Roteiro em modo texto: [ Download ]
               NEGRO BONIFÁCIO
	               episódio da série
	               CENA ABERTA
	               adaptação do conto de
	               João Simões Lopes Neto
	               roteiro de Jorge Furtado
	               e Guel Arraes
	               versão de 13/08/2003
	               produção: Casa de Cinema de Porto Alegre
	               para TV Globo
*****************************************************************
CENA 1 - CANCHA RETA þ EXT/DIA
	Zona rural de uma pequena cidade do interior do Rio Grande do
	Sul, dia de sol. Festa de domingo numa pista de cancha reta
	(local destinado às corridas de cavalo): famílias, casais,
	crianças, churrascada, música, detalhes da festa.
Créditos "Negro Bonifácio" "baseado num conto de Simões Lopes"
	               APRESENTADORA OFF
	               Estamos no interior do Rio Grande do Sul, na
	               cidade de *** É aqui que nós vamos filmar "Negro
	               Bonifácio", uma história escrita...
Fotos, ilustrações animadas, legendas com datas.
	               APRESENTADORA (OFF)
	               ... pelo gaúcho Simões Lopes Neto.
	Legenda:
	(* 1865 + 1916, Pelotas, RS).
Câmera chega na apresentadora.
	               APRESENTADORA
	               "Negro Bonifácio" é uma história de paixão, de
	               luta e de morte. Uma tragédia, com três
	               personagens principais, é um triângulo. O pivô da
	               disputa amorosa é Tudinha. Ela é descrita pelo
	               autor como "a chinoca mais candongueira da
	               cidade".
	A apresentadora pergunta para as meninas da festa se elas são
	candongueiras. Se elas sabem o que é candongueira.
	               APRESENTADORA
	               Candongueira quer dizer manhosa. (lê) "E, apesar
	               de arisca, era foliona e embuçalava um cristão
	               pelo só falar, tão cativo".
	A apresentadora pergunta o que significa "embuçalava um cristão".
	Você já embuçalou algum cristão?
CENA 2 - SALA DE PRODUÇÃO
	A sala de produção pode ser um ginásio, um salão, etc. Deve ter
	uma mesa para leituras, um espaço para ensaios e um espaço para
	gravação de testes.
Várias meninas na sala de espera, se preparando para um teste.
	               APRESENTADORA
	               Se a gente fizesse um teste com as meninas da
	               cidade, iam aparecer várias "chinocas airosas" que
	               poderiam fazer o papel da Tudinha. Pena que tenha
	               que ser uma só porque o legal era ver como cada
	               uma ia representar a Tudinha de um jeito
	               diferente.
CENA 3 - ESTÚDIO (OU SALA DE PRODUÇÃO)
	(Se a Sala de Produção não tiver um espaço para gravar testes,
	precisamos de um estúdio pequeno.)
	Cena da Tudinha feita por várias moças (testes) com outro
	personagem (Siá Firmina, a própria Apresentadora), feita à
	maneira de "Obscuro Objeto do desejo", e servindo de "cena 1"
	para a ficção.
	               SIÁ FIRMINA
	               Onde é que tu vai?
	               TUDINHA
	               No potreiro.
	               SIÁ FIRMINA
	               Fazer?
	               TUDINHA
	               O Bonifácio vai me ajudar a (domar um cavalo).
	               SIÁ FIRMINA
	               Já não disse pra não dar confiança para esse
	               condenado?
	               TUDINHA
	               Ele só vai me ajudar...
	               SIÁ FIRMINA
	               Vai retouçar logo com esse negro maleva, com tanto
	               moço direito que tu traz pelo beiço...
	               TUDINHA
	               Que moço direito? Aqui só tem criança...
	               SIÁ FIRMINA
	               Olha o que tu vai fazer...
	               TUDINHA
	               Deixa que de mim eu cuido.
CENA 4 - SALA DE PRODUÇÃO
	Apresentadora vê pastas com fotos das candidatas ao papel da
	Tudinha.
	               APRESENTADORA
	               Elas fizeram muito bem o teste. Elas podem fazer o
	               papel das amigas da Tudinha. Mas a Tudinha é um
	               personagem difícil, melhor chamar uma atriz
	               profissional para fazer.
Consulta o computador.
	               APRESENTADORA
	               Eu vou pesquisar um cadastro pra gente escolher
	               uma atriz. A gente não precisa se ater demais ao
	               tipo físico, vários atores representaram muito bem
	               personagens da literatura e não eram nem parecidos
	               com personagem descrito no livro.
