Diário de Filmagem
por Carlos Gerbase
02/07/99 - Sexta-feira

Tínhamos uma pequena externa agendada: quatro planos na fachada da casa de Júlio e Márcia. O dia amanheceu cinzento, ameaçando chuva, mas a produção resolveu arriscar. Às nove da manhã, estávamos prontos para rodar o plano do entregador de pizza. O ator estava lá, mas faltava a pizza. Também, quem pede pizza a essa hora? Então ouvimos o barulho de uma moto chegando, trazendo a dita cuja. Quem disse que cinema brasileiro sempre acaba em pizza? No caso, de muzzarela e califórnia. O plano seguinte era a saída de Márcia e Teodoro da casa, acompanhada ao longe por Anamaria.

Rodamos o ponto de vista sem problemas (inclusive com o ator dirigindo a moto da tele-entrega) e preparamos o close de Maria Ribeiro. O problema é que ela tinha acordado às nove da manhã e ainda estava com os olhos inchados de sono, enquanto a ação desejada era de uma garota espertíssima, mais alerta do que nunca.

Maria voltou para nosso trailer-camarim e aplicou uma receita antiga, referendada pela sua colega Maitê Proença: molhar os olhos com algodão embebido em água bem gelada. O processo nos atrasou uns quinze minutos, mas funcionou muito bem. Rodamos o close sem problemas. Antes de abandonar a locação, ainda refilmamos um plano do Bomtempo na janela da casa, de modo a obter uma melhor continuidade de luz com a situação climática que estávamos enfrentando. No momento em que terminamos, começou a chover.

De volta ao estúdio, almoçamos e partimos para uma série de planos no apartamento de Anamaria, primeiro no banheiro, depois na sala. Foi uma bela oportunidade da atriz Ana Maria Mainieri provar seu potencial dramático, contracenando de igual para igual com Maitê Proença numa situação emocionalmente muito complicada. Mil pontos para a Aninha, que ainda nos surpreenderia mais tarde, num plano em que chorou copiosamente, levando a Maitê também às lágrimas.

Na sala, tínhamos previsto duas gruas, ambas de marcação complexa. Mas o estúdio facilita tudo, pelo espaço e pela facilidade de comunicação da equipe. Rodamos o primeiro depois de uns quarenta minutos de preparação, enquanto o segundo nos tomou menos de meia-hora. E ambos valeram a pena, porque marcam momentos decisivos do enredo. Eram mais de sete e meia da noite, mas o Alex ainda queria fazer um plano de cobertura (para ser usado caso necessário) para uma cena filmada há uma semana. Era para ser rápido, mas foi trabalhoso. Fizemos o plano e acionamos a sirene de encerramento do expediente.
 
 




DIÁRIO DE FILMAGEM (1999): | INTRODUÇÃO | MAIO | 27 | 28 | 29 | 31
JUNHO | 01 | 02 | 03 | 04  | 05 | 06 | 08 | 09 | 11 | 12 | 13 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 29 | 30
JULHO | 01 | 02 | 03 | 04 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19
FOTOS DE CENA | MATERIAL DE IMPRENSA | CRÉDITOS | TOLERÂNCIA
A CASA | FILMES | PROJETOS | CONEXÕES | NOTÍCIAS | CONTATO | ENTRADA | IN ENGLISH | EN ESPAÑOL