Diário de Filmagem
por Carlos Gerbase
11/07/99 - Domingo

Dia de estúdio, mas não o nosso velho estúdio do cais do porto, e sim o estúdio fotográfico de Júlio. Cena complicada, que envolvia quatro atores e uma progressão dramática ascendente, com direito a gritos e acusações pesadas entre o casal Márcia-Júlio. Ensaiamos a cena inteira com os atores e deu pra ver que a nossa decupagem estava quase perfeita. Fizemos apenas uma pequena alteração (em função de uma marca da Maitê), renumeramos os planos e começamos a filmar.

Com todo mundo descansado e a certeza de que teríamos o dia todo apenas para aquela cena, tudo correu muito rápido. Nos primeiros sete planos, não repetimos nem uma vez. Os atores, com o texto muito seguro, estavam bem à vontade para se xingarem bastante. E com convicção. Quanta diferença em relação à cena do carro na sexta-feira...

Apenas um plano, imediatamente antes do almoço, nos deu mais trabalho, em função de uma fala meio embolada da Maitê. Como não estava saindo (e foram oito tentativas), decidi interromper para matar a fome do pessoal. Durante o almoço, Anamaria (Maria Ribeiro), que passara a semana toda no Rio, voltou ao set. Retomamos as filmagens e completamos a cena sem problemas. Por incrível que pareça, a maior dificuldade foi fazer um plano detalhe de uma foto. Com a tarefa cumprida, a equipe foi dispensada para voltar pra casa e assistir a Brasil e Argentina pela Copa América (Rivaldo acaba de empatar o jogo para o Brasil). Daqui a pouco, às 10 da noite, os cariocas oferecerão uma festa para os gaúchos, organizada pelo Bomtempo. E amanhã é foooooolllgaaa. A última do filme.
 
 


DIÁRIO DE FILMAGEM (1999): | INTRODUÇÃO | MAIO | 27 | 28 | 29 | 31
JUNHO | 01 | 02 | 03 | 04  | 05 | 06 | 08 | 09 | 11 | 12 | 13 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 29 | 30
JULHO | 01 | 02 | 03 | 04 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19
FOTOS DE CENA | MATERIAL DE IMPRENSA | CRÉDITOS | TOLERÂNCIA
A CASA | FILMES | PROJETOS | CONEXÕES | NOTÍCIAS | CONTATO | ENTRADA | IN ENGLISH | EN ESPAÑOL