CENA 5 - ARQUIVO - SEQUÊNCIA DE MONTAGEM
	*** Vemos seqüência de atrizes representando personagens célebres
	com off da apresentadora lendo a descrição do autor e comentando
	a diferença ou semelhança. (pesquisa)
	Antony Perkins em Psicose. O autor do livro "Psicose" descreve
	Norman Bates como "um baixinho gordo e careca".
Letícia Sabatela fazendo a "mulata" Salete de Agosto.
PESQUISA
CENA 6 - SALA DE PRODUÇÃO
	Apresentadora sentada no computador. Detalhes do programa de
	busca de elenco no computador.
	               APRESENTADORA
	               O mais importante é ser uma boa atriz, mas não
	               custa a gente começar procurando uma que
	               corresponda a descrição do livro. A gente já sabe
	               que ela tem que "embulaçar um cristão" mas não
	               adianta escrever isso aqui que o computador não
	               vai entender. É preciso traduzir a descrição
	               literária do autor para a linguagem de computador.
	               Assim "chinoca"... vira sexo, feminino. "Face cor
	               de pêssego maduro"... cor: branca. "Dente branco e
	               lustroso como dente de cachorro novo"... Idade: de
	               18-22 anos. "Lindaça como o sol... " Categorias:
	               bonita ou exuberante. Aqui tem loura, morena...
	               (lê o livro) "Tinha os pés pequenos...
CENA 7 - ESTÚDIO
	A atriz que vai fazer a Tudinha, morena, branca, 20 anos, bonita,
	surge de costas, em contra-luz, terminando de vestir o figurino.
	               APRESENTADORA (OFF)
	               ... as mãos muito bem torneadas, "cabelo cacheado,
	               sombrancelhas finas... Mas o rebenqueador... ah, o
	               rebenqueador são os olhos.
Vira-se lentamente, revelando sua identidade.
	               APRESENTADORA (OFF)
	               Olho de veado virá, com luz dentro, tímido e ao
	               mesmo tempo haragano.
	               TUDINHA
	               Eu acho que ele vem.
	               SIÁ FIRMINA
	               Vem nada.
	               TUDINHA
	               Vem sim, mãe. Se não por mim, pelo truco e a
	               cachaça.
CENA 8 - CANCHA RETA þ EXT/DIA
Siá Firmina e Tudinha, agora com figurinos completos.
	               TUDINHA
	               Eu acho que ele vem.
	               SIÁ FIRMINA
	               Vem nada.
	               TUDINHA
	               Vem sim, mãe. Se não por mim, pelo truco e a
	               cachaça.
	               SIÁ FIRMINA
	               Na pabulagem esse negro anda sozinho. O capitão
	               disse que não quer ver vocês de conversa.
	               TUDINHA
	               E o capitão Pereirinha acaso é meu pai pra
	               governar meu querer? (pausa) Tem gente que acha
	               que sim.
	               SIÁ FIRMINA
	               Guria, tu me respeita...
	               TUDINHA
	               Parecença com a gente dele eu tenho e não é
	               pouca... E mau negócio não era. Nem sei quantas
	               léguas de campo tem os Pereirinha. Tudo campo de
	               lei, povoado...
	               SIÁ FIRMINA
	               Pára com essa conversa, Tudinha, parece uma
	               caturrita!
	               TUDINHA
	               Eu aposto que ele vem.
	               SIÁ FIRMINA
	               Negro maleva!
	               TUDINHA
	               Bonifácio é um governo.
CENA 9 - SALA DE PRODUÇÃO
	Atriz e Apresentadora comentam a cena, falam do sotaque. Atriz
	que vai fazer a Tudinha pergunta: e quem vai fazer o Bonifácio?
	               APRESENTADORA
	               O próximo personagem que a gente tem que escalar é
	               o Bonifácio descrito pelo autor como um "negro
	               pachola", que significa vaidoso, metido...
CENA 10 - CANCHA RETA þ EXT/DIA
	Bonifácio, o rosto encoberto pelo chapéu baixo, se aproxima à
	cavalo.
	               APRESENTADORA (OFF)
	               Bonifácio surge na história vestido de "chapéu de
	               aba larga, botado no cocoruto da cabeça e preso
	               num barbicacho de borlas morrudas, passado pelo
	               nariz. No pescoço um lenço colorado, com o nó
	               republicano, na cintura um tirador de couro
	               debruado. E na cintura um facão de três palmos de
	               conta.
