DR. LUSTOSA Dr. Lustosa é um homem gordo, sessenta anos, bem vestido. Ele olha pela janela. Do ponto de vista dele conseguimos ver uma mulher com as pernas para fora da janela de um prédio paralelo ao seu (está assim no livro) como quem sobe no para peito. CENA 4 - EXT/DIA - CENTRO DA CIDADE / PRAÇA Um velho com as roupas surradas está sentado em uma banco de praça. Seu nome é chincharro , ao seu lado um outro velho fuma charutos e fala sem parar. Chincharro não presta atenção para o que outro diz ,e distraído mantêm o olhar para o alto. CENA 5 - EXT/DIA - CENTRO DA CIDADE / CAFETERIA Um homem de meia idade muito bem vestido acende um cigarro e toma um gole de uma bebida. Ele olha para fora do lugar e vê do outro lado da praça um velho fumando charutos e falando sem parar com outro que com roupas surradas olha para o alto. ANTÔNIO (V.S.) Havia entre elas e a natureza um acordo espontâneo, uma repousada harmonia... CENA 6 - INT/DIA - APARTAMENTO DE MARINA Cortinas brancas balançam com o vento criando uma aura brilhosa ao redor da silhueta de Marina, uma mulher morena de olhos fundos e trinta e cinco anos. Marina olha pela janela. Ela vê no prédio ao lado uma mulher parado no parapeito de um das janelas. A mulher esta em pé e deixa um dos seus sapatos lhe escapar do pés, indo na direção da rua lá embaixo. CENA 7 - EXT/DIA - CENTRO DA CIDADE/ FRENTE DO EDIFICO IMPÉRIO O rosto de um homem transfigurado em estátua, imóvel, começa a sorrir e olha para a criança que corresponde o sorriso. ANTÔNIO (V.S.) ... Uma aceitação mutua e sem reservas. Um sapato de mulher vindo do céu estoura no chão atrás da pequena multidão. O rosto da estatua imediatamente olha na direção do barulho. A pequena multidão também vira-se. CENA 8 - EXT/DIA - CENTRO DA CIDADE / CAFETERIA O homem com o cigarro caminha na direção da porta da cafeteria observando o velho no banco da praça que agora levanta-se para ver melhor o que ele observo no alto. CENA 9 - INT/DIA - APARTAMENTO DR. LUSTOSA Do ponto de vista do Dr. Lustosa vemos a mulher pular. CENA 10 - INT/DIA - APARTAMENTO MARINA Com uma referencia de Marina em quadro vemos a mulher pular da janela. Marina leva a mão a boca. CENA 11 - EXT/DIA - CENTRO DA CIDADE/ PRAÇA Chincarro esta em pé, o olhar perplexo. No banco o outro velho não para de falar e gesticular segurando um charuto entre os dedos. ANTÔNIO (V.S.) Mas pouco antes que a luz do sol desaparecesse... Do ponto de vista de Chincarro, entre as árvores da praça, vemos o corpo da mulher cair do prédio. ANTÔNIO (V.S.) Um rapariga precipitou-se do décimo terceiro andar do Edifício Império, deu uma reviravolta no ar... CENA 12 - EXT/DIA - CENTRO DA CIDADE / FRENTE DO EDIF IMPÉRIO A multidão olha para o alto no fundo a "estatua" acompanha a queda. Closes de olhos fechando-se. Som do corpo encontrando o chão (melancia!) ANTÔNIO (V.S.) E caiu de pé contra as pedras do calçamento. Close de um olho aberto. O menino olha perplexo na direção do acidente. Silêncio. A multidão avança para olhar a cena, derrubam o menino fazendo rolar do seu bolso moedas. Algumas caem em um bueiro. O menino olha triste entre as pernas que passam por ele as moedas sumirem no buraco. CENA 13 - EXT/DIA - CENTRO DA CIDADE / FRENTE DO EDIF IMPÉRIO Série de closes nos personagens: 1. O menino olha as moedas 2. Chincarro olha na direção do corpo. 3. Marina perplexa com a mão cobrindo a boca. 4. O homem da cafeteria olha na direção do acidente. 