Jorge Furtado

Bookmark and Share

Horóscopo de hoje.

 
Touro de 21/04 a 20/05
O touro simboliza força, ímpeto, vigor, músculos, picanha, costela, vazio, melhor deixar para escrever esta depois do almoço. Aos nativos de touro recomenda-se calma e prudência, eia, boi, eia! Lembre-se: “com um grande poder vem uma grande responsabilidade”, como ensinou o Homem Aranha. Cuidado com pessoa invejosa.
 
Gêmeos de 21/05 a 20/06
Se você é de gêmeos tem outro por dentro, ou por fora, depende de qual dos dois está lendo isso. O outro é uma boa desculpa para o dia seguinte, mas não entregue a ele a senha do seu e-mail. Mantenha o controle remoto por perto, tanta coisa lhe interessa, mas nada tanto assim. Fernando Pessoa, Chico Buarque e Bob Dylan são geminianos, não desista. Cuidado com pessoa invejosa e fofoqueira.
 
Câncer de 21/06 a 21/07
Os cancerianos, quando tentam escapar de um balde, puxam os outros para o fundo, num suicídio coletivo, um exemplo trágico de falta de cooperação. Ou isso são os caranguejos? Os nativos de caranguejo devem desconfiar de programas de tradução na internet. Cuidado com pessoa invejosa, fofoqueira, não tem nem onde cair morta e fica cuidado da vida dos outros, em vez de fazer o seu serviço.
 
Leão de 22/07 a 22/08
Senta que o leonino é manso, sossega, leonino! Os nativos de leão são incríveis, geniais, maravilhosos. Ele já foi? Ufa! Leoninos se acham os reis da floresta, querem sempre a melhor parte. Ao assinar contratos com eles, cuidado. Gostam de mate gelado e, no futebol, são melhores goleiros do que técnicos. Cuidado com pessoas que são muito amigas do chefe.
 
Virgem de 23/08 a 22/09
Jorge Luis Borges era virgem, assim como Agatha Christie, tem a ver. Acontece que Michael Jackson e Sophia Loren também são e aí eu não entendi mais nada. Virginianos gostam do detalhe, que é o ato o ou efeito de detalhar, narrar ou expor minuciosamente alguma coisa, com seus pormenores, particularidades, nuances, minúcias, deu para entender? Cuidado com pessoa que tenta fazer as pazes depois de ter falado mal de você para o chefe.
 
Libra de 23/09 a 22/10
Os librianos, ou são bem humorados, como John Lennon, Luís Fernando Veríssimo, Groucho Marx, Tom Zé, Tim Maia, Oscar Wilde, ou inventam a dinamite, como Alfred Nobel. Libra é o símbolo da justiça, do equilíbrio, da sabedoria, portanto desça já dessa mesa e vista-se! Onde já se viu? Talvez a pessoa que você achava que era invejosa esteja só querendo atrair sua atenção e ser sua amiga.
 
Escorpião de 23/10 a 21/11
Diz a fábula que o escorpião pediu carona para o sapo para atravessar o rio e, no meio da travessia, mordeu o sapo, provocando a morte dos dois. O escorpião, dizem, alegou agir assim por ser esta a sua natureza. Mas também há quem diga que o sapo há anos explora a travessia do rio, sem fazer investimentos e sem renovar a frota, e naufragou sem qualquer interferência do escorpião, que ainda tentou ajudá-lo, e que o dinheiro da construção da ponte foi desviado pela corrupção. Sobre a pessoa ex-invejosa, eu não disse? Não é melhor manter o bom humor no ambiente de trabalho?
 
Sagitário de 22/11 a 21/12
Conflitos podem ocorrer nos relacionamentos, por divergência de opiniões e conceitos. Não se disperse e não valorize a superficialidade. Lave bem as mãos antes de comer, olhe para os dois lados antes de atravessar a rua, leia bons livros e use camisinha. Não fume, não jogue lixo no chão. Se beber, não dirija, beba com moderação. Manter o bom humor no trabalho não significa fazer gandaia o tempo todo. Menos, menos.
 
Capricórnio de 22/12 a 21/01
Tragédia, em grego, é o canto do bode. No ritual dionisíaco sacrificava-se um bode e, vestindo sua pele, o sacerdote cantava, num renascimento simbólico do bichinho. Acabou virando teatro, poesia, cinema. O bom cabrito é o que berra. Valeu, caprinos! Você não precisa ficar grudado com suas colegas o dia inteiro. Depois do expediente, cada um tem sua vida.
 
Aquário de 21/01 a 18/02
Quando a lua está na sétima casa e Júpiter alinhado com Marte, então a paz guiará os planetas e o amor dirigirá as estrelas. Este é o alvorecer da era de Aquário, era de Aquáriooôôôô... Aquáriooôôôôô... Aquááá-ri-ooô... Harmonia e compreensão, simpatia e confiança, chega de mentira, escárnio, sonhos vivos e dourados, revelações místicas cristalinas e a verdadeira libertação da mente, aquárioôôô... Você não vai aprofundar a sua relação com alguém se estiver sempre com as amigas a tiracolo.
 
Peixes de 19/02 a 19/03
Peixes combina com Aquário e, no plural, são ao menos dois, e nisso combinam com Gêmeos. São animais, como Touro e Carneiro, mas combinam mais com vinho branco, assim como o Caranguejo, bebendo vinho, e você? Peixes não combinam com Escorpião, Leão e Virgem, que não se come. Cuidado com falsas amigas. É fácil encontrar quem sofra com seu sofrimento, mais difícil é encontrar quem fique feliz com sua felicidade.
 