	Bonifácio (ator), negro, mais de vinte anos, detém o cavalo e
	ergue o rosto.
CENA 11 - SALA DE PRODUÇÃO
	Primeiro encontro, real, da atriz que vai fazer a Tudinha com o
	ator que vai fazer o Bonifácio.
CENA 12 - SEQÜÊNCIA DE MONTAGEM
	Bonifácio em várias cenas da história: lutando de faca, correndo
	a cavalo etc.
	               APRESENTADORA (OFF)
	               Bonifácio era "maleva", que significa mau ou
	               perigoso. Mas também era "taura", que significa
	               forte, corajoso, valente.
CENA 13 - SALA DE PRODUÇÃO
	               APRESENTADORA
	               Com Fulano e Sicrana já podemos fazer a primeira
	               cena.
CENA 1 - - CANCHA RETA þ EXT/DIA
	Zona rural de uma pequena cidade do interior do Rio Grande do
	Sul, dia de sol. Festa de domingo numa pista de cancha reta:
	famílias, casais, crianças, churrascada, música.
	               APRESENTADORA (OFF)
	               Foi quando houve a carreira grande, tinha acudido
	               um povaréu imenso. E a Tudinha veio também, com a
	               velha.
	TUDINHA, 20 anos, bonita, vestido de festa, troca confidências
	com três amigas (locais, escolhidas no teste, entre 16/20 anos).
	Riem, cochicham. Siá Firmina se aproxima.
	               APRESENTADORA (OFF)
	               Velha é um dizer, porque a Siá Firmina ainda fazia
	               um fachadão...
	Uma das amigas olha para a estrada e pára de rir. As outras
	amigas olham para a estrada, Tudinha olha para a estrada. Param
	de rir.
	BONIFÁCIO, 25 anos, pilchado a rigor, lenço colorado, montado num
	cavalo negro, se aproxima pela estrada.
	               APRESENTADORA (OFF)
	               E sem ninguém esperar também apareceu o Negro
	               Bonifácio... E é assim que o diabo as arma.
	               Escuite.
	               AMIGA 1 (OFF)
	               Ele veio.
	               TUDINHA
	               Eu disse que ele vinha.
	               AMIGA 1
	               Êta negro pachola!
	               AMIGA 2
	               Mas é taura.
	               AMIGA 1
	               Isso também.
	               TUDINHA
	               É um condenado.
Bonifácio se aproxima.
	               AMIGA 1
	               Vamos!
	               TUDINHA
	               Podem ficar...
As três saem, Tudinha fica.
	Bonifácio se aproxima, olhando para Tudinha. Ela sorri. Ele detém
	o cavalo que, ao mudar de direção, revela na garupa uma CHIRUA,
	20 anos, morena, bonita. Tudinha pára de sorrir.
	Bonifácio ajuda a Chirua a descer do cavalo e se aproxima de
	Tudinha.
	               BONIFÁCIO
	               A moça continua linda como um jerivá ainda novinho
	               quando balança a copa verde...
	Tudinha lhe dá as costas, se afasta. Ele avança e conta-lhe o
	caminho.
	               BONIFÁCIO
	               ... tocada de leve por um vento pouco, da tarde.
	               TUDINHA
	               E tu continua um negro maleva.
	               BONIFÁCIO
	               Chinoca airosa...
	               TUDINHA
	               Onde foi que achou essa piguancha beiçuda?
	               BONIFÁCIO
	               ... lindaça como o sol, fresca como uma rosa...
	               TUDINHA
	               Se tu me der licença...
Bonifácio se afasta, abre caminho.
	               BONIFÁCIO
	               Não vim pela senhora.
	               TUDINHA
	               Nem pensei que fosse.
Bonifácio aponta para o cavalo.
	               BONIFÁCIO
	               Que tal lhe parece?
	               TUDINHA
	               Pelo ar de querendona ela é nova no meretrício.
	               BONIFÁCIO
	               Perguntei foi sobre o bagual. Lhe agrada?
	               TUDINHO
	               Até que nem é feio.
	               BONIFÁCIO
	               É lindo de se lavar com bochecho dágua. É do major
	               Terêncio.
	               TUDINHA
	               Teu é que não havia de ser.
