Diário de Filmagem
por Carlos Gerbase
04/07/99 - Domingo

Continuamos no escritório de Júlio, desta vez para fazer duas cenas do início do filme, uma pequena e relativamente simples, e outra cheia de detalhes. Para agilizar a filmagem, primeiro rodamos todos os planos em que a câmara ficava atrás da estante do escritório. Eram mais de dez, que aconteciam em diferentes momentos das cenas, o que exigiu muita atenção do Bel, nosso continuísta. Júlio agora está de óculos ou não? E o copo de uísque está em quadro ou não? São pequenos detalhes, que podem até parecer insignificantes, mas que, se esquecidos, simplesmente impedem a montagem, trazendo muita dor de cabeça na finalização. Acho que não nos enganamos. Assim espero.

Assim que a câmara saiu de trás da estante, as coisas ficaram mais tranqüilas, porque foi possível fazer os diálogos entre Márcia e Júlio praticamente na ordem do roteiro. A decupagem previa uns sete ou oito planos, mas, pela marcação dos atores, vimos que era possível resolver tudo em quatro. Foi o que fizemos. Para encerrar a participação da Maitê, rodamos ainda o plano em que Márcia volta do banho, enrolada numa toalha, e pergunta para Júlio se ele vai continuar trabalhando. E ele continua lá, no computador, o que não deixa de ser uma prova de que Júlio não está regulando bem.

No fim da tarde, belo pôr-do-sol no rio Guaíba. Rio? Estuário? Lago? A polêmica se instalou. Saímos do armazém escuro para a luz do final deste domingo e posamos para aquelas fotos caretésimas sem culpa nenhuma. Vamos sentir saudades desse lugar.

O final do dia foi de muita concentração, porque faríamos os planos de "Sabrina", a namorada virtual de Júlio, que é interpretada pela atriz gaúcha Cleo de Páris. A Rosângela Cortinhas, nossa figurinista, quando discutimos, há muito tempo, o que Sabrina estaria vestindo na cena, teve uma idéia audaciosa: em vez de roupas reveladoras, ela estaria toda tatuada. Gostei da idéia, que foi executada por Marco Tattoo, das dez da manhã às seis e meia da tarde. Mais de oito horas de trabalho para fazer de Sabrina uma aparição ao mesmo tempo contemporânea e tribal (os desenhos, abstratos, formam uma espécie de renda sobre o corpo da atriz). Acho que ficou muito bonito. O Alex também caprichou na luz.

E, como está virando rotina neste filme, a Cleo teve que agüentar o frio vestida com... Bom, acho que uma tatuagem não esquenta muito. Há umas duas semanas atrás, eu tive a idéia de fazer um plano extra na cena, não previsto no roteiro, que exigia um cuidado muito grande para a posição da atriz no quadro. A filmagem foi complicada, mas divertida. Para a mão do Bomtempo entrar em quadro como queríamos (o plano era um ponto de vista do personagem) tive que segurar a sua cabeça meio de lado, numa posição certamente desagradável e a um passo de provocar um torcicolo. Mas tudo correu bem, embora tenhamos passado um pouco do horário previsto. Às nove da noite terminamos. A Cleo vestiu-se e foi tirar a tatuagem em casa. E amanhã é foooolgaaa.
 
 



DIÁRIO DE FILMAGEM (1999): | INTRODUÇÃO | MAIO | 27 | 28 | 29 | 31
JUNHO | 01 | 02 | 03 | 04  | 05 | 06 | 08 | 09 | 11 | 12 | 13 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 29 | 30
JULHO | 01 | 02 | 03 | 04 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19
FOTOS DE CENA | MATERIAL DE IMPRENSA | CRÉDITOS | TOLERÂNCIA
A CASA | FILMES | PROJETOS | CONEXÕES | NOTÍCIAS | CONTATO | ENTRADA | IN ENGLISH | EN ESPAÑOL