Responder a este comentário

Um amigo meu vai votar no Serra

Um grande amigo meu vai votar no Serra. Até aí tudo bem, é um direito dele, não vamos deixar de ser amigos por causa disso. Mas, agora que o segundo turno parece ter reativado a parte réptil do cérebro de todo mundo, esse meu amigo me mandou um daqueles panfletinhos que circulam aos milhares pela internet. E o panfleto até nem era dos piores.

Aliás, quem tiver estômago pra tomar conhecimento das calúnias mais baixas e sem-noção dessa campanha (e provavelmente da História), leia os desmentidos na página "Seja dita verdade" - na última vez que eu contei, havia 37 boatos catalogados, desde um falso pedido de pensão de uma suposta ex-amante e empregada doméstica de Dilma, até uma ridícula (pra quem consegue rir dessas coisas, como é o meu caso) teoria conspiratória ligando Michel Temer ao satanismo e a um plano para matar Dilma logo depois das eleições e instaurar uma "República Satânica" no Brasil. Ou então vá direto ao ponto, e leia o texto do Professor Rodrigo Guéron, da UERJ, sobre "as estratégias do fascismo e a candidatura Serra".

Mas o panfleto que eu recebi do meu amigo, como eu disse, não era dos piores. Ele só tem uma coisa em comum com os outros panfletos já citados da campanha demotucana: é mentira. Ou melhor, uma combinação de mentiras descaradas com meias-verdades distorcidas e amparadas no senso comum. Ou seja, apenas propaganda.

O panfleto diz o seguinte:

"Se Gilberto Gil que era ministro do Lula está pedindo pra não votar na Dilma; se Heloisa Helena, uma das fundadoras do PT é contra a candidatura da Dilma; se Marina Silva, ícone no PT, saiu e foi para o PV com muitos petistas; se Joelmir Beting, jornalista e sociólogo renomado, está pedindo pra não votar na Dilma; se Arnaldo Jabor, o crítico e comentarista do Jornal Nacional e do Jornal da Globo também está pedindo pra não votar na Dilma; se a Marília Gabriela também está pedindo pra não votar na Dilma; se a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil está pedindo pra não votar na Dilma; se Collor, Sarney, Barbalho, Renam, Maluf, Genoino, Erenice e Zé Dirceu votam em Dilma... alguma coisa está muito errada."

Vamos, então, por partes:

Se Gilberto Gil que era ministro do Lula está pedindo pra não votar na Dilma;

Mentira. Gil, desde o dia 06/10, já declarou que vai votar em Dilma e "tornar evidente" o seu apoio.

se Heloisa Helena, uma das fundadoras do PT é contra a candidatura da Dilma;

Almir Gabriel, ex-governador do Pará, é o primeiro nome entre os 116 na ata de fundação do PSDB (25/06/1988) e hoje apoia Dilma. Heloneida Studart (ex-deputada pelo PT) e Célio de Castro (ex-prefeito de Belo Horizonte pelo PSB), ambos já falecidos, fundaram o PSDB e depois trocaram de partido. As pessoas mudam, e isso não é necessariamente ruim, quase sempre é bom. Se tiver que escolher entre Heloisa Helena e José Paulo Bisol (também fundador do PSDB, mas depois filiado ao PSB e apoiador de Dilma), eu fico com Bisol, por vários motivos.

se Marina Silva, ícone no PT, saiu e foi para o PV com muitos petistas;

É verdade. Mesmo com seu lado evangélico quase fundamentalista, Marina continua sendo uma pessoa admirável. A saída dela foi uma grande derrota do PT e do governo Lula. Mas leia a entrevista da Marina na Rolling Stone e me diga se é possível acreditar que ela vai votar no Serra.

se Joelmir Beting, jornalista e sociólogo renomado, está pedindo pra não votar na Dilma;

Sim, é verdade. Mas qual é o ponto? Joelmir alguma vez foi petista? Joelmir em algum momento da vida se declarou de esquerda? Em compensação, eu poderia listar dezenas de "jornalistas e sociólogos renomados" que votam Dilma.