	               BONIFÁCIO
	               Aceita uma paradita? Na carreira grande?
	               TUDINHA
	               Posso escolher o parelheiro?
	               BONIFÁCIO
	               Pode. E dou corpo de vantagem.
	               TUDINHA
	               Não quero changui. Aposto uma libra de doces no
	               tordilho do Nadico.
	               BONIFÁCIO
	               (sorri) Está fechado o trato. Quando Nadico souber
	               vai ficar mais esverdeado que defunto passado.
	               TUDINHA
	               Nadico é páreo e meio pra tua gabolice.
CENA 1 - - CANCHA RETA þ EXT/DIA
	Tudinha na festa se aproxima de Nadico, que está de chapéu de
	costas, de maneira que não vemos o rosto dele.
Tudinha vê NADICO, de costas, conversando com amigos.
	               TUDINHA
	               Nadico!
	Nadico de vira para ela (mas não vemos seu rosto, ele fica de
	costas para a câmera).
	               TUDINHA
	               Apostei uma libra de doce no seu tordilho.
	               (desarma) Vem cá, quem vai fazer o papel do
	               Nadico?
Nadico tira o chapéu. É a Apresentadora.
	               APRESENTADORA OFF
	               A gente não escolheu ainda. (para a câmera) O
	               terceiro personagem é o Nadico, pretendente de
	               Tudinha, que vai disputar a corrida contra o
	               Bonifácio. O ator que fará Nadico vai ser
	               escolhido entre diversos candidatos aqui em *** e
	               passará por vários testes.
CENA 1 - - BAR DA RODOVIÁRIA þ INT/DIA
	Freqüentadores do bar escutam no rádio a uma chamada para
	candidatos ao teste com as informações iniciais.
	               RÁDIO
	               Rapazes entre 18-25 anos, de cor branca, que
	               queiram fazer teste para ator, vão ter esta
	               oportunidade aqui mesmo, em xxx (nome da cidade).
	               O personagem que vai ser feito...
CENA 17 - ESTAÇÃO DE RÁDIO
	Sala de uma rádio do interior. Apresentadora e atores dão uma
	entrevista a um locutor local.
	               LOCUTOR LOCAL
	               ... por um rapaz aqui da cidade se chama Nadico.
	               Eu estou aqui com o elenco... (apresenta). Quando
	               começam os testes?
	               APRESENTADORA
	               Nós estamos fazendo testes a partir de amanhã.
	               LOCUTOR LOCAL
	               E ele tem que ter um tipo físico determinado?
	               APRESENTADORA
	               Mais ou menos. Tem que ter entre 18 e 25 anos, tem
	               que ser branco.
	               LOCUTOR LOCAL
	               Por que ele tem que ser branco?
	               APRESENTADORA
	               Porque no conto é assim, o Bonifácio é negro e o
	               Nadico é branco, como a Tudinha. E, isso é
	               importante, o Nadico tem que saber montar muito
	               bem a cavalo, ele vai ter que disputar uma corrida
	               contra o Bonifácio.
	               LOCUTOR LOCAL
	               E ele ganha ou perde?
	               ATOR QUE FAZ O BONIFÁCIO
	               Isso eu não posso contar.
	               LOCUTOR LOCAL
	               E tem cena de beijo?
	               ATRIZ QUE FAZ A TUDINHA
	               Isso eu não posso contar.
CENA 18 - SALA DA PRODUÇÃO
Apresentadora distribui as falas aos candidatos a Nadico.
	               APRESENTADORA
	               Todo mundo aqui sabe montar bem à cavalo? Olha
	               lá... Vai ter teste de montaria, não adianta
	               enrolar...
Eles respondem que sim.
	               APRESENTADORA
	               Estas são as falas do Nadico. Vocês têm que
	               decorar, não é muita coisa.
Candidatos ensaiando as falas do Nadico.
	               CANDIDATOS
	               E quem vai perder?
	               E quem monta é o Bonifácio?
	               E ele ofereceu vantagem?
	               Fique tranqüila, o Bonifácio é um presumido. Sou
	               mais o meu tordilho.
	Apresentadora e equipe assistem aos testes dos candidatos a
	Nadico.
	               APRESENTADORA
	               Nós vamos escolher os quatro melhores candidatos.
