Diário de Filmagem
por Carlos Gerbase
02/06/99 - Quarta-feira

Começamos por uma dureza: várias cenas que acontecem nas proximidades de uma pequena cachoeira. Externas são sempre mais complicadas, e esta, especificamente, ainda tinha um nível de ruído ambiente muito alto (a água caindo). O dia amanheceu com céu claro, mas, antes das 9 da manhã, já estava bem nublado. Pelo menos não tínhamos chuva, e o Alex (diretor de fotografia) fez o sol com luz artificial mesmo, usando refletores HMI de grande potência.

Estávamos prontos para rodar pelas 9 e meia, mas aí a grua resolveu incomodar: o ajuste do foco remoto não funcionava. Esperamos até às 11, e nada. É nessas horas que o diretor tem que tomar uma decisão: depois de falar com o Alex resolvi rodar com o foco manual, simplificando um pouco o movimento.

Olhei para a equipe, mais de quarenta pessoas esperando que finalmente o filme começasse, respirei fundo e fizemos o primeiro plano de "Tolerância": a câmara passeia pela água até encontrar a mão de Guida (Ana Maria Mainieri), que reclama do frio. Júlio (Roberto Bomtempo) e Anamaria (Maria Ribeiro) vêm logo atrás. Anamaria diz que a água não está tão fria assim. Mas é claro que estava.

As duas atrizes ficaram o dia inteiro botando e tirando casacos. Pela uma da tarde, entraram na água pela primeira vez. Gritaram que estava frio, como o roteiro mandava, e posaram para algumas fotos de Júlio. E saíram correndo para se secarem. Temperatura ambiente: uns dez graus. Temperatura da água: é melhor nem saber.

Filmamos das onze às quatro e meia (quando começou a chover um pouco), praticamente sem intervalos. Em vez de almoço, um lanche reforçado. Não deu pra cumprir todo o cronograma, mas faltou pouca coisa. Para um primeiro dia, foi ótimo. A melhor notícia é saber que a equipe funciona bem.

Juarez Dagoberto, técnico do som direto, com dezenas de longas de experiência, dá segurança no som. Luis Abrahmo na câmara é garantia de bons movimentos e, quando o plano exigiu, segurou a câmara (uma Arri que pesa, com a objetiva zoom, uns quarenta quilos) no ombro. Ana Azevedo (minha primeira assistente) gerencia o set com bastante agilidade, me deixando com mais tempo para cuidar dos atores.

Aliás, o elenco, entusiasmado apesar do frio, rendeu como nos ensaios, e quase não repetimos nada pela atuação. A turma da "pesada" mostrou muita agilidade para trocar a posição da câmara e ajustar a luz. Enfim, foi dada a largada. Agora temos mais sete semanas pela frente.
 
 


DIÁRIO DE FILMAGEM (1999): | INTRODUÇÃO | MAIO | 27 | 28 | 29 | 31
JUNHO | 01 | 02 | 03 | 04  | 05 | 06 | 08 | 09 | 11 | 12 | 13 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 29 | 30
JULHO | 01 | 02 | 03 | 04 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19
FOTOS DE CENA | MATERIAL DE IMPRENSA | CRÉDITOS | TOLERÂNCIA
A CASA | FILMES | PROJETOS | CONEXÕES | NOTÍCIAS | CONTATO | ENTRADA | IN ENGLISH | EN ESPAÑOL