Sexta-feira, na reinauguração do Arteplex / Espaço Itaú de Cinema, eu pude assistir pela quarta ou quinta vez "Quanto mais quente melhor", agora na tela grande. Leia mais
Uma canção da resistência italiana, recriada por Armando Trovaioli, atravessa de ponta a ponta "Nós que nos amávamos tanto", obra-prima de Ettore Scola realizada em 1974. Ela é cantada pela primeira vez quando os três jovens amigos Antonio, Nicola e Gianni festejam, abraçados, o final da segunda guerra mundial. Leia mais
A Casa de Cinema de Porto Alegre, como a gente conta em alguma parte deste sítio, começou em dezembro de 1987 como uma proposta de cooperativa, terminou se formando como um condomínio de 4 produtoras e 13 pessoas, e só passou a ser uma produtora propriamente dita 52 meses, muitas discussões e a Leia mais
Fala na mesa "As Promessas da imagem", do seminário "A Imagem necessária", Centro Cultural Santander 21/11/2001. A partir do filme "Um Corpo que cai" ("Vertigo", 1958, dir. Alfred Hitchcock); também na mesa: Jailton Moreira e Maria Ivone dos Santos.
Leia mais
"Londonderry Air" ainda não pode ser o hino nacional da Irlanda do Norte, mas já é aceito como substituto local ao "God Save the Queen" em algumas circunstâncias, como os "Commonwealth Games", disputados a cada quatro anos em um dos cantos daquele que um dia foi "o império em que o sol nunca se põe". Leia mais
"O Vale Cultura tem o mérito de ir direto para o bolso do trabalhador, justamente quem mais precisa. (...) Vai usá-lo bem? Leia mais
"Antigamente era antigamente e hoje é um outro tempo. Escutem. Escutem e ouvirão a história daquele que partiu em busca da Primavera. Escutem. Os surdos dos dois tímpanos levarão a notícia aos ausentes, e os cegos dos dois olhos mostrarão aos coxos das duas pernas o lugar onde se passou. Leia mais
Não sei se vocês perceberam que existem músicas para todas as profissões, pedreiros, atrizes, bailarinas, jogadores de futebol, malandros, funcionários, dançarinas, prostitutas, amélias, mas nunca alguém se dignou a fazer um reles sambinha para os diretores. Preenchendo esta lamentável lacuna, aqui vai.
Leia mais
Em março de 2006, numa lista de discussão de montadores de que eu faço parte, voltou o assunto moviola x digital. Leia mais
No século passado, os filmes eram montados em moviolas. Ou não eram, mas eram. No Brasil, particularmente, quase todos os montadores trabalhavam em mesas de montagem Kem, ou Steenbeck, ou Prevost, ou Intercine - mas em geral diziam "vou pra moviola", "passei o fim de semana na moviola" ou "vamos resolver isso na moviola". Leia mais