	               Vamos ensaiar com eles uma semana e depois vamos
	               fazer outro teste para escolher o Nadico. A
	               história que nós vamos filmar aqui se chama Negro
	               Bonifácio. A história se passa numa corrida de
	               cancha reta, todo mundo sabe o que é isso?
Todos dizem que sim.
	               APRESENTADORA
	               (para a câmera) Bom, aqui todo mundo sabe mas se
	               aí alguém não sabe...
CENA 19 þ DOCUMENTÁRIO - CORRIDAS DE CANCHA RETA
Cenas reais de uma corrida.
	               APRESENTADORA (OFF)
	               ... é uma corrida de cavalos, mas em vez de ser em
	               círculo, como no jóquei, é uma corrida reta, só de
	               ida. É muito comum no Rio Grande do Sul, reúne um
	               grande número de participantes e são feitas
	               apostas altíssimas. (* Pesquisa, dados sobre as
	               corridas).
CENA 20 þ CANCHA RETA þ EXT/DIA
Apresentadora entrevista o público da corrida.
	               APRESENTADORA
	               Vem cá, a corrida em círculo não é mais lógica?
	               (É, mas a corrida de cancha reta é mais justa. Na
	               corrida em círculo quem larga por dentro tem
	               vantagem.) Aqui tu tens que escolher se vê a
	               largada ou a chegada. (Prefiro ver a largada e
	               mexer na aposta - dobrar ou sustentar - logo
	               depois da largada. Da chegada eu fico sabendo pelo
	               juiz, é raro ser tão parelho que dê dúvida. Tem
	               uma história famosa...). Tu prefere ver a largada
	               ou a chegada? Quem diz quem ganhou? Tem juiz? Um
	               pra largada e outro pra chegada? Esses cavalos
	               sabem fazer curva?
CENA 21 - CANCHA RETA þ EXT/DIA
	Candidatos ao papel de Nadico demonstram suas habilidades de
	montaria e seus dotes artísticos.
	               APRESENTADORA
	               (instruções) Montar! Desmontar! Agora vocês
	               acabaram de perder a corrida.
Candidatos se aproximam, desmontam e se dão a fala.
	               APRESENTADORA (OFF)
	               Vocês vem a trote, desmontam e se aproximam da
	               Tudinha, deprimidos. Chegando aqui vocês dizem:
	               desculpe.
	               CANDIDATOS
	               Desculpe.
	               APRESENTADORA
	               Agora vocês acabaram de ganhar a corrida.
Candidatos se aproximam, desmontam e se dão a fala.
	               APRESENTADORA (OFF)
	               Vocês vem a galope, desmontam e se aproximam da
	               Tudinha, felizes. Chegando aqui vocês dizem: tu
	               viu só?
	               CANDIDATOS
	               Tu viu só?
CENA 22 - CANCHA RETA þ EXT/DIA
	Repetição o plano que vimos mais acima em que Tudinha se aproxima
	de Nadico que está de costas. Agora vemos ele responder e a cena
	repete várias vezes com os diversos candidatos.
	               TUDINHA
	               Nadico!
Nadico se vira para ela.
	               TUDINHA
	               Apostei uma libra de doce no seu tordilho.
	               NADICO
	               E quem vai perder?
	               TUDINHA
	               O lobuno rabicano do major Terêncio.
	               NADINHO
	               E quem monta?
	               TUDINHA
	               O Bonifácio.
Pausa.
	               NADICO
	               E ele ofereceu vantagem?
	               TUDINHA
	               Ofereceu um corpo, eu não aceitei nem orelha-
	               livre.
	               NADICO
	               Fica tranqüila, o Bonifácio é um presumido.
	               TUDINHA
	               Não me vá pagar vale.
	               NADICO
	               Sou mais o meu tordilho.
	               TUDINHA
	               Eu também. Mas te cuida. O negro é ginetaço!
CENA 23 - CANCHA RETA þ EXT/DIA
	Ator que faz o Bonifácio aprende a montar, apanha para subir no
	cavalo, quase cai.
	               APRESENTADORA (OFF)
	               Ginete: bom cavaleiro, que monta o cavalo com
	               elegância e firmeza. Ginetaço: aumentativo de
	               ginete.
	               APRESENTADORA
	               Quer uma escada? Um banquinho?
	Ator fala sobre suas experiências de montaria, experimenta o
	cavalo.
	O cavalo dispara, a apresentadora grita, o cavalo fica louco e
	Fulano leva um bruta tombo.