5. Dr. lustosa olha para a rua secando o rosto suado com um lenço. 6. Antônio Santiago olha para baixo. CENA 14 - INT/NOITE - CASA DOS SANTIAGOS / BIBLIOTECA Antônio, 45 anos, olha para baixo. Ele esta sentado em sua mesa. Na sua frente um computador e algumas folhas em branco alinhadas com uma caneta. Antônio parece hipnotizado e olha fixamente para a folha branca. A campanhia toca. Antônio olha na direção da sala. A campanhia toca novamente. CENA 15 - INT/NOITE - CASA DOS SANTIAGOS / SALA Antônio caminha até a porta da sala, abrindo-a. Ao Abrir a porta surge Roberto, 25 anos. Os dois se olham. ROBERTO Boa noite. A Nora esta? ANTÔNIO Entra Roberto, eu vou chamá-la. LíVIA, 40 anos, entra na sala com um pano de prato nas mãos. LÍVIA Pois eu achei ter escutado mesmo a campainha, mas estava tão ocupada na cozinha! ANTÔNIO Pode deixar que eu já atendi. LÍVIA Já vi. Lívia cumprimenta Roberto. LÍVIA Fica para o jantar? ROBERTO Só vim pegar a Nora mesmo, estou no meio de um trabalho. LÍVIA Que trabalho? ROBERTO Tenho que cobrir a queda da mulher do Edifício Império. LÍVIA Mesmo? Pois então entrevista teu futuro sogro, ele viu ela cair. Roberto olha para Antônio. Black. Som da queda. CENA 16 - EXT/DIA - CENTRO DA CIDADE / FRENTE DO EDIFICO IMPÉRIO Som da queda. Closes de olhos fechados. Um olho aberto. O menino olha na direção do acidente. A frente do menino, Antônio olha para a moça caída no chão. Antônio vira-se e olha para o menino que olha para ele. A multidão avança derrubando o menino. Antônio afasta-se. CENA 17 - INT/NOITE - CASA DOS SANTIAGOS/ SALA Roberto olha para Antônio. LÍVIA Será que foi suicídio mesmo? ROBERTO É o que quero descobrir. Antônio senta-se e faz menção para Roberto fazer o mesmo. ROBERTO O velório começa logo mais, na madrugada. Vou ter que ir até lá. LÍVIA Coitada. Mas e já sabe como era o nome da menina? ROBERTO Joana Karewska. Nora, 25 anos, entra na sala. Dirige-se para Roberto, lhe dando um beijo. NORA Quem era Joana o quê? ROBERTO Joana Karewska, a mulher que pulou do Império hoje no fim da tarde. NORA (olhando para Antônio) Ah, papai já havia nos contado. Ele te falou que viu? ROBERTO É, sua mãe me falou. ANTÔNIO Não foi uma coisa que eu mesmo goste de ficar lembrando... ROBERTO Entendo. NORA (Para Antônio) Isso pode ser um tipo de história para usar em um dos teus livros. ANTÔNIO Talvez. NORA (para Roberto) Vamos? Nora beija os pais e sai abraçada em Roberto. Antônio vai até a porta e se despede dos dois, fecha a porta e olha para Lívia. ANTÔNIO Esse menino não gosta de mim. LÍVIA Você esta é ficando velho. Antônio sorri concordando. LÍVIA Jantar para dois? ANTÔNIO Claro. Me avisa quando estiver pronto. Estou na biblioteca. LÍVIA Bom trabalho. Lívia volta para a cozinha. CENA 18 - INT/NOITE - CASA DOS SANTIAGOS/ BIBLIOTECA Antônio entra na biblioteca, abre a porta de um dos armários, lá dentro livros empilhados e uma caixa de sapato. Antônio coloca a caixa em cima da sua mesa a abre, revira alguns envelopes e retira um lacrado. Antônio olha com atenção o nome do remetente: Joana Karewska. CENA 19 - EXT/NOITE - FRENTE PRÉDIO DA UNIVERSIDADE O carro de Roberto para em frente ao prédio da universidade. Nora prepara-se para descer. ROBERTO Tudo bem você voltar de táxi? NORA Claro. Só acho macabro um velório começar no meio da madrugada. ROBERTO Ninguém escolhe a hora para morrer. NORA Mas no caso