TRÊS MINUTOS - Cannes 2009

ZERO HORA 20/04: Uma gaúcha em Cannes
A SELEÇÃO DE CANNES 2000
O GLOBO 18/04: Estorvo fará parte da competição principal de Cannes
FOLHA DE SÃO PAULO 19/04/2000: Brasil emplaca três filmes em Cannes
FILM FESTIVALS SERVER 26/04/2000: Júri de curtas em Cannes
FOLHA DE SÃO PAULO 27/04/2000: QUEM TEM MEDO DOS CURTAS?
AGÊNCIA BRASIL 06/05/2000: Dezessete filmes brasileiros vão a Cannes
INFORMATIVO ZETA FILMES 09/05/2000: Curtas reforçam presença brasileira em Cannes
LE MONDE: L'Heure de gloire du court métrage




 


ZERO HORA 20/04/2000

Uma gaúcha em Cannes:
O curta "Três minutos", de Ana Luiza Azevedo, está na competição
Tuio Becker

O Festival de Cannes terá, este ano, uma representação brasileira de peso. Além de Estorvo, de Ruy Guerra, na competição oficial de longas-metragens, contará com uma produção gaúcha na competição de curtas, Três minutos, de ana Luiza Azevedo.

- A emoção da seleção estava trancada desde 30 de novembro, quando a gente ficou sabendo que Três minutos havia sido selecionado para Cannes - diz Ana Luiza, lembrando que a seleção era ainda "em off", isto é, não podia ser divulgada.

- Cannes, como todos os festivais internacionais, pede exclusividade, e saber da seleção evitraria que o filme fosse inscrito em outras competições fora do Brasil - complementa a diretora.

O último filme brasileiro a participar da competição de curtas-metragens em Cannes foi Meow, de Marcos Magalhães, em 1986.

Tendo ficado de fora da seleção do Festival de Gramado de 1999, Três minutos ganhou prêmios no Festival de Cine e Vídeo de Cuiabá e no Festival do Cinema Brasileiro de Brasília, ambos em 1999, e repartiu, com Uma História de futebol, de Paulo Machline, o Grande Prêmio Cinema Brasil.

O fato de Estorvo e Três minutos figurarem na seleção oficial, mais as participações de Eu, tu, eles, do Andrucha Waddington, na mostra Um Certo olhar, de de De janela pro cinema entre os filmes da Fondation, é extremamente significativo para o cinema brasileiro de hoje - diz a diretora.

Na equipe da Casa de Cinema de Porto Alegre desde 1984, Ana Luiza Azevedo realizou anteriormente Barbosa (1988), em parceria com Jorge Furtado, e Ventre Livre (1994). Foi assistente de direção de Tolerância, de Carlos Gerbase.

Três minutos, que na realidade tem uns minutos mais de duração, tem como protagonista Lisa Becker, que vive o papel de uma mulher indecisa em abandonar ou não o homem com quem vive.

 


A SELEÇÃO DE CANNES 2000

Competição Internacional de longas
"Bread & Roses" (Ken Loach, INGLATERRA)
"Chunhyang" (Im Kwon Taek, CORÉIA)
"Code Inconnu" (Michael Haneke, ÁUSTRIA)
"Dancer in the Dark" (Lars von Trier, DINAMARCA)
"Les Destinées Sentimentales" (Olivier Assayas, FRANÇA)
"Esther Kahn" (Arnaud Desplechin, FRANÇA)
"Estorvo" (Ruy Guerra, BRASIL)
"Eureka" (Aoyama Shinji, JAPÃO)
"Fast Food Fast Women" (Amos Kollek, FRANÇA)
"Gohatto" (Nagisa Oshima, JAPÃO)
"The Golden Bowl" (James Ivory, INGLATERRA)
"Guizi Lai Le" (Jiang Wen, CHINA)
"Harry, un Ami qui vous veut du bien" (Dominik Moll, FRANÇA)
"Kippur" (Amos Gitai, ISRAEL)
"La Noce" (Pavel Lounguine, FRANÇA)
"Nurse Betty" (Neil Labute, EUA)
"O Brother, Where Art Thou?" (Joel Coen, EUA)
"Sänger Frän Andra Väningen" (Roy Andersson, SUÉCIA)
"Takhté Siah" (Samira Makhmalbaf, IRÃ)
"Trolösa" (Liv Ullmann, SUÉCIA)
"Untitled/Sans Titre" (Wong Kar-wai, HONG KONG)
"The Yards" (James Gray, EUA)
"Yi Yi" (Edward Yang, TAIWAN)

