Roteiro em modo texto: [ Download ]
               O RESTO É SILÊNCIO
	               Roteiro de Angel Palomero,
	               com colaboração de Ana Luiza Azevedo,
	               Bel Merel, Janaína Fischer,
	               Jorge Furtado e Márcio Schoenardie
	               baseado na obra de Erico Verissimo
versão 19/06/2005
produção: Casa de Cinema de Porto Alegre
**********************************************************
CENA 1 - EXT/DIA - MONUMENTOS DE PORTO ALEGRE
	Planos de várias estátuas, e detalhes de prédios antigos no
	centro da cidade.
	               ANTÔNIO (V.S.)
	               Foi no entardecer de um dia qualquer em Porto
	               Alegre. Andava no ar uma calma atormentadora.
	A mão imóvel de concreto de uma estátua. O rosto da estátua olha
	para o céu.
	               ANTÔNIO (V.S.)
	               O outono ameaçava dar novas tintas à cidade. A
	               paisagem como que ia adquirindo aos poucos uma
	               certa maturidade...
CENA 2 - EXT/DIA - CENTRO DA CIDADE / FRENTE DO EDIFICO IMPÉRIO
	A mão prateada imóvel de uma estátua, na forma de uma concha
	pedindo dinheiro.
	               ANTÔNIO (V.S.)
	               ...e as criaturas humanas pareciam em paz com o
	               céu e a terra.
A mão de uma criança deposita uma moeda na mão da "estátua".
	A criança dá um passo para trás, é uma criança com roupas
	simples, um menino de rua. Ele recua misturando-se a uma pequena
	multidão.
CENA 3 - INT/DIA - APARTAMENTO DR. LUSTOSA
	Dr. Lustosa é um homem gordo, sessenta anos, bem vestido. Ele
	olha pela janela.
	Do ponto de vista dele conseguimos ver uma mulher com as pernas
	para fora da janela de um prédio paralelo ao seu (está assim no
	livro) como quem sobe no para peito.
CENA 4 - EXT/DIA - CENTRO DA CIDADE / PRAÇA
	Um velho com as roupas surradas está sentado em uma banco de
	praça. Seu nome é chincharro , ao seu lado um outro velho fuma
	charutos e fala sem parar. Chincharro não presta atenção para o
	que outro diz ,e distraído mantêm o olhar para o alto.
CENA 5 - EXT/DIA - CENTRO DA CIDADE / CAFETERIA
	Um homem de meia idade muito bem vestido acende um cigarro e toma
	um gole de uma bebida. Ele olha para fora do lugar e vê do outro
	lado da praça um velho fumando charutos e falando sem parar com
	outro que com roupas surradas olha para o alto.
	               ANTÔNIO (V.S.)
	               Havia entre elas e a natureza um acordo
	               espontâneo, uma repousada harmonia...
CENA 6 - INT/DIA - APARTAMENTO DE MARINA
	Cortinas brancas balançam com o vento criando uma aura brilhosa
	ao redor da silhueta de Marina, uma mulher morena de olhos fundos
	e trinta e cinco anos.
	Marina olha pela janela. Ela vê no prédio ao lado uma mulher
	parado no parapeito de um das janelas. A mulher esta em pé e
	deixa um dos seus sapatos lhe escapar do pés, indo na direção da
	rua lá embaixo.
CENA 7 - EXT/DIA - CENTRO DA CIDADE/ FRENTE DO EDIFICO IMPÉRIO
	O rosto de um homem transfigurado em estátua, imóvel, começa a
	sorrir e olha para a criança que corresponde o sorriso.
	               ANTÔNIO (V.S.)
	               ... Uma aceitação mutua e sem reservas.
	Um sapato de mulher vindo do céu estoura no chão atrás da pequena
	multidão.
O rosto da estatua imediatamente olha na direção do barulho.
A pequena multidão também vira-se.
CENA 8 - EXT/DIA - CENTRO DA CIDADE / CAFETERIA
	O homem com o cigarro caminha na direção da porta da cafeteria
	observando o velho no banco da praça que agora levanta-se para
	ver melhor o que ele observo no alto.
CENA 9 - INT/DIA - APARTAMENTO DR. LUSTOSA
Do ponto de vista do Dr. Lustosa vemos a mulher pular.
CENA 10 - INT/DIA - APARTAMENTO MARINA
	Com uma referencia de Marina em quadro vemos a mulher pular da
	janela. Marina leva a mão a boca.