dela ouve escolha. ROBERTO Pode ser, mas o enterro vai ser só amanhã pela manhã. Vou trabalhar um pouco na redação antes de ir para lá. Nora acaricia o rosto de Roberto. NORA Vê se descansa. ROBERTO Vou tentar. NORA Quando a gente casar, não quero que você trabalhe tanto. Roberto olha em silêncio para Nora. NORA Ë só falar em casamento que você fica mudo. ROBERTO Nora... Nora abre a porta do carro. NORA Não precisa explicar nada. Tchau! Nora sai do carro, Roberto olha ela entrar no prédio da universidade. CENA 20 - INT/NOITE - REDAÇÃO DO JORNAL Roberto entra na redação cumprimenta alguns colegas um sujeito vem ao seu encontro. Seu nome é Cláudio. CLAUDIO Esta indo para o velório da mulher do Império? ROBERTO Sim, a suicida. CLAUDIO Não vai haver velório hoje, e quanto a ser suicida, pode haver controvérsias. ROBERTO Como assim? CLAUDIO A polícia está trabalhando com outras possibilidades. ROBERTO O que eles descobriram? CLAUDIO Uma amiga contou a polícia que Joana tinha um amante no Edifício Império ROBERTO Amante? Ela era casada? CLAUDIO Noiva. ROBERTO E quem é o sujeito? CLAUDIO Isso a polícia não me falou. Mas parece que Joana também estava grávida do cara. O corpo dela ainda está no necrotério, a polícia vai fazer exames para verificar a gravidez. ROBERTO Quem é a amiga que abriu o bico para a polícia? Cláudio puxa um caderninho do bolso abre e olha uma anotação. CLAUDIO Regina, trabalhava com ela na loja de brinquedos. ROBERTO Interessante. CLAUDIO Interessante foi o que encontraram na casa dela. ROBERTO O quê? ClAUDIO Todos os livros escritos por Antônio Santiago, teu futuro sogro. CENA 21 - INT/NOITE - NECROTÉRIO / CORREDOR Um corredor de azulejos encardidos, onde uma figura humana sentada em um banco de madeira quase adormece. Roberto entra no corredor e se dirige para o homem abatido, que olha com olhos fundos quando Roberto se aproxima. ROBERTO Boa noite. Sou jornalista. Meu nome é Roberto. Você é parente de Joana Karewska? O homem encara Roberto em silêncio. HOMEM Meu nome é Pedro. Eu era noivo de Joana. CENA 22 - INT/NOITE - BOTECO Pedro olha fixamente para o nada. Roberto está sentado na sua frente. Um garçom do bar traz uma xícara de café e uma garrafa de cachaça e um copo. O garçom coloca a xícara do café na frente de Roberto e a cachaça e o copo na frente de Pedro. O garçom serve uma dose, Roberto observa Pedro tomar em um único gole. O garçom faz menção de retirar a garrafa, Pedro segura mão do garçom e olha para Roberto. ROBERTO (para o garçom) O senhor pode deixar. Roberto paga o garçom. Pedro serve outra dose. PEDRO Ainda não entendo porque ela fez isso. ROBERTO Você acha que ela tinha algum motivo. PEDRO Acho que a gravidez, o sujeito que ela se envolveu... Não sei. ROBERTO Você não falou com ela antes do acontecido? PEDRO Eu estava fora. Viajo muito. Trabalho em obras estava trabalhando em uma estrada no interior. Cheguei agora à noite só por causa do que aconteceu. ROBERTO Quem te falou do amante? PEDRO Ela contou tudo para a mãe dela esses dias. Acho que conheceu o cara enquanto eu viajava. ROBERTO E os pais dela? PEDRO Ela só tem... só tinha a mãe. O pai já faleceu. A mãe está muito abatida em casa, vou pegá-la amanhã para o enterro. ROBERTO Ela não falou o nome do sujeito para a mãe? PEDRO Não. E se eu descubro quem é, sou capaz de matá- lo. CENA 23 - INT/DIA - CASA DOS SANTIAGOS / COZINHA Lívia está sentada tomando café. Nora