	A câmera se aproxima correndo, vemos o ator que faz Bonifácio se
	contorcendode dor. A apresentadora desesperada, todo mundo acode.
	Daí ele levanta normalmente, igual jogador de futebol depois de
	fazer cera.
	Revelamos que o tombo foi feito por um dublê. Vemos novamente a
	queda, a câmera se aproxima tremendo e o dublê levanta
	normalmente. No meio dos sacolejos da câmera deu-se um corte no
	plano emendando-o com o de Lázaro no chão.
	               APRESENTADORA
	               Assim é a ficção: a gente finge que está dizendo a
	               verdade pra mentir melhor.
CENA 24 - CANCHA RETA þ EXT/DIA
Fulano continua apanhando para montar no cavalo.
	               CANDIDATO A NADICO (OFF)
	               Por que vocês não escolheram um ator que soubesse
	               montar?
	               APRESENTADORA (OFF)
	               Porque é mais fácil fingir que o cara sabe montar
	               do que fingir que o cara é ator.
CENA 25 - CANCHA RETA þ EXT/DIA
	Bonifácio na corrida. (Escolher o melhor momento do ator no trato
	com o cavalo).
CENA 26 - CANCHA RETA þ EXT/DIA
Local da festa.
	               APRESENTADORA
	               Ainda não escolhemos Nadico, mas pra aproveitar a
	               produção da festa vamos filmar o (Bonifácio)
	               concorrendo contra os diversos candidatos a
	               Nadico. Daí na montagem final a gente usa só os
	               planos de quem ganhar o papel de Nadico.
	Segue-se a corrida com cada plano interpretado por um dos
	candidatos a Nadico.
	Bonifácio entra em quadro na reta de largada, olha pro lado,
	Nadico 1 emparelha.
Tudinha dá adeus, Nadico 2 responde.
Juiz dá a largada, Bonifácio e Nadico 3 arrancam.
Bonifácio galopa, o cavalo de Nadico se aproxima.
O cavalo de Nadico ultrapassa o de Bonifácio.
Bonifácio se recupera e reassume a liderança.
	De longe (do ponto de vista de Tudinha) os dois cavalos cruzam a
	reta final. Não dá para saber quem ganhou. Tudinha, Siá Firmina e
	outros torcedores ficam olhando.
CENA 27 - CANCHA RETA þ EXT/DIA
	Um GURI, montado, se a proxima à galope, seguido de uma GURIA de
	bicicleta e várias crianças.
	               GURI
	               (gritando) O Nadico ganhou! Nadico! Por fiador!
	               Ganhou o Nadico!
	Tudinha comemora, exultante. Siá Firmina cumprimenta cobra uma
	aposta.
	O primeiro Nadico (local), branco, 20 anos, se aproxima, à
	galope. Desmonta e corre na direção de Tudinha.
	               NADICO 1
	               Tu viu só?
	               NADICO 2
	               Tu viu só?
	               TUDINHA
	               Vi.
	               NADICO 3
	               Foi mais que paleta.
	               NADICO 4
	               Foi mais que paleta.
	               TUDINHA
	               O Guri disse que foi por pescoço.
	               NADICO 1
	               Pescoço? Esse guri é cego. Foi quase três quartos.
	               NADICO 4
	               Pescoço? Esse guri é cego. Foi quase três quartos.
	               TUDINHA
	               O importante é que ganhou, por mim podia ser por
	               focinho, é até melhor, dá mais raiva em quem
	               perde.
	               NADICO 3
	               (se aproxima) E não mereço um beijo?
	               NADICO 2
	               (se aproxima) E não mereço um beijo?
	               TUDINHA
	               (se aproxima mais) Hoje tu merece até mais.
CENA 28 - SALA DE PRODUÇÃO
	Apresentadora, Fulano e Sicrana assistem aos testes e escolhem
	Beltrano, que vai fazer o Nadico até o fim. Os outros vão fazer
	os amigos.
Todos cumprimentam Beltrano.
CENA 29 - CANCHA RETA þ EXT/DIA
	Todos cumprimentam Nadico pela vitória. Siá Firmina chega, abraça
	Nadico, cumprimenta. Amigos chegam e cercam Nadico.
	               AMIGO 1
	               Ala pucha!
	               AMIGO 2
	               Foi por teta!
	               NADICO
	               Que nada! Foi por três quartos. Isso que o
	               tordilho negaceou na partida.
