Jorge Furtado

Bookmark and Share

Jornalismo de trás pra frente

Aqui vai o texto de uma notícia publicada na Folha de S. Paulo de hoje (07/05/10), na íntegra.
 
X
 
O ministro Joelson Dias, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), negou anteontem pedido do PSDB para aplicar multa ao Instituto Sensus. O valor da penalidade poderia chegar a R$ 100 mil.
Pesquisa divulgada no dia 13 de abril apontava empate entre os pré-candidatos José Serra (32,7%) e Dilma Rousseff (32,4%).
Segundo o PSDB, o instituto não esperou prazo de cinco dias entre o registro da pesquisa e a divulgação dos resultados.
A pesquisa foi registrada no dia 5 abril em nome do Sindecrep (sindicato de trabalhadores em concessionárias de rodovias).
Porém, após a Folha revelar que a entidade negava a encomenda, foi feito novo registro, no dia 9, no nome de outro sindicato, o Sintrapav (dos trabalhadores em indústria de construção pesada).
O instituto afirmou que houve "erro material" no registro e, por isso, pediu a alteração.
Para o ministro, o erro não afetou as informações que permitem a fiscalização pela Justiça sobre metodologia, amostra e período da sondagem.
 
X
 
Agora assinale, entre as 10 alternativas seguintes, qual a manchete escolhida pela Folha:
 
a. TSE diz que pesquisa que apontava empate entre Serra e Dilma estava certa
 
b. Pesquisa que apontava empate entre Serra e Dilma estava certa
 
c. Justiça não vê erro em metodologia da pesquisa da Sensus
 
d. TSE confirma pesquisa Sensus
 
e. Tribunal não vê erro em metodologia da pesquisa Sensus
 
f. Tribunal diz que erro da Sensus não afetou informações
 
g. TSE não vê erro em metodologia da pesquisa que apontou empate entre Serra e Dilma.
 
h. PSDB perde na justiça ação contra pesquisa Sensus
 
i. TSE nega pedido de PSDB para mover ação contra a Sensus
 

j. TSE nega pedido de PSDB para multar Sensus

 
x
 
A resposta, é claro, é a alternativa j. O TSE, veja só que coisa, negou o pedido do PSDB para multar a Sensus. A multa da Sensus, se tudo tivesse corrido bem para a campanha do Serra, poderia chegar a 100 mil reais.
 
Para saber o que aconteceu mesmo, leia a Carta Capital.
 
Manchete:

 
TSE rejeita ação de PSDB contra Sensus
 
http://www.cartacapital.com.br/app/coluna.jsp?a=2&a2=5&i=6640
 
x
 
Serra e as jornalistas
 
Fiquei impressionado, assistindo a entrevista de José Serra ao Programa Painel da TVCOM, de Porto Alegre, com a maneira agressiva, grosseira, com que o governador paulista trata os jornalistas, especialmente as mulheres.
 
Veja como o tucano trata Rosane Oliveira, jornalista séria e competente, que cobrou de Serra a defesa ou não do governo FHC e perguntou se ele manteria o programa de privatização do governo tucano. Ele não apenas não respondeu como atacou a jornalista, questionando a intenção de sua pergunta. Veja, no terceiro bloco, aos 14:20.
 
Ainda no terceiro bloco, o ex-governador paulista negou a existência do mensalão tucano em Minas e pressionou duramente a jornalista Carolina Bahia a que respondesse a uma pergunta dele, embora se negasse a responder a dela. É também no terceiro bloco, aos 22:00.
 
Se José Serra age assim quando é líder das pesquisas, imagine o que fará quando deixar de ser?
 
O vídeo pode ser visto aqui:
 
http://blogs.abril.com.br/williambaiano/2010/05/serra-bota-joelhos-as-jornalistas-rbs.html
 
x
 
Nem sempre Serra é grosseiro com as mulheres jornalistas, ao contrário.
 
Em entrevista ao Jornal SP Acontece, da Bandeirantes, a repórter Ticiana Vilas Boas fez uma pergunta, sobre a situação do Rio Tietê e os alagamentos em São Paulo durante as chuvas que mataram algumas dezenas de pessoas e desabrigaram milhares de paulistanos. Serra, desmanchado em sorrisos pela beleza da moça, mal ouve a pergunta, fica perguntando a alguém fora de quadro o nome da jornalista e manda seu galanteio:
 
“Eu não diria que o Tietê vai ficar como os olhos dela...”.
 
Aos 2:50:
http://www.youtube.com/watch?v=UQMU9NVqecw
 
x
 
Ainda não acordei ou quem está dormindo é o editor da Folha?
 
Li a manchete: "Depois de gafe, PT suspende o "Fala Dilma".
 
Li o texto, curto, e me perguntei: que gafe?
 
Qual a gafe? Os editores da Folha andam tão ocupados pensando nas manchetes que possam ajudar o Serra em sua campanha que, ao que parece, nem estão lendo mais os textos que publicam.
 
Alô rapazes: talvez vocês não acreditem, mas eventualmente alguns poucos leitores ainda lêem o texto dos jornais. Perdi alguma coisa?
 
Vocês sabem o que é gafe?
 
Houaiss: ato e/ou palavra impensada, indiscreta, desastrada; indiscrição involuntária.
 
A que gafe vocês se referem? Onde ela aparece na notícia?
 
Tem alguém aí?
 
x
 
Na Folha de S. Paulo
 
CAMPANHA
 
Depois de gafe, PT suspende "Fala Dilma"
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
 
Criado com o objetivo de disseminar diariamente pela internet e por rádios do interior do país entrevistas em que Dilma Rousseff (PT) falaria sobre "importantes temas da agenda nacional", o "Fala Dilma" deixou de ter atualizações desde a quinta-feira da semana passada.
 
No dia 27, o programa inicial foi ao ar no site da petista (www.dilmanaweb.com.br) com a promessa de que "de segunda a sexta-feira" seria colocada no ar uma entrevista com Dilma, produzida por sua assessoria.
 
"Os internautas e os comunicadores de rádio poderão ouvir ou fazer o download livre", dizia a página, se referindo aos áudios de cerca de 5 minutos em que a ex-ministra discorria sobre temas formulados por sua equipe.
 
Nos três programas veiculados até agora, Dilma falou sobre Bolsa Família, valorização dos professores e carteira assinada.
 
Segundo a pré-campanha do PT, o "Fala Dilma" foi interrompido pela combinação de agenda lotada e problemas de voz da petista, mas terá sua produção retomada.