CENA 11 - EXT/DIA - CENTRO DA CIDADE/ PRAÇA
	Chincarro esta em pé, o olhar perplexo. No banco o outro velho
	não para de falar e gesticular segurando um charuto entre os
	dedos.
	               ANTÔNIO (V.S.)
	               Mas pouco antes que a luz do sol desaparecesse...
	Do ponto de vista de Chincarro, entre as árvores da praça, vemos
	o corpo da mulher cair do prédio.
	               ANTÔNIO (V.S.)
	               Um rapariga precipitou-se do décimo terceiro andar
	               do Edifício Império, deu uma reviravolta no ar...
CENA 12 - EXT/DIA - CENTRO DA CIDADE / FRENTE DO EDIF IMPÉRIO
	A multidão olha para o alto no fundo a "estatua" acompanha a
	queda.
Closes de olhos fechando-se.
Som do corpo encontrando o chão (melancia!)
	               ANTÔNIO (V.S.)
	               E caiu de pé contra as pedras do calçamento.
Close de um olho aberto.
O menino olha perplexo na direção do acidente.
Silêncio.
	A multidão avança para olhar a cena, derrubam o menino fazendo
	rolar do seu bolso moedas. Algumas caem em um bueiro. O menino
	olha triste entre as pernas que passam por ele as
	moedas sumirem no buraco.
CENA 13 - EXT/DIA - CENTRO DA CIDADE / FRENTE DO EDIF IMPÉRIO
Série de closes nos personagens:
1. O menino olha as moedas
2. Chincarro olha na direção do corpo.
3. Marina perplexa com a mão cobrindo a boca.
4. O homem da cafeteria olha na direção do acidente.
	5. Dr. lustosa olha para a rua secando o rosto suado com um
	lenço.
6. Antônio Santiago olha para baixo.
CENA 14 - INT/NOITE - CASA DOS SANTIAGOS / BIBLIOTECA
Antônio, 45 anos, olha para baixo. Ele esta sentado em sua mesa.
	Na sua frente um computador e algumas folhas em branco alinhadas
	com uma caneta. Antônio parece hipnotizado e olha fixamente para
	a folha branca.
A campanhia toca.
Antônio olha na direção da sala.
A campanhia toca novamente.
CENA 15 - INT/NOITE - CASA DOS SANTIAGOS / SALA
Antônio caminha até a porta da sala, abrindo-a.
Ao Abrir a porta surge Roberto, 25 anos. Os dois se olham.
	               ROBERTO
	               Boa noite. A Nora esta?
	               ANTÔNIO
	               Entra Roberto, eu vou chamá-la.
LíVIA, 40 anos, entra na sala com um pano de prato nas mãos.
	               LÍVIA
	               Pois eu achei ter escutado mesmo a campainha, mas
	               estava tão ocupada na cozinha!
	               ANTÔNIO
	               Pode deixar que eu já atendi.
	               LÍVIA
	               Já vi.
Lívia cumprimenta Roberto.
	               LÍVIA
	               Fica para o jantar?
	               ROBERTO
	               Só vim pegar a Nora mesmo, estou no meio de um
	               trabalho.
	               LÍVIA
	               Que trabalho?
	               ROBERTO
	               Tenho que cobrir a queda da mulher do Edifício
	               Império.
	               LÍVIA
	               Mesmo? Pois então entrevista teu futuro sogro, ele
	               viu ela cair.
Roberto olha para Antônio.
Black.
Som da queda.
CENA 16 - EXT/DIA - CENTRO DA CIDADE / FRENTE DO EDIFICO IMPÉRIO
Som da queda.
Closes de olhos fechados.
Um olho aberto.
O menino olha na direção do acidente.
A frente do menino, Antônio olha para a moça caída no chão.
	Antônio vira-se e olha para o menino que olha para ele. A
	multidão avança derrubando o menino. Antônio afasta-se.
CENA 17 - INT/NOITE - CASA DOS SANTIAGOS/ SALA
Roberto olha para Antônio.
	               LÍVIA
	               Será que foi suicídio mesmo?
	               ROBERTO
	               É o que quero descobrir.
Antônio senta-se e faz menção para Roberto fazer o mesmo.
	               ROBERTO
	               O velório começa logo mais, na madrugada. Vou ter
	               que ir até lá.
	               LÍVIA
	               Coitada. Mas e já sabe como era o nome da menina?