	Bonifácio se aproxima à cavalo, desmonta. A Chirua se achega, ele
	a afasta rispidamente. Tudinha sorri.
	               NADICO
	               Esse lobuno é mais retovado que o dono.
Os amigos de Nadico erguem um brinde com copos de cachaça.
CENA 30 - GALPÃO þ INT/NOITE
	O galpão é um local de festas, com um balcão de bar, um grande
	salão, banheiros, etc.
Tudinha, Nadico, todo mundo dança, uma grande festa.
Tudinha dança uma chimarrita.
CENA 31 þ GALPÃO þ INT/DIA
	Sicrana aprende a dançar a chimarrita com as moças locais. E
	ensina as moças locais a dançar samba e funk.
CENA 32 þ GALPÃO þ INT/NOITE
Tudinha, cansada da dança, se aproxima do balcão.
	               TUDINHA
	               Um refresco de uva, por favor.
	Bonifácio se aproxima, com o pacote de doces na mão. Tudinha
	arruma o cabelo, disfarça. Bonifácio chega, estende a mão com os
	doces.
	               BONIFÁCIO
	               Perdi, pago.
Tudinha encara Bonifácio. (Congela a imagem).
CENA 33 þ POTREIRO þ EXT/DIA
	Um local bonito, perto de uma lagoa. Tudinha, carregando, uma
	sela, se aproxima de Bonifácio, que está ao lado de um cavalo.
	Ele sorri, pega a sela, põe no cavalo.
	               BONIFÁCIO
	               Te acalma que vai ser bom pra ti.
	               TUDINHA
	               Eu estou calma.
	               BONIFÁCIO
	               Estou falando com o cavalo.
	               TUDINHA
	               E tu fala com cavalo?
	               BONIFÁCIO
	               Como se fosse gente. E ele entende.
	               TUDINHA
	               Tu vai domar ele pra mim?
	               BONIFÁCIO
	               Bagual quem doma é o dono. Mulher, arma e cavalo
	               de andar, nada de emprestar. Eu te ajudo. Hoje é o
	               dia certo pra enfrenar, lua cheia. Cavalo domado
	               em lua nova fica babão. Em minguante, te sai
	               lerdo.
	               TUDINHA
	               Posso montar?
Bonifácio ajuda Tudinha a montar, ergue-lhe pela cintura.
	               BONIFÁCIO
	               Sai ao tranco até o primeiro suor secar,
	               despacito. Depois ao trote até o segundo.
	               TUDINHA
	               E depois?
	               BONIFÁCIO
	               Depois volta aqui. Te espero.
Tudinha sorri e parte.
CENA 34 þ GALPÃO þ INT/NOITE
	(descongela a imagem) Tudinha vira o rosto, pega o refresco, fala
	se olhar para Bonifácio.
	               TUDINHA
	               Faz favor de entregar à mamãe, sim?
Bonifácio segura o braço dela, derrubando um pouco de refresco.
	               BONIFÁCIO
	               Ora... misturada!... Sou teu negro, de cambão!...
	               Mas não piá da china velha!
Bonifácio estende a mão com o pacote de balas.
	               BONIFÁCIO
	               Toma!
	Tudinha e Bonifácio se encaram. Nadico se interpõe, arranca o
	pacote e joga as balas na cara do Bonifácio.
Bonifácio recua e empunha sua faca. Nadico empunha a faca.
CENA 35 þ SALA DE PRODUÇÃO
	Fulano e Beltrano ensaiam a luta de faca. Como se forjam os
	golpes. O sangue cenográfico. O balé da luta, os golpes
	ensaiados.
	Ao final do ensaio, apresentadora pergunta se eles estão prontos.
	Eles respondem que sim.
CENA 36 - GALPÃO þ INT/NOITE
Luta de facas. Bonifácio e Nadico trocam golpes de facão.
	Bonifácio acerta o rosto de um amigo que se aproxima. O amigo
	cai, segurando o rosto, que sangra.
	Nadico avança mas Bonifácio detém o golpe segurando o seu braço.
	Bonifácio prepara-se para avançar com a faca mas outro amigo
	segura o braço dele.
	Bonifácio se desvencilha do amigo, fere o braço dele mas deixa
	Nadico escapar.
	Dois amigos seguram os braços de Bonifácio. Siá Firmina se
	aproxima com uma cuia de água fervente e joga no rosto de
	Bonifácio. Ele grita de dor, cai de joelhos, segurando o rosto.