Áries de 20/03 a 20/04
Áries, o carneiro, primeiro signo do zodíaco representa, no hemisfério norte, a elevação do Sol, a passagem do frio para o calor. O problema é que os preços também sobem e fica difícil conseguir um bom hotel. O caráter do carneiro é colérico, impulsivo, agitado, por isso eles não são aceitos em hotéis, nem mesmo na baixa temporada, nem mesmo na Grécia, e olha que eles estão precisando de turistas. Cuidado com pessoa invejosa.
 
X
 
Aqui, um teste para saber se você sabe identificar o signo de alguém:
 
http://www.clicrbs.com.br/sites/swf/signos_famosos/signos.swf
 
(Publicado originalmente no Segundo Caderno de Zero Hora, na edição de aniversário do jornal em 4 de maio de 2012.)
 
 
 
Texto integral aqui:
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/segundo-caderno/noticia/2012/05/furtado-astrologo-por-um-dia-3746914.html
 
 
X
 
 
Meu interesse por astrologia é antigo. Publiquei um texto sobre o assunto no “Não”, em julho de 1999.
 
 
A PROVA CIENTÍFICA DA ASTROLOGIA
 
por Jorge Furtado
 
 
Sou nativo de gêmeos, com ascendência e lua em câncer. Os nascidos sob esta configuração não acreditam em astrologia, o que é o meu caso. Nem discuto se a posição dos astros na hora do nascimento pode ter influência no destino ou na formação da personalidade de alguém. (Já ouvi falar das marés, da menstruação e do calendário pilomax, por favor, não me mande e-mails a respeito). Desconfio é da efetividade desta influência em relação a outras, bem mais verificáveis. Acho que a posição de Plutão em relação ao horizonte no exato momento em que uma criatura vem ao mundo a fórceps pelo SUS terá sempre menos importância na definição de seu caráter que as duas mil horas por ano que ela ficará sentada na frente da televisão ou as arrobas de bobagens que serão despejadas sobre ela na escola, no cinema e na internet. Para não falar das surras ou do carinho dos pais, do desprezo ou da aceitação dos vizinhos, do acesso ou não a bons livros, filmes e discos.
 
Sempre achei que haveria uma maneira simples de verificar a influência dos astros na vida alheia: a estatística. Não fui o único a pensar nisso, claro. Um cientista francês chamado Choisnard (1867-1930) tentou estabelecer a relação entre o mapa astral e a atividade profissional a partir da estatística. Provou o que queria, mas seus métodos eram muito primitivos e ninguém entendia a sua letra. (O fato de Choisnard ter feito todas as suas anotações em papel de pão também não ajudou muito).
 
Há também um tratado de astrologia escrito pelo suíço K.E. Kraft (1939) que provou estatisticamente a influência dos astros, mas só para ele. Outros pesquisadores que tiveram acesso aos seus arquivos (como Pierre Duval) não conseguiram refazer os cálculos, parece que todos baseados no fato de que 3 vezes 8 seria 25 e não 24. Felizmente um jovem cientista bem mais sério e cuidadoso chamado M. Gauquelin resolveu investigar o assunto. E publicou o resultado dos seus estudos (L´Astrologie Hier et Aujord´hui, Paris, Ed. Cal e Denoël, 1972).
 
Gauquelin fez o mapa astral de 16 mil celebridades, pessoas que tiveram um grande destaque em suas atividades profissionais. E comparou-os com um grupo testemunha de 12 mil mortais comuns. Simplificando, a lógica é a seguinte: há uma chance em doze de alguém ser de algum signo. Em 1200 atletas deveria haver, na média, 100 atletas de cada signo. Quanto mais o número se afasta da média (digamos que haja 200 atletas geminianos no grupo) mais se evidencia a influência do signo no fato do cara ser atleta. O grupo testemunha (os 12 mil normais) servem apenas para ver se a média funciona, e funcionou. A partir de seus cálculos Gauquelin prova, por exemplo, a influência de Marte sobre os campeões esportivos.
 
No grupo pesquisado (2088) deveria haver, mantida apenas a probabilidade matemática, 358 nascidos entre o nascer e o culminar de Marte. Havia 452. A chance deste desvio se dever exclusivamente ao acaso é de uma em 5 milhões. Há desvios menores, mas também surpreendentes, que provariam a influência de Saturno sobre os sábios da ciência e de Júpiter e Marte sobre "homens de guerra".
 
A recente publicação de um valioso estudo etnográfico e sociológico (O Livro das Playmates, ed. Taschen, 1998) lança novas luzes sobre este assunto palpitante. Em cinco décadas a Playboy elegeu 464 playmates. (Aquelas garotas desinibidas que ilustram a revista em página tripla.
 
Durante anos as playmates foram os únicos nus frontais disponíveis no mercado editorial, o que fez com que uma geração de adolescentes julgasse que todas as mulheres teriam um grampo logo abaixo do umbigo).
 
A lei das probabilidades faria supor que houvesse aproximadamente 38 playmates de cada signo, uma vez que elas não são escolhidas pela sua configuração astral e sim por atributos, digamos assim, mais palpáveis.
 
Pois pasmem: há 54 librianas e apenas 23 taurinas. (Não se ofendam, por favor, as taurinas. O critério de beleza da Playboy americana é bastante específico, favorece evidentemente as louras peitudas de nariz arrebitado. Talvez as taurinas liderassem o ranking se o grupo pesquisado fosse as capas da Photo francesa, onde predominam as morenas magras de nariz grande.) Está, portanto, cientificamente provado que há duas vezes mais chances de uma mulher acabar ilustrando a parede de uma vulcanizadora se nascer entre 23 de setembro e 22 de outubro.
 
http://www.nao-til.com.br/nao-65/aprova.htm