se Arnaldo Jabor, o crítico e comentarista do Jornal Nacional e do Jornal da Globo também está pedindo pra não votar na Dilma;

Sem comentários.

se a Marília Gabriela também está pedindo pra não votar na Dilma;

Mentira. O texto atribuído à Marília Gabriela que circulou na internet em abril dizendo que "morria de medo da Dilma" é falso. Aqui, o desmentido.

se a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil está pedindo pra não votar na Dilma;

Mentira. Mais de um milhão de panfletos anti-Dilma já foram recolhidos pela Polícia Federal em São Paulo, porque a assinatura da CNBB era falsa. Só que o total de panfletos falsos deve passar de 20 milhões, aprovados pelo Bispo Luizinho, da Diocese de Guarulhos, e encomendados pelo cristão ortodoxo Kelmon Luis de Souza, filiado ao Partido Monarquista Brasileiro. Só não se sabe ainda quem pagou a impressão de 20 milhões de panfletos com a falsa assinatura da CNBB, mas o jornalista Luis Nassif já tem algumas pistas.

Se Collor, Sarney, Barbalho, Renan, Maluf, Chávez, Genoino, Erenice e Zé Dirceu votam em Dilma

O PP, partido de Maluf, realmente está apoiando Dilma. Maluf não abriu o seu voto, mas deixou claro desde maio que era favorável a Serra.

Chávez, é evidente, não vota no Brasil. E o vídeo em que ele supostamente pede votos para Dilma é uma dublagem caseira de quinta categoria.

Não vou discutir aqui José Genoíno, José Dirceu e Erenice Guerra, e como eles foram parar nessa lista. Mas tenho que admitir que não me orgulho nem um pouco de votar no mesmo candidato que Fernando Collor, José Sarney, Jáder Barbalho e Renan Calheiros (Aliás, Renan Calheiros também é um dos 116 fundadores do PSDB). Em compensação, também não tenho nenhuma dificuldade em construir uma lista de pessoas que votam no Serra e das quais muitos serristas certamente também não teriam nenhum orgulho. Lá vai ela - abaixo de cada nome, o endereço de uma notícia, não é boato nem blog, comprovando o apoio.

O casal Roriz?
http://tinyurl.com/22ndmcv

Quércia?
http://tinyurl.com/yzjhxnm

ACM Neto?
http://tinyurl.com/34prbhz

Eduardo Azeredo, acusado de ser o inventor do "esquema Marcos Valério", mais tarde conhecido como "mensalão"?
http://tinyurl.com/33utcq2

José Roberto Arruda, que poucos dias antes de ser preso foi anunciado pelo próprio Serra como seu futuro vice?
http://tinyurl.com/35c5gp7

Demóstenes Torres, o senador do DEM/GO que disse na tribuna que "os negros são os verdadeiros culpados pela escravidão no Brasil"?
http://tinyurl.com/ydogfz6

Ronaldo Caiado, o criador da UDR?
http://tinyurl.com/2dr8oph

O alto comando da TFP?
http://tinyurl.com/2f5htjq

Tem mais, mas eu não quero ganhar. Aceita um empate?

Até porque ficar erguendo de cada lado uma "lista de baixarias" apoiando cada um dos candidatos só dá argumentos para quem diz que "os políticos são todos corruptos" ou que "são todos iguais". Eu não concordo com isso.

Prefiro fazer o contrário: uma lista dos bons brasileiros, honestos, trabalhadores, confiantes no futuro (ainda que humanos, demasiadamente humanos) e que votam em um ou em outro. Por enquanto, a lista de José Serra tem 33 milhões de pessoas assim. A de Dilma Rousseff tem 47 milhões. Por isso existe segundo turno.
 

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta permite que nosso sistema saiba que é realmente um humano enviando esta informação, e não um destes softwares que fazem isso automaticamente.
Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.