	               ROBERTO
	               Joana Karewska.
	Nora, 25 anos, entra na sala. Dirige-se para Roberto, lhe dando
	um beijo.
	               NORA
	               Quem era Joana o quê?
	               ROBERTO
	               Joana Karewska, a mulher que pulou do Império hoje
	               no fim da tarde.
	               NORA (olhando para Antônio)
	               Ah, papai já havia nos contado. Ele te falou que
	               viu?
	               ROBERTO
	               É, sua mãe me falou.
	               ANTÔNIO
	               Não foi uma coisa que eu mesmo goste de ficar
	               lembrando...
	               ROBERTO
	               Entendo.
	               NORA (Para Antônio)
	               Isso pode ser um tipo de história para usar em um
	               dos teus livros.
	               ANTÔNIO
	               Talvez.
	               NORA (para Roberto)
	               Vamos?
Nora beija os pais e sai abraçada em Roberto.
	Antônio vai até a porta e se despede dos dois, fecha a porta e
	olha para Lívia.
	               ANTÔNIO
	               Esse menino não gosta de mim.
	               LÍVIA
	               Você esta é ficando velho.
Antônio sorri concordando.
	               LÍVIA
	               Jantar para dois?
	               ANTÔNIO
	               Claro. Me avisa quando estiver pronto. Estou na
	               biblioteca.
	               LÍVIA
	               Bom trabalho.
Lívia volta para a cozinha.
CENA 18 - INT/NOITE - CASA DOS SANTIAGOS/ BIBLIOTECA
	Antônio entra na biblioteca, abre a porta de um dos armários, lá
	dentro livros empilhados e uma caixa de sapato.
	Antônio coloca a caixa em cima da sua mesa a abre, revira alguns
	envelopes e retira um lacrado.
Antônio olha com atenção o nome do remetente: Joana Karewska.
CENA 19 - EXT/NOITE - FRENTE PRÉDIO DA UNIVERSIDADE
	O carro de Roberto para em frente ao prédio da universidade.
	Nora prepara-se para descer.
	               ROBERTO
	               Tudo bem você voltar de táxi?
	               NORA
	               Claro. Só acho macabro um velório começar no meio
	               da madrugada.
	               ROBERTO
	               Ninguém escolhe a hora para morrer.
	               NORA
	               Mas no caso dela ouve escolha.
	               ROBERTO
	               Pode ser, mas o enterro vai ser só amanhã pela
	               manhã. Vou trabalhar um pouco na redação antes de
	               ir para lá.
Nora acaricia o rosto de Roberto.
	               NORA
	               Vê se descansa.
	               ROBERTO
	               Vou tentar.
	               NORA
	               Quando a gente casar, não quero que você trabalhe
	               tanto.
Roberto olha em silêncio para Nora.
	               NORA
	               Ë só falar em casamento que você fica mudo.
	               ROBERTO
	               Nora...
Nora abre a porta do carro.
	               NORA
	               Não precisa explicar nada. Tchau!
	Nora sai do carro, Roberto olha ela entrar no prédio da
	universidade.
CENA 20 - INT/NOITE - REDAÇÃO DO JORNAL
	Roberto entra na redação cumprimenta alguns colegas um sujeito
	vem ao seu encontro. Seu nome é Cláudio.
	               CLAUDIO
	               Esta indo para o velório da mulher do Império?
	               ROBERTO
	               Sim, a suicida.
	               CLAUDIO
	               Não vai haver velório hoje, e quanto a ser
	               suicida, pode haver controvérsias.
	               ROBERTO
	               Como assim?
	               CLAUDIO
	               A polícia está trabalhando com outras
	               possibilidades.
	               ROBERTO
	               O que eles descobriram?
	               CLAUDIO
	               Uma amiga contou a polícia que Joana tinha um
	               amante no Edifício Império
	               ROBERTO
	               Amante? Ela era casada?
	               CLAUDIO
	               Noiva.
	               ROBERTO
	               E quem é o sujeito?
	               CLAUDIO
	               Isso a polícia não me falou. Mas parece que Joana
	               também estava grávida do cara. O corpo dela ainda
	               está no necrotério, a polícia vai fazer exames
	               para verificar a gravidez.
	               ROBERTO
	               Quem é a amiga que abriu o bico para a polícia?
Cláudio puxa um caderninho do bolso abre e olha uma anotação.
	               CLAUDIO
	               Regina, trabalhava com ela na loja de brinquedos.