entra na cozinha. NORA Bom dia? LÍVIA Bom dia. NORA Onde está o pai? LÍVIA Tomou café e saiu. NORA Saiu cedo. LÍVIA Disse que tinha que resolver umas coisas e ia dar uma passada na editora. Nora olha uma pilha de cartas em cima da mesa e as pega. NORA (olhando a correspondência) São para o pai? LÍVIA Sim. São para o escritor. NORA Cartas de revistas e leitores... LÍVIA Vai encontrar o Roberto? NORA Vou ligar, acho que ele passou a noite no velório da mulher do edifício Império. Nora vai saindo com a correspondência. NORA Vou deixar na biblioteca para o papai. LÍVIA Você insiste em ser secretária dele. NORA Gostaria era de abrir estas cartas só para ler o que as fãs dizem. LÍVIA Nem pense nisso. NORA Tô só brincando! Nunca abri nem uma das correspondências do pai. Sou uma ótima e discreta secretária. Nora sai da cozinha. CENA 24 - INT/DIA - CASA DOS SANTIAGOS/ BIBLIOTECA Nora entra na biblioteca. Olha a mesa desarrumada de Antônio e procura um lugar para colocar a correspondência. Nora olha uma caixa aberta em cima da mesa ao lado um envelope rasgado. Nora pega o envelope e olha o nome do remetente: Joana karaweska Nora olha o envelope que esta vazio. CENA 25 - INT/DIA - REDAÇÃO DO JORNAL Roberto está em sua mesa trabalhando o seu telefone celular toca. Roberto olha o visor e atende. ROBERTO Bom dia Nora. Silêncio ROBERTO Tudo bem? CENA 26 - INT/DIA - CASA DOS SANTIAGOS/ BIBLIOTECA Nora esta no telefone com o envelope na mão. NORA Como e mesmo o nome da mulher que pulou ontem do Império? CENA 27 - INT/DIA - LOJA DE BRINQUEDOS Uma mulher (Regina) trabalha em um balcão na loja de brinquedos. Ela vê um vulto entrar na loja e olhar os brinquedos atrás das prateleiras. Regina sai detrás do balcão, olha para o chefe atrás de um vidro no fundo da loja, que fala ao telefone. Regina aproxima-se do cliente. REGINA Eu posso lhe ajudar? O cliente vira-se, é Antônio Santiago. Regina olha intrigada. REGINA Eu não lhe conheço? CENA 28 - INT/DIA - REDAÇÃO DO JORNAL Roberto está saindo da sua mesa quando Cláudio aproxima-se. CLAUDIO Está saindo? ROBERTO Vou encontrar a Nora, me ligou dizendo que queria conversar. CLAUDIO Início da tarde sai o resultado da exumação do corpo de Joana Karewska. ROBERTO Me liga, vou estar no celular. Roberto sai. CENA 27 - INT/DIA - LOJA DE BRINQUEDOS O chefe ainda esta no telefone, parece furioso e olha na direção da loja onde ele vê Regina atendendo o cliente. REGINA O senhor conhecia a Joana. ANTÔNIO Eu a vi cair. REGINA Coitada. ANTÔNIO É uma pena. ANTÔNIO Porque você acha que ela fez isso? REGINA Ainda não acredito. Acho que ela brigou com o amante ANTÔNIO Ela te contava tudo? Regina olha na direção do vidro, e vê que o chefe está agora mexendo em um arquivo, de costas para o vidro. REGINA Muitas vezes fui com ela até o Império, eu ficava esperando na praça. Ela demorava uns vinte minutos e voltava. Eu vivia dizendo: "Joana deixa disso, guria, isso não dá futuro para ninguém". Mas ela toda enrolada pelo cara! ANTÔNIO Você nunca viu o sujeito? REGINA Nunca. Sou capaz de apostar que era casado. A Joana dizia que ele era solteiro. Mas duvido. Vê bem: Nunca veio buscar ela na saída, nem nunca convidou para almoçar. Que eu saiba nunca se encontravam fim de semana. Dizia pra ela que morava no Rio de Janeiro. Que é isso? Não queria ser visto em público. Por que? Eu pergunto. Casado. Eu respondo. Só pode ser. ANTÔNIO Ela te falou o nome do