Diário de Filmagem
por Carlos Gerbase
06/07/99 - Terça-feira

Terça-feira sem diálogos. Filmamos todo o dia apenas com o Júlio (Roberto Bomtempo) em sem escritório doméstico, falando ao telefone com Anamaria (Maria Ribeiro) e depois fazendo várias coisas no computador. É preciso ter uma boa disciplina para rodar rápido esse tipo de coisa, porque a tendência é ficar horas discutindo cada detalhe do quadro. Mas o Fiapo (diretor de arte) já estava com tudo planejado, e conseguimos filmar mais de vinte planos sem maiores enrolações.

O cuidado maior (e o tempo maior) foi dispendido com os planos que serão intercalados com os créditos iniciais do filme. Júlio está projetando um filme super-8 de 1978 (o documentário "Encruzilhada Natalino", de Guaraci Cunha e Airton Centeno, premiado no Festival de Gramado de 79) num lençol e captando a imagem para o computador, através de uma câmara de vídeo digital.

Ficamos um bom tempo ensaiando a ação, com o próprio Bomtempo no comando do projetor. Acho que será um bom começo para "Tolerância": imagens granuladas e desbotadas dos colonos que deram início ao Movimento Sem-Terra no Rio Grande do Sul, misturadas, dentro do computador, com o super-8 que rodamos agora com o Bomtempo e a Maitê.

No almoço, cantamos parabéns para o nosso câmara, Luís Abrahmo, que estava de aniversário. À tarde, voltamos para mais planos em volta do computador de Júlio, que está preparando um CD-ROM para dar de presente de aniversário para a filha Guida. Ele escaneia muitas fotos antigas, digitaliza vídeos e escreve bobagens variadas. A maior dificuldade foi evitar o "batimento" da imagem no monitor do PC, que nos obrigou a rodar em 30 quadros, em vez dos 24 tradicionais. Como não havia som, deu pra driblar a dificuldade.

O aniversariante explicou que, nos Estados Unidos, em cenas de diálogo, as telas dos micros são transformadas em monitores de vídeo, e as câmaras de cinema têm um ajuste especial. E deu por hoje. Com o cronograma cumprido, boa parte da equipe foi comemorar o aniversário do Abrahmo no Ossip, bar que costuma abrigar a nova geração de cineastas de Porto Alegre.
 
 


DIÁRIO DE FILMAGEM (1999): | INTRODUÇÃO | MAIO | 27 | 28 | 29 | 31
JUNHO | 01 | 02 | 03 | 04  | 05 | 06 | 08 | 09 | 11 | 12 | 13 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 29 | 30
JULHO | 01 | 02 | 03 | 04 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19
FOTOS DE CENA | MATERIAL DE IMPRENSA | CRÉDITOS | TOLERÂNCIA
A CASA | FILMES | PROJETOS | CONEXÕES | NOTÍCIAS | CONTATO | ENTRADA | IN ENGLISH | EN ESPAÑOL