	               ROBERTO
	               Interessante.
	               CLAUDIO
	               Interessante foi o que encontraram na casa dela.
	               ROBERTO
	               O quê?
	               ClAUDIO
	               Todos os livros escritos por Antônio Santiago, teu
	               futuro sogro.
CENA 21 - INT/NOITE - NECROTÉRIO / CORREDOR
	Um corredor de azulejos encardidos, onde uma figura humana
	sentada em um banco de madeira quase adormece.
	Roberto entra no corredor e se dirige para o homem abatido, que
	olha com olhos fundos quando Roberto se aproxima.
	               ROBERTO
	               Boa noite. Sou jornalista. Meu nome é Roberto.
	               Você é parente de Joana Karewska?
O homem encara Roberto em silêncio.
	               HOMEM
	               Meu nome é Pedro. Eu era noivo de Joana.
CENA 22 - INT/NOITE - BOTECO
	Pedro olha fixamente para o nada. Roberto está sentado na sua
	frente.
	Um garçom do bar traz uma xícara de café e uma garrafa de cachaça
	e um copo.
	O garçom coloca a xícara do café na frente de Roberto e a cachaça
	e o copo na frente de Pedro. O garçom serve uma dose, Roberto
	observa Pedro tomar em um único gole. O garçom faz menção de
	retirar a garrafa, Pedro segura mão do garçom e olha para
	Roberto.
	               ROBERTO (para o garçom)
	               O senhor pode deixar.
	Roberto paga o garçom.
	Pedro serve outra dose.
	               PEDRO
	               Ainda não entendo porque ela fez isso.
	               ROBERTO
	               Você acha que ela tinha algum motivo.
	               PEDRO
	               Acho que a gravidez, o sujeito que ela se
	               envolveu... Não sei.
	               ROBERTO
	               Você não falou com ela antes do acontecido?
	               PEDRO
	               Eu estava fora. Viajo muito. Trabalho em obras
	               estava trabalhando em uma estrada no interior.
	               Cheguei agora à noite só por causa do que
	               aconteceu.
	               ROBERTO
	               Quem te falou do amante?
	               PEDRO
	               Ela contou tudo para a mãe dela esses dias. Acho
	               que conheceu o cara enquanto eu viajava.
	               ROBERTO
	               E os pais dela?
	               PEDRO
	               Ela só tem... só tinha a mãe. O pai já faleceu. A
	               mãe está muito abatida em casa, vou pegá-la amanhã
	               para o enterro.
	               ROBERTO
	               Ela não falou o nome do sujeito para a mãe?
	               PEDRO
	               Não. E se eu descubro quem é, sou capaz de matá-
	               lo.
CENA 23 - INT/DIA - CASA DOS SANTIAGOS / COZINHA
Lívia está sentada tomando café.
Nora entra na cozinha.
	               NORA
	               Bom dia?
	               LÍVIA
	               Bom dia.
	               NORA
	               Onde está o pai?
	               LÍVIA
	               Tomou café e saiu.
	               NORA
	               Saiu cedo.
	               LÍVIA
	               Disse que tinha que resolver umas coisas e ia dar
	               uma passada na editora.
Nora olha uma pilha de cartas em cima da mesa e as pega.
	               NORA (olhando a correspondência)
	               São para o pai?
	               LÍVIA
	               Sim. São para o escritor.
	               NORA
	               Cartas de revistas e leitores...
	               LÍVIA
	               Vai encontrar o Roberto?
	               NORA
	               Vou ligar, acho que ele passou a noite no velório
	               da mulher do edifício Império.
Nora vai saindo com a correspondência.
	               NORA
	               Vou deixar na biblioteca para o papai.
	               LÍVIA
	               Você insiste em ser secretária dele.
	               NORA
	               Gostaria era de abrir estas cartas só para ler o
	               que as fãs dizem.
	               LÍVIA
	               Nem pense nisso.
	               NORA
	               Tô só brincando! Nunca abri nem uma das
	               correspondências do pai. Sou uma ótima e discreta
	               secretária.
Nora sai da cozinha.
CENA 24 - INT/DIA - CASA DOS SANTIAGOS/ BIBLIOTECA
Nora entra na biblioteca.
	Olha a mesa desarrumada de Antônio e procura um lugar para
	colocar a correspondência.
	Nora olha uma caixa aberta em cima da mesa ao lado um envelope
	rasgado.