sujeito? Regina fica em silêncio. CENA 28 - INT/DIA - BAR Nora está ansiosa aguardando. Roberto chega, os dois se beijam. NORA Oi. ROBERTO Oi. Tudo bem? NORA (desconfortável) Tudo... Como foi ontem no velório? ROBERTO Não teve velório, descobriram que a mulher estava grávida de um amante que ela tinha no Edifício Império. A polícia esta exumando o corpo para ver o que descobre. Roberto encara nora, que olha para ele transtornada. ROBERTO Tudo bem? NORA Sim... ROBERTO Sabe o que mais a policia achou? NORA (desconfiada) Não. ROBERTO Ela tinha todos os livros do teu pai. NORA Uma fã? ROBERTO Quem sabe? NORA O que você quer insinuar? ROBERTO Nada. Mas você não estava só com saudades de mim. Não queria me contar algo? Nora fica em silencio. ROBERTO A editora do teu pai fica no Edifico Império. INSERT: Antônio Santiago na frente do edifício Império, ele olha para o alto e entra. Antônio entra na recepção e chama o elevador. Nora tem os olhos cheios de lágrimas. Nora Isso é uma coincidência. ROBERTO Joana Karewska encontrava-se com um amante algumas vezes no Edifício Império. INSERT: Joana Karewska entra na recepção do Edifício Império e chama o elevador. NORA Roberto! ROBERTO O que você queria me contar? INSERT: A porta do elevador fechando-se, dentro Antônio. A porta do elevador fechando-se, dentro Joana. Nora tem as mãos no rosto. ROBERTO Porque você perguntou no telefone novamente o nome da mulher que se jogou do edifício Império? Nora retira as mãos do rosto cheio de lágrimas e olha para Roberto. NORA Porque eu acho que ela pode não ter se jogado! INSERT: O mostrador do elevador no térreo do edifício império para no 13§ andar. NORA Eu achei um envelope para o meu pai com o nome desta mulher como remetente. ROBERTO E o que dizia a carta? NORA Não havia carta acho que meu pai está com ela. Roberto joga-se na cadeira. ROBERTO Olha, vamos investigar bem isso. NORA Como? ROBERTO Quem falou do amante foi uma colega de trabalho de Joana Kareswka, vou até lá falar com ela. CENA 29 - EXT/DIA - LOJA DE BRINQUEDOS Roberto está na porta da loja falando com o chefe de Regina ele gesticula e aponta para uma lancheria do outro lado da rua. No vidro da loja um cartaz: "Precisa-se de balconista. " Roberto se despede do chefe de Regina e atravessam a rua entrando na lancheria. CENA 30 - INT/DIA - LANCHERIA Roberto dirige-se a Regina, que está em uma mesa prestes a morder um sanduíche. ROBERTO Com licença. Regina desvia a boca do sanduíche e olha seriamente para Roberto. ROBERTO Regina? REGINA Sim? ROBERTO Meu nome é Roberto eu sou do jornal. Regina sorri e ajeita o cabelo, depois pára e olha sério para ele. REGINA É sobre a Joana? ROBERTO É, e sim. Roberto senta-se na frente de Regina. ROBERTO Foi você quem contou para a policia sobre o amante? REGINA Foi... ROBERTO Você chegou a conhecê-lo? REGINA Não. ROBERTO Mas a Joana pelo menos te falou o nome dele? REGINA Mas que gente curiosa pra saber da vida dos outros! Você ainda justifica que é do jornal, mas o outro cara que esteve pela manhã mal disse o primeiro nome, nem sei direito porque dei tanto assunto para ele. ROBERTO Como era o homem que lhe procurou? REGINA Alto. sei lá, o nome dele era Antônio. ROBERTO O que ele te perguntou? REGINA Coisas sobre a Joana, o que eu sabia do caso dela com o cara do Edifício Império... ROBERTO E você falou para ele o nome do amante? REGINA Falei, agora que a Joana se foi não tem