Longas Fora de Competição
"Aprili" (Otar Iosseliani, ex-URSS)
"Cecil B. DeMented" (John Waters, EUA)
"A Conversation with Gregory Peck" (Barbara Kopple, EUA)
"Crouching Tiger, Hidden Dragon" (Ang Lee, EUA)
"Les Glaneurs et la Glaneuse" (Agnès Varda, FRANÇA)
"Honest" (David Stewart, INGLATERRA)
"Mission to Mars" (Brian de Palma, EUA)
"Requiem for a Dream" (Darren Aronofsky, EUA)
"Stardom" (Denys Arcand, CANADÁ)
"Under Suspicion" (Stephen Hopkins, EUA)
"Vatel" (Roland Joffé, FRANÇA)

Curtas em competição
"Anino" (Raymond Red, FILIPINAS)
"Better or Worse?" (Jocelyn Cammack, INGLATERRA)
"Bone" (Darren Walsh, INGLATERRA)
"Bzz" (Benoît Feroumont, BÉLGICA)
"Des Morceaux de ma Femme" (Frédéric Pelle, FRANÇA)
"Doren Som Ikke Smakk" (Jens Lien, NORUEGA)
"Infection" (James Cunningham, NOVA ZELÂNDIA)
"La Pomme" (Seguei Ontcharov, RÚSSIA)
"Stop" (Anthony Mullins, AUSTRÁLIA)
"3 Minutos" (Ana Luiza Azevedo, BRASIL)
"Usan" (Yoo Chul-Won, CORÉIA)

Mostra Un Certain Regard (Um Certo Olhar)
"A la Verticale de l'Eté" (Tran Anh Hung, VIETNAME)
"Abschied" (Jan Schütte, ALEMANHA)
"Asi el la Vida" (Arturo Rupstein, MÉXICO)
"Capitães de Abril" (Maria de Medeiros, PORTUGAL)
"Djomeh" (Hassan Yektapanah, IRÃ)
"Eu Tu Eles" (Andrucha Waddington, BRASIL)
"Famous" (Griffin Dunne, EUA)
"I Dreamed of Africa" (Hugh Hudson, EUA)
"Jacky" (Brat Ljatifi e Fow Pyng Hu, HOLANDA)
"Lista de Espera" (Juan Carlos Tabio, CUBA)
"Lost Killers" (Dito Tsintsadze, ALEMANHA)
"The King is Alive" (Kristian Levring, DINAMARCA)
"Nichiyobi Wa Owaranai" (Yoichiro Takahashi, JAPÃO)
"Oh! Soo-jung" (Hong Sang-Soo, CORÉIA)
"Preferisco il Rumore del Mare" (Mimmo Calopresti, ITÁLIA)
"Le Premier du nom" (Sabine Franel, FRANÇA)
"Saint-Cyr" (Patricia Mazuy, FRANÇA)
"La Saison des Hommes" (Moufida Tlatli, TUNÍSIA)
"Things You Can Tell Just by Looking at Her" (Rodrigo Garcia, EUA)
"Tierra del Fuego" (Miguel Littin, CHILE)
"Wild Blue" (Thierry Knauff, BÉLGICA)
"Woman on Top" (Fina Torres, VENEZUELA)

 


O GLOBO 18/04/2000

'Estorvo' fará parte da competição principal de Cannes

Só faltava mesmo a confirmação oficial: o filme "Estorvo", de Ruy Guerra, está na lista da competição principal do Festival de Cinema de Cannes, que acontece na cidade da riviera francesa entre os dias 10 e 21 de maio. Alardeada na mídia desde o início do ano, a notícia foi divulgada oficialmente nesta terça-feira, dia 18, pelos organizadores do festival. O longa-metragem "Eu, tu eles", de Andrucha Waddington, também será exibido no festival na mostra paralela "Un certain regard", e os curtas "Três minutos", de Ana Luiza Azevedo (competição oficial de curtas) e "De janela pro cinema", de Quiá Rodrigues (mostra "Cinéfondation") completam o time dos brasileiros.