	Nora pega o envelope e olha o nome do remetente:
	Joana karaweska
Nora olha o envelope que esta vazio.
CENA 25 - INT/DIA - REDAÇÃO DO JORNAL
	Roberto está em sua mesa trabalhando o seu telefone celular toca.
	Roberto olha o visor e atende.
	               ROBERTO
	               Bom dia Nora.
Silêncio
	               ROBERTO
	               Tudo bem?
CENA 26 - INT/DIA - CASA DOS SANTIAGOS/ BIBLIOTECA
Nora esta no telefone com o envelope na mão.
	               NORA
	               Como e mesmo o nome da mulher que pulou ontem do
	               Império?
CENA 27 - INT/DIA - LOJA DE BRINQUEDOS
Uma mulher (Regina) trabalha em um balcão na loja de brinquedos.
	Ela vê um vulto entrar na loja e olhar os brinquedos atrás das
	prateleiras.
	Regina sai detrás do balcão, olha para o chefe atrás de um vidro
	no fundo da loja, que fala ao telefone.
Regina aproxima-se do cliente.
	               REGINA
	               Eu posso lhe ajudar?
O cliente vira-se, é Antônio Santiago.
Regina olha intrigada.
	               REGINA
	               Eu não lhe conheço?
CENA 28 - INT/DIA - REDAÇÃO DO JORNAL
Roberto está saindo da sua mesa quando Cláudio aproxima-se.
	               CLAUDIO
	               Está saindo?
	               ROBERTO
	               Vou encontrar a Nora, me ligou dizendo que queria
	               conversar.
	               CLAUDIO
	               Início da tarde sai o resultado da exumação do
	               corpo de Joana Karewska.
	               ROBERTO
	               Me liga, vou estar no celular.
Roberto sai.
CENA 27 - INT/DIA - LOJA DE BRINQUEDOS
	O chefe ainda esta no telefone, parece furioso e olha na direção
	da loja onde ele vê Regina atendendo o cliente.
	               REGINA
	               O senhor conhecia a Joana.
	               ANTÔNIO
	               Eu a vi cair.
	               REGINA
	               Coitada.
	               ANTÔNIO
	               É uma pena.
	               ANTÔNIO
	               Porque você acha que ela fez isso?
	               REGINA
	               Ainda não acredito. Acho que ela brigou com o
	               amante
	               ANTÔNIO
	               Ela te contava tudo?
	Regina olha na direção do vidro, e vê que o chefe está agora
	mexendo em um arquivo, de costas para o vidro.
	               REGINA
	               Muitas vezes fui com ela até o Império, eu ficava
	               esperando na praça. Ela demorava uns vinte minutos
	               e voltava. Eu vivia dizendo: "Joana deixa disso,
	               guria, isso não dá futuro para ninguém". Mas ela
	               toda enrolada pelo cara!
	               ANTÔNIO
	               Você nunca viu o sujeito?
	               REGINA
	               Nunca. Sou capaz de apostar que era casado. A
	               Joana dizia que ele era solteiro. Mas duvido. Vê
	               bem: Nunca veio buscar ela na saída, nem nunca
	               convidou para almoçar. Que eu saiba nunca se
	               encontravam fim de semana. Dizia pra ela que
	               morava no Rio de Janeiro. Que é isso? Não queria
	               ser visto em público. Por que? Eu pergunto.
	               Casado. Eu respondo. Só pode ser.
	               ANTÔNIO
	               Ela te falou o nome do sujeito?
Regina fica em silêncio.
CENA 28 - INT/DIA - BAR
	Nora está ansiosa aguardando.
	Roberto chega, os dois se beijam.
	               NORA
	               Oi.
	               ROBERTO
	               Oi. Tudo bem?
	               NORA (desconfortável)
	               Tudo... Como foi ontem no velório?
	               ROBERTO
	               Não teve velório, descobriram que a mulher estava
	               grávida de um amante que ela tinha no Edifício
	               Império. A polícia esta exumando o corpo para ver
	               o que descobre.
Roberto encara nora, que olha para ele transtornada.
	               ROBERTO
	               Tudo bem?
	               NORA
	               Sim...
	               ROBERTO
	               Sabe o que mais a policia achou?
	               NORA (desconfiada)
	               Não.
	               ROBERTO
	               Ela tinha todos os livros do teu pai.
	               NORA
	               Uma fã?
	               ROBERTO
	               Quem sabe?