porque esconder o nome do sem vergonha. ROBERTO E como ele se chama? Regina pensa um pouco. REGINA Paulo Eduardo. CENA 31 - INT/DIA - CASA DOS SANTIAGOS/BIBLIOTECA Antônio Santiago esta sentado olhando para a sua máquina de escrever, ao lado o envelope Joana Karaweska, a carta dobrada e alguns livros. Antônio Santiago abre a carta e passa os olhos por ela. INSERT: Joana Karewska desce do elevador no 13§ andar. Caminha lentamente por um comprido corredor. Joana passa por uma porta onde esta escrito "MEREL & FISCHER EDITORES". Joana pára e olha para o botão da campainha ao lado da porta. Black som de campainha CENA 32 - INT/DIA - CASA DOS SANTIAGOS / SALA Black som de campainha. Alguém abre a porta. Um homem está parado prestes a apertar a campainha novamente. HOMEM Boa tarde. O senhor Antônio Santiago esta? Lívia esta parada no umbral da porta. LÍVIA Esta. O que seria? HOMEM Eu sou da policia. CENA 33 - EXT/DIA - FRENTE DA CASA DOS SANTIAGOS CENA 34 - EXT/DIA - CARRO DE ROBERTO Nora desce de um táxi. O seu telefone toca ela atende. NORA Alo. Roberto esta no seu carro falando ao telefone. ROBERTO A colega de Joana me falou o nome do amante dela. NORA E então? ROBERTO O nome é Paulo Eduardo, não tem nada a ver com teu pai. Assim que eu descobrir o laudo sobre Joana Karewska vou tentar localizar este sujeito. NORA Eu tenho uma dica de onde você pode procurar. ROBERTO Onde? NORA Nos livros do meu pai. Roberto fica em silencio. NORA Paulo Eduardo é o nome do personagem principal de três livros dele. CENA 35 - INT/DIA - CASA DOS SANTIAGOS/SALA Lívia esta sentada na sala a sua frente o policial tomando uma xícara de café. Nora entra em casa bastante nervosa. Ela olha para Lívia e depois para o policial. NORA Boa tarde. LIVA Querida, este e o policial_ _ _ _ _ele veio falar com seu pai. Nora olha confusa. NORA O que vocês descobriram? O policial olha confuso para Lívia e depois para Nora. POLICIAL Desculpe, eu não entendi. NORA O que vocês descobriram, a respeito do meu pai? O policial olha intrigado para Nora. Antônio Santiago entra na sala. ANTÔNIO O que ele deveria descobrir querida? Nora olha confusa para Antônio Santiago. NORA O seu envolvimento com Joana Karewska. Antônio mostra o envelope para Nora. ANTÔNIO Você quer dizer este envolvimento. Nora fica constrangida. ANTÔNIO Eu liguei para a policia e pedi que eles pegassem esta carta, talvez ajudasse a esclarecer as coisas. NORA Quando você recebeu esta carta? ANTÔNIO Há seis semanas. NORA E porque não nos falou? ANTÔNIO Simplesmente porque eu não abri esta carta ate ouvir o nome de Joana karewska,o qual eu tive a impressão de já ter visto em algum lugar... NORA Porque você não abriu? ANTÔNIO Porque essa parecia ser o tipo de carta de uma fã. Não me senti disposto a lê-la e a guardei, se a menina não tivesse se matado talvez eu fosse lê-la daqui alguns anos apenas. POLICIAL O que diz a carta. ANTÔNIO Ela não deixou uma carta de suicídio? POLICIAL Não achamos nenhuma. ANTÔNIO Pois aqui esta uma, só que foi endereçada a mim. INSERT: Joana Kareswka esta na frente da porta de editora ela olha para o botão da campainha. Joana recua na porta e caminha ate uma parte escura do corredor olha o relógio e fica em silencio. NORA (FQ) O que diz a carta? Antônio estende a carta para Nora. ANTÔNIO Leia. Nora pega a carta abre-a e começa a lê-la. NORA " Ilmo sr. Antônio Santiago. Sou uma pobre moca que trabalha na loja