 


FOLHA DE SÃO PAULO 19/04/2000

Brasil emplaca três filmes em Cannes

"Estorvo", de Ruy Guerra, está na competição; festival traz ainda "Eu Tu Eles" e o curta "03 Minutos"

"Estorvo", filme de Ruy Guerra baseado no livro de Chico Buarque, está na competição internacional do 53º Festival de Cinema de Cannes, que acontece na França entre 10 e 21 de maio. A lista dos participantes do festival, divulgada ontem em Paris, inclui ainda as produções brasileiras "Eu Tu Eles", longa de Andrucha Waddington, que será exibido na mostra Um Certo Olhar, e "03 Minutos", curta-metragem dirigido por Ana Luiza Azevedo, vencedor da categoria no Grande Prêmio Cinema Brasil.

 


FILM FESTIVALS SERVER 26/04/2000

Júri de curtas em Cannes

Short Film Jury President Luc Dardenne, whose Rosetta (also directed by brother Jean-Pierre) won the Palme d'Or last year, is to preside the Short Film and Cinefondation Jury accompanied by jury members Francesca Comencini (director), Claire Denis (director), Abderrahmane Sissako (director) and Mira Sorvino (actress). These two sections feature works by film students and first-time productions. The three Cinefondation winners will be announced on 19 May, while the short film winners will be announced at the closing ceremony on 21 May.

 


FOLHA DE SÃO PAULO 27/04/2000

QUEM TEM MEDO DOS CURTAS?
Amir Labaki

Tenho encarado até dez minutos de anúncios comerciais antes mesmo dos trailers em várias salas de São Paulo. Havia uma lei limitando este absurdo. Foi-se com o desmonte que inaugurou a era Collor. Com todo o respeito ao negócio dos exibidores (e, por que não?, dos anunciantes), para ver comerciais basta a TV aqui de casa.

Muito melhor seria aproveitar este tempo devolvendo às telas os nossos curtas-metragens.

Quem não gostaria de ir ao cinema neste final de semana e assistir a um dos três curtas brasileiros que acabaram de ser selecionados para Cannes? Ao invés disso, tome anuncie de carro, de chocolate, de lojas on line.

Com ou sem lei de obrigatoriedade, com ou sem o mítico "acordo entre produtores e exibidores", é mais que hora de devolver os curtas às telas. Nunca é demais lembrar que, no final dos anos 80, no auge das polêmicas contra a obrigatoriedade da exibição de curtas antes de filmes estrangeiros, uma pesquisa desta "Folha" mostrava larga aprovação da lei entre os espectadores.

O cinema nasceu curta e o curta continua a dar a luz às novas gerações de cineastas. Nem é preciso recorrer à história, dos Lumière à Chaplin, da "nouvelle vague" (Godard, Truffaut) ao novo cinema britânico (Greenaway, Davies). Lembremos apenas os nomes surgidos na recente retomada da produção nacional. Beto Brant, Carla Camurati, Cecílio Neto, Lírio Ferreira, Tata Amaral, mesmo Walter Salles, para ficar em alguns poucos (e que me perdoem os excluídos por falta de espaço), todos exercitaram-se no formato curta.

Vários deles puderam ter seus primeiros filmes exibidos para um público mais amplo devido à legislação tornada letra-morta. Nem só de operações no olho e de hagiografias canhestras vivia a "lei do curta", especialmente em seu período final.

Há já quase uma década empurra-se com a barriga a questão dos curtas. Tratam-na como um problema acessório, quase uma perda de tempo de discussões mais sérias -em geral, variações de "como vou subsidiar meu próximo longa?". Que fique claro: nada tenho contra o amparo estatal à produção cinematográfica, assim como à distribuição e mesmo à exibição de títulos nacionais. Mas não só de longas vive uma cinematografia. Basta ver a lista nacional em Cannes 2000.

http://www.uol.com.br/folha/pensata/labaki_01.htm

 


AGÊNCIA BRASIL 06/05/2000

Dezessete filmes brasileiros vão a Cannes
Desse total, dois concorrem à Palma de Ouro: Estorvo, de Ruy Guerra, e o curta gaúcho Três minutos, de Ana Luiza Azevedo.

Brasília, 6 (Agência Brasil - ABr) - Com o apoio da Secretaria do Audivisual do Ministério da Cultura, o cinema brasileiro vai ter uma presença destacada na 53ª edição do Festival de Cannes, que se realiza de 10 a 20 de maio. Fato inédito na história do festival, considerado o mais importante evento do cinema mundial, cinco filmes brasileiros foram escolhidos pelo Comitê de Seleção de Cannes para participar dos diversos programas competitivos.