	               NORA
	               O que você quer insinuar?
	               ROBERTO
	               Nada. Mas você não estava só com saudades de mim.
	               Não queria me contar algo?
Nora fica em silencio.
	               ROBERTO
	               A editora do teu pai fica no Edifico Império.
	INSERT: Antônio Santiago na frente do edifício Império, ele olha
	para o alto e entra. Antônio entra na recepção e chama o
	elevador.
Nora tem os olhos cheios de lágrimas.
	               Nora
	               Isso é uma coincidência.
	               ROBERTO
	               Joana Karewska encontrava-se com um amante algumas
	               vezes no Edifício Império.
	INSERT: Joana Karewska entra na recepção do Edifício Império e
	chama o elevador.
	               NORA
	               Roberto!
	               ROBERTO
	               O que você queria me contar?
	INSERT: A porta do elevador fechando-se, dentro Antônio. A porta
	do elevador fechando-se, dentro Joana.
Nora tem as mãos no rosto.
	               ROBERTO
	               Porque você perguntou no telefone novamente o nome
	               da mulher que se jogou do edifício Império?
	Nora retira as mãos do rosto cheio de lágrimas e olha para
	Roberto.
	               NORA
	               Porque eu acho que ela pode não ter se jogado!
	INSERT: O mostrador do elevador no térreo do edifício império
	para no 13§ andar.
	               NORA
	               Eu achei um envelope para o meu pai com o nome
	               desta mulher como remetente.
	               ROBERTO
	               E o que dizia a carta?
	               NORA
	               Não havia carta acho que meu pai está com ela.
Roberto joga-se na cadeira.
	               ROBERTO
	               Olha, vamos investigar bem isso.
	               NORA
	               Como?
	               ROBERTO
	               Quem falou do amante foi uma colega de trabalho de
	               Joana Kareswka, vou até lá falar com ela.
CENA 29 - EXT/DIA - LOJA DE BRINQUEDOS
	Roberto está na porta da loja falando com o chefe de Regina ele
	gesticula e aponta para uma lancheria do outro lado da rua.
No vidro da loja um cartaz: "Precisa-se de balconista. "
	Roberto se despede do chefe de Regina e atravessam a rua entrando
	na lancheria.
CENA 30 - INT/DIA - LANCHERIA
	Roberto dirige-se a Regina, que está em uma mesa prestes a morder
	um sanduíche.
	               ROBERTO
	               Com licença.
Regina desvia a boca do sanduíche e olha seriamente para Roberto.
	               ROBERTO
	               Regina?
	               REGINA
	               Sim?
	               ROBERTO
	               Meu nome é Roberto eu sou do jornal.
	Regina sorri e ajeita o cabelo, depois pára e olha sério para
	ele.
	               REGINA
	               É sobre a Joana?
	               ROBERTO
	               É, e sim.
Roberto senta-se na frente de Regina.
	               ROBERTO
	               Foi você quem contou para a policia sobre o
	               amante?
	               REGINA
	               Foi...
	               ROBERTO
	               Você chegou a conhecê-lo?
	               REGINA
	               Não.
	               ROBERTO
	               Mas a Joana pelo menos te falou o nome dele?
	               REGINA
	               Mas que gente curiosa pra saber da vida dos
	               outros! Você ainda justifica que é do jornal, mas
	               o outro cara que esteve pela manhã mal disse o
	               primeiro nome, nem sei direito porque dei tanto
	               assunto para ele.
	               ROBERTO
	               Como era o homem que lhe procurou?
	               REGINA
	               Alto. sei lá, o nome dele era Antônio.
	               ROBERTO
	               O que ele te perguntou?
	               REGINA
	               Coisas sobre a Joana, o que eu sabia do caso dela
	               com o cara do Edifício Império...
	               ROBERTO
	               E você falou para ele o nome do amante?
	               REGINA
	               Falei, agora que a Joana se foi não tem porque
	               esconder o nome do sem vergonha.
	               ROBERTO
	               E como ele se chama?
Regina pensa um pouco.
	               REGINA
	               Paulo Eduardo.
CENA 31 - INT/DIA - CASA DOS SANTIAGOS/BIBLIOTECA
	Antônio Santiago esta sentado olhando para a sua máquina de
	escrever, ao lado o envelope Joana Karaweska, a carta dobrada e
	alguns livros.
Antônio Santiago abre a carta e passa os olhos por ela.