Americana e me acho muito parecida com as personagens do seus livros... INSERT: Joana trabalhando no balcão d aloja ela olha para os fundos da loja o padrão atrás de um vidro e Regina atendendo uma cliente muito bem vestida acompanhada de uma criança. A criança derruba uma boneca do alto de uma prateleira. NORA (V.S.) Meus pensamentos são iguais aos da suas personagens, e meu caso é igual ao delas. INSERT: Joana desce do ônibus e caminha por uma rua lamacenta em direção a uma pequena casa de madeira. NORA (V.S.) Se o senhor soubesse da minha vida é que ia fazer uma romance muito celebre e que parece impossível. INSERT: Joana esta sentada na sala de uma casa muito simples, ao seu lado o namorado e a mãe assistem televisão. Joana concentra-se na leitura de um livro. NORA (V.S.) Quer me dar uma alegria venha me visitar na sessão de brinquedos, no fundo a direita de quem entra. INSERT: Joana entra no edifício Império entra no elevador ao lado de Antônio da uma olhada para ele e abaixa a cabeça com um sorriso. Antônio não a percebe. NORA (V.S.) Sou loura, meia magra e tenho os olhos azuis. INSERT: Antônio desce no 13§ andar Joana desce atrás e observa ele entra na sala da editora ela caminha, passa pela porta e vai ate o fim do corredor, na escuridão recortada só podemos ver seus olhos azuis. NORA (V.S.) O gerente proíbe conversas, mas o senhor pode fazer de conta que esta comprando brinquedos e então falamos. INSERT: Joana parada muda em silencio no fundo do corredor. Som de Antônio conversando com outras pessoas dentro da sala da editora. NORA (V.S.) Tenho muita coisa para lhe contar. INSERT: Os olhos azuis de Joana estão fixos do outro lado do corredor onde uma janela mostra a vista da cidade. NORA (V.S.) Ando muito infeliz estes últimos tempos e acho que vai me acontecer uma desgraça. Só o senhor pode me salvar. INSERT: A cidade vista da janela. NORA (V.S.) Da vossa infeliz servidora muito lealmente. Joana Karewska. Nora olha para Antônio. LÍVIA Pobre moca. O policial estende a mão para Nora. POLICIAL Posso? Nora entrega a carta ao policial. O policial se dirige para a porta. LÍVIA Eu acompanho o senhor. Nora olha para Antônio e abraça-o. Lívia abre a porta para o policial e vê Roberto saindo do elevador. Lívia recebe Roberto. Roberto entra e Nora vai abraça-lo. ROBERTO Novidades no caso da morte no edifício Império. NORA(sorrindo) Nem me fale. ROBERTO Saiu o laudo do IML, Joana não estava grávida. Inventou tudo, o encontro com o amante e o filho. NORA Bom, agora então você descansa um pouco. ROBERTO Pode ser. LÍVIA Roberto fica para jantar com a gente? Roberto olha para Nora. ROBERTO Fico sim. ANTÔNIO Ótimo. Se não se importa eu vou trabalhar um pouquinho antes do jantar. Estou devendo uma historia... CENA 36 - INT/ CASA DOS SANTIAGOS/BIBLIOTECA. DIA. Antônio Santiago entra na sua biblioteca. INSERT: Joana caminha na direção da janela do 13§ andar. O ponto de vista de Joana indo na direção da janela aberta. Antônio Santiago sentado na frente do computador (máquina de escrever). JOANA (V.S.) Se o senhor soubesse da minha vida e que o senhor ia fazer um romance muito célebre... INSERT: Joana joga-se para a morte. Antônio Santiago bate na primeira tecla do computador (maquina de escrever) FADE OUT CRÉDITOS FINAIS ********************************************************** (c) Angel Palomero, 2005. Casa de Cinema de Porto Alegre http://www.casacinepoa.com.br