O DIA EM QUE DORIVAL ENCAROU A GUARDA
(35 mm, 14 min, cor, 1986)
(janela 1.33, som óptico mono)
 
Numa prisão militar, numa noite de muito calor, o negro Dorival tem apenas uma vontade: tomar um banho. Para consegui-lo, vai ter que enfrentar um soldadinho assustado, um cabo com mania de herói, um sargento com saudade da namorada, um tenente cheio de prepotência - e acabar com a tranqüilidade daquela noite no quartel.

FOTO por Christian Lesage: João Acaiabe

TEXTO FINAL

ASSISTIR (PORTA-CURTAS)

Direção: Jorge Furtado e José Pedro Goulart

Roteiro: Giba Assis Brasil, José Pedro Goulart, Jorge Furtado e Ana Luiza Azevedo
Direção de Fotografia: Christian Lesage
Direção de Arte: Fiapo Barth
Música: Augusto Licks
Direção de Produção: Gisele Hiltl e Henrique de Freitas Lima
Montagem: Giba Assis Brasil
Assistente de Direção: Ana Luiza Azevedo

Uma Produção da Casa de Cinema PoA

Elenco Principal:
João Acaiabe (Dorival)
Pedro Santos (Soldado)
Zé Adão Barbosa (Cabo)
Sirmar Antunes (Sargento)
Lui Strassburger (Tenente)

CRÉDITOS COMPLETOS

Prêmios

1º Prêmio Iecine (Governo do Estado/RS), 1985-86:
Apoio à produção.

14º Festival do Cinema Brasileiro, Gramado, 1986:
Melhor Curta Nacional (dividido no Júri Oficial, sozinho no Júri Popular e no Prêmio da Crítica), Melhor Ator de Curta (João Acaiabe) e mais 4 prêmios regionais (Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia e Melhor Montagem).

Troféu Scalp 1986:
Destaque do ano em cinema.

21º Festival de Cinema Ibero americano, Huelva, Espanha, 1986:
Melhor Curta metragem de Ficção.

8º Festival Internacional do Novo Cinema Latino americano, Havana, Cuba, 1986:
Melhor Curta de Ficção.

Exibido na mostra "Os 10 Melhores curtas brasileiros da década de 80", no Cineclube Estação Botafogo, Rio de Janeiro, 1990.

Crítica

"Transgressão é a palavra que se aplica a O DIA EM QUE DORIVAL..., inspirado numa história do gaúcho Tabajara Ruas: o negrão Dorival (interpretação notável de João Acaiabe), em cana, resolve enfrentar os homens e conquistar um banho a qualquer preço. Humor e violência cruzam se em doses exatas, e o resultado são 14 minutos intensos de segurança e brilho."
(Caio Fernando Abreu, O Estado de São Paulo, 08/08/86)

"Em O DIA EM QUE DORIVAL ENCAROU A GUARDA, embora a fotografia não avance para o lado fantasista, sente-se (...) uma marcação forte, e principalmente um certo preciosismo nos enquadramentos que produz uma imagem potente. (...) Também possui um universo ficcional realista, apesar do jogo inteligente com a citação textual, por onde passam King Kong, farwest e 'Casablanca'."
(Fernão Ramos, Folha de São Paulo, 15/08/86)

"Um clima de entusiasmo tomou conta do Núcleo Imaginário. Expressões como 'genial', 'demais', 'fantástico' pontuaram a discussão. E não era para menos. Tínhamos acabado de assistir O DIA EM QUE DORIVAL ENCAROU A GUARDA. Pra quem já estava até se resignando com tão limitada dieta cinematográfica, o filme foi um prato farto e um verdadeiro banho de cinema. (...) A música, a fotografia, a iluminação e a direção são excelentes. (...) O trabalho de João Acaiabe na construção do prisioneiro Dorival é primoroso. DORIVAL espelha, enfim, o trabalho coletivo de artistas e técnicos que cresceram sob o signo da repressão, foram influenciados pelo cinema americano e pela televisão e souberam assimilar e devolver tudo isso com um espírito crítico aguçado."
(Rosa Lima, Cine Imaginário, Rio de Janeiro, agosto/86)

"Furtado, em O DIA EM QUE DORIVAL ENCAROU A GUARDA, consegue mesmo inserir King Kong e Tex Willer em um curta sobre prisão e racismo, sobre a estupidez burocrática e a repressão carcerária. É um Zemeckis jovem."
(Roberto Silvestri, Il Manifesto, Milão, 07/03/91)

Versões Disponíveis






35mm
em português
35mm
com legendas
em inglês
35mm
com legendas
em espanhol
16mm
em português
DVD com legendas
multilíngua
("Curtas da Casa")
VHS
em português
("Histórias do País"

 


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