	INSERT: Joana Karewska desce do elevador no 13§ andar. Caminha
	lentamente por um comprido corredor. Joana passa por uma porta
	onde esta escrito "MEREL & FISCHER EDITORES".
Joana pára e olha para o botão da campainha ao lado da porta.
Black som de campainha
CENA 32 - INT/DIA - CASA DOS SANTIAGOS / SALA
Black som de campainha.
	Alguém abre a porta. Um homem está parado prestes a apertar a
	campainha novamente.
	               HOMEM
	               Boa tarde. O senhor Antônio Santiago esta?
Lívia esta parada no umbral da porta.
	               LÍVIA
	               Esta. O que seria?
	               HOMEM
	               Eu sou da policia.
CENA 33 - EXT/DIA - FRENTE DA CASA DOS SANTIAGOS
CENA 34 - EXT/DIA - CARRO DE ROBERTO
Nora desce de um táxi. O seu telefone toca ela atende.
	               NORA
	               Alo.
Roberto esta no seu carro falando ao telefone.
	               ROBERTO
	               A colega de Joana me falou o nome do amante dela.
	               NORA
	               E então?
	               ROBERTO
	               O nome é Paulo Eduardo, não tem nada a ver com teu
	               pai. Assim que eu descobrir o laudo sobre Joana
	               Karewska vou tentar localizar este sujeito.
	               NORA
	               Eu tenho uma dica de onde você pode procurar.
	               ROBERTO
	               Onde?
	               NORA
	               Nos livros do meu pai.
Roberto fica em silencio.
	               NORA
	               Paulo Eduardo é o nome do personagem principal de
	               três livros dele.
CENA 35 - INT/DIA - CASA DOS SANTIAGOS/SALA
	Lívia esta sentada na sala a sua frente o policial tomando uma
	xícara de café.
	Nora entra em casa bastante nervosa. Ela olha para Lívia e depois
	para o policial.
	               NORA
	               Boa tarde.
	               LIVA
	               Querida, este e o policial_ _ _ _ _ele veio falar
	               com seu pai.
Nora olha confusa.
	               NORA
	               O que vocês descobriram?
O policial olha confuso para Lívia e depois para Nora.
	               POLICIAL
	               Desculpe, eu não entendi.
	               NORA
	               O que vocês descobriram, a respeito do meu pai?
O policial olha intrigado para Nora.
Antônio Santiago entra na sala.
	               ANTÔNIO
	               O que ele deveria descobrir querida?
Nora olha confusa para Antônio Santiago.
	               NORA
	               O seu envolvimento com Joana Karewska.
Antônio mostra o envelope para Nora.
	               ANTÔNIO
	               Você quer dizer este envolvimento.
Nora fica constrangida.
	               ANTÔNIO
	               Eu liguei para a policia e pedi que eles pegassem
	               esta carta, talvez ajudasse a esclarecer as
	               coisas.
	               NORA
	               Quando você recebeu esta carta?
	               ANTÔNIO
	               Há seis semanas.
	               NORA
	               E porque não nos falou?
	               ANTÔNIO
	               Simplesmente porque eu não abri esta carta ate
	               ouvir o nome de Joana karewska,o qual eu tive a
	               impressão de já ter visto em algum lugar...
	               NORA
	               Porque você não abriu?
	               ANTÔNIO
	               Porque essa parecia ser o tipo de carta de uma fã.
	               Não me senti disposto a lê-la e a guardei, se a
	               menina não tivesse se matado talvez eu fosse lê-la
	               daqui alguns anos apenas.
	               POLICIAL
	               O que diz a carta.
	               ANTÔNIO
	               Ela não deixou uma carta de suicídio?
	               POLICIAL
	               Não achamos nenhuma.
	               ANTÔNIO
	               Pois aqui esta uma, só que foi endereçada a mim.
	INSERT: Joana Kareswka esta na frente da porta de editora ela
	olha para o botão da campainha. Joana recua na porta e caminha
	ate uma parte escura do corredor olha o relógio e fica em
	silencio.
	               NORA (FQ)
	               O que diz a carta?
Antônio estende a carta para Nora.
	               ANTÔNIO
	               Leia.
Nora pega a carta abre-a e começa a lê-la.
	               NORA
	               " Ilmo sr. Antônio Santiago. Sou uma pobre moca
	               que trabalha na loja Americana e me acho muito
	               parecida com as personagens do seus livros...