	Siá Firmina se aproxima, sorridente. Bonifácio se ergue num
	salto, já empunhando o facão que atravessa Siá Firmina, erguendo-
	a do chão.
	Tudinha grita. Bonifácio deixa Siá Firmina cair. Nadico avança,
	com o facão erguido. Bonifácio vira-se rapidamente e corta a
	barriga de Nadico de lado a lado. Nadico pára, deixa cair a faca,
	cai segurando a barriga.
	Tudinha se aproxima de Nadico, segura-o em seus braços. Bonifácio
	sorri. Tudinha dá um beijo em Nadico. Nadico sorri e morre.
	Tudinha chora. O Gaúcho Gadelhudo (local), ao fundo, roda sua
	boleadeira. Bonifácio sorri.
	Tudinha olha para Bonifácio. Ela olha para o gaúcho gadelhudo.
	Bonifácio olha para o gaúcho justo a tempo de ver a boleadeira
	voando em sua direção.
	A boleadeira acerta a testa de Bonifácio, tirando uma tampa de
	sangue. Ele cai, a cabeça sangrando. Um amigo chega por trás e
	baixa a faca em sua nuca.
	Bonifácio cai, mortalmente ferido. Tudinha chora abraçada em
	Nadico. Ela olha para Bonifácio. (congela a imagem)
CENA 37 þ POTREIRO þ EXT/DIA
Tudinha e Bonifácio namorando, beijos e braços tórridos.
CENA 38 - GALPÃO þ INT/NOITE
	Larga Nadico no chão, pega uma faca e se aproxima, de joelhos, de
	Bonifácio.
Ele olha para ela e sorri. (congela a imagem).
CENA 39 þ BOLICHO þ INT/DIA
	O bolicho pode ser um canto do próprio Galpão (se ele tiver um
	balcão).
	Bonifácio, acompanhado da Chirua, que está sentada em seu colo,
	sorri para Tudinha. Ela vira-lhe o rosto, sai.
CENA 40 - GALPÃO þ INT/NOITE
Tudinha ergue a faca.
CENA 41 þ POTREIRO
	Mais cenas de Tudinha e Bonifácio namorando, beijos e braços mais
	tórridos.
CENA 42 - GALPÃO
	Tudinha crava a faca no corpo dele. Uma, duas, três, muitas
	vezes.
	A câmera recua e deixa vazar os bastidores da cena, as luzes,
	fios e equipamentos, enquanto Tudinha segue esfaqueando
	Bonifácio, Siá Firmina e Nadico mortos no chão.
	               APRESENTADORA (OFF)
	               (lendo) "E uma, duas, dez, vinte, cinqüenta vezes,
	               a Tudinha cravou o ferro afiado como quem espicaça
	               uma cruzeira numa toca, como quem quer reduzir a
	               miangos uma prenda que hora foi querida e que na
	               hora é odiada"
Siá Firmina se levanta.
	               SIÁ FIRMINA
	               Chega!
	Tudinha larga a faca. Nadico e Bonifácio se erguem. Aplausos da
	equipe, os atores se cumprimentam.
CENA 43 - PRAÇA þ EXT/NOITE
Praça da cidade onde serão feitas as gravações.
	Todos os atores, convidados dos atores e a apresentadora terminam
	de assistir a projeção do programa num telão. Comentam o
	programa. Apresentadora entrevista os familiares dos atores
	locais.
	Apresentadora entrevista os atores locais: a Chirua, o Gaúcho
	Gadelhudo, os amigos. Termina entrevistando Beltrano (o Nadico).
	O que você achou? O que vai fazer amanhã?
Beltrano diz que vai voltar para o trabalho.
CENA 44 - TRABALHO DE BELTRANO þ INT/DIA
	Cena de documentário, a ser feita no local real onde o ator que
	vai fazer o Nadico trabalha.
	Beltrano chega no local de trabalho. É cumprimentado pelos
	colegas, que assistiram a projeção.
Beltrano volta ao trabalho.
Créditos finais sobre imagem de Beltrano trabalhando.
FIM
*****************************************************************
	(c) Jorge Furtado e Guel Arraes, 2003
	Casa de Cinema de Porto Alegre, TV Globo
	http://www.casacinepoa.com.br
25/11/2003
| Anexo | Tamanho | 
|---|---|
| negrobon.txt | 32.28 KB |