Desse total, dois concorrem à Palma de Ouro, principal prêmio do Festival: Estorvo, de Ruy Guerra, e o curta gaúcho Três Minutos, de Ana Luiza Azevedo. Serão exibidos, também, Eu, Tu, Eles, de Andrucha Waddington, na mostra paralela Un Certain Regard (Uma Certo Olhar); Rota de Colisão, de Roberval Duarte, na Quinzena dos Realizadores; e Da Janela para o Cinema, de Quiá Rodrigues, na seção CinéFondation.

A presença do cinema nacional em Cannes não para por aí. No Mercado Internacional do Filme, a maior feira mundial para a promoção e comercialização de filmes, 13 produções de longa-metragem produzidas recentemente estarão sendo exibidas nas salas de projeção do Palácio dos Festivais. No local, o Grupo Novo de Cinema e TV vai instalar o estande do Brasil, montado no espaço Le Riviera, inaugurado este ano, a poucos metros da marina de Cannes. O secretário do Audiovisual, José Álvaro Moisés, terá um encontro com distribuidores franceses, quando apresentará a versão em francês do Catálogo do Cinema Brasileiro para o período de 1995 a 1999.

No mercado Internacional do Filme serão exibidas as seguintes produções: O Viajante, de Paulo César Sarraceni; O Dia da Caça, de Alberto Graça, Senta a Pua, de Erik de Castro; Mauá, o Imperador e o Rei, de Sérgio Rezende; São Jerônimo, de Júlio Bressane; No Coração dos Deuses, de Geraldo Moraes; Hans Staden, de Luiz Alberto Pereira; Cruz e Souza, de Sylvio Back; Dorival Caymmi, de Aloisio Didier; o Rap do Pequeno Príncipe contra as Almas Sebosas, de Paulo Caldas e Marcelo Luna; e Através da Janela, de Tata Amaral.

O Brazilian Cinema International Distribution, criado dentro da estrutura do Grupo Novo de Cinema e TV, tem uma linha de ação delineada em um projeto de exportação, aprovado pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Audiovisual. Também o Centro de Informação e Meio Ambiente, que faz parte do Grupo Novo de Cinema e TV, fará uma grande festa para promoção do cinema brasileiro, com o projeto Imagem do Brasil. Serão distribuídos brindes aos participantes quando da exibição do filme Estorvo, e happy hour para o lançamento do catálogo do cinema brasileiro, em francês. No dia 16, durante almoço, será anunciado o Festival do Rio e lançado o site Rio Filme Comission On Line.

http://rvnews.radiobras.gov.br/REA-20000506-111942-0022.htm

 


INFORMATIVO ZETA FILMES 09/05/2000

Curtas reforçam presença brasileira em Cannes

A mostra de curtas em Cannes, valendo a Palma de Ouro, terá 11 curtas e, é claro, um dos destaques é a participação brasileira com 3 Minutos de Ana Luiza Azevedo. Já a mostra Cinéfondation é exclusiva para trabalhos de até 60 minutos produzidos por escolas de cinema e é também uma mostra competitiva. Mais uma vez é ótimo dizer que tem um brasileiro lá, principalmente, porque foram inscritos 851 trabalhos e somente 13 escolhidos e, entre eles, está “De Janela pro Cinema” de Quiá Rodrigues.

http://www.zetafilmes.com.br/news

 


LE MONDE 23/05/2000

L'HEURE DE GLOIRE DU CURT MÉTRAGE
La Palme à un cinéaste philippin et une selection d'une très grande qualité

QUEL FESTIVAL! Riche, divers, inventif, audacieux. On le doit à des cinéasts que se nomment Mullins, Yoo, Pelle, Azevedo, Cunningham... Ces noms ne vous disent rien? C'est à la fois regrettable et normal, puisqu'il ne s'agit "que" de la compétition officielle des courts métrages. (...)

Encore plus impressionant, par sa maîtrisse du langage cinématographique, est TROIS MINUTES, de la Brésillienne Ana Luiza Azevedo, qui, en deux fois plus de temps que ne le prétend son titre, construit une subtile évocation du paysage mental d'une femme victime d'un rêve d'enfance. Tous les films de ce programme racontent des histoires, ou les suggèrent, aucun n'enonce un discours, préferant faire confiance à la mise en scène et à ses moyens particulliers pour produire émotion et amusement.

(Jean-Michel Frodom, Le Monde 23/05/2000)