	INSERT: Joana trabalhando no balcão d aloja ela olha para os
	fundos da loja o padrão atrás de um vidro e Regina atendendo uma
	cliente muito bem vestida acompanhada de uma criança. A criança
	derruba uma boneca do alto de uma prateleira.
	               NORA (V.S.)
	               Meus pensamentos são iguais aos da suas
	               personagens, e meu caso é igual ao delas.
	INSERT: Joana desce do ônibus e caminha por uma rua lamacenta em
	direção a uma pequena casa de madeira.
	               NORA (V.S.)
	               Se o senhor soubesse da minha vida é que ia fazer
	               uma romance muito celebre e que parece impossível.
	INSERT: Joana esta sentada na sala de uma casa muito simples, ao
	seu lado o namorado e a mãe assistem televisão.
	Joana concentra-se na leitura de um livro.
	               NORA (V.S.)
	               Quer me dar uma alegria venha me visitar na sessão
	               de brinquedos, no fundo a direita de quem entra.
	INSERT: Joana entra no edifício Império entra no elevador ao lado
	de Antônio da uma olhada para ele e abaixa a cabeça com um
	sorriso. Antônio não a percebe.
	               NORA (V.S.)
	               Sou loura, meia magra e tenho os olhos azuis.
	INSERT: Antônio desce no 13§ andar Joana desce atrás e observa
	ele entra na sala da editora ela caminha, passa pela porta e vai
	ate o fim do corredor, na escuridão recortada só podemos ver seus
	olhos azuis.
	               NORA (V.S.)
	               O gerente proíbe conversas, mas o senhor pode
	               fazer de conta que esta comprando brinquedos e
	               então falamos.
	INSERT: Joana parada muda em silencio no fundo do corredor. Som
	de Antônio conversando com outras pessoas dentro da sala da
	editora.
	               NORA (V.S.)
	               Tenho muita coisa para lhe contar.
	INSERT: Os olhos azuis de Joana estão fixos do outro lado do
	corredor onde uma janela mostra a vista da cidade.
	               NORA (V.S.)
	               Ando muito infeliz estes últimos tempos e acho que
	               vai me acontecer uma desgraça. Só o senhor pode me
	               salvar.
INSERT: A cidade vista da janela.
	               NORA (V.S.)
	               Da vossa infeliz servidora muito lealmente.
	               Joana Karewska.
Nora olha para Antônio.
	               LÍVIA
	               Pobre moca.
O policial estende a mão para Nora.
	               POLICIAL
	               Posso?
Nora entrega a carta ao policial.
O policial se dirige para a porta.
	               LÍVIA
	               Eu acompanho o senhor.
Nora olha para Antônio e abraça-o.
	Lívia abre a porta para o policial e vê Roberto saindo do
	elevador.
Lívia recebe Roberto.
Roberto entra e Nora vai abraça-lo.
	               ROBERTO
	               Novidades no caso da morte no edifício Império.
	               NORA(sorrindo)
	               Nem me fale.
	               ROBERTO
	               Saiu o laudo do IML, Joana não estava grávida.
	               Inventou tudo, o encontro com o amante e o filho.
	               NORA
	               Bom, agora então você descansa um pouco.
	               ROBERTO
	               Pode ser.
	               LÍVIA
	               Roberto fica para jantar com a gente?
Roberto olha para Nora.
	               ROBERTO
	               Fico sim.
	               ANTÔNIO
	               Ótimo. Se não se importa eu vou trabalhar um
	               pouquinho antes do jantar. Estou devendo uma
	               historia...
CENA 36 - INT/ CASA DOS SANTIAGOS/BIBLIOTECA. DIA.
Antônio Santiago entra na sua biblioteca.
	INSERT: Joana caminha na direção da janela do 13§ andar.
	O ponto de vista de Joana indo na direção da janela aberta.
	Antônio Santiago sentado na frente do computador (máquina de
	escrever).
	               JOANA (V.S.)
	               Se o senhor soubesse da minha vida e que o senhor
	               ia fazer um romance muito célebre...
INSERT: Joana joga-se para a morte.
	Antônio Santiago bate na primeira tecla do computador (maquina de
	escrever)
FADE OUT
CRÉDITOS FINAIS
**********************************************************
	(c) Angel Palomero, 2005.
	Casa de Cinema de Porto Alegre
	http://www.casacinepoa.com.br
23/10/2005
| Anexo | Tamanho | 
|---|---|
| resto-si.txt | 33.99 KB |